Início Imobiliária Digital Conheça as startups mais inovadoras do mercado imobiliário

Conheça as startups mais inovadoras do mercado imobiliário

0
357
Capa artigo principais startups imobiliarias

Em um cenário cada vez mais competitivo, empresas que conseguem inovar e trazer novidades para o mercado tem uma grande vantagem em relação ao seus concorrentes. Trouxemos aqui um guia com as principais startups do mercado imobiliário e quais práticas usaram para chegar lá.

Não deixe de conhecer a categoria de software imobiliário no portal B2B Stack. São centenas de ferramentas, serviços e soluções para imobiliárias de todos os tamanhos, categorizadas e com avaliações de usuários.

Conheça também a nossa categoria com todas as imobiliárias digitais.

QuintoAndar: a imobiliária digital brasileira mais conhecida

tela quinto andar
A tela inicial do QuintoAndar mostra os parâmetros de busca de imóveis

Nascido em 2013, o QuintoAndar é hoje a maior imobiliária digital do Brasil. A empresa foi a responsável por criar um modelo simplificado.

Para inquilino: dispensa de burocracias como apresentação da figura do fiador ou cheque caução. A análise de crédito é baseada em informações fornecidas pelo próprio usuário somadas a algoritmos e estatísticas elaboradas pela própria empresa, diminuindo a chance de inadimplência.

Para proprietário: oferece a garantia de que o aluguel vai estar na conta todo o dia 12. A empresa cobre ainda até R$ 50 mil em danos ao imóvel não corrigidos pelo inquilino ao fim do contrato.

Atua hoje em 29 cidades no mercado de locação de casas e apartamentos. Na cidade de São Paulo, o QuintoAndar também faz a compra e venda de imóveis, oferecendo as mesmas vantagens de uma negociação rápida e sem burocracias, assim como nas transações de aluguel.

Desde sua fundação, o QuintoAndar fez uso da tecnologia para garantir uma experiência segura e sem atritos em todas as etapas do processo de aluguel e venda. 

Desde o momento do cadastro de um novo imóvel, passando pela inserção de fotos e vídeos profissionais, até a assinatura do contrato, tudo é feito online.

A fonte de receita do QuintoAndar é, basicamente, a mesma das imobiliárias tradicionais: a empresa fica com o valor do primeiro mês de aluguel e, após, cobra uma taxa de administração que pode ser de 6,9% a 10%, de acordo com a região e o tipo de anúncio.

A empresa também recebe capital via rodadas de investimento. A última foi anunciada em 2019 na qual investidores internacionais injetaram U$ 250 milhões (pouco mais de R$ 1 bilhão) no negócio.

Loft: compra, decora e revende

Fundada em 2018, em São Paulo, a Loft é uma plataforma digital que usa a tecnologia para simplificar a venda e compra de imóveis. 

Seu modelo de negócio funciona da seguinte forma. A empresa adquire, reforma e vende apartamentos residenciais em diversos bairros de São Paulo usando a tecnologia para facilitar o processo entre comprador, vendedor e corretor. 

Para selecionar os apartamentos com maior potencial, são avaliados mais de 50 critérios com a ajuda da ciência de dados. Além disso, a empresa leva em consideração informações reais de matrículas de imóveis e preços históricos de transação para fazer sua oferta.

A negociação pode ocorrer tanto diretamente com proprietários quanto através de corretores. O pagamento é feito à vista.

Assim que a transação é concluída, é iniciada a reforma. Por fim, a Loft vende os apartamentos totalmente reformados. A empresa oferece opções de imóveis para públicos diversos.  

Assim como o QuintoAndar, a empresa também conta com investidores internacionais.

Terraz: aluguel digital em terras manezinhas

Tela terraz
Na tela inicial da Terraz, o usuário pode escolher padrões como bairro, preço do aluguel e quantidade de quartos

Fundada em 2002, a Terraz começou sua história como uma imobiliária tradicional de Florianópolis (SC).

Sua transformação digital começou em 2017, se tornando a pioneira no modelo 100% digital naquela região. Entre os serviços oferecidos está o processo simplificado de locação, sem necessidade de fiador ou assinatura de contrato em cartório.

Com a mudança em seu modelo de negócio, a imobiliária passou a atuar somente no aluguel de imóveis.

Em 2019, a Terraz se uniu ao Grupo Brognoli Imóveis, que atua há mais de 60 anos no mercado da Grande Florianópolis. Como resultado, houve a junção da estrutura do Grupo Brognoli, que tem seis lojas físicas e 1,2 mil imóveis, com a expertise digital da Terraz. 

A operação resultou em um portfólio de 1,3 mil imóveis para locação, que seguem a premissa de locação feita online, com menos burocracia e mais agilidade.

Após a consolidação do negócio, a Terraz deixou de ser uma imobiliária e passou a focar seu negócio como uma plataforma online de locação de imóveis, B2B, que oferece para outras imobiliárias um caminho para se transformarem digitalmente.

Grupo ZAP: o maior grupo do País

O Grupo ZAP nasceu da fusão dos portais ZAP e Viva Real – líderes nacionais do mercado imobiliário. 

Hoje, é composto pelas plataformas: ZAP, Viva Real, DataZAP, FipeZAP, SuaHouse, Geoimóvel, Sub100 e Conecta Imobi, estando presente em toda a jornada de compra, venda, aluguel e gestão de imóveis.

Mensalmente, as plataformas do grupo recebem 50 milhões de visitas, o que gera 4 milhões de contatos de interessados para os seus 8,3 milhões de anúncios de imóveis.

O Grupo ZAP é, fundamentalmente, uma empresa de internet a serviço do mercado imobiliário. Segundo a empresa, seu público é formado por uma população jovem que procura simplificação nos processos imobiliários. Hoje está presente em todo o Brasil com 26 escritórios. 

No começo de março de 2020, a OLX – plataforma de compra e venda de itens novos e usados – anunciou a compra do Grupo ZAP por 2,9 bilhões de reais. A transação está sujeita a aprovações de órgãos reguladores e está prevista para ser finalizada no segundo semestre. 

A história do grupo ZAP começou em 2001, com a criação do Planeta Imóvel, site de classificados de imóveis pioneiro do país. No mesmo ano, a plataforma foi adquirida pelos grupos O Globo e O Estado de S.Paulo. 

O nome Zap surgiu em 2007. Já a Viva Real surgiu em 2009 na Colômbia e, em 2013, se tornou uma empresa totalmente brasileira.

Imobi Conference: transformação digital para o setor imobiliário

O Imobi Conference é o maior evento online focado em transformação digital para o setor imobiliário, com grandes nomes do setor de inovação imobiliária para 5 dias de muito conteúdo e experiência. O evento acontece de forma completamente online e gratuita. Clique aqui para se inscrever e ter acesso ao conteúdo do evento.

Os principais nomes do setor discutirão grandes desafios do setor imobiliário como:

  • Como se adaptar às mudanças cada vez mais rápidas?
  • Como migrar do offline pro digital?
  • Como reduzir ineficiências na gestão?

Entre os palestrantes estão Ladmir Carvalho (CEO da Alterdata), Alexandre Frankel (CEO da Vitacon), Aaron Ross (uma das maiores autoridades mundiais em vendas), Lucas Madalosso (CEO da Terraz), Rafael Nader (OLX), Pedro Henrique Nhimi (Universal Software), Bruno Loreto (Terracotta), Eduardo Barbosa (CEO da Brognoli), Gisele Paula (Reclame Aqui), Vitor Peçanha (Rock Content), entre outros.

Imobiliária digital: baixe o guia completo e definitivo

Sua imobiliária tem dificuldade em abraçar a mentalidade moderna das empresas inovadoras? Neste guia, nós condensamos os aprendizados e trazemos uma lista de ferramentas para te ajudar a transformar sua imobiliária. Basta preencher o formulário abaixo.

Preencha o formulário e tenha acesso ao guia completo!