Dica de sistemas ERP para empresas de serviços

Publicado em 7 de janeiro de 2022

Está buscando por sistemas ERP para empresas de serviços? Nós, da B2B Stack, criamos este conteúdo para te auxiliar na busca pela melhor plataforma.

O número de empresas prestadoras de serviços vêm aumentando significativamente nos últimos anos.

Conforme dados divulgados, o setor ganhou 400 mil novas empresas e 2,4 milhões de empregados entre 2010 e 2019.

Entretanto, este foi um dos setores mais afetados pela pandemia de COVID-19. Serviços de hospedagem, turismo, transportes, eventos, entre muitos outros tipos de serviços tiveram uma queda em seu volume de faturamento neste período.

Ainda assim, o setor vêm tentando se recuperar, e para que isso seja possível, contar com a tecnologia é fundamental.

Neste artigo, vamos falar sobre como os sistemas ERP para empresas de serviços podem ajudar no dia a dia dos profissionais, e dar 5 dicas de ferramentas bem avaliadas no portal B2B Stack. Acompanhe!

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O que é ERP?

ERPs (Enterprise Resource Planning), ou na tradução literal, Planejamento de Recursos Empresariais, são ferramentas para automação da gestão de empresas, capazes de integrar todos os setores, de forma que se obtenha uma visão panorâmica do negócio.

Os ERPs são disponibilizados em módulos específicos para os setores financeiro, contábil, jurídico, recursos humanos, comercial, estoque, logística, entre outros.

Estes módulos, então, irão se conectar para trazer análises individuais ou conjuntas destes setores.

Desta forma, você sincroniza todos os resultados e saberá exatamente:

  • Em qual área é necessário investir, assim como prever quando o investimento é ideal;
  • Produtos mais e menos vendidos, para criar estratégias de marketing específicas para eles;
  • O fluxo de entrada e saída de valores;

E além disso, pode controlar o estoque simultaneamente com as vendas, e calcular com precisão a logística de entrega de seus produtos.

Com as análises realizadas por BI ou Inteligência Artificial oferecidas pelos ERPs, por exemplo, você reduz falhas operacionais causadas por trabalhos manuais e repetitivos, evita retrabalho, otimiza tempo e aumenta a produtividade da empresa.

Além disso, muitos ERPs fornecem ferramentas para gestão de pessoas, assim, você também cuida de seus colaboradores com base nos resultados obtidos.

Os processos de gestão automatizados pelos ERPs dão maior transparência e solidez nas informações e dados, e por consequência, aumenta a confiabilidade de clientes e parceiros.

Outro benefício dessas ferramentas é a redução de custos, pois como dissemos, os ERPs são montados em módulos. Portanto, você só paga pelo que realmente precisar em seu negócio, além de evitar gastos em momentos desnecessários, com produtos que não estão trazendo retorno naquela ocasião.

Por que apostar em um sistema ERP específico para empresas de serviços?

Os benefícios dos ERPs são muitos, independente do segmento da empresa ou de seu porte.

Isso porque são essas ferramentas que ajudarão sua empresa a otimizar tempo e aumentar a produtividade, além de evitar cálculos e digitações incorretas que afetam diretamente sua receita e credibilidade.

Os sistemas ERP para empresas de serviços oferecem flexibilidade e podem ser personalizados conforme as suas demandas.

Certamente, isso é de muita importância para empresas do segmento de serviços, já que os dados tendem a mudar frequentemente.

Sabe-se também que esses negócios podem ter fluxos maiores de demandas em determinados períodos ou datas sazonais.

Portanto, contar com os sistemas ERP para empresas de serviços faz com que você acompanhe estes fluxos e obtenha uma previsão de como será sua demanda em determinados momentos.

Em questão de custos, os ERPs são ferramentas acessíveis, que não precisam de grande investimento.

Além disso, dispensam instalações em sua máquina e as atualizações para versões mais recentes normalmente são automáticas. Então, uma vez que você adquire o módulo mais adequado ao seu negócio, não precisa se preocupar em pagar profissionais para prestar suporte ao longo do tempo.

Por que um sistema ERP é importante para uma empresa de serviços?

Os sistemas ERP para empresas de serviços automatizam todos os seus processos de gestão.

Isso traz assertividade na coleta das informações necessárias, e além disso, cruzam dados para gerar relatórios eficientes para qualquer situação.

Em apenas uma plataforma, você consegue emitir notas fiscais aos seus clientes, bem como boletos, gerenciar ordens de serviços, organizar suas tarefas com base na visibilidade macro que você terá de seu negócio, gerenciar as contas a pagar e a receber, controlar inadimplências e muitas outras situações do dia a dia de um prestador de serviços.

Alguns ERPs ainda podem oferecer CRM integrado, indispensáveis para fidelização, retenção e prospecção de clientes.

Os sistemas ERP para empresas de serviços são aliados importantíssimos para auxiliar no cumprimento de prazos, manter o compliance com obrigações legais, entre muitos outros processos.

Os melhores sistemas ERP para empresas de serviços

Como de costume, vamos às dicas dos melhores sistemas ERP para empresas de serviços.

Todas essas ferramentas estão no Portal B2B Stack, e você pode conferir as avaliações dos usuários, comparar as soluções, e caso já utilize alguma, pode deixar sua avaliação para ajudar outros usuários a escolherem a melhor opção.

Você vai saber como funcionam, preços, funcionalidades e integrações dos seguintes softwares ERP:

  • Sankhya
  • Tiny ERP
  • Omie
  • GestãoClick
  • Conta Azul

Sankhya

Imagem com três dispositivos. Um tablet a esquerda, um celular ao centro e um notebook a direita. Todos os dispositivos mostram em suas telas gráficos sobre o ERP Shankya que trabalha com  sistemas ERP para empresas de serviços

Sankhya é um dos sistemas ERP para empresas de serviços, para automatizar todos os seus processos de gestão empresarial.

Além de prestadores de serviços, o Sankhya também é indicado para os segmentos de atacado e distribuição, indústrias e varejo, bem como para o agronegócio.

O ERP foi desenvolvido pela empresa Sankhya, que está no mercado de desenvolvimento de softwares desde 1989.

Em resumo, dois dos diferenciais do Sankhya ERP são a Bia, assistente virtual que atua com inteligência artificial e sistema por voz para fornecer respostas em tempo real às suas perguntas, além do módulo de BI, com customização de dashboards.

Preço

Para saber os preços Sankhya ERP, é necessário preencher um cadastro na própria plataforma e solicitar o orçamento.

Isso porque o Sankhya é flexível e você pode personalizá-lo conforme as necessidades.

Funcionalidades Sankhya ERP

O Sankhya oferece diversas funcionalidades específicas para as empresas de serviços. Desse modo, se adapta a diferentes cenários e rotinas profissionais. Entre elas estão:

  • Gestão de contratos e ordens de serviços, com possibilidade de suspender temporária ou permanentemente os contratos inadimplentes;
  • Personalização dos seus próprios modelos de gerenciamento e metodologias;
  • Gestão de serviços prestados por contrato e por equipe, bem como das atividades realizadas, horas trabalhadas, custos e receitas de cada contrato;
  • Armazenamento de histórico de clientes;
  • Emissão de boletos e NFS-e;
  • Reajuste de contratos;
  • Gestão de locações de equipamentos;
  • Atualização financeira automática;
  • Análise de pico de serviços;
  • Gestão de compras e estoque;
  • CRM;
  • Gestão de Workflow;
  • Cotação eletrônica;
  • Comércio exterior;
  • Gestão de fluxo de caixa e DRE;
  • Escrituração fiscal;
  • SPED fiscal e contábil;
  • Gestão de pessoas;

Integrações

As integrações oferecidas pelos ERPs permitem que informações dispostas em diversos sistemas sejam conectadas e centralizadas em apenas uma plataforma.

Assim sendo, as integrações do Sankhya ERP estão as realizadas com:

Softwares rastreadores de veículos e de telemetria, para assim, auxiliar em processos de logística;

Plataformas de comércio eletrônico e aplicativos de smartphones para auxiliar nas vendas online;

Sistemas de gestão de cobranças, para centralizar tanto a cobrança de clientes quanto a gestão das contas a pagar e receber.

Tiny ERP

Imagem de um painel com informações em gráficos ao centro e um menu a esquerda com o logo da empresa Tiny ERP e algumas opções de acesso. A empresa Tiny trabalha com sistemas ERP para empresas de serviços

Tiny é uma plataforma online de automação da gestão empresarial, capaz de integrar todos os setores e realizar integrações com diversas outras plataformas, centralizando todos processos em apenas um lugar.

É indicado para pequenas e médias empresas dos ramos da indústria, comércio e serviços.

Preço

O Tiny ERP trabalha com 4 tipos de planos: Iniciante, Básico, Essencial e Grande, e todos eles oferecem um período de 30 dias grátis para testes.

Os planos podem ser faturados de forma mensal, semestral ou anual. No entanto, quanto maior o período contratado, maior o desconto.

Plano Iniciante

  • R$ 50,00/mês
  • R$ 250,00/semestre;
  • R$ 450,00/ano;

Plano Básico

  • R$ 100,00/mês;
  • R$ 500,00/semestre;
  • R$ 900,00/ano;

Plano Essencia

  • R$ 200,00/mês;
  • R$ 1.000,00/semestre;
  • R$ 1.800,00/ano;

Plano Grande

  • R$ 500,00/mês;
  • R$ 2.500,00/semestre;
  • R$ 4.500,00/ano;

Funcionalidades

As funcionalidades do Tiny ERP variam, conforme o plano escolhido. Mas, você pode acrescentar extensões, módulos de funcionalidades, pacotes de usuários e de armazenamento de acordo com as necessidades da empresa.

Essas funcionalidades podem incluir:

  • Até 2GB de armazenamento de banco de dados e anexos;
  • Até 5 integrações com plataformas e marketplaces;
  • Emissão de NFS-e;
  • Nota fiscal de entrada;
  • Gestão de contratos de serviços, inclusive recor;
  • Ordens de serviços;
  • Gestão de pedidos de vendas e envio de propostas comerciais;
  • Gestão de cadastros;
  • CRM;
  • Controle de estoque;
  • Gestão de compras;
  • Emissão de boletos e cobranças bancárias;
  • Gestão financeira, com demonstrativo de resultados e acompanhamento do fluxo de caixa;

Além disso, você conta com onboarding de 30 dias e suporte da plataforma para aprender a usufruir do melhor de cada solução.

Integrações

As integrações do Tiny ERP são bastante abrangentes. Entre elas estão:

  • Marketplaces como Mercado Livre, Magalu Marketplace, Shopee, entre outras;
  • Logística, inclusive correios, Mercado Envios, e outros;
  • Plataformas e-commerce como Nuvemshop, Shopify, Mercado Shops, Uol Host, entre outras;
  • Hubs como SkyHub, Olist, Pluga.co, entre outras;
  • Gateways de pagamento como Pagar.me e Wirecard;
  • Frente de caixa;
  • Aplicativos de vendas;
  • Conciliação financeira;
  • Consulta de score.

Veja também nosso guia completo Tiny ERP e saiba mais sobre essa ferramenta prática e intuitiva.

Omie

Painel de contas da Omie. A imagem mostra um menu a esquerda com opções, ao centro o logo da empresa de cor azul e abaixo campos para preenchimento de informações. O sistemas ERP para empresas de serviços

Omie é outro dos sistemas ERP para empresas de serviços, também indicado para comércio, construção civil, indústria, clínicas de estética, restaurantes e lanchonetes, varejo e atacado e tecnologia.

Com o Omie ERP, você gerencia todas as áreas de sua empresa de forma integrada, conta com atualizações em tempo real, e com recursos para manter toda a segurança dos seus dados.

Preço

O Omie possui planos baseados no faturamento da sua empresa. Eles podem ser o Omie.FIT, MEI e Omie.Complete, sendo que este último possui algumas variações para empresas optantes pelo Simples Nacional e para as de lucro real ou presumido.

Dê uma olhada abaixo na média de valores de cada um.

FIT: É o plano gratuito do Omie ERP, indicado para empresas que faturam até R$ 180 mil por ano;

MEI: Este plano é exclusivo para empresas MEI, e custa a partir de R$ 55/mês;

Omie.Complete (Simples Nacional): Abrange três tipos de planos diferentes conforme o faturamento da empresa. Eles custam a partir de R$ 179/mês e podem ser utilizados por empresas com faturamento a partir de R$ 180 mil até R$ 1,8 milhão.

Omie.Complete e Enterprise (Lucro Real/Presumido): São 3 tipos de planos diferentes que abrangem empresas com faturamento de até R$1,8 milhão, de R$1,9 até R$10 milhões e a partir de R$10 milhões.

Estes planos podem custar a partir de R$ 539/mês, e você pode falar com os especialistas para definir quais módulos e planos são mais adequados.

Funcionalidades

Algumas das funcionalidades oferecidas pelo Omie ERP são:

  • Emissão de notas fiscais e boletos;
  • Faturamento de NFS-e;
  • Produção de relatórios personalizados;
  • Gestão de inadimplência;
  • Conta digital;
  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Gestão de contratos de serviços;
  • Cadastro ilimitado de clientes;
  • Inteligência artificial fiscal e tributária;
  • Gestão do fluxo de caixa;
  • Emissão de boletos;
  • Gestão das conciliações bancárias;
  • CRM (com funil de vendas, oportunidades e prospecção, previsão de metas, controle de vendas e gestão de equipes comerciais);
  • Gestão de estoque e compras;
  • Importação de notas fiscais;
  • Gestão das vendas;
  • Ordens de produção;
  • Gestão de orçamentos;
  • Antecipação de recebíveis;

Entre muitas outras funcionalidades que podem ser personalizadas conforme suas necessidades.

Integrações

O Omie ERP faz integração via API, portanto, qualquer outra plataforma que funcione da mesma forma é capaz de se conectar ao Omie ERP, inclusive com plataformas de e-commmerce como a Nuvemshop.

As principais integrações são com as prefeituras de todo o Brasil, com softwares de contabilidade, marketplaces e também a partir da sua loja de aplicativos.

Veja nosso post completo sobre o Omie e saiba mais sobre essa ferramenta de gestão.

GestãoClick

Painel do Gestão click mostrando informaões de produto ao centro. sistemas ERP para empresas de serviços

GestãoClick é um ERP indicado para micro, pequenas e médias empresas de diversos segmentos, inclusive para as do setor de serviços.

Por ser uma plataforma online, tudo é atualizado em tempo real e armazenado em nuvem, e prestam suporte e acompanhamento desde o período de teste do sistema até sua aquisição.

Preço

O GestãoClick conta com 4 tipos de planos: Bronze, Prata, Ouro e Platina, e podem ter assinatura mensal, trimestral, semestral ou anual.

Abaixo serão listados os valores destes planos:

Plano Bronze

Mensal: R$ 83,20/mês

Trimestral: R$ 79,04/mês

Semestral: R$ 66,56/mês

Anual: R$ 49,90/mês

Plano Prata

Mensal: R$ 149,90/mês

Trimestral: R$ 142,41/mês

Semestral: R$ 119,92/mês

Anual: R$ 89,90/mês

Plano Ouro

Mensal: R$ 249,90/mês

Trimestral: R$ 237,41/mês

Semestral: R$ 199,92/mês

Anual: R$ 149,90/mês

Plano Platina

Mensal: R$ 333,20

Trimestral: R$ 316,54

Semestral: R$ 266,56

Anual: R$ 199,90

Funcionalidades

Em suma, as funcionalidades oferecidas pelo GestãoClick abrangem:

  • Emissão de notas fiscais (NF-e, NFC-e, NFS-e);
  • Gestão de chamados para organização das demandas;
  • Controle de estoque e de locações;
  • Gestão de compras, contratos e fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária;
  • Emissão de boletos;
  • Permissões de usuários;
  • Gerenciamento de vendas, orçamentos e ordens de serviço;
  • Gestão de filiais;
  • Produção de relatórios;
  • Gestão de cadastros;
  • Cotações de compras online.

Integrações

O GestãoClick ERP faz integrações com diversas plataformas, e por API, se integra com diversos aplicativos. Algumas dessas integrações são com as plataformas:

Entre muitas outras. Isso permite que você não perca nenhuma informação importante e centralize tudo em apenas um lugar.

Conta Azul

Logo da empresa Conta Azul. A imagem mostra um círculo de cor azul com as letras CA ao centro. As letras possuem a cor branca

Conta Azul é um sistema ERP para pequenas empresas e escritórios de contabilidade, que oferece diversas soluções para gerir seu empreendimento de forma eficiente e assertiva.

Com o Conta Azul, você consegue integrar setores, conectar outras plataformas, e assim, centralizar todos os dados para facilitar as tomadas de decisões.

Preço

Os planos Conta Azul podem ser assinados mensal, trimestral ou anualmente, obtendo maiores descontos conforme o prazo contratado. A implantação é gratuita em todos os planos.

Os planos são:

Básico

Mensal: R$ 149,90/mês

Trimestral: R$ 119,90/mês

Anual: R$ 99,90/mês

Controle

Mensal: R$ 239,90/mês

Trimestral: R$199,90/mês

Anual: R$ 159,90/mês

Avançado

Mensal: R$ 289,90/mês

Trimestral: R$ 249,90/mês

Anual: R$ 209,90/mês

Estendido

Mensal: R$ 349,90/mês

Trimestral: R$ 299,90/mês

Anual: R$ 259,90/mês

Funcionalidades

As funcionalidades oferecidas pelo Conta Azul ERP podem variar conforme o plano. De modo geral, as funcionalidades podem abranger:

  • Até 500 emissões de boletos por mês;
  • Boletos registrados;
  • Nota fiscal de produtos, serviços e de consumidor eletrônicas;
  • Gestão de contratos de serviços;
  • Ordens de serviço;
  • Envio de documentos por e-mail;
  • Gestão de orçamentos, vendas e clientes;
  • Integração com seu contador;
  • Gerenciamento financeiro;
  • Integração bancária;
  • Conciliação bancária;
  • Controle de estoque;
  • Inventário de estoque;
  • Gestão de compras e fornecedores;
  • Produção de relatórios diversos;
  • Entre outras funcionalidades.

Integrações

O Conta Azul ERP faz integrações com outras soluções e sistemas que você já utiliza para organizar ainda mais o seu negócio. Algumas dessas integrações são com:

Dê uma olhada no nosso post completo Conta Azul e saiba mais sobre as principais características desta solução.

Conclusão

Hoje em dia, nenhuma empresa pode deixar de ter um processo de gestão automatizado, nenhuma!

Independente do seu porte ou segmento, automatizar os processos de gestão traz maior segurança das informações, evita perda ou vazamento de dados, e principalmente, fornece mais assertividade nos cálculos de resultados.

Com os ERPs para empresas de serviços isso não é diferente.

Além de unir todos os dados em um só lugar , você ainda conta com ferramentas para emitir notas fiscais e boletos para seus clientes, gerenciar contas a pagar e receber, assim como as inadimplências, prever demandas, e com isso, criar estratégias para crescer cada vez mais.

Agora que você viu alguns dos sistemas ERP para empresas de serviços, não deixe de navegar pelo B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, e assim, conhecer mais de 23 mil ferramentas para otimizar seus processos!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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