Sistema CRM: 10 motivos simples para utilizar

Publicado em 7 de maio de 2021

É comum citar as vendas como o principal objetivo para o uso de um sistema CRM

Na realidade, elas são apenas o fim do processo, ou seja, o resultado. No meio do caminho há outras possibilidades interessantes que podem ser aproveitadas. Em seu conceito central, o sistema CRM é uma ferramenta de gestão e desenvolvimento de relacionamento.

Muitas empresas deixam de adotar essa solução por não entenderem seu real uso no cotidiano. Além disso, muitos gestores desconhecem as possibilidades que o CRM oferece. 

Neste artigo, mostraremos 10 motivos pelos quais você deve usar um CRM.

Acredite: você precisa de todas elas para captar mais consumidores, gerar mais vendas e ter uma carteira de clientes fiéis.

  1. Seus clientes ficam registrados em um só lugar;
  2. Você consegue acompanhar o pós-venda;
  3. Tarefas simples do cotidiano podem ser automatizadas;
  4. Oportunidades de negócio são facilmente detectadas;
  5. Todo o histórico de informações e compras fica disponível;
  6. Fechar compras é mais fácil com dados precisos;
  7. Os canais de atendimento favoritos podem ser conhecidos;
  8. Seu cliente passa a ter mais confiança na relação com a empresa;
  9. O setor de marketing tem mais informações precisas para suas ações;
  10. O faturamento do seu negócio é potencializado;

Confira!

Seus clientes ficam registrados em um só lugar

Imagina ter que lidar com imensas listas e planilhas para elencar todos os seus clientes? Isso seria trabalhoso, confuso e dificultaria o acompanhamento do comportamento deles. Hoje, isso é algo ultrapassado, já que o CRM permite centralizar todos seus contatos.

A plataforma une tudo: prospects, leads, consumidores e clientes fiéis. No mesmo sistema, você pode acessar informações sobre cada uma dessas pessoas. 

Elas podem estar segmentadas de acordo com diversas categorias e parâmetros, facilitando ainda mais.

Você consegue acompanhar o pós-venda

Uma das etapas mais importantes dos processos de venda é o pós-venda. Muitos times de venda o negligenciam, e é por isso que precisam investir sempre em captar em vez de reter. Com a ajuda de um CRM é mais fácil lidar com esse processo de maneira eficaz.

Depois de uma venda realizada, o CRM registra um lembrete que é dado depois de alguns dias. Ele vai alertar o vendedor de que é hora de disparar um contato de pós-venda. Assim, sua empresa mantém proximidade dessa pessoa e oferece abertura para solucionar qualquer possível questão.

Tarefas simples do cotidiano podem ser automatizadas

Há muito o que fazer na rotina de vendas e pode ser difícil lidar com tudo manualmente. Esses trabalhos mecânicos e repetitivos impedem a aplicação de estratégia, já que tomam muito tempo. É por isso que o CRM entra na história para tornar tudo mais ágil.

Por meio da automação, times de vendas conseguem ter registros de informações de maneira automática, sempre que o consumidor faz alguma ação. O CRM também dispara e-mails pré-configurados para as bases de clientes. Isso é possível graças à integração desse software com ferramentas de e-mail marketing.

Oportunidades de negócio são facilmente detectadas

O sistema de CRM também ajuda a detectar novas oportunidades de negócios, graças à sua capacidade de analisar comportamentos dos consumidores. O software é projetado para fazer indicações de ofertas no tempo certo e adequadas a cada um dos clientes.

Por exemplo, se o seu consumidor sempre faz um pedido no dia 30 de cada mês, o CRM identifica isso e emite alertas nesta data. A ideia é fazer você se antecipar e sugerir ao cliente o pedido que ele costuma fazer. Assim, você consegue otimizar tempo e ainda agrada o seu cliente.

Todo o histórico de informações e compras fica disponível

Dados são o que movem empresas em tempos de transformação digital. Eles são os ativos mais valiosos e, se usados corretamente, geram desenvolvimento e faturamento. Uma das categorias de dados mais importantes são os registros históricos do cliente.

Trata-se das informações relacionadas a todas as interações entre o cliente e a empresa. Isso inclui atendimentos, reclamações, compras, trocas e o que mais houver. A partir desse conteúdo, você pode conhecer melhor o consumidor, o que permite realizar ofertas mais precisas e contatos qualificados.

Fechar vendas é mais fácil com dados precisos

Os dados que o sistema CRM centraliza são importantes para que times de vendas consigam saber o que seus clientes desejam. Não importa se estamos falando de tipos de produtos, datas de compra ou volume de pedidos. Tudo isso é altamente relevante.

Quando um time de vendas conhece seu consumidor, certamente está pronto para personalizar cada vez mais a experiência de relacionamento. Consequentemente, isso gera embasamento para ofertas mais propensas a gerar vendas.

Os canais de atendimento favoritos podem ser conhecidos

O atendimento é parte decisiva no relacionamento com o consumidor. Quando seu cliente precisa falar com sua empresa por alguma razão, certamente ele buscará o canal de preferência. É fundamental, por sua vez, detectar quais são esses meios de contato.

A importância disso é simples: você conhece as preferências do seu consumidor médio, o que ajuda a criar personas. De quebra, seu time de vendas sabe quais canais pode explorar mais com os consumidores, aumentando a conveniência e gerando satisfação.

Seu cliente passa a ter mais confiança na relação com a empresa

O consumidor moderno espera mais do que bons preços e produtos de qualidade. Ele quer se sentir compreendido pela empresa, o que é perfeitamente possível com a ajuda de um CRM.

A plataforma, com seu registro de dados e preferências, mostra ao time de vendas o “caminho das pedras” para o relacionamento. Explorar isso só ajuda a melhorar a relação com os clientes, o que fortalece a marca e gera cada vez mais vendas.

O setor de marketing tem mais informações precisas para suas ações

Quem também precisa das informações que seu sistema CRM retém é o setor de marketing. É ele que irá desenvolver funis de vendas capazes de captar leads e convertê-los em clientes. Por isso, quanto mais informações, melhor para desenvolver uma persona completa.

Os dados compartilhados com marketing ajudam o setor a saber mais sobre preferências de compras, hábitos de consumo e até mesmo necessidades dessas pessoas. A partir disso, fica mais fácil criar campanhas que engajem e convertam.

O faturamento do seu negócio é potencializado

Mais vendas representam maior faturamento. Logo, uma empresa que usa um sistema CRM está capacitada, por meio da gestão do relacionamento, a ter mais lucro em meio a todo volume de vendas que ela gera.

Nenhuma companhia está desinteressada em faturar alto. Por mais que haja muitos possíveis objetivos, todos eles estão diretamente relacionados às vendas. Na verdade, o sucesso em cada um desses objetivos, direta ou indiretamente, leva às vendas.

Um bom sistema CRM justifica os 10 motivos que você acompanhou ao longo deste conteúdo. Há muito a conquistar utilizando a solução certa, então sua empresa precisa encontrar o software ideal o mais rápido possível.

Um bom CRM também é fundamental para fazer a gestão da carteira de clientes.


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