Botmaker: Como automatizar processos com bots

Publicado em 20 de junho de 2022

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Em um cenário em que cada vez mais os clientes buscam soluções online de atendimento e jornada de compra, as empresas precisam garantir que o serviço seja entregue com qualidade. Uma alternativa para ajudar nesse processo é a programação de bots para ajudar nas respostas e questões que são mais frequentes. Uma plataforma que oferece esse serviço é a Botmaker

Confira nesse artigo uma explicação do que são bots, porque eles são tão úteis na rotina da empresa, principalmente nesse momento, e como a Botmaker pode ajudar sua organização a ser mais rentável e produtiva.

O que são bots?

Muitos ainda têm dúvidas sobre o que são e o que fazem os bots. 

Bots são aplicações pré programadas para realizarem algum tipo de função na internet. No caso dos chatbots, são recursos voltados para a conversação e troca de informações. Por exemplo, enviar uma mensagem automática de ausência nos horários em que a empresa não estiver funcionando. Ou até mesmo cadastrar as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes para serem respondidas sem esforço humano.

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Tudo isso é possível graças à inteligência artificial e ao aprendizado de máquina. Com apenas algumas configurações é possível adaptar os exemplos para a realidade da empresa e criar muitos outros mais. Dessa forma, se economiza tempo e recursos que podem ser destinados para outras tarefas. 

A Botmaker é uma empresa que oferece soluções de criação e administração de bots para outras companhias, seja qual for o segmento que elas atuem. 

Estes podem ser utilizados para os mais diversos fins:

  • Atendimento ao cliente
  • Suporte externo
  • Suporte interno
  • Automatização de vendas
  • Relacionamento com leads
  • Gerenciamento de campanhas
  • Agendamento de compromissos
  • Gestão de RH, entre outros

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Quais são as vantagens de utilizar bots?

Existem inúmeras vantagens de se introduzir chatbots na rotina e nos processos da empresa. Confira abaixo alguns pontos positivos a serem considerados quando se contrata esse serviço.

Disponibilidade

Ao contratar e colocar um serviço de chatbot na rotina de atendimento, você garante que o cliente receba uma resposta em qualquer hora do dia. 

Além disso, muitos usuários aproveitam feriados e finais de semana para pesquisar e comprar produtos e serviços. Disponibilizar uma equipe de atendimento humano para esses momentos custaria bastante. 

Uma solução é deixar o bot programado para responder perguntas comuns e, em casos de problemas mais específicos, direcionar para abrir um chamado ou enviar um e-mail para ser resolvido em horário comercial. Assim, o cliente não fica sem resposta e entende que a empresa se preocupa com ele.

Produtividade

Existem muitas tarefas, principalmente aquelas que se repetem constantemente, que podem ser automatizadas via bot. Diminuindo o esforço nelas, a equipe pode se redirecionar para resolver outras pendências. Sobra mais tempo para o que realmente importa e a produtividade aumenta. 

Padronização

Os chatbots garantem a padronização do atendimento, pois os clientes receberão as respostas que precisam da forma que foi configurado pelos administradores. Dessa forma, a eficiência do atendimento e a satisfação do cliente aumentam, trazendo mais confiança e conquistando eles para novos contatos e novos negócios.

As soluções da Botmaker

A Botmaker conta com diversas soluções na área de tecnologia para auxiliar a rotina de trabalho das empresas. Soluções essas que vão desde o início do atendimento até a mensuração dos resultados.

API

A plataforma traz a possibilidade de integrar APIs para potencializar os resultados. API é a sigla para Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação na tradução para o português. Na prática, são aplicações que permitem a conexão de sistemas para garantir a melhora dos processos. Dessa forma, os softwares trocam informações entre si sem que o administrador precise acessá-los todas as vezes.

Live chat

A opção de Live Chat oferece atendentes em três modalidades: Equipe 100% humanizada, equipe 100% automatizada ou equipe híbrida. Assim, vários atendentes ficarão à disposição dos clientes. Há a opção de deixar o bot para o início do atendimento e enviá-lo ao atendente humano caso seja necessário. 

Inteligência artificial

Através do aprendizado de máquina, a Botmaker traz uma tecnologia que consegue interpretar tanto mensagens de texto quanto áudios enviados. Assim, por exemplo, mesmo que existam variações da mesma pergunta, como “Quanto custa o produto X?” e “Qual o preço do produto X?” ele consegue identificar que se trata de uma dúvida sobre o valor de determinado produto e traz a resposta correta.

BI e análise de dados

Tão importante quanto planejar e executar todos os processos da empresa é medir se eles estão sendo eficientes ou não. Por isso a Botmaker disponibiliza uma plataforma de análise de dados com dashboards e resultados de KPIs. Além disso, é possível importar os dados para outros softwares próprios para a inteligência de dados, como o PowerBI para análises ainda mais profundas.

Botmaker Call

Por fim, uma função que foi integrada recentemente à gama de serviços é a chamada de áudio e vídeo. Assim, os assistentes humanos podem contatar os clientes para consultas mais específicas e personalizadas.

Integração com outros softwares

Como informado anteriormente, a Botmaker possui integração via API com diversos softwares, que ajudam desde o atendimento ao cliente até a diretoria, passando pela maioria das áreas da empresa. Confira abaixo algumas das opções disponíveis.

Telegram

O Telegram é um aplicativo de mensagens que vem crescendo em popularidade no Brasil. Então, além de soluções para o Whatsapp, a Botmaker possui integração com ele para a criação de chatbots que respondam questões frequentes e criando segmentação de assuntos. 

Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação interna e externa para a empresa. Com bots, é possível aumentar a produtividade criando respostas para perguntas recorrentes como data de fechamento, status de agendamento e até mesmo processos de férias.

Caso tenha dúvidas sobre o que é o Slack e como ele funciona, você pode acessar esse post da B2B Stack. Ele é um guia completo para empresas que ensina como usar e como obter o melhor da plataforma. 

Website

Além de aplicativos diversos, também há a opção de configurar chatbots para o próprio website da empresa. Assim, ao entrar na home, o usuário já conta com uma opção que o guie por entre as páginas e o suporte nas diversas dúvidas que podem surgir.

Facebook Workplace

O Workplace é a solução da Meta, a mesma empresa do Facebook, voltada para empresas. Ao integrar com bots se automatiza diversas tarefas da rotina de um escritório como reserva de salas, controle de RH e do setor financeiro e suporte para colaboradores.

Redes sociais

Instagram, Twitter, Facebook… Hoje a presença digital é primordial para o sucesso da empresa. E mais do que isso, ela precisa estar em constante diálogo com o cliente. Com os bots, vem a possibilidade de responder sempre o cliente e melhorar o atendimento oferecido.

Alexa

Outro software que vem crescendo em uso no Brasil é a Alexa. A assistente virtual da Amazon já conta com muitos usuários e ao realizar a integração é possível criar bots que falam para interagir com os clientes.

Mercado Livre

Sendo uma ótima ferramenta para ajudar nas vendas, os bots podem ser conectados à plataforma do Mercado Livre. Dessa forma, ajudam a responder às questões deixadas nos produtos, assim como a segmentar os clientes e direcionar para os setores responsáveis.

Planos disponíveis

Atualmente, a Botmaker conta com 3 planos disponíveis: Standard, Business e Enterprise. Todos contam com a criação de conta e primeiro mês de uso gratuito para até 3.000 usuários. Para acrescentar a plataforma de negócios do Whatsapp é cobrado um valor à parte uma única vez. Sobre as especificações do dos planos:

Standard

O plano Standard conta com 3.000 usuários diários, bots ilimitados, 10 operadores além de suporte via plataforma e e-mail. É o mais indicado para pequenas empresas.

Business

Já o plano Business conta com 5.000 usuários diários e 20 operadores, além de todas as vantagens do plano anterior. Bom para empresas que já atendem mais clientes diariamente.

Enterprise

Por fim, o plano Enterprise é o mais completo de todos, sendo uma ótima opção para grandes empresas. O número de usuários diários é ilimitado  e a quantidade de operadores é definida pela necessidade da organização. E além do atendimento via plataforma e e-mail, também existe a possibilidade de suporte por telefone.

Para consultar a tabela completa de planos e valores, acesse este link.

Conclusão

Neste artigo você pode aprender o que são os bots e porque eles estão sendo cada vez mais usados pelas empresas. Entendeu quais são as vantagens de implementá-los na rotina da organização e de quais formas isso seria possível.

Além disso, conheceu mais sobre a Botmaker, uma empresa especializada em automatização via bots e sobre suas soluções disponíveis para integrar processos e plataformas. Por fim, um resumo de algumas das principais ferramentas que possuem integração com a Botmaker, bem como os planos disponíveis.

E se você ficou com dúvidas sobre algum dos softwares listados, pode contar com a B2B Stack, que é o maior site brasileiro de busca e avaliação de softwares para empresas. Com ela, você pode encontrar o melhor custo benefício para o programa ou serviço que esteja buscando!


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