Dica B2B Stack: conheça algumas opções de conversor de vídeo

Publicado em 17 de maio de 2021

Com as estratégias de marketing digital cada vez mais voltadas na divulgação de vídeos em redes sociais, webinars, podcasts e lives, contar com um conversor de vídeo se tornou indispensável tanto para as empresas quanto para os espectadores.

Quantas vezes recebemos vídeos super interessantes, mas que dependendo do dispositivo em que estamos tentando abri-los ocorrem falhas e erros? 

E quanto a um conteúdo educativo aberto que vimos nas redes sociais e queremos baixá-los para ver com mais detalhes depois ou para compartilhar com nossos conhecidos, como fazemos?

Um conversor de vídeo pode solucionar estes e outros problemas que podemos enfrentar em nosso dia a dia relacionados às mídias, e é sobre essas ferramentas que iremos falar neste texto. 

O que é um conversor de vídeo?

Conversor de vídeo é uma ferramenta que compacta mídias para diminuir seu tamanho e facilitar sua armazenagem, e que também altera a extensão de um áudio ou vídeo para que o computador ou dispositivo móvel consiga ler e reproduzir este arquivo na extensão modificada.

Eles funcionam como codificadores e decodificadores de extensões, ou codecs, que na prática significa que se você tem uma mídia em MP4, por exemplo, e seu dispositivo só consegue ler MP3, o conversor de vídeo irá decodificar o formato MP4 original do arquivo e codificar novamente em MP3, que é aceito em seu player. 

Normalmente, os conversores de vídeo e áudio já possuem diversos codecs integrados para que você não precise ficar instalando várias ferramentas que só trabalham em um ou em outro formato de mídia.

Alguns ainda possuem media player embutido, o que facilita ainda mais a utilização, pois você faz as devidas conversões e já consegue reproduzir os arquivos.

Mas, os conversores de vídeo não têm somente essas funcionalidades de conversão de extensão e compressão de mídias. 

Geralmente, eles vêm acompanhados de outras ferramentas para:

  • Baixar vídeos e músicas de redes sociais;
  • Editar vídeos e áudios;
  • Extrair áudio de vídeos;
  • Transformar vídeo em áudio;
  • Gravar DVDs;

Enfim, uma série de parâmetros que podem auxiliar na manutenção de mídias de forma prática e ágil.

Para que serve um conversor de vídeo?

Quem nunca recebeu uma mídia que não roda em determinado dispositivo ou player? Isso ocorre principalmente quando um vídeo é produzido em um celular e tenta-se abrir este vídeo em um computador ou vice-versa, por exemplo.

Se você tem um conversor de vídeo em seu dispositivo, ele irá identificar a extensão em que o vídeo foi gravado e a extensão aceita pelo seu media player, e converter a mídia para a extensão aceita.

Outra dificuldade que pode ser sanada com o uso de um conversor de vídeo é subir suas mídias na internet de acordo com a extensão e tamanho aceitos por cada plataforma. 

Se você fez um evento online, gravou e precisa editar, você também pode utilizar um conversor de vídeo, já que a maioria dos conversores tradicionais possuem ferramentas para cortar e juntar vídeos, melhorar sua qualidade e até mesmo adicionar legendas ou marcas d’água.

E se você postou um vídeo em uma rede social e apagou dos seus dispositivos para economizar espaço e agora precisa de volta, com um conversor de vídeo você pode baixar este vídeo novamente, e na extensão que precisar.

Para quais formatos um conversor de vídeo pode converter?

Atualmente, a maioria dos conversores de vídeo disponíveis no mercado conseguem ler e converter a maioria dos formatos existentes. Alguns que podemos citar são:

  • Áudio

MP3 , AC3, OGG, AAC, WMA, M4A, WAV, APE, MKA, AU, M4B, AIFF, FLAC, DTS, entre outros.

  • Vídeo

MP4, AVI , MKV, M4V, WMV, MPG, ASF, M2TS, 3GP , FLV, SWF, MOV, GIF, WEBM, HTML5 WEBM, HTML5 OGG, HTML5 MP4, MPEG, VOB, H264, H265, 3G2, MOD, RMVB, entre outros.

Dica B2B Stack: os principais conversores de vídeo

Os conversores de vídeo e áudio podem ser online ou tradicionais. A principal diferença entre as soluções, é que os tradicionais precisam ser baixados e instalados em seus dispositivos.

Com isso, aparece uma segunda diferença: os conversores de vídeo e áudio online normalmente só possuem funcionalidades para baixar e converter mídias, enquanto os tradicionais oferecem ferramentas para edição completa das mídias baixadas e convertidas.

  • Conversores Online

YT Conv

Conversor de Vídeo

YT Conv é um conversor de vídeos do Youtube que funciona online, ou seja, desobriga a instalação de qualquer sistema em seu dispositivo, não é necessário se registrar na plataforma para utilizá-lo, e é sempre gratuito.

As conversões são realizadas no próprio site, apenas copiando e colando o URL  do vídeo do Youtube que deseja baixar e converter na caixa de texto “Pesquise ou insira o link do Youtube aqui”.

Em seguida, você escolhe o formato para o qual deseja converter o vídeo que será baixado, MP3 ou MP4, e clica em “Começar”.

Após o vídeo ser baixado e convertido na plataforma, você pode fazer o download do arquivo em seu dispositivo, sendo compatível com computador, celulares e tablets.

Você consegue baixar e converter vídeos nos formatos 3GP (144p) e MP4 (144p, 240p, 360p, 720p, 1080p), e áudios nos formatos MP3 (64 kbps, 96 kbps, 128 kbps, 192 kbps, 320 kbps, 256 kbps), M4A e WEBM.

Online Video Converter

Conversor de Vídeo

Online Video Converter é um conversor de vídeos e áudio em MP3, MP4, AVI e alguns outros formatos populares, gratuitos e online, que é bastante intuitivo e prático de usar.

Assim como YT Conv, não possui ferramentas para edição dos vídeos e áudios e não suporta diversos formatos, mas para quem só precisa baixar e converter a mídia de forma simples, é bastante útil.

No Online Video Converter você converte vídeos do Youtube, Twitter, Instagram, Facebook, Vimeo e outros sites, e pode baixá-los diretamente em seu computador ou dispositivos móveis.

Para converter vídeos e áudios, basta inserir o URL da mídia na caixa de texto “Cole o link aqui”, escolher o formato desejado, MP3 ou MP4, e clicar em “Converter”.

Em poucos segundos, sua mídia convertida já estará disponível para download, e aí é só escolher em qual resolução deseja baixá-la, bem simples e objetivo.

  • Conversores tradicionais

Any Video Converter

Conversor de Vídeo

Any Video Converter Freeware é um conversor de vídeo e áudio gratuito e sem limitações, que também oferece ferramentas para fazer download de músicas e vídeos do Youtube, inclusive 4k, soluções para editar vídeos, para gravação de DVD e para ripar CD de áudio.

Além de fazer download de vídeos do Youtube, você também consegue baixar mídias do Instagram, Facebook, Vimeo, VEVO, SoundCloud e de mais de 100 outros sites.

Any Video Converter Freeware é compatível com mais de 100 formatos entrantes de mídia e mais de 160 formatos de saída, como por exemplo MP3, MP4, AVI, MKV, MPEG, MOD, GIF, entre outros, além da compatibilidade com dispositivos de saída como iPhone, Android, Kindle Fire HD, Playstation 5, Xbox One e outros.

A versão free do Any Video Converter Freeware pode ser baixada gratuitamente na própria plataforma e conta com funcionalidades para:

  • Baixar músicas e vídeos de outros sites;
  • Reproduzir mídias através de seu media player;
  • Gravar seus vídeos de reuniões, palestras e projetos em DVD, que pode ser reproduzido em qualquer DVD player.
  • Conversões de formatos de vídeo para vídeo, vídeo para áudio e áudio para áudio;
  • As ferramentas de edição permitem cortar vídeo, excluir partes da mídia e sons do vídeo, girar, unir vídeos, adicionar legendas, marcas d’água e efeitos especiais e personalizar os codecs.

Já a versão paga, custa $ 49,95 e possui algumas funcionalidades a mais:

  • Modelos de menu de DVD personalizáveis;
  • Gravar e capturar telas de vídeos;
  • Gravação de vídeos no próprio media player;
  • Conversão de imagem ISO.

Media Coder

Conversor de Vídeo

MediaCoder é um conversor de vídeo e áudio e reprodutor de mídias, que altera codecs Open Source enquanto aumenta a qualidade do vídeo.

Essa ferramenta possui vários tipos de codec integrados, e por isso, consegue converter e reproduzir quase todos os formatos de vídeos que se encontra hoje, como MP3, MP4, WAV, AVI, MOV, MPEG, entre outros.

O diferencial do MediaCoder é a possibilidade de optar por ajustar a conversão manualmente, na qual ele oferece uma gama de parâmetros para as alterações, ou deixar os ajustes de forma automática, e corrige até mesmo as mídias danificadas.

Pode ser utilizado tanto por pessoas que já tem expertise em realizar conversões e editar mídias, quanto por quem não tem costume de utilizar ferramentas deste tipo, pois possui configuração intuitiva, e interface Simples, Normal e Expert.

MediaCoder possui integração com Dropbox. Desta forma, ele reconhece arquivos de pastas locais e converte automaticamente no espaço online. 

Para utilizar o MediaCoder é necessário baixar e instalar o media player em seu dispositivo, sendo que é compatível com Windows.

Conclusão 

Como vimos, utilizar um conversor de vídeo e áudio é muito simples e intuitivo, além de resolver diversos problemas relacionados à mídias. 

Com os conversores de vídeo e áudio, você transforma a extensão desses arquivos para se tornarem compatíveis com o compartilhamento em diversas redes, inclusive para compartilhar mídias com seus clientes, e ainda consegue editar, gravar em DVD, e reproduzi-los em um só lugar.

Veja também no portal B2B Stack as ferramentas para edição de áudio e vídeo, faça comparativos entre soluções e tenha acesso às avaliações de usuários reais para escolher a mais adequada.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados