7 dicas para startups e empresas acelerarem seu crescimento

Publicado em 9 de junho de 2022

startus como acelerar crescimento

Crescimento: este é o objetivo de todas as startups e outros tipos de negócios que estão iniciando suas operações, e até dos que já estão estabelecidos no mercado. Mas como startups e empresas podem acelerar esse crescimento?

Todo o caminho desde o planejamento de um projeto de empresa até sua viabilização e constantes aprimoramentos, especialmente quando se tem um produto core, é repleto de desafios e requer uma mentalidade orientada a dados e as ferramentas certas. Dessa forma, na era das startups revolucionárias, as empresas que ainda esgotam seus esforços nos processos tradicionais e ineficientes estão ficando para trás.

Por outro lado, quem aposta em escalabilidade e automação de processos com o uso de soluções como as da NetSuite, ganham credibilidade e vantagem quando chegam em uma rodada de investimentos, o que pode ser muito significativo para os resultados da empresa.

Somente em 2021, as startups brasileiras receberam mais de US $8 bilhões (mais de R $50 bilhões) em investimentos. Para se ter ideia, em 2020 este valor foi de mais de US$ 3 bilhões, conforme dados divulgados, e isso é um excelente demonstrativo do quanto esses investimentos ganharam força no último ano.

Você quer entender mais sobre o que diferencia as startups de outros tipos de empresas? Então continue no conteúdo e aprenda de uma vez por todas como acelerar o crescimento de empresas e startups com algumas dicas, conhecendo alguns dos produtos da NetSuite que apoiam seu crescimento desde o início.

O que são startups?

Startups são empresas caracterizadas pelo seu alto potencial de crescimento em curto prazo, e de maneira escalável, e são idealizadas e tocadas, inicialmente, por um grupo seleto de pessoas.

No geral, as startups são empresas novas e se diferem das empresas tradicionais, porque ainda não estão desenvolvidas por completo, entrando no mercado sem investimento inicial, apenas com uma ideia e um plano de ação.

Por isso, precisam buscar investidores que acreditem no seu modelo de negócio, para assim, conseguirem desenvolver um produto eficiente, que atenda às necessidades de muitas pessoas ao mesmo tempo, que seja lucrativo, e que possa ser lançado no mercado rapidamente.

Vale ressaltar que mesmo que as startups sejam baseadas em um modelo de negócio ideal, de acordo com o que se propõe, este modelo precisa ser enxuto e flexível para se adequar às diversas mudanças de cenário e incertezas a que essas empresas estão expostas.

Segundo, as startups são empresas que já nascem com a tecnologia como um dos seus pilares, então, estão sempre se apoiando em inovação para atingirem seu crescimento exponencial.

Terceiro, podemos citar como uma das principais diferenças entre esses tipos de empresas o fato de que uma startup visa o crescimento de receita rápido, mas com baixo e lento crescimento dos seus custos.

Enquanto isso, uma empresa com modelo de trabalho tradicional vai aumentando seus custos à medida que aumenta sua receita e fluxos de trabalho.

Por que empresas tradicionais precisam se inspirar nas startups?

Geralmente, as empresas tradicionais possuem uma cultura organizacional não muito flexível, mais voltada para o seu próprio lucro e menos para a inovação.

Isso pode trazer grandes desafios quando há uma mudança de cenário muito marcante no mercado, como as que foram causadas pela pandemia de COVID-19. Um exemplo disso são muitas empresas tradicionais que foram afetadas negativamente pela pandemia porque não estavam acostumadas a dar autonomia aos seus funcionários, e abruptamente precisaram os colocar em home office.

Os gestores dessas empresas, por sua vez, não sabiam o que fazer para manter os funcionários em trabalho remoto produtivos, e como evitar que eles se distraíssem do trabalho dentro das suas casas.

Em uma startup esses impactos são muito menores, pois essas empresas já estão acostumadas com a flexibilidade, com as tecnologias disponíveis no mercado que ajudam na colaboração em equipes, com as metodologias ágeis, e principalmente, possuem como vantagem competitiva a adequação rápida às mudanças quando necessário.

No cenário da pandemia que citamos, por exemplo, as startups viram até oportunidades de economizar dinheiro com o aluguel de espaços e mobilidade adotando o home office, e também apostaram na contratação de grandes talentos espalhados pelo país e pelo mundo.

Dica B2B Stack: Como acelerar o crescimento de empresas e startups

Agora que você sabe as principais diferenças entre as startups e empresas tradicionais, vamos à algumas dicas que podem ajudar seu negócio a acelerar seu tão sonhado crescimento, baseando-se em modelos disruptivos e inovadores das startups.

É claro que todas as dicas podem, e devem, ser refinadas de acordo com cada modelo de negócio, e vale lembrar que estudos e testes dentro da sua empresa são fundamentais para encontrar o caminho ideal de crescimento. Então, vamos lá?

Assegure-se de que tem o melhor produto

As empresas tradicionais, assim como as startups, que querem atrair a atenção do público e de investidores, precisam se assegurar de que realmente têm um produto ou serviço fantástico e inovador, assim como precisam garantir que conseguirão atender às altas demandas.

Hoje em dia, com as novas exigências dos consumidores, todos os hábitos e necessidades deles precisam ser levadas em consideração na hora de oferecer soluções, e é por isso que tantas startups se destacam, pois elas focam no que há de novo no mercado para contribuir com suas inovações.

Exemplos de produtos inovadores são os bancos digitais, que além de darem autonomia aos seus clientes, ainda forçaram o mercado a se adequar e desburocratizar de vez o sistema bancário.

Os bancos digitais são bons exemplos também dos pilares das startups:

Ter um modelo de trabalho repetível, que permite oferecer o mesmo produto, com a mesma qualidade, repetidas vezes, e escalável, que aumenta os investimentos no produto gradativamente conforme seus ganhos.

Rodadas de investimento

Essa é a parte mais importante para as startups, e que podem fazer parte das estratégias de crescimento de qualquer empresa: as rodadas de investimento, crowdfundings (financiamentos coletivos) e até o IPO.

No entanto, ao mesmo tempo que conseguir investidores é a saída para muitos negócios, pode ser muito difícil passar a credibilidade necessária, ainda mais quando se trata de produtos ainda em estágios iniciais de desenvolvimento.

É aqui que a tecnologia novamente faz sentido.

Para participar de rodadas de investimento ou outras formas de financiamento, as empresas precisam abrir para o mercado dados muito particulares sobre seus resultados, e de forma detalhada.

Para isso, é indispensável o uso de um software que integre todos os processos financeiros e de contabilidade desde o início das suas operações, como é o caso do software de finanças e contabilidade em nuvem da NetSuite.

Somente dessa forma é possível obter cálculos sincronizados e assertivos, garantindo que a empresa consiga demonstrar com veracidade todo o seu balanço periódico para investidores, ou para quem deseja ser um investidor.

Além disso, a NetSuite oferece softwares específicos para empresas apoiadas em investimentos, permitindo que os recursos sejam gerenciados e direcionados com mais eficiência.

Conheça seus concorrentes

As pesquisas de mercado são essenciais para conhecer seus concorrentes e ganhar vantagem competitiva, identificando oportunidades nas falhas e acertos da concorrência.

Um grande diferencial para empresas e startups é saber tudo sobre o mercado onde estão inseridas, não só com dados do seu público, mas também das empresas que estão obtendo sucesso em suas estratégias para atraí-lo e fidelizá-lo.

Aposte em parcerias

Uma grande vantagem tanto para as empresas tradicionais quanto para as startups é promover parcerias entre si.

Isso porque as empresas tradicionais podem entrar nessa parceria com sua experiência e as startups com a inovação, o que pode oferecer trocas de muito valor para o crescimento mútuo desses negócios.

Há vários tipos de parcerias que podem ser formadas entre empresas já estabelecidas e startups, e elas devem ter como base o alinhamento e identificação entre seus valores e objetivos.

Seja parceria logística, de marketing ou através de hubs tecnológicos, essa parceria precisa agregar receita para ambas as empresas envolvidas e expandir o reconhecimento das marcas.

Faça o melhor planejamento utilizando um ERP

Os ERPs são ferramentas incríveis que permitem a integração de todos os dados, de todas as áreas de uma empresa, para que eles possam ser gerenciados em conjunto e ganharem um sentido que baseie planos de crescimento e tomadas de decisões estratégicas.

NetSuite ERP, portanto, pode ser ideal para as empresas que querem crescer, e até mesmo expandir suas atividades globalmente, promovendo essa integração.

Indicado para empresas de pequeno porte às grandes organizações, o NetSuite ERP é uma ferramenta escalável e flexível.

No NetSuite ERP é possível gerenciar de forma automatizada os processos de gestão de pedidos e operações financeiras e contábeis do negócio, eliminando as falhas operacionais causadas por atualizações manuais, e garantindo que se obtenha dados em tempo real de qualquer lugar.

Escolha um CRM para gerir seus leads e clientes

O CRM também é outra ferramenta indispensável para as empresas que querem ter uma mentalidade orientada a dados para tomar decisões.

Isso porque esse tipo de software garante que você crie seu funil de vendas, e apoie seus leads e clientes em todas as etapas da sua jornada de compra, garantindo a identificação de oportunidades de vendas, e por consequência, de geração de receita.

E adivinha! A NetSuite também disponibiliza um CRM em sua suíte de aplicativos, que pode ser adicionado aos seus demais módulos para auxiliar na gestão das interações não só com os clientes, mas também com parceiros de negócio e fornecedores.

NetSuite CRM garante que você obtenha previsibilidade de vendas, além de oferecer ferramentas de automação de marketing e de monitoramento da experiência do cliente, permitindo identificar também os gargalos do seu produto e as dificuldades dos seus clientes.

Dica extra para o seu crescimento: Automatize todos os processos!

logo oracle netsuite

NetSuite é pioneira em serviços de computação na nuvem. Fundada em 1998, e adquirida pela Oracle em 2016, a NetSuite foi capaz de expandir seus serviços desde que nasceu para mais de 215 países, atendendo hoje a mais de 29 mil clientes globais.

A NetSuite oferece uma gestão integrada, automatizada e flexível através da sua suíte de softwares, que têm como um dos principais benefícios sua adequação aos negócios à medida que eles crescem.

Isso porque é possível adicionar cada vez mais módulos ao seu sistema, que vão da gestão de relacionamento com o cliente até o gerenciamento de pedidos, integração do seu financeiro e da contabilidade, tudo em sincronia com o estoque e gestão da sua área de recursos humanos.

Tudo isso é armazenado na nuvem para que todos consigam gerenciar seus dados de qualquer lugar e a qualquer hora, fundamental para as empresas que buscam constantemente oportunidades para o seu crescimento.

Além disso, a NetSuite atende aos negócios que estão expandindo globalmente ou que pretendem chegar a outros países, apoiando sua gestão financeira em diferentes moedas e auxiliando essas empresas a ficarem em compliance com as regras de tributação vigentes no comércio exterior.

Os produtos da NetSuite são indicados para empresas do mercado B2B, B2C e B2X, em vários estágios de desenvolvimento ou com características muito particulares:

A NetSuite também possui uma opção de módulo específico para empresas de serviços, o PSA (Automação de Serviços Profissionais), para que esses negócios possam automatizar e integrar seus processos, como:

A gestão de projetos e de cobranças, de registro de horas, dos recursos disponíveis, da sua contabilidade e finanças, assim como das contas a pagar.

Dessa forma, se você precisa de um software de fácil implementação e alta escalabilidade, faça um tour pelo ERP NetSuite e descubra na prática como ele pode apoiar seu negócio!

A maneira mais eficiente de acelerar seu crescimento

As empresas e startups que estão em busca de maneiras efetivas para acelerar seu crescimento sabem o quanto pode ser complicado construir processos escaláveis e cada vez mais aprimorados, para atender às necessidades do seu público e do seu próprio fluxo de trabalho.

Entretanto, hoje pode-se contar com ferramentas como as disponibilizadas pela NetSuite, que garantem aos negócios de todos os segmentos, tamanhos e etapas de desenvolvimento, terem processos integrados, sincronizados e com a segurança e praticidade da nuvem para escalar seu crescimento.

A NetSuite oferece produtos que necessitam apenas de uma implementação inicial, e que permitem a adição facilitada de cada vez mais módulos conforme as empresas vão ganhando forma.

Além disso, O ERP NetSuite e seu software de contabilidade apoiam as auditorias financeiras necessárias para as empresas e startups que querem abrir seu capital para captarem os investimentos que precisam para seguirem com seus planos de desenvolvimento.

Então, se você está buscando soluções para startups e para acelerar o crescimento de empresas, dê uma olhada nas avaliações dos usuários reais do Oracle NetSuite ERP no portal B2B Stack, e solicite o contato da empresa para obter sua demonstração gratuita!

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados