Como usar realidade virtual e realidade aumentada no marketing

Publicado em 11 de janeiro de 2022

A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) tiveram grande importância nos negócios que precisaram exercer atividades à distância em 2020 e 2021.

Agora, essas tecnologias despertaram muita curiosidade do público em geral e são tendências para 2022, pois estima-se que o número de usuários globais de RA aumente para 1,1 bilhão este ano.

A RV e a RA podem apoiar muitas estratégias de empresas dos mais diversos segmentos, como indústrias, áreas da saúde e educação, e até mesmo para gestão pública dos órgãos governamentais, uma vez que proporcionam experiências cada vez mais reais para viabilizar diferentes tipos de projetos.

O mercado imobiliário, por exemplo, foi um dos setores que soube lidar com a relevância que essas experiências ganharam, e passou a usar os tours virtuais e a realidade aumentada para fechar contratos imobiliários com mais eficiência.

Isso porque os consumidores deste segmento, assim como os corretores imobiliários, observaram a redução de custos e de tempo disponibilizados para visitar presencialmente vários imóveis até encontrar o ideal para vender, comprar ou alugar.

Mas não é só isso! A realidade virtual e a realidade aumentada podem ir além dos videogames e fazer parte das campanhas de marketing de empresas de todos os portes e segmentos com o uso do software ideal, e é isso que vamos te mostrar neste conteúdo. Acompanhe!

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O que é Realidade Virtual?

Imagem de uma cabeça de manequim transparente com um óculos de realidade virtual preto.

Realidade virtual (RV) é uma das tecnologias que fazem parte da realidade estendida (XR), que abrange além da RV, os recursos 3D, a realidade aumentada e a realidade mista.

A RV tem como objetivo simular virtualmente qualquer tipo de ambiente ou objeto, fazendo com que o usuário tenha uma experiência de imersão nesse mundo virtual e consiga interagir com ele através de artifícios visuais, auditivos e com os movimentos do corpo, que são mais comumente utilizados.

No entanto, ainda é possível aprimorar a experiência do usuário com o uso de artifícios olfativos e táteis.

Há estudos e projetos em andamento que visam até mesmo reproduzir o sabor de alimentos dos ambientes virtuais para os reais, e assim proporcionar uma sensação imersiva completa.

Como funciona a Realidade Virtual?

Imagem de dispositivos para utilização em programas e jogos de realidade viritual. acima a dois modelos de óculos VR e abaixo uma luva captadora de movimentos

A RV funciona com a utilização de equipamentos e sistemas computacionais específicos.

Ela é projetada com recursos gráficos, geralmente em 3D e capazes de fornecer uma visão 360° do ambiente simulado, para que o usuário sinta a sensação de estar presente no local.

A realidade virtual é reproduzida para o usuário através de hardwares, como os óculos de RV, headsets, capacetes e luvas com sensores.

E, o que é Realidade Aumentada?

Imagem de uma pessoa jogando Pokémon GO em um jardim. O jardim possui plantas na cor verde e a pessoa está com um celular em sua mão esquerda apontando para um pokémon criado por Realidade aumentada no celular.

A realidade aumentada (RA), diferente da realidade virtual, trata-se da tecnologia que projeta dados de um ambiente virtual para o físico, com elementos sobrepostos, para que se consiga interagir de alguma forma com eles.

Ou seja, ao contrário da RV, que leva o usuário até um mundo criado virtualmente, a realidade aumentada traz este universo digital para o mundo real.

O exemplo mais claro e um dos mais conhecidos de RA é o jogo Pokémon Go, que projeta as imagens virtuais dos Pokémons no nosso mundo real utilizando a câmera de celulares e tablets.

O recurso de RA também é bastante utilizado em aplicativos de design de interiores, na qual os usuários conseguem projetar mobílias virtuais em seus cômodos físicos para terem uma ideia do tamanho real de móveis antes de os adquirirem, além de ser útil para compreender onde ficarão melhor posicionados neste cômodo.

Imagem de três telas de um celular mostrando como é feita a realidade aumentada de um sofá em um ambiente para que o usuário possa  ver se fica legal.

Algumas lojas de roupas e calçados também já utilizam a RA para oferecerem uma experiência de compra mais aprimorada aos clientes.

Com auxílio de um espelho de realidade aumentada é possível visualizar, por exemplo, como uma roupa ou calçado ficaria no corpo do cliente sem que ele precisasse experimentá-los.

Outro uso muito importante da RA é na medicina.

Alunos e cirurgiões conseguem projetar imagens virtuais do corpo humano no mundo real para estudarem como fazer diferentes tipos de procedimentos médicos, e para entenderem o que ocorre dentro do corpo quando ele adoece.

Como funciona a Realidade Aumentada?

A realidade aumentada geralmente é reproduzida através de um conjunto de tecnologias que envolvem câmeras, softwares e conjuntos de dados e códigos bi ou tridimensionais.

Essa tecnologia começou a ser viabilizada para usuários comuns a partir da criação dos QR Codes, que utilizam um código bidimensional com todas as informações necessárias para realizar uma transação, como pagar uma conta ou acessar um conteúdo.

O software utilizado neste processo, então, é responsável por ler e traduzir esses códigos e as informações contidas nele, a partir do apontamento de câmeras de celulares, tablets ou outros hardwares.

No caso de um projeto de realidade aumentada para design de interiores ou projetos arquitetônicos, por exemplo, o software deve ser capaz, ainda, de mapear todos os pontos de um determinado cômodo, para que assim, consiga inserir os objetos virtuais no local desejado.

Como funciona a Realidade Virtual e Realidade Aumentada no marketing?

Imagem mostrando um homem virado de costas com um óculo VR e a sua frente algumas telas com aplicativos. A ideia é mostrar o que o usuário enxerga através o óculos VR

No marketing, a RV e a RA chegaram para te ajudar a mostrar todo o potencial dos seus produtos ou serviços para os clientes e encantá-los com todas as possibilidades de uso.

Além disso, elas viabilizam negociações à distância, uma vez que você consegue oferecer demonstrações de forma 100% digital e com experiência imersiva.

É preciso compreender, porém, que a estratégia vai exigir mais esforços do que outras práticas mais comuns, e podem envolver o trabalho para montar seus próprios óculos 3D ou de RV, para criar vídeos cativantes e originais em 360°, ou para adaptar um APP ou plataforma web para RA.

Como criar campanhas com realidade virtual e aumentada?

Para criar campanhas de marketing assertivas com o uso dessas tecnologias, você precisa ter um projeto muito bem estruturado para não perder tempo e dinheiro.

Além disso, escolher a plataforma ideal para criar esses projetos é fundamental, uma vez que dependendo do nível de entendimento de quem vai criá-lo é necessário começar com uma solução mais intuitiva.

Assim como nas estratégias mais utilizadas de marketing digital, ao utilizar RV e/ou RA em suas campanhas, também é necessário criar conteúdos envolventes e relevantes para atrair leads e visitantes para sua plataforma.

Os recursos de RV e RA podem ser utilizados em stands de vendas para demonstração de produtos, por exemplo, onde você pode, inclusive, criar seu próprio cardboard para não gastar muito dinheiro comprando um óculos profissional de RV.

A RV também se encaixa em eventos online, na qual você consegue proporcionar aos participantes a sensação de estarem presentes nessas reuniões.

Além disso, você pode criar um APP próprio para dispositivos móveis, para permitir que os usuários visualizem como seus produtos ou serviços se encaixam nos ambientes físicos.

E, há até exemplos do uso dessas tecnologias de RV e RA para testes drive, ideal para vendas de carros e diferentes equipamentos.

Portanto, é só soltar a criatividade, procurar o que outras empresas do mesmo segmento estão usando, e testar várias possibilidades para saber qual fará mais sucesso no mercado onde você está inserido.

Dica B2B Stack: Softwares para Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Agora que você sabe o que é realidade virtual e realidade aumentada, e como você pode aplicar essas tecnologias para promover sua marca, conheça 6 softwares de RV e RA para usar no seu negócio.

Você vai saber como funcionam as seguintes soluções:

  • 3dvista
  • Augment
  • Amazon Sumerian
  • MojoApps (AR Business Card)
  • ARCore
  • Azure Realidade Misturada

3dvista

Logo do 3DVista. O fundo da imagem é na cor preta e as letras na cor cinza claro. do Lado esquerdo a um desenho de uma pessoa

3dvista é uma plataforma que permite a criação de tours virtuais personalizados, vídeos 360°, fotos panorâmicas e recursos de realidade virtual.

É indicada para empresas que querem oferecer uma experiência diferente aos seus clientes, assim como para dar treinamentos interativos para equipes de medicina e outras áreas da saúde, manufatura, obras, entre outras.

O 3dvista também possui um aplicativo que você pode personalizar com as características da sua marca para oferecer experiências de RV ainda mais imersivas.

Ele é compatível com os óculos de RV da Samsung, Oculus, Vive, VR Box e com o Google Cardboard.

Com o 3dvista você consegue criar qualquer ambiente virtual para ser reproduzido em vídeo, que também pode ser desenvolvido a partir de fotos e, inclusive, incluir áudios.

Augment

Logo da Augment de cor preta com uma forma de cor vermelha a esquerda

Augment é uma plataforma de realidade aumentada e visualização 3D indicada para empresas de todos os tamanhos.

Com a Augment é possível criar esses projetos para vendas externas, e-commerces e marketing.

O visualizador de realidade aumentada Augment pode ser integrado ao seu próprio APP para que assim, seus clientes possam projetar seus produtos ou serviços, inclusive com as dimensões em tamanho real, a partir de tablets e celulares em um ambiente físico.

Já o visualizador 3D pode ser integrado a qualquer tipo de plataforma web e permite visualizar produtos em 3D e animações da imagem de qualquer ângulo.

Amazon Sumerian

Logo da Amazon. O nome está escrito na cor preta e logo abaixo á uma seta para direita de cor laranja que simula um sorriso

Amazon Sumerian é o produto da Amazon para criar objetos 3D, projetos de realidade virtual e realidade aumentada para serem vistos em aplicativos e páginas da web .

É indicado para empresas de todos os portes e segmentos, além de escolas, uma vez que oferece tutoriais de utilização para que desde os usuários iniciantes consigam criar seus modelos de projetos em 3D, tours virtuais, assim como visualizações de produtos em realidade virtual ou aumentada.

A ferramenta é intuitiva, sendo possível criar cenas a partir de modelos pré-definidos ou do zero, apenas arrastando e soltando os objetos.

MojoApps

Logo da MojoApps. A imagem possui uma estrela ao lado esquerdo com as cores azul, amarelo, laranja e azul escuro. O nome está escrito na cor preta com ênfase em  'mojo'

Mojoapps é uma plataforma que oferece soluções de realidade virtual, realidade aumentada e vídeos 360°, indicada tanto para vendas e marketing quanto para treinamentos internos nas empresas.

O Mojo XR é um dos seus produtos e serve para criar experiências de realidade virtual em reuniões online, para colaboração entre equipes, treinamentos e ensino nas escolas.

Já o APP de realidade aumentada permite que você construa projetos que serão visualizados a partir de dispositivos móveis ou óculos inteligentes no ambiente físico dos clientes ou funcionários.

Além disso, você pode criar vídeos 360° para disponibilizar tours virtuais, mostrar sua localização, fazer lives e dar diferentes tipos de treinamentos.

ARCore

Logo da ARCore. A esquerda é um 'C' de cor roxa e o nome a direita na cor cinza escuro

ARCore é a plataforma do Google para criar projetos de APPs de realidade aumentada em dispositivos móveis Android, indicada para qualquer empresa.

O aplicativo de realidade aumentada criado a partir do ARCore será capaz de detectar diferentes tipos de superfícies e a iluminação do local, para que os usuários possam posicionar objetos.

Além disso, é possível rastrear os movimentos dos usuários para que eles consigam visualizar objetos em seu local físico independente do ângulo que estiverem.

Os desenvolvedores de APK, então, podem criar seus projetos e divulgá-los diretamente na Play Store para serem baixados pelos usuários Google.

Azure Realidade Misturada

Logo da Azure na cor azul clara

Azure Realidade Misturada é a solução da Microsoft para criar aplicativos, jogos e representações holográficas com a combinação de realidade virtual e realidade aumentada, compatíveis com diversos hardwares de RV, inclusive com o HoloLens, também da Microsoft.

A solução é indicada para empresas criarem treinamentos e manutenções preditivas, para vendas, design de interiores, além de servir para o ensino nas escolas.

Conclusão

Antigamente, quando assistíamos a um filme de ficção científica e achávamos que reproduzir elementos virtuais no mundo físico seria coisa do futuro, mal sabíamos que este futuro não estava tão longe assim.

Parecia que este tipo de tecnologia só chegaria às empresas como a NASA, não é mesmo?

Mas, hoje em dia, qualquer empresa consegue proporcionar aos seus leads e clientes uma experiência totalmente virtualizada ao vender ou promover produtos ou serviços, permitindo simular os mais variados cenários e fazendo com que os usuários fiquem imersos em tudo o que você pode oferecer.

Te mostramos neste conteúdo, então, o que é realidade virtual e aumentada, para que você note as diferenças entre essas tecnologias, e te apresentamos 6 softwares que você pode usar em suas campanhas de marketing:

3dvista, Augment, Amazon Sumerian, MojoApps, ARCore e Azure Realidade Misturada.

Em resumo, eles podem ser usados para criar projetos de marketing de tours virtuais 360° e a criação de aplicativos e recursos web que permitem aos clientes visualizarem produtos ou serviços em 3D até mesmo antes de ficarem prontos, o que te garante uma boa vantagem competitiva.

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Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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