Como usar e para que servem as ferramentas de pré-vendas

Publicado em 15 de fevereiro de 2021

ferramentas de pré-vendas

Uma ferramenta de pré-vendas está encarregada de realizar o primeiro contato com potenciais clientes. Veja como usar softwares de  vendas e melhorar as estratégias e a produtividade comercial.

Quem trabalha com pré-vendas sabe da importância da organização e da otimização dos processos. Todo tempo perdido com tarefas manuais, é um momento que poderia estar falando com prospectos, e é ai que as ferramentas de pré-vendas entram.

Então, caso esteja procurando uma forma de potencializar as ações dos seus SDRs, incluir uma solução como essa pode ser a grande diferença nos resultados de qualificação de leads. Além de aumentar o faturamento, é possível também deixar a operação como um todo mais rápida e precisa.

Para te ajudar com esse processo, vamos trazer neste artigo algumas informações importantes para você tomar a decisão:

O que é uma ferramenta de pré-vendas?

Como mencionamos no artigo sobre o tema, a área de pré-vendas está encarregada de realizar o primeiro contato com potenciais clientes. Então, uma plataforma desta categoria tem como finalidade ajudar os SDRs (profissionais de pré-venda) a organizarem suas informações, e conseguirem realizar os contatos com os leads.

Além disso, outro ponto importante a ser evitado são os cancelamentos por parte dos clientes. Para isso, as ferramentas oferecem diversas funcionalidades, além de todas as informações necessárias para que as conversas permitam uma conversão maior de vendas para a empresa.

Para que serve uma ferramenta de pré-venda?

O time de pré-vendas pode perceber diversos benefícios ao incluir uma ferramenta de pré-vendas na sua rotina. Entre elas estão:

  • Otimização do processo de prospecção de clientes – Considerada uma das etapas mais complicadas das vendas, uma plataforma pode ajudar a amparar o time com os recursos e dados necessários para prospectar os melhores leads;
  • Agiliza as demandas – Depender de processos manuais e repetitivos, além das velhas planilhas, podem causar uma grande perda de tempo por parte dos SDRs. Uma solução de pré-vendas atua especialmente nisso;
  • Maior segurança nas informações – Quando se depende de um sistema para organizar todos os dados, a chance de erros humanos causados por desatenção diminuem consideravelmente. Isso também evita a perda de recursos e tempo.

Quais são as empresas que podem se beneficiar de ferramentas de pré-vendas?

Apesar de ser uma área muito importante, a pré-venda é mais indicada para alguns tipos de empresa em especial. Então, para contratar uma ferramenta, você deve entender se alguns pontos estão de acordo com o seu processo comercial:

Em primeiro lugar, você deve avaliar o tamanho e complexidade da operação. Caso seu produto ou serviço precise de um processo de vendas com muitas etapas, juntamente com diversos colaboradores, uma plataforma pode ajudar muito com a organização do funil, além da divisão de metas e tarefas.

Além disso, será necessário entender quais são os recursos disponíveis para investir em uma plataforma como essa. Se entender que é sim um gargalo, e portanto uma necessidade, o dinheiro gasto trará retorno de outras maneiras.

Por fim, é interessante compreender se os seus pré-vendedores estão preparados para lidar com uma tecnologia nas rotinas. Para isso, cabe ao negócio realizar um treinamento devido, para que essa facilidade não se torne ainda mais um gargalo.

As ferramentas de pré-venda mais bem avaliadas no portal B2B Stack

Se estiver na busca da melhor plataforma de pré-vendas para o seu negócio, uma ótima dica é buscar entender o que usuários como você estão dizendo sobre as alternativas, por meio das reviews. Por isso, vamos listar aqui alguns dos softwares mais bem avaliados na categoria:

Neoway 

O Neoway Sales & Marketing une Big Data e Inteligência Artificial para tornar a análise de dados mais intuitiva. Ele permite, por exemplo, entender o perfil dos melhores clientes, segmentá-los, gerar leads mais qualificados, encontrar oportunidades de upsell e cross sell, gerir o pipeline e diminuir os custos das campanhas digitais.

Dentre as funcionalidades estão automação de marketing: e-mail marketing, gestão de campanhas, ferramentas de prospecção, gestão de leads. CRM de vendas, gestão de contas e contatos, gestão de propostas, cadência de prospecção, atendimento e suporte a clientes, gestão de chamados e tickets, gestão do fluxo de trabalho, ente outros. 

Meetime

O Meetime é um software utilizado para estruturar o processo de prospecção via inside sales. Ele permite a criação de cadências de atividades, que seguem uma sequência pré-determinada, cujo objetivo é aumentar as chances de contatos entre vendas e prospects.

Entre as funcionalidades está o fluxo de cadência, que disponibiliza templates padronizados para apoiar as atividades de ligação, e-mail e social point. Já o fluxo automático de e-mails estabelece uma cadência automática de e-mails, com priorização de envios aos leads mais alinhados ao momento da prospecção.

Ramper

Uma das principais soluções de pré-vendas do mercado brasileiro, o Ramper também venceu o prêmio “Top 3 da Categoria” no B2B Awards 2019 e também na edição 2020. A plataforma automatiza diversas etapas da prospecção digital de leads, especialmente para empresas B2B (Business to Business ou empresa para empresa). 

Criada a partir da metodologia Receita Previsível, de Aaron Ross, o Ramper permite automatizar os processos de outbound e integrá-los ao inbound, além da ativação dos leads inbound e recuperação dos leads perdidos do CRM. A solução traz um preço sob consulta, de acordo com as necessidades de cada negócio.

Dentre as funcionalidades estão a possibilidade de programar o processo de abordagem do lead dentro de uma cadência de e-mail, que poderá ser ajustada de acordo com cada objetivo. 

Exact Sales

Outra plataforma vencedora do B2B Awards, e que deve estar no seu radar, é o Exact Sales. Trata-se de um software de gestão de leads, com foco no mercado B2B. 

Funcionando como um guia para a equipe de pré-vendas, a solução oferece sugestões de rotinas de abordagem por telefone e e-mail, com a intenção de ter mais assertividade na coleta dos dados.

Por meio da ferramenta, o time de SDRs pode obter uma qualificação profunda de cada lead, com segmentações por lead scoring. Para isso, o sistema identifica fatores técnicos e situacionais que podem influenciar a compra, assim prevendo a maturidade do lead.

O Exact Sales realiza a gestão dos dados da base de leads e do portfólio de clientes em tempo real, além de poder se integrar com outras plataformas de empresas como RD Station, Hubspot, Pipedrive e Salesforce. O orçamento também acontece sob consulta no site da Exact Sales.

Speedio

O Speedio é uma plataforma que utiliza de big data e inteligência artificial para ajudar empresas a fazer suas prospecções, sem precisar de grandes esforços para encontrar os dados. Então, a solução gera leads B2B com as informações importantes para a equipe de pré-venda realizar os contatos.

A ideia desta ferramenta é diminuir o tempo gasto na busca de contatos, e com ligações e e-mails inexistentes. Em questão de valores, a Speedio oferece quatro opções de planos: o Light, que permite 50 cliques e 50 exportações (R$109/mês), o Atlas 1 com 100 cliques e 100 exportações (R$199/mês), Atlas II com 300 cliques e exportações (R$399/mês) e por fim, o Atlas III com 500/500 (R$599/mês).


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