Entenda como usar o TikTok para dar visibilidade à sua marca

Publicado em 4 de fevereiro de 2022

Está buscando pela melhor rede social para disparar suas campanhas de marketing digital ? Fique aqui que vamos te contar tudo sobre o TikTok, e como você pode usar a plataforma para expandir o reconhecimento da sua marca!

Atualmente, as mídias sociais têm sido cada vez mais utilizadas pelos profissionais de marketing em todo o mundo, sendo os EUA o maior mercado global de anúncios de mídia social.

Os gastos globais com anúncios nessas redes já alcançaram cerca de 154 bilhões de dólares, e tendem a ultrapassar os 200 bilhões até 2024.

Saber como usá-las a favor da sua marca é o que pode trazer diferenciais para o seu negócio e transformar seus seguidores em verdadeiros fãs.

Dê uma olhada no infográfico abaixo que demonstra alguns dos principais dados de redes sociais levantados no ano de 2021.

Imagem mostrando informações sobre como o tiktok influencia no marketing de mídias sociais

Visto isso, será que as campanhas de marketing digital realizadas no TikTok podem ser promissoras para alavancar as vendas e atrair mais público?

Continue acompanhando para entender isso e muito mais!

O que é TikTok?

Logo do Tiktiok. O logo possui uma desenho que representa uma nota musical e possui as cores preto, azul e rosa

TikTok é uma rede social voltada para a interação dos usuários via vídeos curtos, com duração de no máximo 15 ou 60 segundos, ou ainda, de até 3 minutos, recurso que foi lançado recentemente.

O objetivo do aplicativo é gerar engajamento e entretenimento para os seus usuários.

Portanto, nessa rede social você pode seguir seus amigos, influenciadores digitais, empresas que gosta, e assim, acompanhar os vídeos postados sobre os mais diferentes assuntos, assim como para compartilhá-los nas suas próprias redes, reagir com “gostei” e comentar nas publicações.

Além disso, o TikTok oferece ferramentas para que você crie seus próprios vídeos, e também permite que você envie mensagens diretamente no chat de outros usuários.

Como surgiu o TikTok?

O aplicativo TikTok nem sempre teve este nome.

Ele foi desenvolvido pela empresa chinesa Bytedance, que o lançou internamente no país em 2016 com o nome de Douyin.

Em 2017 o TikTok foi lançado internacionalmente, e inicialmente foi conhecido pelo público ocidental como Musical.ly, sendo fundido ao TikTok em 2018 e tornando-se um único APP.

À princípio, o aplicativo virou tendência entre os mais jovens, das gerações Millennials (pessoas que nasceram entre 1981 a 1995), e Geração Z (nascidos no fim da década de 1990).

No entanto, a rede social viralizou e em janeiro de 2022 a plataforma já contabilizou 1 bilhão de usuários ativos mensais, e possui a maior taxa de engajamento entre as redes sociais mais utilizadas hoje, mais do que o Instagram, Facebook e Youtube.

Apenas no segundo trimestre de 2021, o APP alcançou aproximadamente 205 milhões de novos downloads, e mais de 2 bilhões de downloads pela App Store e Google Play Store desde que foi lançada, sendo considerado um dos aplicativos de crescimento mais rápido do mundo.

E ainda mais, a marca TikTok foi avaliada em cerca de 44 bilhões de dólares, aparecendo em 8° lugar no ranking de marcas líderes de mídia e entretenimento em todo o mundo em 2021.

Como funciona o TikTok?

Para usar o TikTok é necessário criar uma conta gratuita, que pode ser pelo navegador ou APP mobile disponível para aparelhos Android e iOS.

É possível usar um telefone ou e-mail para criação da conta, ou entrar com seu usuário do Facebook, Google ou Twitter.

Ao entrar no aplicativo, você poderá personalizar seu perfil, que inclui desde a adição de uma foto e da sua biografia, até a personalização da aba “Para Você”, que vai fornecer sugestões de vídeos mais relevantes conforme seus interesses.

Imagem com diversas opções de interesse para que o usuário escolha dentro do Tiktok

Além disso, nas suas configurações é possível vincular seus outros perfis de redes sociais e alterar seu nome de usuário para que outras pessoas possam te encontrar.

Se você entrar no TikTok com seus outros perfis vinculados, você ainda recebe sugestões de amigos que também usam o aplicativo para que você comece a segui-los.

Além da aba “Para Você”, também há a aba “Seguindo”, onde você pode buscar todas as pessoas, influenciadores ou empresas que deseja seguir.

Então, com as configurações prontas, você vai conseguir acompanhar vídeos de quem você segue e interagir com eles por meio de 2 linhas do tempo.

Além de poder curtir, compartilhar e comentar nos vídeos, você consegue entrar no perfil do criador para segui-lo ou bloqueá-lo.

E as interações não param por aí!

Se você tocar e segurar a tela do seu dispositivo quando um vídeo estiver rodando, você ainda poderá salvá-lo, adicioná-lo aos seus favoritos, relatar um problema, ou ainda, informar que ele não é interessante, para que outros vídeos como ele não sejam sugeridos no seu perfil.

Você também consegue usar a função “Descobrir” para encontrar os vídeos mais relevantes conforme as hashtags e criadores de conteúdos mais populares, ideal para saber tudo o que está sendo mais falado na rede.

Criando vídeos no TikTok

Imagem de uma tela preta que é a tela de uma câmera de celular aberta no tiktok

Para criar seus vídeos curtos e compartilhar com seus seguidores, o TikTok permite que você utilize sua própria câmera ou faça o upload de um vídeo já criado.

Você pode adicionar vários efeitos ao seu vídeo, incluindo músicas, emojis, stickers, filtros e até fazer duetos, onde você consegue publicar um vídeo lado a lado com o vídeo de outro criador.

Também é possível usar a ferramenta de “Costura” para combinar vários vídeos em um só.

As legendas dos seus vídeos podem ter até 150 caracteres, incluindo as hashtags que for usar, por isso, elas precisam ser bem otimizadas e atrativas.

Outra função do aplicativo é a transmissão ao vivo, que pode ser usada se você tiver muitos seguidores e bastante engajamento nos seus vídeos, podendo até receber presentes enquanto estiver transmitindo.

O que é TikTok for Business?

TikTok for Business é uma plataforma para empresas que querem promover sua marca na rede social, seja através de conteúdo orgânico ou pago.

Para usá-la, você precisa criar uma conta comum do TikTok e depois alterá-la para uma conta corporativa diretamente no seu perfil, escolhendo o melhor plano conforme os seus objetivos.

Imagem com três telas sobre configurações no Tiktok

Com uma conta empresarial no TikTok, você não só consegue criar seus vídeos, como também vai conhecer o perfil dos seus seguidores com mais clareza, ter acesso à uma biblioteca com mais de 500 mil músicas gratuitas para usar nos seus vídeos, criar anúncios e acompanhar todas as métricas das suas campanhas na rede.

Ao migrar para a conta corporativa, você vai poder informar o segmento da sua empresa para que a rede social possa divulgar seus conteúdos para os usuários mais interessados pelo seu mercado.

Mais ainda, é possível criar campanhas de marketing mais humanizadas, que mostram de fato o valor do seu produto ou serviço para pessoas reais.

Isso porque você consegue acompanhar dados e estatísticas que te ajudam a personalizar ainda mais seus vídeos conforme os interesses do seu público.

Além disso, é possível encontrar várias parcerias para ajudar na promoção dos seus conteúdos e da sua marca.

Como o TikTok for Business atua em campanhas de marketing?

Muitos negócios ainda têm dúvidas se o TikTok é a rede social ideal para apoiar suas campanhas digitais.

Outros profissionais ainda podem pensar que apenas o marketing de influenciadores funciona na plataforma.

Entretanto, um estudo recentemente divulgado revelou que 66% dos consumidores não confiam nas avaliações feitas por influencers, e ainda, 51% não confia nas resenhas de qualquer formador de opinião.

Então, mãos à obra para entender como realmente pode funcionar as campanhas com o TikTok for Business, e assim, abrir vantagem competitiva sobre os concorrentes que ainda não sabem como fazê-lo!

Business Account

Business Account trata-se da conta empresarial em si do TikTok for Business.

Você pode configurá-la conforme os objetivos e estratégias da sua campanha de marketing para que ela apresente as principais métricas de desempenho através de gráficos e relatórios, como o engajamento dos seus seguidores e os conteúdos mais relevantes para o seu público.

Através do seu carrossel de conteúdos, você será capaz de conhecer as tendências de vídeos e criadores mais populares do momento para obter insights sobre a sua audiência.

É possível criar vídeos personalizados com a sua marca para gerar maior reconhecimento, e interativos, para que seus seguidores fiquem cada vez mais engajados.

Um exemplo disso é o recurso Branded Hashtag Challenge, que permite que você crie tendências, movimentos culturais e desafios para sua comunidade, estimulando o engajamento em massa para sua marca através de hashtags.

TikTok Ads Manager

O Ads Manager é uma solução para criar e gerenciar anúncios rapidamente no TikTok, sem necessidade de conhecimentos avançados em Ads.

A partir da sua conta você define o objetivo do seu anúncio, que pode abranger o direcionamento do tráfego para o seu site, aumentar as vendas, gerar leads, entre outros, e determina seu público-alvo através de recursos de segmentação ou para alcance de perfis semelhantes aos clientes que você já possui.

Depois, você vai definir o orçamento diário ou vitalício para os seus anúncios, com possibilidade de ajustes a qualquer momento, e começar a criar seus vídeos para divulgação.

Por fim, após os disparos das campanhas, você consegue acompanhar as métricas que forem mais convenientes para o seu negócio, sem perder tempo com o que não vai agregar valor.

Você pode escolher entre destacar seus anúncios no feed “Para Você” do seu público-alvo através do recurso In-Feed Ads, ou no TopView, que é o primeiro vídeo que os usuários do TikTok vêem ao abrir o aplicativo.

TikTok Creator Marketplace

O Creator Marketplace é uma plataforma que conecta marcas aos criadores de conteúdo do aplicativo.

Através do seu painel de métricas você terá dados demográficos do seu público, assim como os vídeos de criadores com mais engajamento, para assim, encontrar parceiros ideais para divulgar sua marca.

Parceiros de Marketing

Os parceiros de marketing do TikTok trata-se de uma comunidade que reúne empresas de tecnologia, especialistas em diversas áreas, que estão prontas para te auxiliar durante a criação e viabilização das suas campanhas na rede social.

Entre as áreas de atuação dos parceiros estão a gestão de campanhas, a parte criativa, incluindo efeitos e sons, e a medição dos resultados.

Com ajuda desses parceiros, você contará com a experiência de quem já sabe os caminhos para se dar bem com a promoção de vídeos no aplicativo.

Dica B2B Stack: Como fazer marketing digital no TikTok

Independente da forma como você vai compartilhar vídeos com seu público no TikTok, se será de forma orgânica ou paga, o principal é entender que o aplicativo foi desenvolvido para ser dinâmico, interativo e proporcionar entretenimento aos seus usuários.

Pensando nisso, o ideal é que você realmente utilize vídeos curtos para engajar seus seguidores nas suas campanhas de marketing, pois muitas vezes eles não estarão dispostos a assistir vídeos de 3 minutos, o que também não proporciona um diferencial em relação às outras mídias sociais.

Não é que você não deva utilizar o tempo máximo permitido pela rede, mas, se a intenção é ser diferente, apostar nos vídeos curtos, que são o coração da plataforma, é essencial.

Se inspire em marcas inovadoras e de sucesso que também estão no TikTok, como o KFC, que usou do Ads no TopView para promover seu novo lanche, ou a Volkswagen, que junto da comunidade de parceiros produziu uma nova trilha sonora usando seu novo carro totalmente elétrico.

Também é uma boa prática colaborar com outros criadores de conteúdo de categorias similares à sua, para formar uma comunidade que interaja entre si e seja capaz de se ajudar na promoção dos vídeos.

E nem é preciso falar sobre a criatividade, não é? Solte a sua imaginação e proporcione aos seus seguidores o conteúdo que você mesmo gostaria de ver!

Além disso, outros recursos serão fundamentais nessa estratégia: a automação de marketing e a gestão da rede social.

Automação de marketing

A automação de marketing é um processo que visa automatizar todas as rotinas das campanhas de marketing digital, da criação à gestão, onde quer que elas sejam disparadas.

Nada do que foi dito até agora faz sentido se você não criar campanhas automatizadas e acompanhar em tempo real seus resultados.

Com esse tipo de automação você será capaz de criar conteúdos otimizados para diversos canais e objetivos, como para envio de e-mails marketing, criação de landing pages, agendamento de publicações e acompanhamento de métricas, tudo de forma integrada, para que não se perca nenhuma informação importante.

No B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, você pode conferir a categoria completa de automação de marketing para encontrar as melhores opções de softwares do mercado.

E se você já tiver utilizado algum deles, pode deixar sua avaliação para auxiliar outros usuários a escolherem as ferramentas mais adequadas para suas demandas.

Gestão de redes sociais

Outro detalhe importante é gerenciar todas as mídias sociais onde você irá promover a sua marca, afinal, não é porque estamos falando de TikTok que as demais redes não podem ser usadas.

Portanto, se você vai divulgar campanhas em mais de uma dessas redes, é essencial contar com as ferramentas de ferramentas de gestão de mídias sociais, que permitem que você crie e dispare seus conteúdos no momento certo, e meça o engajamento de cada um deles.

Isso porque com essas ferramentas você pode criar postagens otimizadas para as diferentes redes, respeitando os limites de caracteres, inserindo hashtags específicas, entre outras particularidades.

Além disso, elas fornecem uma visão panorâmica sobre tendências e assuntos mais comentados nas redes, além de mostrarem onde sua marca é mais relevante para o público.

Conclusão

De tempos em tempos surge uma nova rede social, ou novas formas de interações digitais, que podem ser muito benéficas para que as empresas consigam se comunicar com seu público.

O TikTok é uma dessas redes, e embora tenha sido lançada recentemente, já virou tendência especialmente entre as pessoas mais jovens.

Ao mesmo tempo que muitos negócios ainda não sabem como lidar com sua divulgação no TikTok, essa pode ser a melhor oportunidade para as empresas que querem expandir o reconhecimento da sua marca, uma vez que ainda são poucas que conseguiram se consolidar neste ambiente, quando comparado às outras redes sociais.

O aplicativo permite que você crie os vídeos curtos mais criativos para engajar seus seguidores, com inserção de músicas, emojis, filtros e outros recursos que podem torná-los o diferencial do seu negócio, e fazer com que seu público reconheça sua marca de longe.

Agora que você sabe mais sobre o TikTok, navegue pelo portal B2B Stack para conhecer milhares de ferramentas tecnológicas e automatizar todos os seus processos corporativos! Mude sua maneira de contratar softwares com a B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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