Data Cloud Salesforce: A melhor forma de integrar bancos de dados

Publicado em 25 de abril de 2023

Pessoa utilizando um notebook com uma sobreposição relacionada ao Data Cloud

A integração de bancos de dados é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque na gestão empresarial, com o aumento do volume de informações que as empresas coletam diariamente, a integração desses dados em um único lugar se torna crucial para uma análise eficiente e tomada de decisão assertiva. 

É nesse contexto que o Data Cloud da Salesforce, se apresenta como uma solução de CDP (Customer Data Platform) que visa justamente integrar os diversos bancos de dados das empresas, melhorando a eficiência das suas operações.

Esse recurso é entendido como uma solução completa para a integração de dados, permitindo que as empresas tenham acesso a todas as informações de seus clientes e leads em um único lugar, de maneira organizada.

Nesse artigo vamos explorar mais a fundo o funcionamento do Data Cloud da Salesforce e seus benefícios para a integração de bancos de dados.

Como funciona a integração de bancos de dados com o Data Cloud.

A integração de dados feita pelo Data Cloud pode ser resumida pela coleta e preparação de dados internos e externos ao Salesforce que serão analisados e apresentados de maneira conjunta. 

Para isso, é necessário configurar os objetos de acesso ao banco de dados, utilizando um arquivo de configuração específico. Em seguida, as regras de integração de dados devem ser ativadas e os campos em registros devem ser mapeados por um serviço de dados específico. 

Na parte visual, os layouts de página são configurados para que a equipe de trabalho possa acessar e visualizar os dados integrados de maneira eficiente.

Esses processos técnicos de integração de dados são essenciais para garantir a eficácia da análise de dados e fornecer informações valiosas para a tomada de decisões.

Saiba mais dos processos técnicos através deste link.

A partir da parceria com a Tableau e a aquisição da Genie, a Salesforce está expandindo a capacidade de integração de bancos de dados do Data Cloud, tornando esse recurso ainda mais valioso para seus clientes.

Captura de tela do Data Cloud Salesforce

Benefícios da integração de bancos de dados com o Data Cloud

Ao permitir que as empresas acessem e utilizem informações de terceiros para melhorar a eficácia de suas campanhas, o Data Cloud traz benefícios importantes para essas operações, dentre eles podemos citar:

Expansão do alcance com integrações: 

O Data cloud pode se integrar perfeitamente com as demais ferramentas da Salesforce, como o Sales Cloud e o Marketing Cloud, permitindo a aplicação dos dados em suas campanhas de marketing e automação de vendas de maneira mais completa e holística.

Dessa forma as empresas podem expandir o alcance de suas campanhas de marketing, alcançando novos públicos que talvez não poderiam ter sido alcançados anteriormente.

Acesso a dados de qualidade e melhoria da eficiência.

O Data Cloud oferece acesso a dados muito valiosos para as empresas, como informações demográficas, de comportamento e de intenção de compra, totalizando dados de mais de 30 milhões de empresas e 260 milhões de profissionais. 

Algo que permite a criação de campanhas de marketing mais eficazes, personalizadas e segmentadas.

Ao reduzir o tempo e os custos necessários para obter e gerenciar dados de terceiros,  as empresas podem se concentrar em usar esses dados, ao invés de gastar tempo com o gerenciamento.

Com acesso aos dados do Data Cloud, a equipe de vendas pode identificar novos leads e oportunidades de negócios de forma mais rápida e precisa.

Decisões a partir de dados e maior precisão das campanhas

Com acesso a dados mais precisos e atualizados, as empresas podem criar campanhas de marketing mais relevantes e segmentadas, o que pode resultar em uma maior taxa de conversão e um ROI (retorno sobre o investimento) mais alto.

Com o Data Cloud da Salesforce, você tem acesso a dados de mercado e do setor que podem ajudá-lo a tomar decisões mais informadas e estratégicas. 

Esses dados podem ajudá-lo a identificar tendências e oportunidades em sua indústria, bem como a comparar o desempenho da sua empresa com o de seus concorrentes.

Personalização em tempo real

Outra funcionalidade interessante é a personalização de interações com os clientes em tempo real, com base nas informações mais recentes disponíveis, aumentando o grau de satisfação e a fidelidade dos usuários.

Uma consequência desse recurso do Data Cloud que podemos citar, está na verificação e atualização de informações de contato e a exclusão de registros duplicados ou desatualizados, o que ajuda e muito na constante melhora da qualidade dos próprios dados fornecidos.

Simbolo da empresa Salesforce em azul com fundo azul claro

Conclusão

A integração de bancos de dados feita pelo Data Cloud é uma solução eficiente para empresas que buscam expandir seu alcance, melhorar a eficiência na gestão de dados, tomar decisões mais precisas e personalizar suas campanhas em tempo real. 

Com a possibilidade de acesso a dados de qualidade, a integração de bancos de dados com o Data Cloud se mostra como uma ferramenta poderosa, que pode ajudar as empresas a alcançar seus objetivos de negócios com maior facilidade e eficácia. 

Portanto, utilizar o Data Cloud para a integração de dados de uma empresa é uma escolha inteligente para aquelas que buscam se destacar em um mercado tão competitivo e dinâmico.

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados