Como otimizar trabalhos remotos com o Teamviewer

Publicado em 8 de outubro de 2021

Teamviewer é uma suíte de soluções que facilitam trabalhos e suporte remotos.

O acesso remoto a computadores e outros dispositivos não é uma novidade, mas com a pandemia de COVID-19 passou a ser indispensável em empresas e escolas.

gue acessar outro dispositivo ou redes à distância, garante que, principalmente as equipes de TI, prestem suporte necessário aos seus clientes rapidamente, em tempo real.

Isso porque o acesso remoto não só permite a visualização da área de trabalho de outro usuário, como também é possível fazer alterações nessa outra máquina, assim como colaborar em documentos.

Você consegue até mesmo acessar, por exemplo, seu PC através de um celular caso ele esteja fora do seu alcance em determinado momento.

A forma mais prática de se conectar remotamente a outro dispositivo é por meio de softwares como o Teamviewer, que espelham uma área de trabalho na outra utilizando apenas um IP e uma senha de acesso.

Acompanhe este texto para saber como o Teamviewer funciona.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é o Teamviewer?

Teamviewer é um software que permite acessar e fazer alterações de forma 100% remota em dispositivos e servidores.

O aplicativo é utilizado por mais de 600 mil clientes ao redor do mundo, tem mais de 2 bilhões de instalações e mais de 320 milhões de dispositivos ativos por ano.

É indicado para empresas de todos os portes e segmentos, especialmente para quem implantou o modelo de trabalho home office.

O Teamviewer pode ser incrementado com mais pacotes de complementos e também integrado via API com outros softwares, como:

CRMs, Microsoft Teams, soluções de gestão de tarefas e projetos da Atlassian, entre outros.

Desta forma, você expande os recursos da ferramenta e mantém informações atualizadas em outros sistemas automaticamente.

Para garantir a segurança dos seus acessos remotos, o Teamviewer está em compliance com a LGPD e utiliza data centers com certificação ISO/IEC 27001 e sistemas de gerenciamento de qualidade (QMS) com certificação ISO 9001:2015.

Além disso, o encriptamento das conexões remotas é realizado de ponta a ponta.

Para que serve o Teamviewer?

Através do Teamviewer você pode prestar help desk e service desk, monitorar e operar dispositivos IoT, entre outras funções.

Primeiro, você presta suporte a qualquer membro da sua equipe ou a clientes instantaneamente.

O Teamviewer funciona em vários dispositivos e sistemas operacionais: iOS, Android, Raspberry Pi, Chrome OS, Linux, Mac e Windows.

Para usar a ferramenta é necessário baixar e instalar o aplicativo nos dispositivos de todos os envolvidos, seja nos seus, dos colaboradores ou dos clientes.

O aplicativo é gratuito para uso privado e não comercial, mas possui planos pagos com mais funcionalidades e complementos.

O suporte pode abranger desde a resolução de problemas relacionados à TI até ensinar seu cliente a mexer no seu sistema, por exemplo.

Segundo, você pode estabelecer conexões entre computadores que usam diferentes sistemas operacionais e criar redes virtuais privadas, ou VPNs.

Essas conexões também permitem que você acesse todos os seus próprios dispositivos em uma única máquina, útil para quem faz viagens de negócios e não consegue levar todos os aparelhos de uma vez, ou para quem não tem um posto fixo de trabalho.

Terceiro, é possível transferir arquivos entre máquinas no Teamviewer e trabalhar de forma conjunta com outras pessoas no mesmo dispositivo.

Por fim, a ferramenta permite que você faça reuniões online com compartilhamento de tela, ideal para treinamentos e apresentações.

Como funciona o Teamviewer?

Com o aplicativo instalado, todos terão seu próprio código ID imutável e uma senha, que pode ser alterada quando quiserem.

Assim, para acessar remotamente o dispositivo de qualquer pessoa, ela precisa estar com o aplicativo dela aberto e te passar esse ID e senha da máquina.

Você, então, deve inserir o ID e a senha deste usuário no seu próprio aplicativo Teamviewer, escolhendo se deseja controlar o dispositivo remotamente ou fazer transferência de arquivos.

No caso de reuniões, a aba que deve ser usada é a "Meeting".

Tela de controle do Teamviewer. A imagem possui tons de azul e mostra informações como número de IP, Password e botão de conexão

Enquanto você acessa o dispositivo do outro usuário, ambos conseguem conversar através do chat, facilitando a comunicação entre as partes.

Caso um dos usuários não queira instalar o aplicativo próprio do Teamviewer, é possível utilizar o TeamViewer QuickSupport.

Este é um módulo para suporte imediato, na qual você baixa e personaliza com as características da sua marca e instala um botão na máquina do seu cliente ou colaborador, ou ainda em seu site, como um SOS de ajuda da sua empresa.

Com isso, ao clicar no botão, eles podem iniciar uma sessão instantaneamente com seu setor de help desk.

Você também consegue se conectar, por exemplo, a um computador através de um dispositivo móvel mesmo que ele esteja desligado ou em modo de hibernação, fazendo sua ativação pelo próprio dispositivo móvel que fará o acesso.

Tudo isso pode ser gerenciado com controles de permissões de usuários para garantir a segurança dos acessos.

Mais produtos da suíte Teamviewer

O Teamviewer pode ser utilizado com a adição de outros módulos para obter mais funcionalidades.

Veja quais recursos adicionais você pode ter no aplicativo.

TeamViewer Tensor™

O TeamViewer Tensor™ é uma plataforma SaaS para implementação massiva de suporte escalável e gerenciamento de TI remotos, internos ou externos, com a marca do seu negócio, logon único (SSO), acesso em desktops e dispositivos móveis, e que pode abranger, inclusive, o suporte a ativos industriais.

Com o TeamViewer Tensor™ é possível gerenciar todas as suas licenças e terminais em um único ambiente, o que facilita a visibilidade dos profissionais de TI.

TeamViewer IoT

O Teamviewer IoT é um complemento que permite monitorar e operar em dispositivos IoT, inclusive equipamentos de manufatura e produção.

Com essa ferramenta, é possível gerenciar o desempenho das suas máquinas, prestar suporte a estes dispositivos de forma remota, e visualizar dados dos mesmos em tempo real.

TeamViewer Assist AR

O módulo TeamViewer Assist AR é uma solução de realidade aumentada, que serve para auxiliar técnicos que estão em trabalho de campo ou clientes, e que precisam de orientações visuais para consertarem determinado dispositivo, inclusive por vídeo ao vivo.

Este módulo é configurável para atender a todas as necessidades do seu negócio.

TeamViewer Remote Management

O TeamViewer Remote Management é um módulo para centralizar a gestão e proteção de dispositivos, ativos, patches, redes e terminais.

Com este conjunto de soluções, você pode gerenciar e corrigir situações críticas dos dispositivos de clientes e colaboradores em tempo real.

Sistema de tickets

Com o módulo servicecamp você pode oferecer aos seus clientes e colaboradores um portal de atendimento por tickets, para tornar seu suporte mais organizado.

Os tickets podem ser priorizados e sua equipe de suporte conta com uma caixa de entrada compartilhada para obter todos os dados de todos os atendimentos.

TeamViewer Meeting

O módulo TeamViewer Meeting reúne videoconferências, chamadas VoIP, chat instantâneo e compartilhamento de tela para que você se conecte com qualquer cliente, de qualquer lugar.

Também permite que você compartilhe arquivos durante as reuniões e a gravação das sessões para garantir a segurança das informações prestadas.

Dica B2B Stack: Como usar o Teamviewer grátis?

Vamos às dicas de como usar o Teamviewer grátis! Para isso, você precisa primeiramente baixar e instalar seu aplicativo.

Como baixar e usar o Teamviewer no desktop?

Para baixar o Teamviewer, acesse a plataforma da ferramenta e clique em "Baixe grátis".

Empresas que queiram testar todas as funcionalidades do Teamviewer por 14 dias, devem clicar em "Teste comercial grátis".

Neste caso, é necessário preencher um formulário e aguardar um contato da equipe Teamviewer dentro de 2 dias para obter todas as orientações;

Página inicial do TeamViewer com foco em um botão no centro da imagem para download grátis da solução. A imagem possui tons de azul e o fundo é predominantemente branco

Ao clicar em "Baixe grátis", a própria plataforma reconhece o sistema operacional utilizado e indica as opções de versões disponíveis.

Escolha a versão correta do seu sistema operacional para continuar o download;

Imagem com opções para download no canto esquerdo e no canto direito uma imagem de uma notebook

Caso seu SO não seja reconhecido, você pode escolher a melhor opção manualmente;

Imagem com fundo azul e com diversos ícones que mostram os dispositivos que o TeamViewer é utilizado

Quando você selecionar a versão do sistema operacional, o download do Teamviewer inicia automaticamente.

Depois, é só instalar conforme o passo a passo do seu dispositivo;

Imagem com um texto informativo sobre as funções do teamViewer e uma barra de progresso mostrando o download da solução

Ao finalizar a instalação, o Teamviewer já fica disponível para que você faça as devidas configurações.

Se você estiver de acordo com os documentos EULA e DPA, que referem-se aos termos e políticas de utilização do Teamviewer, marque a caixa de diálogo "Aceito o EULA e o DPA" e clique em "Continuar";

Imagem com um desenho de duas telas de computador e um celular. Abaixo existe os termos EULA e DPA para que o usuário concorde e prossiga na instalação

No seu painel de controle, o local marcado com o número 1 trata-se do seu ID e senha de acesso, que deverá ser informado para outro usuário caso você queira que ele acesse seu dispositivo.

a área marcada com o número 2, trata-se de onde você vai inserir o ID de outro usuário para que você tenha acesso à área de trabalho do dispositivo dele ou transfira arquivos para o aparelho dele.

Você também pode criar uma conta Teamviewer na área "Entrar", localizada no canto superior esquerdo da tela, para que possa ter acesso a mais recursos;

Imagem de um painel com informações de acesso remoto a partir do ID e senha

Caso crie sua conta, você pode acessar um painel web onde vai cadastrar seus dispositivos, contatos, gerenciar conexões e obter relatórios;

Painel geral do Teamviewer com um menu lateral esquerdo, um mensagem escrita 'meus computadores' acima e no canto inferior direto um chat. A imagem tem tons de azul e o fundo é branco

Os contatos e dispositivos também podem ser adicionados direto no aplicativo Teamviewer após efetuar o login com sua nova conta, seguindo os campos marcados;

Imagem de painel do usuário com a opção de 'computadores e contatos' selecionada no canto esquerdo

O Teamviewer é uma ferramenta bastante intuitiva, e por estar em português, você terá facilidade para fazer suas demais configurações.

Como baixar e usar o Teamviewer no celular

O Teamviewer pode ser baixado e instalado em qualquer dispositivo móvel acessando a Play Store ou a Apple Store.

Se você vai monitorar e operar em outro dispositivo, apenas o Teamviewer Remote Control é suficiente.

Mas, se você precisa que outra pessoa acesse e opere no seu próprio dispositivo móvel, o APP indicado é o Teamviewer Quicksupport;

Imagem com dois recortes mostrando como baixar o sistema no Playstore

Ao instalar o aplicativo adequado, se estiver de acordo com os termo EULA e DPA, clique em "Concordar e continuar";

Imagem com um desenho de duas telas de computador e um celular. Abaixo existe os termos EULA e DPA para que o usuário concorde e prossiga na instalação

Veja as diferenças entre os dois aplicativos:

Montagem com as duas primeiras telas do aplicativo do TeamViewer

No Teamviewer você pode cadastrar contatos, abrir bate-papo, mas conta apenas com o campo para inserir o ID e depois a senha do usuário da máquina onde você vai fazer o controle remoto ou a transferência de arquivos.

Enquanto no Teamviewer Quicksupport, você encontra o seu próprio ID para compartilhar com quem vai prestar o suporte ao seu dispositivo, ou para que você possa adicionar este dispositivo junto aos seus outros aparelhos no Teamviewer.

Quanto custa o Teamviewer?

O Teamviewer possui 4 tipos de planos, sendo um deles básico para utilizar de forma individual e com acesso ilimitado a 3 computadores.

Todos os planos permitem a adição de complementos, como TeamViewer Remote Management, suporte para dispositivos móveis, servicecamp, TeamViewer Assist AR e usuários simultâneos extras.

Também podem ser montados planos personalizados conforme as necessidades.

Neste caso, é necessário entrar em contato com os especialistas para obter o orçamento.

Todos os planos são faturados anualmente, com renovação automática.

Acompanhe as particularidades e preços de cada plano.

TeamViewer Remote Access

Custa R$ 54,00/mês com faturamento anual, cobrado de uma só vez. Oferece como funcionalidades e recursos:

  • 1 usuário
  • Acesso remoto a 3 computadores ou servidores pré-estabelecidos;
  • Utilização por qualquer tipo de dispositivo;
  • Impressão de arquivos remotos em uma impressora próxima, sem necessidade de transferência de arquivo;
  • Tela escura.

Plano Business

Custa R$ 129,00/mês, com faturamento anual e cobrança de uma única vez. O plano abrange:

  • 1 usuário;
  • 1 sessão de conexão por vez;
  • Até 200 dispositivos podem ser gerenciados;
  • Até 10 participantes em reuniões;
  • Acesso não supervisionado seguro;
  • Impressão remota para Mac e Windows em qualquer impressora;
  • Compartilhamento de arquivos;
  • Acesso cruzado aos seus próprios dispositivos;
  • Suporte técnico por telefone.

Plano Premium

Custa R$ 249,00/mês faturados anualmente, pagos de uma só vez. Este plano oferece todas as funcionalidades do plano anterior e mais:

  • Até 15 usuários licenciados, porém, com 1 sessão por vez e possibilidade de ampliar para até 5 sessões;
  • Até 300 dispositivos podem ser gerenciados;
  • Informações personalizadas dos dispositivos;
  • Relatórios de acesso dos usuários;
  • TeamViewer web client.

Plano Corporate

Custa R$ 479,00/mês, faturados anualmente e pagamento de uma só vez. Oferece todas as funcionalidades do plano anterior e mais:

  • Até 3 sessões abertas ao mesmo tempo, podendo expandir para até 10;
  • Até 30 usuários licenciados;
  • Gestão de até 500 dispositivos;
  • Implementação em massa do aplicativo nos dispositivos que serão utilizados;
  • Relatórios de acesso a dispositivos;
  • Integrações a terceiros.

Quer conhecer uma alternativa ao Teamviewer? Veja nosso conteúdo sobre o Anydesk!

Conclusão

Como vimos, o Teamviewer é um aliado na hora de prestar suporte remoto ao seu cliente, colaborador e até mesmo para fazer trabalhos em grupo.

A ferramenta permite que você espelhe um dispositivo ou servidor em outro dispositivo, de forma prática e intuitiva, e faça quaisquer alterações, assim como envie comandos em casos de dispositivos IoT.

Com o software você pode configurar acesso remoto a dispositivos móveis ou computadores de forma não supervisionada, para que assim, você possa acessar este equipamento mesmo que não tenha ninguém utilizando.

Também é possível fazer transferência de arquivos entre dispositivos, compartilhar tela em reuniões pelo próprio aplicativo, conversar por chat com seus contatos, e fazer impressão de documentos mesmo à distância.

A ferramenta pode ser potencializada com a adição de complementos e integração a outros softwares, expandindo as formas de utilizá-la.

Gostou do nosso texto sobre o Teamviewer? Na B2B Stack você encontra mais de 20 mil soluções como essa para otimizar suas rotinas, e também pode avaliar seus softwares favoritos!

Banner com 5 estrelas e uma pessoa segurando uma delas. Abaixo temos o logo da B2B Stack e a imagem tem o fundo de cor roxa azulado

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados