Conheça os melhores ERPs para o varejo

0
84
ERP para o varejo

Em busca dos melhores ERPs para o varejo? Preparamos uma seleção para você escolher o melhor sistema de gestão para o seu negócio.

Em um setor tão competitivo como o varejo, não basta ter os melhores produtos para se destacar no mercado. No cenário atual, é necessário investir em ferramentas que ajudem não só a vender mais, mas também a aumentar a produtividade e reduzir custos e tempo de execução de tarefas.

Por isso, é cada vez maior o número de empresas que investem em softwares de gestão ERP, do inglês Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa. Se você atua no varejo ou pretende investir no setor já deve ter ouvido falar desse tipo de sistema. Mas você sabe qual a importância do ERP e de que modo a ferramenta pode contribuir para uma gestão mais ágil e eficiente?

Neste artigo, vamos explicar quais são os benefícios dos ERPs e listar os melhores sistemas para o varejo.

Mas, afinal, o que é varejo?

Por definição, varejo é basicamente a atividade de venda de produtos ou serviços para o consumidor final. Esses produtos e serviços, por sua vez, são comprados pelos comerciantes varejistas diretamente de fabricantes e de atacadistas, que vendem em grandes quantidades e não atendem o consumidor final.

Existem diferentes tipos de varejista no mercado: 

  • Loja física: é o tipo de varejo no qual os consumidores compram os produtos em um estabelecimento físico. Há diferentes formatos para esse modelo, como lojas de departamentos, marcas especializadas, lojas de fábrica, supermercados e hipermercados;
  • Varejo sem loja: consiste em empresas que comercializam produtos e serviços sem oferecer uma loja física ao consumidor. Nesse modelo, estão incluídas empresas de telemarketing, e-commerces (ou varejo virtual) e até mesmo os vendedores autônomos.

É importante destacar que os ERPs para o varejo podem contribuir para todas as modalidades de negócio do setor – basta pesquisar, comparar e escolher o mais adequado para o seu tipo de negócio.

Qual a importância de um ERP para o varejo? 

Em suma, os sistemas ERP centralizam os dados relacionados aos processos administrativos e operacionais da empresa, reunindo todas as informações em uma mesma plataforma. Esses softwares facilitam a vida do gestor porque, entre outras vantagens, oferecem a ele uma visão mais ampla do negócio, além de mais clareza sobre o desempenho da empresa varejista.

Para saber mais sobre ERP, confira o guia completo sobre o assunto que publicamos aqui no blog.

Como funciona um sistema ERP no varejo?

Mensuração de vendas, controle do estoque, controle de contas a pagar e receber, gestão tributária e de pessoas, apoio logístico e financeiro e reestruturação da elaboração de preços são algumas das funcionalidades desempenhadas por um ERP.

Uma das principais vantagens da ferramenta é a realização automatizada de tarefas operacionais. Ou seja, o ERP libera a equipe da execução dessas tarefas, otimizando tempo e evitando falhas humanas nos processos.

Além disso, uma equipe com menos tempo gasto em trabalhos operacionais consegue atuar de forma mais eficiente em planejamento estratégico para promover o crescimento da empresa. 

As principais funcionalidades de um ERP para varejo

1. Emissão de boletos

Para cada nova conta a receber, o sistema gera um boleto a ser enviado ao consumidor. Essa funcionalidade é importante para reduzir o risco de fraudes, além de contribuir para a organização e o controle das vendas.

2. Geração de notas fiscais eletrônicas

Com ERPs fica mais fácil garantir a emissão da NF-e de cada compra efetuada pelos clientes. As ferramentas com essa funcionalidade permitem ainda que esses documentos sejam arquivados e acessados quando necessário.

A automatização da emissão da NF-e libera a empresa de designar um funcionário para executar essa tarefa tão complexa importante para o funcionamento do negócio.

3. Integração entre loja física e virtual

Para os varejistas que possuem lojas físicas e também fazem vendas online, um ERP pode ser uma ótima solução para integrar os setores. A ferramenta pode, por exemplo, auxiliar no controle de estoque da loja virtual e da loja física, liberando o trabalho humano para uma tarefa que pode ser bem complicada.

A implementação de um software que automatize o controle de estoque pode evitar problemas como o risco de vender duas vezes o mesmo produto ou a perda de controle dos resultados de compras e vendas.

4. Redução de inadimplência

Um bom ERP pode ajudar você a reduzir a temida inadimplência porque oferece listas e avisos sobre clientes em atraso, além de enviar automaticamente e-mails de cobrança para os inadimplentes.

5. Redução de erros e de custos

Processos de trabalho manuais são mais vulneráveis a erros do que as atividades automatizadas. Afinal, por melhor que seja o profissional, ninguém está livre de esquecer um número ou errar um cálculo.

Em uma empresa, mesmo um pequeno erro pode trazer um enorme prejuízo. Por isso, adotar um sistema ERP pode ser uma excelente investimento para reduzir erros e, consequentemente, os custos resultantes desses erros. Isso porque o sistema é automatizado e evita as corriqueiras falhas humanas nos processos.

Além disso, o software integra todas as áreas da empresa, permitindo que quando um profissional de um setor atualize um dado, todos os outros também acessem aquela informação. Essa integração permite ainda que erros operacionais sejam identificados mais rapidamente, pois todos os funcionários visualizam o sistema e trabalham de forma mais integrada.

Escolher boas ferramentas de gestão, portanto, é uma estratégia inteligente para atingir o objetivo de fazer o seu negócio atingir melhores resultados e, consequentemente, crescimento e expansão. 

Os melhores ERPs para varejo do Brasil 

Agora que já explicamos o que são os ERPs e qual a importância da ferramenta para o desempenho do varejista, chegou a hora de apresentar alguns sistemas disponíveis para que você possa escolher o mais adequado para o seu modelo de negócio. Listamos abaixo os que para nós, da B2B Stack, estão entre os melhores do mercado. Confira e compare!

Sankhya ERP

O ERP Sankhya ERP é robusto, flexível e pode ser configurado para atender diferentes rotinas e modelos de processos.

É um sistema de ERP que fornece ao cliente de forma rápida e intuitiva informações operacionais, gerenciais e estratégicas, como:

  • Ponto de Equilíbrio;
  • Ciclo Financeiro;
  • Ciclo Operacional;
  • Margem de Contribuição;
  • Entre outras.

É facilmente adaptável às características e necessidades de cada empresa, com alta flexibilidade, destacando a integração de áreas e processos e o completo gerenciamento da informação.

O sistema permite total mobilidade para acessar em tempo real as informações da empresa, para uma gestão e tomada de decisão mais rápida e segura, tudo 100% web por meio de celular, notebook ou tablet.

Linx ERP

O Linx ERP é uma solução de gerenciamento com recursos especializados para o varejo. A ferramenta centraliza informações operacionais e estratégicas de lojas e redes, atendendo às principais operações como coordenação de pedidos, controle de estoque, reposição de suprimentos, além da gestão de processos financeiros e contábeis.

O sistema permite acompanhar os resultados das lojas, realizar o cadastro de produtos e preços e supervisionar o estoque de uma ou várias unidades. Na parte financeira, o produto faz a gestão fiscal como recebimento, vendas, tributação, emissão de nota fiscal eletrônica, monitora as contas a pagar ou a receber, custos e lucros de cada unidade e gestão da folha de pagamento.

O Linx ERP pode ser associado ao Linx POS, Linx E-commerce e a outras soluções móveis da Linx.

TOTVS ERP

O ERP da TOTVS é um sistema de gerenciamento que auxilia no acompanhamento e crescimento das empresas. Atende organizações de todos os segmentos com funcionalidades e rotinas que automatizam a gestão dos processos. Indicado para empresas de todos os tamanhos.

e-Millenium

O software e-Millennium ERP Omnichannel foi totalmente pensado para facilitar as operações das empresas na Omniera.

Garante maior agilidade na execução dos processos de negócio e assegura mudanças nos cenários de negócio de forma ágil e consistente, pois está fundamentalmente baseado no desenho das regras de negócio das empresas Business Process Management.

Linx Microvix

O Linx Microvix possui programas que atendem todas as rotinas das redes e franquias, apoiando o relacionamento franqueador-franqueado e oferecendo soluções eficientes para os demais processos financeiros.

O software promove a automatização completa das operações de PDV, controlando os principais processos da frente de loja e suas interações com o estoque.

BlueSoft ERP

O Bluesoft ERP para médias e grandes empresas possui um ecossistema de módulos e funcionalidades pensados no crescimento de uma empresa. Assim como os módulos de gestão para cada setor de sua corporação, a Bluesoft conta com parcerias, soluções e outros softwares de apoio como, por exemplo, a gestão de workflow, atendimento a clientes, base de produtos, tributações online, entre outros. Além disso, oferece uma série de integrações e parcerias com outros sistemas.

Cake ERP

O Cake ERP é o sistema de gestão online de vendas, compras, estoque e financeiro, com PDV integrado e melhores práticas de mercado. Feito para micro e pequenos lojistas, distribuidores e franquias.

Cigam ERP

O ERP da Cigam agrega aos seus negócios conceitos de gestão, integração da empresa, velocidade e flexibilidade na análise de informações.

Permite uma visão ágil da sua empresa por meio de indicadores de performance, consultas multidimensionais, relatórios e gráficos, que podem ser rapidamente criados e se necessário, modificados, tornando a gestão muito mais fácil.

Indicado para indústrias, grandes lojas, redes e franquias.

OnClick

O ERP da OnClick é uma solução completa e flexível que integra e automatiza toda a gestão da sua empresa, possibilitando mais controle e organização. Permite visões gerenciais em tempo real que garantem praticidade nos processos, confiabilidade na tomada de decisões, mais eficiência e produtividade.

A OnClick é reconhecida pela Gartner como um fornecedor representativo dentre 11 sistemas ERPs brasileiros. Possui prêmio ABCOMM 2016 e 2017 na categoria de Melhor Tecnologia para E-commerce e foi destaque ABCOMM 2018 em Tecnologia Web. Pequenas e médias empresas (geralmente com mais de 1 CNPJ) dos segmentos de e-commerce, varejo, indústria, distribuição, serviços e saúde.

Nasajon

O Nasajon ERP é um software de gestão integrada que automatiza tarefas de diversas áreas da empresa. As soluções em ERP oferecidas pela Nasajon são dedicadas à gestão de estoque, serviços, compras, atendimento, folha de pagamento, finanças, controle de produção, entre outros.

Na área de contabilidade, o software é compatível com todos os regimes tributários e permite controlar filiais e grupos de empresas, automatizando a consolidação de saldos e relatórios. É possível criar visualizações personalizadas de demonstrações contábeis e relatórios de análise de desempenho e tendências.

Já o módulo dedicado à escrituração fiscal atende todos os regimes tributários e se encarrega das operações da empresa, cumprindo as obrigações fiscais municipais, estaduais e federais. Indicado para micro e pequenas empresas.

ERPFlex

O ERPFlex é um software de gestão para empresas de serviços, indústria, comércio e varejo. Possui funcionalidades que automatizam o controle da área financeira, como fluxo de caixa, integração com contas bancárias, entre outras.

Faz a gestão de contratos com a emissão de cobranças, atualizações de valores e controle de recebimentos.

O ERPFlex também tem uma funcionalidade que estabelece metas de indicadores de giro de estoque e de faturamento por produto. A plataforma executa, ainda, o controle financeiro de estoque por meio do custos produtivos e dos insumos.

Ideal para empresas de serviços, indústria, comércio de distribuição e varejo.

Não deixe de conferir também a nossa seleção dos melhores ERPs para micro e pequenas empresas.

E aí, ficou algum ERP de fora?!