eGestor: o que é, como usar e quanto custa

Publicado em 13 de agosto de 2021

As micro e pequenas empresas são responsáveis hoje por cerca de 27% do PIB do Brasil, por 52% dos empregos com carteira assinada e representam quase 9 milhões das empresas em atividade no país. Diante de tamanha importância, a Zipline desenvolveu o sistema eGestor para apoiar estes negócios em seus processos de gestão.

Conforme levantamento do SEBRAE sobre a sobrevivência de empresas nos primeiros 5 anos de vida, as empresas que costumam estar sempre atualizadas quanto às novas tecnologias, que inovam em processos, investem em capacitação e que se antecipam aos fatos têm mais chances de sobreviver neste período crítico e tornarem-se empresas de sucesso.

Já entre os principais motivos pelo fechamento de empresas, segundo este levantamento, estão a falta de planejamento prévio, má gestão empresarial e o comportamento do empreendedor.

Acompanhe este texto para saber como o eGestor funciona e quais processos de gestão podem ser aprimorados com sua utilização.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é o eGestor?

O eGestor é um sistema ERP para gestão empresarial online, voltado para micro e pequenas empresas, que fornece ferramentas para gerenciar vendas, compras, financeiro, fluxo de caixa e estoque, e também para emitir boletos e Notas fiscais eletrônicas.

Essa integração e sincronização na gestão de vários departamentos gera relatórios com dados importantes para obter insights e aperfeiçoar estratégias, assim como para dar uma visão panorâmica do negócio e previsões de resultados e contratempos, permitindo a atuação preditiva em diversos cenários que podem impactar a empresa negativamente.

O eGestor é capaz de atender as demandas de distribuidoras, pet shops, tabacarias, microcervejarias, bares e restaurantes, barbearias, óticas, gráficas, lojas de informática, lojas de roupas, lojas de móveis, entre outros comércios varejistas.

A plataforma ainda possui um programa de afiliados para quem quer revender o produto, e fornece acesso aos especialistas para tirar dúvidas e aprender mais sobre o sistema.

Benefícios de um ERP Online

Um dos benefícios de um ERP online é o fato de poder ser acessado de qualquer dispositivo que tenha internet, o que não te deixa sem seus dados em nenhum momento, já que todos serão armazenados em nuvem.

Por falar em armazenamento em nuvem, este é outro benefício, pois você não precisará disponibilizar espaço em seu computador para instalar sistemas ou para guardar dados, o que também evita perda ou vazamento de informações por estarem seguras em um ambiente criptografado.

Os ERPs online geralmente são bastante intuitivos e práticos de usar, dispensando conhecimentos técnicos em programação ou contratação de profissionais de TI para sua implantação, oferecendo também um bom custo/benefício.

Portanto, um ERP online é uma ótima opção para quem precisa de um sistema de fácil aprendizagem e implantação rápida e não pode disponibilizar muitos recursos para este tipo de ferramenta, mas, precisa organizar seus processos sem utilização de planilhas e outros métodos antigos e ineficazes de gestão.

Como funciona o eGestor

O eGestor pode ser acessado através de seu desktop ou dispositivos móveis e sua aquisição custa a partir de R$ 120/mês na assinatura anual. O plano mais completo custa R$ 360/mês e difere em algumas funcionalidades, módulos e limitações.

O módulo financeiro permite que você gerencie suas contas a pagar e a receber em conjunto com o fluxo de caixa, faça conciliação bancária, visualize recibos, acompanhe clientes inadimplentes e fornece relatórios de fluxo futuro, DRE, extrato financeiro, recorrências, de comissões de vendedores individualmente, entre outros.

No módulo de vendas você poderá cadastrar orçamentos, assim como pedidos de vendas, tanto de produtos quanto de serviços, que automaticamente terá sua baixa em estoque.

No pedido cadastrado, você terá a possibilidade de emitir a nota fiscal eletrônica e o módulo financeiro receberá as informações de pagamento do pedido para gestão do fluxo de caixa.

Também será possível gerenciar devoluções através deste módulo e gerar relatórios detalhados de vendas, comissões, de vendas por categoria, ABC de produtos vendidos, ABC de vendas por cliente, entre outros, o que fornece uma visão de produtos mais ou menos vendidos para aperfeiçoar as estratégias de marketing e obter outros insights.

No módulo de produtos e serviços, você conseguirá cadastrar tudo o que você vende, inclusive fazer edições em lote, e contar com o ajuste de estoque.

A gestão de estoque é feita de forma integrada com vendas, financeiro e compras, desta forma, você saberá quantos produtos possui exatamente mesmo após as vendas e conseguirá ter uma visão de quando será necessário realizar suas compras, bem como as quantidades necessárias de reposição.

No módulo de compras você poderá cadastrar fornecedores, dados das compras realizadas como número da nota fiscal, frete, tributações, bem como cadastrar os produtos comprados e seus valores individuais, inclusive impostos, e anexar arquivo XML comprobatório da compra realizada.

Estes valores serão lançados em seu módulo financeiro para que haja total controle sobre as contas a pagar.

No módulo de contatos, você poderá cadastrar os contatos de clientes, fornecedores e transportadores, e conta com um campo de busca para localizá-los mais facilmente.

Para emitir boletos com registro, você precisará configurar sua conta por completo. Entre essas configurações, estão de plano de contas, contas caixa, de operações de vendas, como descontos permitidos, formas de pagamento disponibilizadas, entre outras.

Também será possível gerenciar tributações e integrar todos os dados ao módulo contábil, que irá calcular as obrigações fiscais.

O custo para emissão de boletos via eGestor é de R$ 2,59 por boleto pago, mas, você também poderá emitir boletos do seu próprio banco, neste caso, o valor é acordado com a instituição financeira.

No módulo de NF-e você poderá gerenciar tudo o que está relacionado às notas fiscais, assim como criar novas notas. Também poderão ser emitidas notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFC-e).

Você poderá listar todas as suas notas fiscais emitidas, criar carta de correção para sanar erros de notas fiscais, importar e fazer uploads de NF-es, inclusive de fornecedores, baixar notas em seu dispositivo e configurar os dados de sua empresa para envio destas notas.

Além dos relatórios já citados anteriormente, o módulo de relatórios permite a extração de dados muito importantes sobre todos os aspectos do negócio.

Todos os impostos das notas fiscais emitidas poderão ser gerenciados detalhadamente a partir destes relatórios.

Já os relatórios de produtos abrangem estoque mínimo, estoque em determinada data, histórico de produtos, bem como suas movimentações, produtos por fornecedor, duplicados, produtos sem vendas, entre outros.

Os contatos cadastrados também poderão ter relatórios extraídos. Estes, apresentam o histórico do contato, informações personalizáveis de acordo com o que se deseja analisar, de inatividade de clientes, contatos duplicados, entre outros.

Os relatórios de compras apresentam os detalhamentos de suas compras, oferecem sugestões de compras baseadas em seu estoque e previsão de vendas, ABC dos produtos comprados e detalhes destes produtos.

Todo este controle integrado é indispensável para as empresas que querem obter vantagem competitiva no mercado e se transformar digitalmente.

É preciso ter uma mentalidade baseada em dados concretos para tomar decisões sobre todos os setores da empresa, e isso tem relação direta com redução de custos, já que você saberá exatamente onde, quando e o por que investir, com a redução de desperdícios de recursos e com a eliminação de falhas operacionais causadas por processos manuais e repetitivos.

Como usar o eGestor

Você poderá utilizar o eGestor gratuitamente durante o período de testes de 15 dias. Para isso, você deverá realizar seu cadastro na plataforma conforme descrito abaixo.

Como entrar no eGestor

Há duas maneiras de se cadastrar no eGestor para conseguir utilizá-lo: clicando em "Cadastro" na parte superior da página inicial do site, ou preenchendo o formulário diretamente por essa página;

Imagem mostrando a página inicial do site eGestor

Caso você opte por clicar em "Cadastro", você poderá preencher o formulário manualmente ou entrar com sua conta do Google, do Facebook ou do LinkedIn.

O cadastro solicita apenas alguns dados pessoais, como nome, telefone, e-mail, nome da empresa e o registro de uma senha, não sendo necessário cadastrar métodos de pagamento inicialmente;

Imagem do formulário de cadastro para teste grátis do eGestor

Com o cadastro completo, clique em "Acesse", preencha seus dados e depois clique em "Entrar no sistema" para acessar sua conta;

Imagem da tela de login com opção de acesso ao inserir nome e senha no eGestor

Então, seu painel de controle aparecerá para que você consiga gerenciar todo seu negócio, contando ainda com suporte integrado e online e um curso para que você domine a ferramenta e extraia o melhor de suas funcionalidades.

Imagem do painel do sistema eGestor

Conclusão

A transformação digital dentro das micro e pequenas empresas é fundamental para que estes negócios consigam se adaptar às mudanças do mercado, criem uma cultura organizacional baseada em dados desde o início e se mantenham abertos e produtivos mesmo em meio às crises econômicas.

Portanto, a adoção de sistemas de gestão, como o eGestor, é o primeiro passo que deve ser dado em rumo às melhores oportunidades, pois eles são capazes de automatizar processos, eliminar falhas operacionais, e por consequência, reduzir custos.

Com o eGestor, você terá um aliado na hora de gerenciar vendas, comissões, finanças e estoque de forma totalmente integrada e sincronizada, onde as informações são atualizadas em tempo real e armazenadas em nuvem para que possam ser visualizadas de qualquer lugar, facilitando as tomadas de decisão onde quer que você esteja.

Além disso, o eGestor fornece ferramentas para emissão de boletos e de notas fiscais eletrônicas para que você consiga centralizar os principais recursos necessários em seu negócio em um só lugar, otimizando tempo e custos.

Gostou do eGestor e quer complementá-lo com mais ferramentas? Veja também a categoria completa de marketing no portal B2B Stack para movimentar suas campanhas!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados