Investir na criação de uma loja online atualmente vem sendo uma boa ideia. A plataforma Loja Integrada te ajuda neste processo oferecendo soluções completas e práticas para que você já saia vendendo no primeiro dia.
Com a pandemia de COVID-19, os comércios tiveram de se adaptar às medidas de contenção do vírus.
Desde que a crise sanitária se instalou no país, a incerteza da abertura e do fechamento dos comércios vem sendo um dos grandes desafios que muitas empresas estão enfrentando.
Mas, estudos divulgados mostram que as vendas realizadas através de comércio eletrônico em 2020 cresceu 68% em relação à 2019 em apenas alguns meses, e a tendência é que este número continue crescendo exponencialmente mesmo após a pandemia.
Portanto, podemos ver que com as tecnologias que temos hoje, é possível vender sim, mesmo com as portas fechadas ou sem uma loja física.
Basta escolher o stack certo de vendas e marketing, que ajudem a alcançar o maior número de pessoas possível e que auxiliem no aumento da taxa de conversão de vendas.
Neste texto, vamos falar sobre a Loja Integrada, os recursos oferecidos por essa plataforma e dar dicas de utilização dessa ferramenta.
O que é Loja Integrada?
Loja Integrada é uma plataforma para criação gratuita, rápida e intuitiva de lojas virtuais, com hospedagem em nuvem, compatibilidade com qualquer dispositivo, podendo ser acessada de qualquer lugar e a qualquer momento, e que oferece uma série de recursos para fazer suas vendas online decolarem.
Já foram mais de 1 milhão de lojas virtuais criadas pela plataforma Loja Integrada, mais de 20 milhões de produtos vendidos, e em 2019, mais de 1 bilhão de reais faturados pelos lojistas cadastrados.
Você monta seu e-commerce, configura e cadastra produtos, define os meios de pagamento e de envio, instala aplicativos através de mais de 30 integrações, e conforme sua loja online cresce, você escolhe o plano que mais se adapta às suas necessidades.
Além disso, você consegue personalizar sua loja online e deixá-la com a sua cara sem precisar do auxílio de um designer ou programador, e também conta com temas pré-definidos, loja de aplicativos, parceiros exclusivos e serviços prontos para otimizar seu negócio online.
Recursos Loja Integrada
Os recursos disponibilizados pela Loja Integrada são para atender as mais variadas estratégias que um e-commerce deve ter:
Vendas
Diário de bordo: permite o acompanhamento de seu faturamento, ticket médio e das vendas por região, comparando com outros e-commerces do mesmo segmento, e assim, facilitando as tomadas de decisões;
Impressão de pedidos: este recurso auxilia na organização e despacho dos pedidos, mantendo um controle interno eficiente;
Alteração de status com comentários: atualize seus clientes sobre os status de seus pedidos inserindo comentários pertinentes relacionados à compra e ao envio;
Split Checkout: facilite a compra e pagamento de seus clientes sem redirecionamento para outras páginas, dando maior transparência na transação;
Ranking de faturamento: acompanhe como está seu faturamento de acordo com o ranking do ecossistema da Loja Integrada e crie estratégias para vender mais;
Produção de relatórios: obtenha uma visão ampla de seu negócio a partir dos relatórios de gestão de vendas e produtos mais e menos vendidos.
Produtos
Cadastro de produtos: cadastre seus produtos de forma ágil e prática, apostando em descrições bem elaboradas;
Filtro de produtos: encontre produtos cadastrados com apenas uma informação, que pode ser por nome, URL, descrição ou código;
Importação de produtos: se você tem uma planilha com seus produtos, faça a migração dela para a Loja Integrada de forma rápida, otimizando o tempo de cadastro;
Categorias e marcas: crie categorias e subcategorias para inserir seus produtos ou os organize por marcas, facilitando as buscas e visualizações;
Ranqueamento Google: utilize as métricas de SEO em seus Tag Title e nas Meta Tag Description de cada produto cadastrado para ficar nas primeiras posições de busca do Google.
Marketing
Captação de e-mails: fique dentro das LGPD para realizar suas campanhas de marketing de conteúdo aproveitando o momento certo de pedir o e-mail de seus clientes, aumentando sua base de contatos;
Divulgação de redes sociais: informe suas redes sociais na página inicial de sua loja online e engaje seu público;
Avise-me quando disponível: personalize esta opção para não perder venda de produtos que estão em falta no estoque e aproveite esta outra maneira de coletar e-mails;
Cupons de desconto e frete grátis: ofereça benefícios aos seus clientes para que eles se lembrem de você na próxima compra. Essas opções são personalizáveis e você escolhe o valor de desconto que deseja oferecer, valor mínimo de compra para frete grátis, entre outras possibilidades;
Selos de confiabilidade: evidencie que você tem uma plataforma de confiança inserindo seus selos no rodapé de sua página.
Aparência
Loja de temas e de banners: personalize sua página com agilidade e a decore com banners comemorativos e temas prontos que dão maior visibilidade ao seu negócio;
Versão mobile: disponibilize sua plataforma de vendas também nos dispositivos móveis;
Personalização flexível: personalize sua loja online da forma que quiser, desde cores até o estilo do menu e fixe seu logo e ícone no mercado;
Banners: crie banners para destacar promoções e novidades.
Pagamentos
Checkout Transparente: faça com que os pagamentos dos clientes sejam realizados dentro de sua própria plataforma, sem necessidade de redirecionamento para outras páginas de meios de pagamentos, melhorando a experiência de compra em sua loja;
Disponibilize diversos meios de pagamento: não perca vendas por não aceitar algum tipo de pagamento. A Loja Integrada faz integrações com PagSeguro, Mercado Pago, PagHiper (para aceitar pagamentos por boletos) e PayPal, e você ainda pode disponibilizar a opção de pagamento na entrega.
Envios
Integração com os Correios: envie seus pedidos por PAC ou use as condições comerciais de seu contrato com os Correios para mandar e receber mercadorias;
Integração com Frenet: envie seus pedidos por transportadoras e automatize as cotações de frete;
Melhor Envio: disponibilize a calculadora de fretes para que seu cliente tenha acesso às melhores condições de envio do mercado;
Personalize as condições de envio: customize avisos de recebimentos, entrega em mão própria e acrescente valor de frete.
Aplicativos
E-mail marketing: crie e dispare e-mails de campanhas de marketing da sua loja online;
Recupere carrinhos abandonados: ferramenta de criação de newsletter integrada aos produtos de sua loja online;
Receba feedbacks de sua loja: integre sua loja ao Facebook e outras redes sociais para que os clientes enviem comentários sobre seus produtos por outras plataformas;
Google Adwords: aposte nos anúncios pagos para aumentar as possibilidades de sua loja online ser bem ranqueada no Google;
Google Analytics: monitore a eficácia de suas campanhas de marketing, as taxas de conversão de vendas, o tráfego em sua página, entre outros monitoramentos importantes;
Google Tag Manager: crie e atualize tags de sua loja online com agilidade e praticidade.
Para quem a Loja Integrada é indicada?
Loja Integrada é indicada para empresas de qualquer porte e segmento que desejam montar um e-commerce.
Os planos disponibilizados pela Loja Integrada atendem às demandas de vendas de todos os tamanhos.
Planos e preços da Loja Integrada
Loja Integrada trabalha com 6 tipos de planos: Grátis, Pro 1, Pro 2, Pro 3, Pro 4 e Pro Max.
Eles se diferenciam em quantidades de produtos ativos cadastrados, número de visitas e de usuários, formas de pagamento e integrações.
Todos os planos contemplam as formas de entrega via:
- SEDEX;
- PAC;
- Retirada pessoalmente;
- Motoboy;
- Transportadora;
- Frenet;
- Melhor Envio;
- Manda Bem.
Os meios de pagamento abaixo estão presentes em todos os planos, exceto no plano Grátis, que disponibiliza apenas as opções de Checkout Transparente e Mercado Pago:
- Checkout Transparente;
- Mercado Pago;
- PayPal;
- PagSeguro;
- Pagar.me;
- PagHiper;
- PayU;
- Pagamento na Entrega.
Abaixo, estão listados os preços e algumas particularidades de cada plano:
Plano Grátis: é o plano gratuito de forma vitalícia. Permite:
- Até 5.000 visitas/mês;
- Até 50 produtos ativos;
- 1 usuário administrador;
- Integrações com aplicativos;
Plano Pro 1: R$ 39/mês. Inclui:
- Até 10.000 visitas/mês;
- Até 100 produtos ativos;
- 1 usuário administrador;
- Integrações com aplicativos e via API pública;
Plano Pro 2: R$ 79/mês. Abrange:
- Até 20.000 visitas/mês;
- Até 300 produtos ativos;
- 2 usuários administradores;
- Integrações com aplicativos e via API pública;
Plano Pro 3: R$ 159/mês. Inclui:
- Até 30.000 visitas/mês;
- Produtos ilimitados;
- 3 usuários administradores;
- Integrações com aplicativos e via API pública;
Plano Pro 4: R$ 319/mês. Permite:
- Visitas ilimitadas;
- Produtos ilimitados;
- Usuários ilimitados;
- Integrações com aplicativos e via API pública;
Dicas de uso da Loja Integrada
Vamos à algumas dicas de utilização de alguns recursos oferecidos pela Loja Integrada.
Como configurar o domínio na Loja Integrada
Após realizar seu cadastro na plataforma Loja Integrada, seu painel de controle abrirá conforme a figura abaixo, e você deverá clicar em “Configurar o domínio”;
Caso você já tenha um domínio próprio, basta inseri-lo na caixa de texto em “Domínio próprio”. Aparecerá uma caixa de diálogo para que você assinale se leu e está ciente sobre as instruções de configuração de domínio, e em seguida, ao assinalar que está ciente, você deverá clicar em “+ Adicionar domínio”;
Após este último passo, o domínio já estará configurado e pronto para utilização em até 48 horas.
Caso você não tenha um domínio próprio, será necessário comprar algum antes de iniciar este passo a passo.
Com seu domínio devidamente configurado, o certificado SSL digital já será disponibilizado pela Loja Integrada gratuitamente à sua loja online.
Como configurar o Google Analytics na Loja Integrada
Para configurar o Google Analytics, primeiramente você precisa instalar o aplicativo em sua loja online clicando em “Soluções” e depois em “Aplicativos”;
Aparecerá uma lista com todos os aplicativos disponíveis na plataforma, e você deverá clicar em “Instalar”, dentro do quadro do Google Analytics. Caso não tenha cadastro no serviço, logo abaixo do botão “Instalar” você terá uma opção de clicar para cadastrar-se;
Insira seu ID de acompanhamento do Google Analytics e clique em “Salvar”;
E em seguida, o aplicativo Google Analytics aparecerá novamente em sua tela de aplicativos já com o botão de “Configurar”;
Aí, é só configurar de acordo com as necessidades.
Como criar cupom de desconto na Loja Integrada
Para criar um cupom de desconto na Loja Integrada, você deverá clicar em “Marketing” e na opção “Cupons de desconto”;
Seu painel aparecerá como na figura abaixo, onde você conseguirá ver e filtrar os seus cupons criados, e caso queira criar um novo, você deverá clicar no botão “+ Criar cupom”;
Você precisará preencher informações como código do cupom, descrição, tipo de cupom, valor, valor mínimo para utilização, quantidade de vezes que o cupom poderá ser utilizado, quantidade por cliente, entre outras informações para cadastro;
Ao finalizar o cadastro do cupom, você deverá clicar em “Criar cupom”;
Por fim, seu cupom já será criado e você conseguirá ver informações sobre as quantidades já utilizadas, a validade, seu código, o status, entre outras informações, podendo até mesmo selecionar este cupom e removê-lo.
Conclusão
A abertura de uma loja online vem sendo uma forma dos comércios sobreviverem em tempos de pandemia, e os números mostram que essa é uma medida efetiva para manter essas empresas em pé.
Mas, não é só nos comércios que já estão ativos há um tempo que o e-commerce se agarrou. Muitas pessoas que perderam o emprego durante a pandemia de COVID-19 ou que estavam descontentes com sua ocupação apostaram nas vendas online.
Os consumidores, por sua vez, sentiram na pele os benefícios de realizar suas compras pela internet e estão mudando seus hábitos de compra. Logo, um comércio que oferece também uma loja virtual conquista um diferencial no mercado.
A Loja Integrada te ajuda a construir seu e-commerce gratuito, oferece ferramentas para personalizá-lo e deixá-lo atrativo para seu público-alvo, e você ainda conta com recursos para sua manutenção e melhora gradativa, aumentando suas vendas cada vez mais.
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments