Albato: saiba como criar integrações e automações

Publicado em 16 de dezembro de 2021

Precisa de ajuda para melhorar a infraestrutura e eficiência da sua plataforma? Vamos te apresentar a Albato, uma solução de integração e automação no-code e low-code que facilita todos os seus processos.

O número de negócios digitais, como agências, e-commerces, SaaS, lojas virtuais e marketplaces deram um salto durante a pandemia de COVID-19.

E isso não foi à toa. Dados divulgados do relatório Digital 2021 da We Are Social junto à Hootsuite, indicaram que 91,4% dos usuários de internet no Brasil fizeram alguma pesquisa por produtos ou serviços online neste período.

E ainda mais, 76% fizeram alguma compra online do seu desktop ou de dispositivos móveis.

Mas, para que uma empresa tenha sucesso nesse ambiente digital com tanta competitividade, é preciso ter diferenciais que vão de campanhas de marketing assertivas até uma estrutura completa de pagamentos e gestão.

E para isso, o uso de ferramentas inovadoras é essencial para manter todos esses processos funcionando em sincronia e livre de falhas operacionais causadas por atualizações e ajustes manuais.

Muitos micro e pequenos empreendedores pensam que ter processos totalmente integrados e automatizados é impossível para eles, mas isso não é verdade.

Soluções como as da Albato permitem que todos os tipos de negócios digitais, independente do seu tamanho e familiaridade com programação do empreendedor, sejam capazes de implementar essa inovação, que garante maior vantagem competitiva no mercado.

Entenda mais ao longo deste conteúdo.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é Albato?

Logo da Albato na cor salmão

A Albato é uma startup fundada em 2018 com 75 mil clientes globais, e investiu US$ 1 milhão para entrar no mercado brasileiro com o objetivo de promover sua plataforma amigável e intuitiva de integração de softwares e automação de processos no-code e low-code.

Pensando no déficit de mão-de-obra de desenvolvedores em relação ao aumento do número de negócios digitais, que impacta diretamente as micro e pequenas empresas, a Albato pretende utilizar este investimento para “expandir a atuação e o desenvolvimento do produto” no país, como disse a head Brasil da Albato, Elena Senik.

Isso significa que os empreendedores sem familiaridade com programação e que também não possuem recursos suficientes para contratarem um desenvolvedor, usando a Albato poderão criar sozinhos mais de 14 mil integrações e automações úteis entre mais de 200 sistemas, sem precisar digitar nenhuma linha de código.

Estão disponíveis tanto um construtor de integrações, onde o usuário ajusta tudo que precisa e tem maior flexibilidade, quanto modelos já pré-definidos que resolvem algum problema específico. Por exemplo, repassar dados de leads coletados do Facebook para a RD Station Marketing.

Ao mesmo tempo, usuários mais avançados e habituados com lógica de microserviços e documentação API, também conseguirão usufruir dos recursos da solução, podendo acrescentar qualquer plataforma que ainda não está na lista dos serviços integrados da Albato, também sem código, usando o Construtor de aplicações, o Builder.

Como funcionam as soluções Albato?

Para começar a entender como os produtos de integração e automação da Albato funcionam, é preciso saber o que são, de fato, esses processos e o porquê de fazê-los.

Vamos exemplificar, bem brevemente, da seguinte forma:

Você possui um e-commerce e quer gerenciar leads gerados por dele.

Integrando sua loja virtual à um CRM, você pode criar gatilhos que desencadeiam uma sequência de acontecimentos automática, por exemplo quando um potencial cliente preencher um formulário de contato na sua plataforma.

Com o CRM integrado e a ação do lead (gatilho), ele pode ser transferido direto para o seu funil de vendas, conforme o perfil e outros parâmetros de segmentação.

A integração, então, trata-se da troca de dados entre dois ou mais sistemas, e a automação, trata-se da configuração de gatilhos que fazem esses dados serem transferidos entre as ferramentas integradas automaticamente, da forma que a empresa desejar.

Isso pode ser feito com milhares de outros processos: de vendas, marketing, gestão financeira, fluxos de tarefas, e muitos outros, e sem uma solução como as da Albato, isso tudo exigiria centenas de códigos, desenvolvidos especificamente por especialistas.

Imagem de um editor de código mostrando várias linhas de código representando uma integração ou uma edição de programas

Porém, com as demandas diárias dos Devs e o foco na melhoria contínua de produtos, criar esses scripts para integrações manualmente ocupa muito tempo, que poderia ser direcionado para outras tarefas.

É neste momento que, novamente, as soluções da Albato fazem sentido, pois a documentação de API para integração já está pronta, bastando apenas que os desenvolvedores leiam, entendam a lógica e a configurem rapidamente conforme as necessidades do negócio.

Os produtos da Albato facilitam as tarefas tanto de quem não possui conhecimento nenhum em códigos e sem formação em TI, neste caso é utilizado o produto no-code, até os usuários intermediários e mais avançados, que não podem perder tempo e precisam do apoio das soluções low-code.

Através da solução para o usuário final da Albato é possível integrar e criar automações sem nenhum código (isso mesmo! ZERO de código), e com apenas alguns cliques, entre ferramentas como:

Bitrix24, RD Station, Pipedrive, Facebook, Slack, todas as aplicações do Google (inclusive Google Analytics e BigQuery), Hubspot, Trello, Loja Integrada, Hotmart, ContaAzul, Shopify e outros tantos serviços de e-mail marketing, e-commerce, ed-tech, serviços analíticos e outros sistemas.

Além disso, é possível automatizar as vendas em marketplaces, como no Aliexpress, centralizar todos os seus canais de comunicação em um só lugar como WhatsApp, Messenger e e-mail, para agilizar seu atendimento e help desk, gerenciar as vendas em sincronia com estoque, financeiro e contábil e cuidar da jornada do cliente do início ao fim.

Imagem com duas telas mostrando campos que o usuário selecionar opções de criação de sistemas na Albato

E caso você não encontre algum aplicativo que precise integrar, através da ferramenta Builder você mesmo pode adicioná-lo em apenas 15 minutos, sem precisar solicitar à Albato, basta que a outra solução tenha API aberta e você entenda a lógica das APIs.

Novo produto Albato para plataformas SaaS na Product Hunt

O Product Hunt é um site que funciona como uma comunidade onde novos produtos tecnológicos, como aplicativos, plataformas e outros projetos podem ser compartilhados por seus desenvolvedores, e outros membros podem votar e avaliar os mais inovadores.

No site, a Albato lançou sua solução white-label para plataformas SaaS, o Albato Embedded.

Os desenvolvedores de produtos SaaS sabem que com a transformação digital acontecendo de forma acelerada, oferecer integrações nativas nas suas plataformas é um diferencial para conquistar aqueles usuários que precisam ir além do seu produto core e automatizar e sincronizar ainda mais processos.

Porém, criar esses marketplaces próprios de APPs para integração consome muito tempo dos desenvolvedores, que precisam atuar em outras frentes e prestar suporte, e não podem desfocar do desenvolvimento do seu próprio produto.

Com o Albato Embedded, portanto, as plataformas SaaS contam com a própria Albato para criar e gerenciar as APIs das integrações que são ofertadas na interface da sua plataforma SaaS.

Um exemplo de caso de uso do Albato Embedded é o da Jivochat, uma plataforma de chatbot que oferece aos usuários, além dos seus próprios produtos, a integração nativa com outros sistemas para que eles possam centralizar todas as suas ferramentas de comunicação sem que precisem sair para os outros aplicativos.

Isso garante que a experiência do cliente seja baseada totalmente no seu produto, e a Albato trabalha por trás de todas as manutenções de API necessárias para fornecer estabilidade e evolução rápida da plataforma.

A parceria com a Albato permitiu que o Jivochat diminuísse em 34 meses o tempo de desenvolvimento das integrações que disponibiliza, e sua receita média por cliente aumentou em 30%.

Dê uma olhada na evolução do Jivochat com o Albato Embedded no gráfico abaixo:

A imagem contêm informações de integração entre a Albato e o Jivochat mostrando um gráfico a esquerda e informações relativas ao processo de integração a dreita

A inovação trazida com o Albato Embedded ganhou o prêmio #1 Product of the day, de primeiro lugar de produto com mais votos do dia no Product Hunt!

Para quem o Albato é indicado?

A Albato é uma solução B2B, indicada para empresas que têm um comércio eletrônico e empreendedores que não têm conhecimento de TI, mas que precisam de processos de gestão integrados para suas lojas e negócios virtuais.

Suas soluções também atendem aos desenvolvedores mais avançados para otimização de tempo, e sua oferta white-label é focada nas plataformas SaaS.

Vários times podem utilizar a Albato para integrar seus processos, como equipes de recursos humanos, marketing, vendas, analistas de dados e equipes de agências publicitárias.

Quanto custa o Albato?

A Albato possui 5 tipos de planos: Free, Plano Basic, Standard, Premium e Business, e oferecem testes grátis por 14 dias para que você entenda qual é o mais adequado às suas necessidades.

Você terá 10% de desconto se optar por assinar o plano semestral, e 20% de desconto se assinar o plano anual.

Há ainda, um programa de indicação onde você pode ganhar até 20% do valor pago por cada usuário que se cadastrou através da sua indicação, sendo que a recompensa é cumulativa e pode chegar até 100% de desconto do seu plano.

O plano Free é o plano gratuito de forma vitalícia, que funciona para integrações API, abrange recursos como 1 credencial de acesso para cada serviço que você for utilizar, até 500 transações nas integrações, até 3 integrações com 2 passos cada, e ajuda de um especialista para criar uma integração.

Já os planos pagos variam entre R$ 69 a R$ 795/mês, e podem oferecer até 30 mil transações de integrações, 50 credenciais de acesso para cada serviço que você integrar e integrações ilimitadas.

Conclusão

A integração e automação de processos hoje é indispensável para qualquer negócio que queira dar certo.

Sem isso, é impossível dar conta de toda a gestão empresarial, coletar e sincronizar dados automaticamente, eliminar falhas operacionais e de análises que geram custos excedentes e ser mais assertivo em todos os aspectos da empresa.

Pensando no volume de negócios digitais que vêm surgindo ao longo de 2020 e 2021 e na baixa quantidade de desenvolvedores no mercado para atender às altas demandas, a Albato entrou no mercado brasileiro com soluções no-code e low-code para essas dores.

A plataforma permite que os empreendedores façam a integração de dezenas de sistemas e criem milhares de automações que agilizam e dão eficiência em todos os seus processos.

O diferencial é que isso pode ser feito sem ter que utilizar nenhum ou pouco código, mas quem sabe programar também consegue usufruir das ferramentas através da configuração das APIs já estabelecidas pela plataforma.

Além disso, para os desenvolvedores de SaaS, o Albato Embedded pode ser a solução para criar as integrações nativas da interface da sua plataforma sem tirar o foco do suporte e construção do seu próprio produto, contando com especialistas para realizarem todo este processo e manutenção.

Quer conhecer mais sobre a Albato? Veja o que os usuários reais dizem em suas avaliações no B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados