Ao longo dos últimos anos, o comportamento e hábito de compra da população brasileira está mudando, e muito disso se dá pelas ferramentas de e-commerce que foram surgindo, como a Shopify, que fizeram uma revolução nas formas de comprar e vender online.
Não muito antigamente, era comum ouvir que comprar pela internet não era seguro por ter de fornecer dados pessoais, e muitas pessoas se sentiam inseguras em relação à qualidade dos produtos que chegariam em suas casas.
Porém, com essas mudanças de hábito cada vez mais crescente, os próprios consumidores começaram a se engajar mais com as lojas online.
A partir dos feedbacks sobre produtos adquiridos, sobre a experiência de compra que tiveram nas plataformas, indicações, entre outras informações importantes compartilhadas com outros usuários, quem já estava acostumado com as compras online acabou motivando outras pessoas a realizarem a mesma ação, e assim, acreditarem na idoneidade dos negócios virtuais.
Trazendo isso para o contexto atual, com a pandemia de COVID-19, o comércio eletrônico que já estava crescendo há alguns anos alavancou de vez, em um ritmo bastante acelerado, e a tendência é que eles continuem crescendo cada vez mais por terem proporcionado tanta comodidade e praticidade aos envolvidos.
As pessoas passaram a ver as lojas virtuais como suas aliadas durante o período de isolamento social, tanto quem compra quanto quem vende.
Por isso ferramentas como o Shopify são tão importantes neste processo. Elas auxiliam os vendedores a atenderem suas demandas e, por consequência, fazem com que os compradores tenham experiências cada vez melhores nessas plataformas.
Veremos então, como funciona o Shopify, suas vantagens e desvantagens, funcionalidades oferecidas, entre muitas outras informações que o ajudarão na escolha da melhor ferramenta para administrar suas vendas online.
O que é o Shopify?
Shopify é uma plataforma para criação, divulgação e hospedagem de e-commerces, que oferece recursos para administração de lojas virtuais e até mesmo físicas, facilitando também a divulgação de seu negócio e a gestão de suas campanhas de marketing digital.
Faz integração com uma gama de aplicativos de design de loja, marketing, gestão de estoque, finanças, logística, entre outros, que serão cruciais para o bom funcionamento do e-commerce.
O Shopify oferece insights sobre seu negócio online através de relatórios personalizados, que facilitam as tomadas de decisão e a metrificar a eficácia de suas campanhas.
Você pode optar por utilizar seu próprio domínio ao montar seu e-commerce ou comprar um domínio disponibilizado pela Shopify.
Através do PDV Shopify para iOS e Android, você realiza as transações de sua loja física ou de pop-up stores, lojas temporárias abertas com uma proposta distinta e servem para divulgação de novos produtos ou serviços, por exemplo.
O PDV Shopify pode ser conectado à sua loja online, desta forma, todas as transações realizadas em ambas as lojas, tanto na física quanto na virtual, são sincronizadas e você terá os resultados centralizados em apenas um lugar.
O Shopify disponibiliza funcionalidades para:
- Processar, enviar e gerenciar pedidos de vendas e devoluções;
- Cadastrar e gerenciar produtos;
- Gerenciar os fretes e as entregas;
- Gerenciar seu estoque, podendo até mesmo unificar os estoques físico e virtual;
- Gerenciar contatos e histórico de pedidos de clientes;
- Aceitar diversos meios de pagamento e cartões de crédito, contando também com integração a mais de 100 gateways de pagamento;
- Personalizar o Checkout de seu e-commerce;
- Acompanhar atividades e visitantes de sua plataforma em tempo real;
- Gerenciar o e-commerce em desktop ou dispositivos móveis;
- Permitir acesso de funcionários à ferramentas específicas;
- Gerar relatórios de desempenho;
- Utilizar técnicas de SEO para atrair mais leads e por consequência, aumentar a taxa de conversão;
- Nutrir seu público-alvo através do blog integrado da Shopify;
- Criar campanhas de e-mail marketing;
- Criar campanhas pelo Google Shopping;
- Anunciar seu e-commerce no Facebook, Instagram e outras redes sociais;
- Personalizar temas responsivos disponibilizados pela Shopify;
Entre outras.
Como funciona o Shopify?
A partir do momento que você criar sua conta na Shopify, você começará a configurar e personalizar seu e-commerce. A plataforma disponibiliza um período de teste de 14 dias antes de precisar escolher um plano . Durante o período de teste, você não precisa fornecer os dados de seu cartão de crédito.
Os planos da Shopify são divididos em:
- Plano Basic Shopify, que custa $ 29/mês e inclui entre outras funcionalidades a recuperação de carrinhos abandonados, venda em marketplaces e redes sociais, atendimento ao cliente, taxas de transação de 2% e até 2 contas com acesso ao admin;
- Plano Shopify, com valor de $ 79/mês, contando com todas as funcionalidades do plano anterior e mais relatórios profissionais, até 5 contas com acesso ao admin e taxas de transação de 1%;
- Plano Advanced Shopify, no valor de $ 299/mês, permitindo até 15 contas com acesso ao admin, criador de relatórios avançados e taxas de transação de 0,5%.
Caso você utilize outra plataforma e-commerce, você pode migrar sua loja online para o Shopify a qualquer momento, independente da plataforma que utiliza atualmente.
Se você tem dificuldade em configurar um e-commerce ou não tem tempo para isso, o Shopify disponibiliza profissionais especializados que podem te ajudar nessas configurações iniciais, disponibilizando também tutoriais e vídeos.
Para quem o Shopify é indicado?
Shopify é indicado para novos empreendedores, que desejam abrir sua loja online de forma prática, intuitiva e com muitos recursos básicos de gestão.
Também é indicado para empreendedores que tenham lojas físicas mas que ainda não fazem vendas digitais e querem incluir sua marca na internet.
Prós e contras de se usar o Shopify
Para auxiliar em sua busca por ferramentas de e-commerce, listamos alguns prós e contras de assinar a Shopify.
Você também pode dar uma olhada na categoria completa de comércio eletrônico no portal B2B Stack e conhecer os melhores softwares para gerenciar sua loja virtual.
Prós
- As taxas de transação não são muito altas;
- Não precisa entender de configurações avançadas para abrir o e-commerce pelo Shopify. É uma ferramenta bastante intuitiva, e por ser prática e conter vários recursos de gestão, até mesmo os empreendedores mais experientes podem se beneficiar com sua utilização;
- Oferece uma visão 360° do e-commerce;
- Possibilidade de vender diretamente por redes sociais ou em Marketplaces como na Amazon;
- Os temas disponibilizados são todos responsivos, portanto, você não precisa se preocupar com a utilização de sua plataforma por computador ou dispositivos móveis. Ambos oferecerão uma boa experiência para seu cliente.
Contras
- Para utilizar o PDV Shopify para loja física, é necessário adquirir um kit de equipamentos compatíveis com a Shopify através de um revendedor externo;
- Ao contrário de outras plataformas de criação de e-commerce, a Shopify não possui planos grátis.
Como aplicar o Shopify em uma estratégia de E-commerce?
Caso você já tenha um site ou blog, pode-se aplicar o Botão Comprar da Shopify, que permite a incorporação de seus produtos, carrinho de compra e página de checkout em suas plataformas, personalizando de acordo com sua aparência já existente e o local em que você deseja que ele apareça.
Por conseguir atender a diversos segmentos do mercado, a Shopify pode ser utilizada para criar e-commerces de vendas de produtos no varejo, no atacado e pode ser utilizada até por quem trabalha com prestação de serviços.
Instalando o PDV Shopify, lojas físicas também terão estrutura para atender seu público-alvo e obter resultados de forma centralizada.
Conclusão
Em tempo de pandemia, poder contar com ferramentas e-commerce práticas e de baixo custo é essencial para manter diversos comércios abertos. Além disso, essas ferramentas estimulam a entrada de novos empreendedores no mercado, o que movimenta a economia e causa um impacto muito positivo neste setor.
Embora não seja um trabalho fácil conduzir um comércio eletrônico, com a Shopify os processos de gestão se tornam menos complexos, pois se trata de uma plataforma intuitiva e que oferece muitos recursos para cuidar desde os processos de vendas, até o gerenciamento de entregas, estoque, finanças, faturamento e jurídico em um só lugar.
Por automatizar alguns processos de gestão, o tempo otimizado faz com que a produtividade da equipe aumente e por consequência, sua receita.
O Shopify oferece ferramentas de SEO para auxiliar no bom ranqueamento de sua plataforma e-commerce, bem como para aumentar seu tráfego. Também disponibiliza recursos para metrificar a eficácia de suas campanhas e facilitar as tomadas de decisão estratégicas.
Conheça também ferramentas ERP para gerenciar seu e-commerce no portal B2B Stack, compare soluções, veja avaliações de usuários reais e faça com que seu negócio cresça a cada dia.
6 melhores CRMs gratuitos com avaliações de usuários (atualizado 2024)
Um sistema CRM é uma ferramenta que tem como o…
4 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments