Conheça os melhores ERPs para o varejo

Publicado em 3 de março de 2020

ERP para o varejo

Ouça esse conteúdo aqui 👇

O ERP é um termo utilizado para descrever ferramentas que oferecem soluções de ponta a ponta para diferentes tipos de negócios.

São plataformas que conectam diversos setores de uma empresa e contam com funcionalidades que vão desde financeiro até gestão operacional. Para o varejo, essa solução pode ajudar na centralização de todos os dados administrativos relativos a gestão do negócio.

Em um setor tão competitivo como o varejo, não basta ter os melhores produtos para se destacar no mercado.

Conforme dados divulgados pela Agência Brasil, o setor de varejo fechou em alta de 1,2% no ano de 2020 no que diz respeito ao volume de vendas e 9,2% na receita nominal.

No cenário atual, com a competitividade a todo vapor, é necessário investir em ferramentas que ajudem não só a vender mais, mas que também aumente a produtividade e reduza custos e o tempo de execução de tarefas.

Por isso, é cada vez maior o número de empresas que investem em softwares de gestão ERP, do inglês Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa. Se você atua no varejo ou pretende investir no setor já deve ter ouvido falar desse tipo de sistema. Mas você sabe qual a importância do ERP e de que modo a ferramenta pode contribuir para uma gestão mais ágil e eficiente?

Neste artigo, vamos explicar quais são os benefícios dos ERPs e listar os melhores sistemas para o varejo.

Mas, afinal, o que é varejo?

Por definição, o varejo é basicamente a atividade de venda de produtos ou serviços para o consumidor final. 

Esses produtos e serviços, por sua vez, são comprados pelos comerciantes varejistas diretamente de fabricantes e de atacadistas, que vendem em grandes quantidades e não atendem o consumidor final.

Existem diferentes tipos de varejista no mercado: 

  • Loja física: é o tipo de varejo no qual os consumidores compram os produtos em um estabelecimento físico. Há diferentes formatos para esse modelo, como lojas de departamentos, marcas especializadas, lojas de fábrica, supermercados e hipermercados; 
  • Varejo sem loja: consiste em empresas que comercializam produtos e serviços sem oferecer uma loja física ao consumidor. Nesse modelo, estão incluídas empresas de telemarketing, e-commerces (ou varejo virtual) e até mesmo os vendedores autônomos.

É importante destacar que os ERPs para o varejo podem contribuir para todas as modalidades de negócio do setor – basta pesquisar, comparar e escolher o mais adequado para o seu tipo de negócio.

  • Dê uma olhada neste outro post para entender os passos para a implementação de um ERP.

Qual a importância de um ERP para o varejo? 

Em suma, os sistemas ERP integram todos os setores do negócio, centralizam os dados relacionados aos processos administrativos e operacionais da empresa, os mantêm sincronizados, reunindo todas as informações em uma mesma plataforma. 

Esses softwares facilitam a vida do gestor porque, entre outras vantagens, oferecem a ele uma visão ampla, panorâmica e facilitada do negócio, além de fornecer mais clareza sobre o desempenho da empresa varejista.

Os ERPs funcionam com Inteligência Artificial, BI (Inteligência de Negócio), alguns, com Machine Learning, e outras tecnologias de ponta, que calculam resultados de forma muito precisa, traduzindo estes dados em insights para que se identifique exatamente quando e onde é necessário investir e direcionar recursos.

Também auxiliam na identificação de estratégias que estão dando certo e as que precisam ser melhoradas, bem como no reconhecimento dos produtos mais e menos vendidos, e podem ajudar até mesmo na gestão de pessoas, caso sejam adquiridos módulos de recursos humanos.

Mas a principal vantagem de um ERP, é sem dúvidas, a redução de custos, que pode vir de diversos caminhos a partir de sua implantação: 

Pela redução de falhas operacionais ao automatizar processos, pela possibilidade de montar o ERP com os módulos realmente necessários no negócio, pela redução de trabalhos repetitivos, e consequentemente, aumento da produtividade, e pela melhora e assertividade na gestão financeira proporcionada pela ferramenta.

Como funciona um sistema ERP no varejo?

Mensuração de vendas, controle do estoque, controle de contas a pagar e receber, gestão tributária e de pessoas, apoio logístico e financeiro e reestruturação da elaboração de preços são algumas das funcionalidades desempenhadas por um ERP.

Uma das principais vantagens da ferramenta é a realização automatizada de tarefas operacionais. Ou seja, o ERP libera a equipe da execução dessas tarefas, otimizando tempo e evitando falhas humanas nos processos.

Além disso, uma equipe com menos tempo gasto em trabalhos operacionais consegue atuar de forma mais eficiente em planejamento estratégico para promover o crescimento da empresa. 

Um exemplo prático e bastante didático de como funciona um ERP se dá pela seguinte situação:

  • O setor comercial realiza uma venda e no módulo CRM atualiza ou registra a relação da empresa com este cliente;
  • O produto vendido é baixado automaticamente no estoque, evitando as falhas das atualizações manuais;
  • O módulo de logística fica responsável por calcular e fazer o roteiro da entrega;
  • O financeiro recebe a ação da venda, faz o faturamento, concilia com as contas a pagar e receber, emite nota fiscal, com o módulo contábil calcula tributos e encargos e controla o fluxo de caixa;
  • O setor de marketing consegue metrificar o quanto a campanha relacionada àquele produto vendido está sendo efetiva e pode aplicá-la em outros produtos que quase não saem do estoque;
  • O setor de compras recebe alertas sobre o nível de estoque do determinado produto para programar a próxima reposição.

Viu como esse processo fica muito mais organizado se automatizado e conectado?

Isso ainda pode envolver outros módulos, como por exemplo:

Tudo ocorrendo de forma conjunta e transparente.

Você pode acessar a categoria de ERP que temos em nosso blog, pois lá dissecamos uma série de ERPs, com suas particularidades, para que você consiga escolher o melhor sistema para seu negócio.

As principais funcionalidades de um ERP para varejo

Os ERPs são ferramentas completas para gerenciar muitas áreas e particularidades do negócio. Para cada necessidade, eles oferecem soluções, que estão listadas abaixo. 

Emissão de boletos

Para cada nova venda e conta a receber, o sistema gera um boleto a ser enviado ao consumidor. Essa funcionalidade é importante para reduzir o risco de fraudes, além de contribuir para a organização e o controle das vendas.

Seja por meio de integração com plataformas de gateways de pagamento ou por funcionalidade de emissão de boletos nativa, os ERPs centralizam também os seus meios de recebimento.

Além disso, a integração das NF-e geradas com os com módulos contábeis, permite a gestão e cálculos tributários e fiscais automaticamente.

Geração de notas fiscais eletrônicas

Com ERPs fica mais fácil garantir a emissão da NF-e de cada compra efetuada pelos clientes. As ferramentas com essa funcionalidade permitem ainda que esses documentos sejam arquivados e acessados quando necessário.

A automatização da emissão da NF-e libera a empresa de designar um funcionário para executar essa tarefa tão complexa importante para o funcionamento do negócio.

Integração entre loja física e virtual

Para os varejistas que possuem lojas físicas e também fazem vendas online, um ERP pode ser uma ótima solução para integrar os setores. 

A ferramenta pode, por exemplo, auxiliar no controle de estoque da loja virtual e da loja física simultaneamente, liberando o trabalho humano para tarefas que as máquinas ainda não podem fazer.

A sincronia da loja física com a loja virtual, permite a gestão financeira, contábil, de fluxo de caixa e das vendas em conjunto para ter mais assertividade no controle dos resultados.

Redução de inadimplência

Um bom ERP pode ajudar você a reduzir a temida inadimplência. Isso porque oferece listas e avisos sobre clientes em atraso, além de enviar automaticamente emails de cobrança para os inadimplentes e emitir seus boletos, conforme dito anteriormente.

Redução de erros e de custos

Processos de trabalho manuais são mais vulneráveis a erros do que as atividades automatizadas. Afinal, por melhor que seja o profissional, ninguém está livre de esquecer um número ou errar um cálculo.

Em uma empresa, mesmo um pequeno erro pode trazer um enorme prejuízo. Por isso, adotar um sistema ERP pode ser uma excelente investimento para reduzir erros e, consequentemente, os custos resultantes desses erros. Isso porque o sistema é automatizado e evita as corriqueiras falhas humanas nos processos.

Além disso, o software integra todas as áreas da empresa, permitindo que quando um profissional de um setor atualize um dado, todos os outros também acessem aquela informação. Essa integração permite ainda que erros operacionais sejam identificados mais rapidamente, pois todos os funcionários visualizam o sistema e trabalham de forma mais integrada.

Escolher boas ferramentas de gestão, portanto, é uma estratégia inteligente para atingir o objetivo de fazer o seu negócio atingir melhores resultados e, consequentemente, crescimento e expansão. 

Gestão de compras

Saber o que comprar e quando comprar é essencial para evitar desperdícios, gastos desnecessários e conseguir se destacar em meio a concorrência. 

A gestão de compras em um varejo se baseia em acompanhar as entradas e saídas de produtos, e assim, planejar estratégias e negociações inteligentes para comprar mercadorias de reposição, escolher os melhores parceiros de abastecimento, de forma que o valor de compra ofereça uma boa margem de lucro para sua venda.

Uma boa gestão de compras faz com que o negócio consiga comprar produtos com baixo custo se isto for planejado com antecedência e se o gestor estiver atento às oportunidades e ofertas do mercado.

Desta forma, é possível criar campanhas de marketing e promoções para atrair e converter mais clientes. 

A gestão de compras no varejo também precisa ser eficiente para garantir que nenhum produto falte e nem sobre no estoque, assim como é necessário controlar os prazos de entrega das mercadorias compradas junto aos fornecedores para que cheguem dentro do prazo combinado.

Frente de caixa

A frente de caixa é o último processo da jornada de compra de seu cliente. É onde ele realizará seu pagamento através de maquininha de cartão, dinheiro, ou outros meios de pagamento, receberá sua nota ou cupom fiscal e garantirá a compra da sua mercadoria.

A gestão da frente de caixa bem feita e organizada é fundamental para oferecer ao cliente uma boa experiência de compra e aumentar sua satisfação, além de estar totalmente ligada com as finanças da loja e com o SPED Fiscal.

Portanto, automatizar a frente de caixa garante que o cliente tenha agilidade na finalização de sua compra e garante que a empresa gerencie as finanças corretamente e se mantenha dentro das obrigações fiscais.

Controle de estoque

Também é preciso ter um controle eficiente do estoque, pois é uma área que impacta diretamente o consumidor final, podendo causar atrasos em entregas de produtos, perda oportunidades de negócio e gerar insatisfações por parte do cliente.

O controle de estoque deve estar completamente alinhado com a gestão de compras, mesmo que movimente equipes diferentes, e a automação destes processos é crucial para sincronizar estes setores e mantê-los na mesma página

A automação por ERPs permite, entre outras situações, a organização do estoque por diversos parâmetros, como data de validade, lote, cor, marca, tamanho, entre outros, e também atualizá-lo automaticamente a cada ação da área de vendas.

Os melhores ERPs para varejo do Brasil 

Agora que já explicamos o que são os ERPs e qual a importância da ferramenta para o desempenho do varejista, chegou a hora de apresentar alguns sistemas disponíveis para que você possa escolher o mais adequado para o seu modelo de negócio. 

Os ERPs podem ter diversas características e particularidades, como:

Cada solução foi pensada e desenvolvida para atender às demandas de diferentes negócios, portanto, é necessário realizar um estudo e pesquisar sobre grande parte deles para auxiliar essa escolha.

Quanto aos valores dos ERPs, são muito variados. Algumas empresas disponibilizam planos com pacotes de módulos pré-definidos, mas, o ideal é entrar em contato com os especialistas para montar a estrutura de seu ERP conforme suas necessidades, e assim, não perder dinheiro.

Listamos abaixo os que para nós, da B2B Stack, estão entre os melhores do mercado. Confira e compare!

Sankhya ERP

O Sankhya ERP é robusto, flexível e pode ser configurado para atender diferentes rotinas e modelos de processos.

É um sistema de ERP que fornece ao cliente de forma rápida e intuitiva informações operacionais, gerenciais e estratégicas, como:

  • Ponto de Equilíbrio;
  • Ciclo Financeiro;
  • Ciclo Operacional;
  • Margem de Contribuição;
  • Entre outras.

É facilmente adaptável às características e necessidades de cada empresa, com alta flexibilidade, destacando a integração de áreas e processos e o completo gerenciamento da informação.

O sistema permite total mobilidade para acessar em tempo real as informações da empresa, para uma gestão e tomada de decisão mais rápida e segura, tudo 100% web por meio de celular, notebook ou tablet.

Linx ERP

O Linx ERP é uma solução de gerenciamento, com recursos especializados para o varejo. 

A ferramenta centraliza informações operacionais e estratégicas de lojas e redes, atendendo às principais operações, como:

  • Coordenação de pedidos
  • Controle de estoque
  • Reposição de suprimentos;
  • Gestão de processos financeiros e contábeis.

O sistema permite acompanhar os resultados das lojas, realizar o cadastro de produtos e preços e supervisionar o estoque de uma ou várias unidades. 

Na parte financeira, o produto faz a gestão fiscal como recebimento, vendas, tributação, emissão de nota fiscal eletrônica, monitora as contas a pagar e a receber, custos e lucros de cada unidade e gestão da folha de pagamento.

O Linx ERP pode ser associado ao Linx POS, Linx E-commerce e a outras soluções móveis da Linx.

TOTVS ERP

O ERP da TOTVS é um sistema de gerenciamento que auxilia no acompanhamento e crescimento das empresas. É indicado para empresas de todos os portes e dos seguintes segmentos:

Para o varejo, o ERP da TOTVS promete redução de custos e aumento das vendas, e integra a loja física com a virtual.

Ainda dentro do varejo, o ERP da TOTVS é adaptável aos seus diversos subsegmentos, considerando as particularidades de cada um. Entre eles estão as lojas de moda, food service, supermercados, lojas em geral, home centers e automotivo

No geral, algumas das funcionalidades oferecidas pelo TOTVS ERP são:

  • PDV, inclusive com acesso por dispositivos móveis;
  •  Análise de crédito;
  • Criação de cartões fidelidade e programas de pontuação;
  • Gestão financeira, com contas a pagar e receber, plano de contas, fluxo de caixa, aplicações e empréstimos, entre outros;
  • Gestão orçamentária;
  • Livros razão e diário;
  • Visões gerenciais (DRE, DOAR, BP e fluxo de caixa);
  • Geração ECF, ECD, SPED Fiscal, SPED e eSocial;
  • Geração de obrigações eletrônicas;
  • Gestão de estoque e custos;
  • Gestão de vendas e emissão de notas fiscais;
  • Gestão de compras.

Ainda oferecem módulos de recursos humanos, CRM, BI, e-commerce, treinamentos, entre outros, que podem ser integrados ao seu ERP.

UpGestão

O ERP do UpGestão é uma ferramenta para integrar e otimizar as diferentes rotinas voltadas a negócios de qualquer porte e segmento.

As funcionalidades da ferramenta incluem:

  • Controle de estoque;
  • SPED fiscal;
  • Sintegra;
  • Demonstrativos;
  • Marketplace;
  • Emissão de nota fiscal eletrônica de produtos e serviços;
  • Cupom fiscal homologado para frente de caixa;
  • Controle financeiro de contas a pagar e receber.

O sistema também permite fazer a recorrência por boleto ou cartão de crédito, geração de arquivos fiscais, relatórios gráficos, geração de contratos para cobrança avulsa, gestão do fluxo de caixa e conciliação bancária. 

e-Millenium

O software e-Millennium ERP Omnichannel foi totalmente pensado para facilitar as operações das empresas.

Garante maior agilidade na execução dos processos de negócio e assegura mudanças nos cenários de negócio de forma ágil e consistente.

Entre suas funcionalidades estão:

  • Gerenciamento de riscos e anti-fraude;
  • Gestão de Cartões com integração à gateways de pagamento;
  • Gestão de produtos;
  • Gestão de vendas e pedidos;
  • Gestão financeira, com  fluxos de caixas, demonstrativos de resultados, conciliações bancárias e de cartões;
  • Gestão de importações;
  • Planejamento de compras;
  • Gestão de lojas físicas, franquias e representantes;
  • API aberta para integração com outras plataformas.

Linx Microvix

O Linx Microvix possui programas que atendem todas as rotinas das redes e franquias, apoiando o relacionamento franqueador-franqueado e oferecendo soluções eficientes para os demais processos financeiros.

O software promove a automatização completa das operações de PDV, controlando os principais processos da frente de loja e suas interações com o estoque.

Algumas de suas funcionalidades são:

  • Integração com e-commerce;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão de vendas;
  • BI;
  • Emissão de notas fiscais.

Entre muitas outras que você pode conferir em nosso guia completo do Linx Microvix.

BlueSoft ERP

O Bluesoft ERP para médias e grandes empresas possui um ecossistema de módulos e funcionalidades pensadas no crescimento de uma empresa. 

Assim como os módulos de gestão para cada setor de sua corporação, a Bluesoft conta com parcerias, soluções e outros softwares de apoio como, por exemplo, a gestão de workflow, atendimento a clientes, base de produtos, tributações online, entre outros. 

Além disso, oferece uma série de integrações e parcerias com outros sistemas.

Cake ERP

O Cake ERP é um sistema de gestão online de vendas, compras, estoque e financeiro, com PDV integrado e melhores práticas de mercado. Feito para micro e pequenos lojistas, distribuidores e franquias.

O Cake ERP oferece uma série de recursos de gestão. Entre eles estão:

  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Gestão do fluxo de caixa;
  • Gestão de inventário de estoque e impressão de etiquetas;
  • Gestão de orçamentos, pedidos de vendas, devoluções e comissões;
  • Criação de relatórios gerenciais. 
  • Veja o guia completo do Cake ERP para conhecer todos os benefícios da ferramenta.

Cigam ERP

O ERP 4.0 da Cigam foi desenvolvido para acompanhar a indústria 4.0 que chegou junto com a Quarta Revolução Industrial. É indicado para os segmentos de varejo, indústria, distribuição, agronegócio e serviços.

Agrega aos seus negócios conceitos de gestão, integração da empresa, velocidade e flexibilidade na análise de informação. É ainda adaptado às particularidades de cada segmento.

Permite uma visão ágil da sua empresa por meio de indicadores de performance, consultas multidimensionais, relatórios e gráficos, que podem ser rapidamente criados e se necessário, modificados, tornando a gestão muito mais fácil.

Os módulos oferecidos pelo ERP 4.0 CIGAM abrangem:

  • BI;
  • Contabilidade;
  • Financeiro;
  • CRM;
  • Faturamento;
  • Gestão de serviços;
  • Gestão de projetos;
  • Logística e distribuição;
  • Folha de pagamento;
  • Recrutamento e seleção;
  • Portal RH;
  • Portal do cliente;

Entre outros. Portanto, os processos de gestão podem ser todos automatizados e integrados, dando mais assertividade nas análises.

OnClick

O ERP da OnClick é uma solução completa e flexível que integra e automatiza toda a gestão da sua empresa, possibilitando mais controle e organização. 

Permite visões gerenciais em tempo real que garantem praticidade nos processos, confiabilidade na tomada de decisão, mais eficiência e produtividade.

A OnClick é reconhecida pela Gartner como um fornecedor representativo dentre 11 sistemas ERPs brasileiros. 

Possui prêmio ABCOMM 2016 e 2017 na categoria de Melhor Tecnologia para E-commerce e foi destaque ABCOMM 2018 em Tecnologia Web. 

É indicado para pequenas e médias empresas (geralmente com mais de 1 CNPJ) dos segmentos de e-commerce, varejo, indústria, distribuição, serviços e saúde.

Nasajon

O Nasajon ERP é um software de gestão integrada que automatiza tarefas de diversas áreas da empresa. 

As soluções em ERP oferecidas pela Nasajon são dedicadas à gestão de estoque, serviços, compras, atendimento, folha de pagamento, finanças, controle de produção, entre outros.

Na área de contabilidade, o software é compatível com todos os regimes tributários e permite controlar filiais e grupos de empresas, automatizando a consolidação de saldos e relatórios. 

É possível criar visualizações personalizadas de demonstrações contábeis e relatórios de análise de desempenho e tendências.

Já o módulo dedicado à escrituração fiscal atende todos os regimes tributários e se encarrega das operações da empresa, cumprindo as obrigações fiscais municipais, estaduais e federais. A solução é indicada para micro e pequenas empresas.

ERPFlex

O ERPFlex é um software de gestão para empresas de serviços, indústria, comércio e varejo. Possui funcionalidades que automatizam o controle da área financeira, como fluxo de caixa, integração com contas bancárias, entre outras.

Faz a gestão de contratos com a emissão de cobranças, atualizações de valores e controle de recebimentos.

O ERPFlex também tem uma funcionalidade que estabelece metas de indicadores de giro de estoque e de faturamento por produto. A plataforma executa, ainda, o controle financeiro de estoque por meio do custos produtivos e dos insumos.

Ideal para empresas de serviços, indústria, comércio de distribuição e varejo.

Varejo Digital Safetech

Varejo Digital é um ERP e PDV para gestão de redes e franquias de varejo, desenvolvido pela empresa Safetech, que atende às lojas de moda, calçados e acessórios.

Entre as funcionalidades do ERP Varejo Digital estão:

  • Gestão de vendas, inclusive de comissões e metas;
  • Omnichannel;
  • Consulta online ao SPC;
  • Gestão de trocas;
  • Emissão de etiquetas;
  • Fechamento de caixa;
  • Crediário;
  • Sistema Multiempresa;
  • Múltiplos meios de pagamento;
  • Transferências, vendas, saídas e entradas entre filiais, franquias e outras empresas do grupo;
  • Gestão offline;
  • Acesso por dispositivos móveis e desktop;
  • Extração de relatórios de gestão;
  • Integração com e-commerces.

Entre outros. A empresa também disponibiliza um sistema de emissão de notas fiscais que pode ser contratado à parte.

ERP WRG2

O ERP WRG2 é um sistema de gestão empresarial, indicado para indústrias, comércios e serviços e de armazenamento em nuvem.

Seus módulos oferecem, entre outras funcionalidades:

  • Emissão de relatórios;
  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Gestão do fluxo de caixa;
  • Extratos de movimentação bancária;
  • Emissão de boletos;
  • Cobrança escritural;
  • Gestão de vendas, com orçamento e pedidos de vendas, gestão de vendedores e representantes, inclusive de comissões;
  • Emissão de notas fiscais de vendas e serviços;
  • Integração com SEFAZ e prefeituras;
  • Gestão de compras;
  • Gestão de estoque.

Ainda podem ser integrados os módulos de CRM, BI e Mobile, para potencializar as análises e processos.

Gestão Click

Gestão Click é um ERP online para varejo, indicado para empresas de todos os portes, e que oferece uma série de recursos para gestão financeira, de vendas, compras, e todos os setores do negócio. 

Algumas das funcionalidades oferecidas pelo ERP da Gestão Click são:

  • Integração com diversas plataformas, como Mercado Pago, Pipedrive, Mercado Livre, PagSeguro, Loja Integrada e muitas outras via API;
  • Cadastros de clientes, fornecedores, produtos e serviços;
  • Gestão de estoque, cotações online, pedidos de compras e emissão de etiquetas;
  • PDV;
  • Gestão de contas a pagar, a receber e fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária;
  • Emissão de boletos e notas fiscais;
  • Gestão de vendas e orçamentos;
  • Gestão de atendimento ao cliente.

Conclusão

Os ERPs são soluções tecnológicas indispensáveis na transformação digital de qualquer empresa, de qualquer tamanho.

São ferramentas que permitem a automação de processos, diminuem falhas operacionais,  agilizam as demandas, e integram os setores, fornecendo uma visão 360° do negócio e trazendo mais clareza às tomadas de decisão.

Com os ERPs, é possível controlar as vendas em sincronia com o estoque, logística, contas a pagar e receber, com o fluxo de caixa, com o desempenho dos vendedores, e com muitos outros indicadores, o que torna o ecossistema interno da empresa mais saudável pela melhora da comunicação, e acima de tudo, promovendo seu crescimento.

Não deixe de conferir também a categoria completa de melhores ERPs para varejo no portal B2B Stack. Compare ferramentas, veja avaliações dos usuários, e escolha a melhor solução para o seu negócio.


Artigos relacionados