Atualmente Anitta é uma cantora com grandes sucessos nas suas estratégias de marketing, proporcionando grandes audiências de público e visualizações nas plataformas de reprodução de áudios, mas também acumula grandes críticas por conta do seu sucesso. Anitta se tornou um fenômeno mundial, e em 2014 ela assumiu a gestão da sua própria carreira.
Conseguindo resultados fantásticos com a sua própria gestão, o hit “Envolver” a levou para Guinness Book com recorde de reproduções no mundo todo, atingindo o primeiro lugar no Spotify Global e se tornou a primeira artista brasileira e latino-americana em carreira solo a liderar o ranking, além de ter ganho um VMA recentemente.
Conhecida por seu talento musical, Anitta também é famosa por ser uma das artistas que melhor usa as ferramentas de marketing e estratégias de comunicação nas suas ações, isso de acordo com a matéria no site Exame.
Continue lendo o texto para aprender como aplicar as estratégias de marketing e crescer como a Anitta!
Segundo o site Meio e Mensagem, Anitta é um dos melhores exemplos de criatividade e posicionamento de marketing presente no Brasil, devido a sua capacidade de usar a mídia espontânea ao seu favor, como nenhuma outra celebridade, ela consegue ser o veículo e ao mesmo tempo a mensagem.
Um grande exemplo disso, é que durante a pandemia, os influenciadores de games começaram a ganhar grande destaque devido ao isolamento social. A cantora Anitta, prontamente começou a falar de games e participar de algumas partidas.
Aproveitando o grande sucesso dos jogos onlines, Anitta lançou o clipe chamado A Tropa no Youtube, e hoje tem mais de 10 milhões de visualizações que trazem diversas referências aos jogos de Free Fire.
Então, quando se trata de conquistar um novo público, ela consegue agir rapidamente e muitas vezes até de forma antecipada. Afinal, a cantora possui grande capacidade de entender o que está sendo consumido e como aproveitar as novas tendências.
Como é o Marketing da Anitta?
A primeira coisa a entender é que Anitta é a personalidade brasileira mais importante do mundo hoje, isso porque ela conseguiu atingir diferentes públicos e diversas culturas.
Uma das suas grandes sacadas da Anitta é aproveitar a estratégia de Marketing de oportunidade como vimos na criação do clipe quando o assunto mais falado era sobre jogos. Além disso, ela consegue fechar parcerias com personalidades que estão em alta.
Desde o começo de sua carreira, a cantora compreendeu a importância de estar no centro das diferentes mídias, por isso fez clipes, músicas, aparições em programas e shows.
Somente no ano de 2019, a cantora lançou 27 clipes, sendo mais de 2 clipes por mês, tornando-a a segunda artista mais ouvida no Brasil, em 2022, além disso, a cantora tornou-se a artista brasileira com mais seguidores no Instagram em 2020.
Outra grande estratégia é sempre buscar ter criatividade para construir novas estratégias, e sobretudo ter um olhar treinado para identificar as oportunidades em meio às crises ou mudanças de mercado. Uma grande virtude da Anitta é não ter medo de testar coisas novas.
Anitta possui grande capacidade para mapear os possíveis novos públicos e construir estratégias para alcançá-los, dessa maneira, encontramos um movimento constante no seu estilo musical comparado ao início da sua carreira, alternando entre o funk e o pop.
Além disso, na carreira da cantora é possível encontrar a presença de storytelling, sendo essa estratégia uma maneira de gerar identificação com o seu público, trazendo histórias em comum, engajando e retendo o seu público, com histórias que envolvem sentimentos e emoções.
No caso de Anitta, contar sua história por meio de entrevistas exclusivas sempre foi importante para a cantora, isso porque as pessoas possuem grandes curiosidades em conhecer o seu ídolo mais profundamente, fator esse que lhe rendeu um documentário na Netflix chamado Vai Anitta.
O que podemos aprender com a Anitta
Aprendemos com a Anitta a importância de termos uma postura de gestora que atenda os 5 requisitos da gestão, sendo necessário planejar, implementar, organizar, dirigir e verificar.
Como gestora da sua carreira a Anitta, consegue gerenciar muito bem os seus projetos, tendo um espírito de liderança nato, onde ela orienta tudo o que deve ser feito, essa postura de liderança algumas vezes foi interpretada pela mídia como uma pessoa autoritária e grosseira.
Em suas entrevistas ela ressalta a importância de ser metas a longo prazo, construir um olhar para o problema e como encontrar a solução para ele. Por isso, devemos sempre entender os nossos reais objetivos e traçar metas claras de como podemos atingi-los.
Uma ferramenta interessante que pode ser utilizada tanto para empresários quanto para pessoas anônimas é ferramenta de Canvas, sendo esse um quadro que pode ser construído com post-it para visualização do plano de ações, incluindo etapas importantes para a realização da meta.
Além disso, Anitta nos ensina que o sucesso depende de muito trabalho duro, e que independente da classe social as pessoas devem primeiramente acreditar em seus sonhos verdadeiramente.
A Anitta se tornou a primeira brasileira a cantar no MTV Video Music Awards 2021, em Nova York, aquela garota que nasceu em Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, abre portas para que outras mulheres possam realizar feitos incríveis e acreditarem em si mesmas.
Anitta e as plataformas de streaming
Anitta é um nome de muito sucesso praticamente em todas as plataformas de streaming em que ela divulga o seu trabalho, alcançando sempre o topo das listas de reprodução em diferentes plataformas.
Anitta e o Youtube
Anitta possui atualmente 16,8 milhões de inscritos, o seu videoclipe com maior sucesso é a música Envolver com mais de 389 milhões de visualizações.
Mantendo excelentes números no youtube em geral, além disso, ela é conhecida por ser uma das artistas nacionais com mais recordes de visualizações.
Quais são as empresas da Anitta
Atualmente com 29 anos, além de ser a sua própria empresária, ela possui uma carreira empresarial de muito sucesso, ocupando grandes cargos de liderança e estratégias em grandes empresas.
Segundo o jornal CNN Brasil, a cantora assumiu o posto de embaixadora global da marca Nubank, e foi integrante por 14 meses do conselho do Nubank. Agora como embaixadora passa a frente das estratégias de marketing da instituição.
Sendo esse um relacionamento estratégico muito proveitoso para ambas as partes, sabendo do grande crescimento da instituição financeira e do sucesso internacional de Anitta. Além disso, ela também possui uma empresa com seu irmão, chamada Rodamoinho.
Como Anitta administra sua carreira
Muitos podem até não gostar da Anitta como artista e do seu estilo musical, mas não há como argumentar que ela é um caso de sucesso no país em termos de empreendedorismo, gestão de carreira e, por que não, de sonhar o mais alto possível.
Demorou anos para fechar a alianças de grande porte com videoclipes que nunca deixou de surpreender o público. A entrada no mercado internacional só começou em 2016, inicialmente com muita dificuldade.
Anitta administra a sua carreira com pulso firme, é uma pessoa extremamente exigente com os resultados, por isso teve que enfrentar diversas vezes produtores que impactavam negativamente no seu lado criativo.
Muitas ideias que ela tinha eram vistas como fracassadas, entretanto, ela sempre teve pulso forte de ir lá e fazer, ou seja, ela é uma mulher de resultados.
A sua carreira é baseada em estratégias pensadas para o longo prazo com objetivos grandes.
Anitta e sua marca pessoal
Anitta sempre trabalhou muito para fazer do seu nome uma grande marca de divulgação. Além do incansável trabalho musical, lançando músicas novas e vídeos sem parar, Anitta também associou o seu nome com pessoas e marcas famosas, nacionalmente e internacionalmente. Fazendo assim que o seu nome se tornasse uma grande marca.
Isso lhe rendeu várias matérias na revista Forbes, aparecendo na lista das cantoras mais ricas do mundo, com um valor estimado em R $550 milhões.
É muito claro como o marketing pessoal pode elevar um artista ao patamar de uma marca icônica, acompanhamos que ela é ativista por muitas causas e sempre buscou estar em empresas com cujo propósito e valores se identifica.
Como a Anitta planejou sua carreira?
Primeiramente a cantora dedicou anos para consolidar a carreira nacional, após atingir o seu objetivo, Anitta decidiu expandir seu alcance no mercado musical, a carioca decidiu então se aventurar em território internacional.
Fato é que muitos artistas brasileiros já haviam tentado, mas sem alcançar o mesmo resultado, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Sandy & Junior e Luan Santana , que já gravaram músicas em outros idiomas e excursionaram por vários países. No entanto, o projeto funkeira fez sucesso, lançando músicas principalmente em inglês e espanhol envolvendo nomes internacionais.
Para isso ela estudou diversos idiomas, entendeu as tendências do mercado musical e digital, a importância da música latina (daí a escolha do ritmo reggaeton em músicas como Paradinha), e trabalhou muito o seu marketing
Curso de Marketing e Empreendedorismo da Anitta
A cantora Anitta criou o Anitta Prepara, curso de empreendedorismo e marketing para universitários, oferecido em parceria com a faculdade Estácio. Agora, a Top 1 Global não será apenas cantora, palestrante e empresária, mas também professora universitária.
Neste curso, os alunos podem aprender estratégias de negócios, inovação e marketing por meio de oito módulos de estudo on-line, um dos quais é livre com a cantora.
Segundo a instituição de ensino, todo o processo de inscrição para o curso será feito online e o acesso aos materiais ficará disponível aos participantes por seis meses, ao final do qual será enviado um certificado aos alunos.
6 lições de Marketing que aprendemos com a Anitta
Anitta realmente é uma grande referência quando o assunto é marketing e mercado musical, fazendo se destacar e sempre reconhecida e envolvida algumas polêmicas, seu nome sempre continua sendo ouvido e isso lhe dá visibilidade.
Com isso em mente, separamos algumas lições de Marketing que podemos aprender com a Anitta.
Tenha um bom relacionamento com seu público
Anitta conhece a sua geração de fãs e também sabe como alcançá-los, pois é um público que está sempre atento ao que está acontecendo no mundo digital e sempre opina sobre temas atuais.
Saber quem é seu público, onde ele está e o que espera de você foi um grande diferencial para a carreira da cantora. Ela se esforça para estar presente nas redes sociais e manter constantemente sua imagem em alta, costumando interagir muito com seus seguidores e está sempre atenta aos “memes” e tendências que estão por aí.
Seja visto
Sempre vemos a Anitta está com novos projetos, em vários programas de TV e sempre com alguma música nova, acompanhada de um videoclipe muito bem produzido que agitando assim o mundo musical, comentando assuntos atuais e interagindo com seus fãs. Isso torna o compromisso da cantora muito alto fazendo com que ela seja uma referência em vários aspectos.
Featuring e co-marketing
A Funkeira não estagnou na criação de músicas como outros cantores, pelo contrário, nos últimos anos tem optado por diversos públicos, do sertanejo ao forró, passando pelo reggaeton, colaborando com artistas como Cardi B, Snoop Dogg e a drag queen brasileira Pabllo Vittar.
Invista em internacionalização
Em linha com o co-marketing e como Anitta investe em apresentações, outro destaque da sua carreira é a forma como conseguiu levar o seu trabalho internacionalmente , sendo essa ação muito conbiçada por vários cantores que nem sempre consegue.
Na imagem abaixo Anitta foi a primeira brasileira a receber o prêmio VMA da MTV.
Invista em Storytelling
Esse é outro ponto em que Anitta investe muito em sua carreira e que também é uma estratégia de marketing, storytelling, que nada mais é do que contar histórias de uma forma que atraia o público e ao mesmo tempo a marca ou imagem humanizada.
Ela começou a transformar o seu dia-a-dia e rotina pessoal e profissional em uma espécie de história, algo que sua rotina compartilha e seus fãs podem acompanhar sua vida e os objetivos que Anitta alcança com seu trabalho.
Inove sempre
Anitta inovou e quebrou barreiras. Sabemos que o Brasil é construído sobre vários estereótipos, principalmente racista, sexista e LGBTQfóbico. Isso torna o funk um gênero muito pejorativo e pouco valorizado, pois é originário de comunidades negras e periféricas. Certamente pela dificuldade de tornar a representação latente.
A artista teve que provar para si mesma e para os outros, ao longo dos anos que, embora tenha vindo da periferia e iniciado sua carreira como cantora de funk, ela poderia realmente se destacar da multidão e quebrar esses estereótipos limitantes.
Conclusão
Finalizando, podemos analisar que a cantora vai muito além do hit envolver, pois é uma das grandes artistas nacionais dos últimos anos. Além disso, soube traçar e trilhar o seu caminho até os topos das parada de sucesso nacional e internacional, sendo hoje em dia considerada um dos principais cases de sucesso de Marketing que se tem notícias no mundo da música.
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments