Entenda como o Legal One realiza a gestão de escritórios jurídicos

Publicado em 9 de junho de 2021

Com cerca de 80 milhões de processos em tramitação no Brasil, o setor jurídico é um dos que vem tentando superar seus desafios através da transformação digital. O Legal One foi desenvolvido justamente para auxiliar advogados e departamentos jurídicos neste processo de digitalização do setor.

A automação dos processos burocráticos nas áreas do Direito é indispensável para aumentar a produtividade dos profissionais, evitar as falhas dos processos manuais e centralizar as análises em apenas um lugar que disponibiliza as ferramentas certas.

Com apenas alguns cliques, os profissionais da área conseguem ter um controle eficiente sobre os processos que estão tratando, além de ficarem a par de atualizações legislativas e têm acesso às principais fontes de informações jurídicas.

Confira neste texto, o que é uma dessas ferramentas tecnológicas que ajuda na evolução do setor jurídico: o Legal One, da empresa Thomson Reuters.

O que é o Legal One?

Legal One é um software jurídico flexível que automatiza os processos do setor e consegue acompanhar as demandas de advogados e escritórios de advocacia, independente do nível da jornada em que se encontram, e é indicado também para departamentos jurídicos.

Para cada fase do negócio, o Legal One disponibiliza soluções adequadas à LGPD, que atendem às necessidades dos profissionais, auxiliando em seu crescimento sustentável e no aumento da produtividade. São elas:

  • Legal One Firm Starter
  • Legal One Firm Advanced
  • Legal One Firm Premium
  • Legal One Corporate

O Legal One disponibiliza o armazenamento dos dados em nuvem, desta forma, você não precisará se preocupar com pilhas de papéis e a organização de documentos se torna mais fácil e ágil.

Além disso, outro benefício da nuvem é a segurança dos dados para que não se corra o risco de perda ou vazamento das informações.

Também permite o cadastro automático de processos, o processamento de relatórios e acesso online às revistas dos tribunais.

A plataforma possui mais de 924 mil processos registrados, mais de 103 mil contratos e mais de 13 mil usuários ativos.

Empresa: Thomson Reuters

A Thomson Reuters é uma empresa multinacional, que desenvolve soluções inovadoras para os mercados Tributário, de Comércio Exterior, Contábil e Jurídico, que auxiliam os profissionais dessas áreas a tomarem as melhores decisões respaldadas em dados analíticos.

A empresa apoia diversas causas sociais como a inserção de PCDs no mercado de trabalho, a inclusão de diversidade no ambiente de trabalho, o combate à fome, à falta de educação e às mudanças climáticas, e possui um programa de estágio voltado aos jovens.  

Por 2 anos consecutivos, a Thomson Reuters ganhou o prêmio Forbes de Melhores Empregadores do Canadá, em 2020 e 2021, e possui diversos outros prêmios relacionados.

Também ganhou a premiação de principais novos produtos da Accounting Today, em 2020, por seu contato com a inovação.

No portal B2B Stack, a solução Legal One da Thomson Reuters recebeu boas avaliações de seus usuários, que disseram os problemas que resolveram com a utilização do software:

“Em consultas a base de legislação, jurisprudência e doutrina foi positiva para auxiliar nas pesquisas.”.

“Facilita o scrum! Organiza agenda! Equilibra o trabalho da equipe. Possibilita governança”.

Como funciona o Legal One?

O Legal One é adaptável às necessidades de quem o utiliza, portanto, para escolher os melhores módulos, funcionalidades e planos, é necessário entrar em contato diretamente com os especialistas da plataforma e selecionar a solução mais adequada.

Abaixo, abordamos os casos em que o Legal One pode ser útil.

  • Legal One para iniciantes na advocacia

Para quem está começando, automatizar os processos jurídicos já é a melhor forma de se adaptar às ferramentas que a tecnologia proporciona.

Desta forma, você criará uma cultura de gestão sólida desde o início, o que é muito importante para manter o acompanhamento de processos organizado e seguro.

É importante escolher o software certo que irá te acompanhar durante todo seu crescimento e desenvolvimento, para evitar os transtornos causados pela troca de ferramentas.

O Legal One Firm Starter é uma solução que pode se adequar ao seu modelo de trabalho e auxiliará os escritórios iniciantes no cadastro e acompanhamento dos processos, dando acesso às Revistas dos Tribunais, e auxiliando na gestão da agenda do escritório e dos serviços prestados.

  • Legal One para quem está em fase de crescimento

Para escritórios que estão expandindo suas atividades, o Legal One Firm Advanced pode ser uma boa escolha.

Possui funcionalidades essenciais para a gestão e acompanhamento de processos, permitindo também a atuação preventiva quando necessário.

  • Legal One para questões jurídicas complexas

O Legal One Firm Premium é indicado para escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos que tenham grande volume de equipes e processos para gerenciar e precisam escalar suas atividades.

Possui também todas as funcionalidades essenciais e mais funcionalidades particulares para melhorar as tomadas de decisão e otimizar os fluxos de trabalho.

  • Legal One para desafios jurídicos e empresariais

O Legal One Corporate disponibiliza mais segurança e ferramentas mais avançadas aos departamentos jurídicos das empresas.

Possui como particularidade um módulo Business Intelligence desenvolvido especificamente para o setor jurídico.

Com esta funcionalidade, você terá dados analíticos mais precisos, melhora a performance da gestão de seus processos, personaliza relatórios e consegue compartilhar indicadores e dashboards com outros membros da equipe.

Você poderá acompanhar o ciclo de vida e resolução dos processos Judiciais da corporação, gerenciar eventos financeiros, contratos, peças processuais e de documentos complementares e pelo GED, despesas legais, procurações e garantias e depósitos judiciais. 

Também possui ferramentas específicas para o departamento jurídico de imobiliárias, sendo possível realizar a gestão dos imóveis, de sites, licenças, alvarás, contratos de locação, tributos, certidões, garantias, entre outros, contando ainda com relatórios de diversos indicadores.

Quanto aos conteúdos editoriais, você terá acesso à:

  • Revista Dos Tribunais Online Trabalhista;
  • Coleção Soluções Práticas e Pareceres;
  • Coleção Doutrinas Essenciais;
  • Doutrina; 
  • Legislação Federal;
  • Súmulas;
  • Jurisprudência;
  • Thomson Reuters Proview;
  • Legislação Comentada;

No módulo consultivo, você conseguirá elaborar pareceres, analisar riscos jurídicos, mensurar performance individual e obter uma visão analítica de desempenho da corporação.

  • B2B Legal Conference, o maior evento jurídico online da América Latina

Para os profissionais do setor jurídico que não são familiarizados com a transformação digital e querem implementar em seu dia a dia ferramentas tecnológicas, ou para profissionais que querem estar sempre por dentro das inovações disponibilizadas para o setor, a B2B Stack realiza o evento B2B Legal Conference.

O evento reúne os principais nomes do setor jurídico, como a ProJuris, upLexis, AB2L e Distrito, para disponibilizar palestras, treinamentos e compartilhar experiências relacionadas à digitalização do setor jurídico e às mudanças que o setor está vivendo na era digital.

Você pode se inscrever na plataforma B2B Legal Conference clicando aqui. O evento é gratuito e você terá acesso a todos os conteúdos das palestras já realizadas.

Conclusão 

A transformação digital no setor jurídico já é uma realidade que pode trazer benefícios para todos os envolvidos.

Com a automação jurídica, os profissionais da área conseguirão ter mais agilidade para acompanhar seus processos em andamento e gerenciar clientes, se manterão atualizados quanto às legislações, contando ainda com a centralização de todas as demandas em apenas uma plataforma.

O software Legal One é uma das ferramentas desenvolvidas exclusivamente para o setor, reunindo soluções que atendem desde advogados autônomos e escritórios de advocacia em crescimento até departamentos jurídicos de grandes corporações, com armazenamento de todos os dados em nuvem, para que sejam acompanhados de qualquer lugar.

Aproveite para dar uma olhada também em outros softwares jurídicos no portal B2B Stack, compare soluções, veja as avaliações dos usuários e escolha a ferramenta mais adequada ao seu tipo de negócio.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados