Dica B2B Stack: como usar o Shopify no E-commerce

Publicado em 6 de maio de 2021

Ao longo dos últimos anos, o comportamento e hábito de compra da população brasileira está mudando, e muito disso se dá pelas ferramentas de e-commerce que foram surgindo, como a Shopify, que fizeram uma revolução nas formas de comprar e vender online. 

Não muito antigamente, era comum ouvir que comprar pela internet não era seguro por ter de fornecer dados pessoais, e muitas pessoas se sentiam inseguras em relação à qualidade dos produtos que chegariam em suas casas.

Porém, com essas mudanças de hábito cada vez mais crescente, os próprios consumidores começaram a se engajar mais com as lojas online.

A partir dos feedbacks sobre produtos adquiridos, sobre a experiência de compra que tiveram nas plataformas, indicações, entre outras informações importantes compartilhadas com outros usuários, quem já estava acostumado com as compras online acabou motivando outras pessoas a realizarem a mesma ação, e assim, acreditarem na idoneidade dos negócios virtuais.

Trazendo isso para o contexto atual, com a pandemia de COVID-19, o comércio eletrônico que já estava crescendo há alguns anos alavancou de vez, em um ritmo bastante acelerado, e a tendência é que eles continuem crescendo cada vez mais por terem proporcionado tanta comodidade e praticidade aos envolvidos.

As pessoas passaram a ver as lojas virtuais como suas aliadas durante o período de isolamento social, tanto quem compra quanto quem vende.

Por isso ferramentas como o Shopify são tão importantes neste processo. Elas auxiliam os vendedores a atenderem suas demandas e, por consequência, fazem com que os compradores tenham experiências cada vez melhores nessas plataformas.

Veremos então, como funciona o Shopify, suas vantagens e desvantagens, funcionalidades oferecidas, entre muitas outras informações que o ajudarão na escolha da melhor ferramenta para administrar suas vendas online.

O que é o Shopify?

shopify

Shopify é uma plataforma para criação, divulgação e hospedagem de e-commerces, que oferece recursos para administração de lojas virtuais e até mesmo físicas, facilitando também a divulgação de seu negócio e a gestão de suas campanhas de marketing digital.

Faz integração com uma gama de aplicativos de design de loja, marketing, gestão de estoque, finanças, logística, entre outros, que serão cruciais para o bom funcionamento do e-commerce.

O Shopify oferece insights sobre seu negócio online através de relatórios personalizados, que facilitam as tomadas de decisão e a metrificar a eficácia de suas campanhas. 

Você pode optar por utilizar seu próprio domínio ao montar seu e-commerce ou comprar um domínio disponibilizado pela Shopify.

Através do PDV Shopify para iOS e Android, você realiza as transações de sua loja física ou de pop-up stores, lojas temporárias abertas com uma proposta distinta e servem para divulgação de novos produtos ou serviços, por exemplo.

O PDV Shopify pode ser conectado à sua loja online, desta forma, todas as transações realizadas em ambas as lojas, tanto na física quanto na virtual, são sincronizadas e você terá os resultados centralizados em apenas um lugar.

O Shopify disponibiliza funcionalidades para:

  • Processar, enviar e gerenciar pedidos de vendas e devoluções;
  • Cadastrar e gerenciar produtos;
  • Gerenciar os fretes e as entregas; 
  • Gerenciar seu estoque, podendo até mesmo unificar os estoques físico e virtual;
  • Gerenciar contatos e histórico de pedidos de clientes;
  • Aceitar diversos meios de pagamento e cartões de crédito, contando também com integração a mais de 100 gateways de pagamento;
  • Personalizar o Checkout de seu e-commerce;
  • Acompanhar atividades e visitantes de sua plataforma em tempo real;
  • Gerenciar o e-commerce em desktop ou dispositivos móveis;
  • Permitir acesso de funcionários à ferramentas específicas;
  • Gerar relatórios de desempenho;
  • Utilizar técnicas de SEO para atrair mais leads e por consequência, aumentar a taxa de conversão;
  • Nutrir seu público-alvo através do blog integrado da Shopify;
  • Criar campanhas de e-mail marketing;
  • Criar campanhas pelo Google Shopping;
  • Anunciar seu e-commerce no Facebook, Instagram e outras redes sociais;
  • Personalizar temas responsivos disponibilizados pela Shopify;

Entre outras.

Como funciona o Shopify?

A partir do momento que você criar sua conta na Shopify, você começará a configurar e personalizar seu e-commerce. A plataforma disponibiliza um período de teste de 14 dias antes de precisar escolher um plano . Durante o período de teste, você não precisa fornecer os dados de seu cartão de crédito.

Os planos da Shopify são divididos em:

  • Plano Basic Shopify, que custa $ 29/mês e inclui entre outras funcionalidades a recuperação de carrinhos abandonados, venda em marketplaces e redes sociais, atendimento ao cliente, taxas de transação de 2% e até 2 contas com acesso ao admin;
  • Plano Shopify, com valor de $ 79/mês, contando com todas as funcionalidades do plano anterior e mais relatórios profissionais, até 5 contas com acesso ao admin e taxas de transação de 1%;
  • Plano Advanced Shopify, no valor de $ 299/mês, permitindo até 15 contas com acesso ao admin, criador de relatórios avançados e taxas de transação de 0,5%.

Caso você utilize outra plataforma e-commerce, você pode migrar sua loja online para o Shopify a qualquer momento, independente da plataforma que utiliza atualmente.

Se você tem dificuldade em configurar um e-commerce ou não tem tempo para isso, o Shopify disponibiliza profissionais especializados que podem te ajudar nessas configurações iniciais, disponibilizando também tutoriais e vídeos.

Para quem o Shopify é indicado?

Shopify é indicado para novos empreendedores, que desejam abrir sua loja online de forma prática, intuitiva e com muitos recursos básicos de gestão. 

Também é indicado para empreendedores que tenham lojas físicas mas que ainda não fazem vendas digitais e querem incluir sua marca na internet.

Prós e contras de se usar o Shopify

Para auxiliar em sua busca por ferramentas de e-commerce, listamos alguns prós e contras de assinar a Shopify.

Você também pode dar uma olhada na categoria completa de comércio eletrônico no portal B2B Stack e conhecer os melhores softwares para gerenciar sua loja virtual.

Prós

  • As taxas de transação não são muito altas;
  • Não precisa entender de configurações avançadas para abrir o e-commerce pelo Shopify. É uma ferramenta bastante intuitiva, e por ser prática e conter vários recursos de gestão, até mesmo os empreendedores mais experientes podem se beneficiar com sua utilização;
  • Oferece uma visão 360° do e-commerce;
  • Possibilidade de vender diretamente por redes sociais ou em Marketplaces como na Amazon;
  • Os temas disponibilizados são todos responsivos, portanto, você não precisa se preocupar com a utilização de sua plataforma por computador ou dispositivos móveis. Ambos oferecerão uma boa experiência para seu cliente.

Contras

  • Para utilizar o PDV Shopify para loja física, é necessário adquirir um kit de equipamentos compatíveis com a Shopify através de um revendedor externo;
  • Ao contrário de outras plataformas de criação de e-commerce, a Shopify não possui planos grátis.

Como aplicar o Shopify em uma estratégia de E-commerce?

Caso você já tenha um site ou blog, pode-se aplicar o Botão Comprar da Shopify, que permite a incorporação de seus produtos, carrinho de compra e página de checkout em suas plataformas, personalizando de acordo com sua aparência já existente e o local em que você deseja que ele apareça.

Por conseguir atender a diversos segmentos do mercado, a Shopify pode ser utilizada para criar e-commerces de vendas de produtos no varejo, no atacado e pode ser utilizada até por quem trabalha com prestação de serviços.

Instalando o PDV Shopify, lojas físicas também terão estrutura para atender seu público-alvo e obter resultados de forma centralizada.

Conclusão 

Em tempo de pandemia, poder contar com ferramentas e-commerce práticas e de baixo custo é essencial para manter diversos comércios abertos. Além disso, essas ferramentas estimulam a entrada de novos empreendedores no mercado, o que movimenta a economia e causa um impacto muito positivo neste setor.

Embora não seja um trabalho fácil conduzir um comércio eletrônico, com a Shopify os processos de gestão se tornam menos complexos, pois se trata de uma plataforma intuitiva e que oferece muitos recursos para cuidar desde os processos de vendas, até o gerenciamento de entregas, estoque, finanças, faturamento e jurídico em um só lugar.

Por automatizar alguns processos de gestão, o tempo otimizado faz com que a produtividade da equipe aumente e por consequência, sua receita.

O Shopify oferece ferramentas de SEO para auxiliar no bom ranqueamento de sua plataforma e-commerce, bem como para aumentar seu tráfego. Também disponibiliza recursos para metrificar a eficácia de suas campanhas e facilitar as tomadas de decisão estratégicas.

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Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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