Gerenciador de senhas: os 5 melhores apps para sua segurança, com avaliações de usuários

Publicado em 9 de agosto de 2023

gerenciador de senhas

Os 5 aplicativos para gerar senhas fortes apresentados neste post são: Last Pass, 1Password, Kaspersky Password Manager, Roboform e Dashlane.

Utilizar um aplicativo gerenciador de senhas garante mais praticidade e segurança de dados no acesso à diversos sites e aplicativos que utilizamos diariamente.

Um fato que observamos hoje em dia, é o uso cada vez maior de aplicativos e sites para diferentes atividades todos os dias. Com isso, criamos contas em diversas plataformas e, assim, aumentamos a necessidade de gerenciar senhas diferentes para todo o tipo de serviço.

Independentemente de onde criamos contas e senhas, é preciso levar em consideração que nossos dados estão em jogo, e nossas informações pessoais e empresariais são alvos prioritários de ataques cibernéticos.

Uma pesquisa divulgada pelo C6 Bank revela que cerca de metade dos brasileiros esquece suas senhas apenas 5 minutos após criá-las. Esse esquecimento frequente é um fator que leva as pessoas a utilizarem as mesmas combinações de senha em diferentes aplicativos, o que representa um risco significativo para a segurança.

Seja por praticidade, comodismo ou por receio de esquecer os dados de acesso, este hábito não é seguro e tão pouco deve ser estimulado dentro das empresas ou na vida pessoal.

Portanto, acompanhe este texto para saber como gerenciar senhas de forma realmente segura e evitar vazamento de dados na internet.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui embaixo 👇

O que é um gerenciador de senhas e como funciona?

Um gerenciador de senhas se trata de um software ou aplicativo de proteção de dados, geralmente em nuvem, com funções que vão desde gerador de senhas com alto grau de dificuldade, proteção contra vazamento de dados, até segurança de senhas salvas com criptografia para mantê-las em um ambiente seguro.

Ao utilizar um gerenciador de senhas, você só precisará decorar uma única senha, também chamada de senha mestra, que é a de acesso a este sistema, onde todas as demais senhas que foram criadas estarão disponíveis para sua visualização.

Por que usar um gerenciador de senhas?

Não faz mais sentido anotar senhas em agendas, papéis e nem mesmo em blocos de notas do computador ou de outros dispositivos, já que essas informações podem ser facilmente perdidas, ou pior: encontradas e utilizadas por terceiros.

Também não é prático confiar apenas na nossa memória para lembrar de todas as senhas que usamos todos os dias. Embora a memória possa guardar essas senhas, às vezes ela pode falhar, concorda?

Devido ao aumento do modelo de trabalho home office, vemos muitos funcionários utilizando computadores da empresa em casa ou seus próprios dispositivos. Isso torna ainda mais desafiador o monitoramento da segurança dos dados empresariais, assim como a identificação de onde e como esses dados estão sendo acessados e utilizados.

O gerenciador de senhas presente em muitos navegadores, como no Google, que salvam suas senhas para preenchê-las automaticamente ao acessar um site que necessita de login, também podem não ser úteis em diversos cenários, como por exemplo, se você utiliza vários navegadores durante o dia.

Nesse caso, você precisaria entrar em todas as plataformas onde tem uma conta usando esses vários navegadores e guardar suas senhas em cada um deles.

Conforme novas contas forem criadas, esse processo precisará ser repetido várias vezes, o que acaba não sendo nada prático.

Portanto, centralizar suas senhas em apenas um lugar, além de garantir a otimização de tempo ao buscá-las, fornece várias camadas de segurança a mais, e você ainda poderá criar senhas complexas e mais fortes sem se preocupar se irá se lembrar delas depois.

É seguro salvar senhas no Google?

O navegador do Google, o Google Chrome, possui um mecanismo de salvamento de senhas, no qual a cada senha criada ou inserida em qualquer plataforma, ele pergunta se você deseja salvá-la para preenchimento automático naquele determinado site em acessos futuros.

Este mecanismo também é capaz de sincronizar as senhas salvas em outros dispositivos que você utiliza com sua conta do Google.

Ou seja, se você criou uma senha em um site em seu computador através do Google Chrome, logado com sua conta Google, e permitiu o salvamento desta senha, ao acessar este mesmo site no Chrome em seu celular, sua senha também será preenchida automaticamente.

Quando há permissão para este salvamento de senhas no Google Chrome, os dados ficam armazenados, de forma criptografada, em um banco de dados SQLite3.

Por estarem criptografadas, as senhas salvas só poderão ser descriptografadas através do mesmo computador em que ocorreu a criptografia ou pelo mesmo usuário que estava logado no sistema operacional utilizado no determinado momento da encriptação.

Porém, conforme observação do Daniel Kundro, pesquisador de malware da ESET América Latina:

“Caso um cibercriminoso tenha acesso ao computador, ele pode facilmente obter as senhas, descriptografá-las e roubá-las em texto simples. Esse tipo de comportamento foi observado em vários códigos maliciosos e até mesmo em trojans bancários direcionados especificamente para a América Latina, onde se destinam a roubar credenciais de acesso de serviços home banking”.

Isso significa que se por acaso, por exemplo, você baixar um arquivo por meio de um link malicioso, um hacker pode ter acesso ao seu computador, obter sua senha e acessar seus dados.

Portanto, não é recomendado que este salvamento seja utilizado, especialmente para salvar senhas de bancos ou de outros sites que possuem todos os seus dados pessoais.

Como ver as senhas salvas no Google?

O Google Chrome atualizou recentemente o acesso rápido à guia “Senhas” do navegador. Clicando nos três pontos do lado superior direito da tela, a lista de opções já conta com a guia “Gerenciador de senhas do Google”.

Também é possível verificar as senhas que estão armazenadas no seu navegador Google Chrome com poucos passos, acompanhe:

  1. Abra o Google Chrome em seu computador;
  2. Clique nos três pontos verticais no canto superior direito para abrir o menu;
  3. Vá para “Configurações”;
  4. Encontre a guia “Preenchimento automático e senhas”;
  5. Na seção “Senhas salvas”, você verá uma lista de sites e suas senhas correspondentes;
  6. Para visualizar uma senha, clique no ícone do olho ao lado da senha. Você pode ser solicitado a inserir a senha do seu computador para verificar sua identidade;
  7. Depois de visualizar a senha, ela será mascarada novamente por padrão;
  8. Para excluir as senhas, limpe os dados de navegação e inclua “Senhas”.

6 passos para saber se um gerenciador de senhas é seguro

A segurança dos gerenciadores de senha é o fator mais importante a ser considerado, pois são ferramentas que lidam com informações altamente sensíveis. Geralmente, um bom gerenciador de senhas conta com os seguintes aspectos:

  • Senha criptografada

A criptografia é um dos principais controles de segurança de gerenciadores de senhas. Com ela, as senhas são transformadas em códigos complexos que só podem ser descriptografados com a chave correta. Isso ajuda a garantir que, mesmo se os dados forem comprometidos, as senhas permanecerão inacessíveis.

  • Senha mestre 

É a primeira senha que deverá ser criada para cadastro no sistema de gerenciador de senhas. Ela deve ser longa, complexa e única, e nunca deve ser compartilhada com ninguém.

  • Autenticação multifator (MFA)

Muitos gerenciadores de senha oferecem essa opção para adicionar uma camada extra de segurança. A autenticação multifator pode ser a combinação de algo que o usuário sabe (senha mestre) com algo que ele possui (um dispositivo móvel) ou algo que ele é (biometria).

  • Armazenamento local vs. Armazenamento em nuvem

Existem gerenciadores de senha que armazenam as informações localmente no dispositivo do usuário, enquanto outros utilizam serviços em nuvem para sincronização entre dispositivos. Ambos os métodos têm suas vantagens e desvantagens em termos de segurança. O armazenamento local pode ser mais difícil de acessar remotamente, mas pode ser mais vulnerável a perdas de dados. O armazenamento em nuvem pode oferecer maior acessibilidade e sincronização, mas também pode ser alvo de ataques cibernéticos.

  • Verificação de segurança

Os bons gerenciadores de senha passam por auditorias de segurança regulares para identificar e corrigir possíveis vulnerabilidades. Isso ajuda a garantir que as melhores práticas de segurança estejam sendo seguidas e que as ferramentas estejam protegidas contra ameaças.

  • Proteção contra ataques

Gerenciadores de senha costumam ter medidas de proteção contra ataques de força bruta, onde um invasor tenta adivinhar a senha mestre tentando várias combinações. Geralmente, depois de um número específico de tentativas fracassadas, há um bloqueio temporário.

Cada gerenciador de senhas pode contar com algumas, todas ou até mais das funcionalidades mencionadas acima, além de estarem em constante atualização e inovação. 

No portal B2B Stack você encontra as melhores ferramentas de gerenciador de senhas do mercado, e faz o comparativo entre elas, um importante recurso que dá embasamento para escolha da solução mais adequada ao seu negócio.

Como escolher um gerenciador de senhas?

Para escolher o melhor aplicativo para senhas seguras, você precisa avalie os recursos de cada opção, a facilidade de uso, a compatibilidade com seu aparelho e, como sempre defendemos aqui na B2B Stack, conferir a opinião dos usuários. As avaliações sempre podem trazer novas informações, garantindo que sua escolha seja mais adequada.

Qual o melhor gerenciador de senhas?

Aqui, detalhamos os melhores gerenciadores de senhas para que você possa conhecer mais sobre as soluções para a sua segurança de dados:

LastPass

Imagem da tela inicial do LastPass, gerenciador de senha

O LastPass é um gerenciador de senhas que pode ser utilizado para fins pessoaisou empresariais.

Para começar a usá-lo, basta instalar a extensão no seu navegador. Ela irá adicionar um botão à sua barra de ferramentas, permitindo que você faça login facilmente todos os dias.

Ao criar sua conta e uma senha mestre no programa instalado, você poderá configurar seu gerenciador da seguinte forma:

  • Adicionando os sites onde você tem conta, sendo que há várias maneiras de importá-los para o sistema, seja permitindo que o LastPass os salve automaticamente ao acessá-los, importando de sua caixa de e-mails ou de outros gerenciadores que você já utiliza;
  • Criando senhas longas e aleatórias, assim como nomes de usuário, pelo próprio gerador de senhas e gerador de nome da ferramenta, para que o LastPass os mantenham armazenados;

Com seus dados configurados, o LastPass irá preenchê-los automaticamente em páginas de login.

A aplicação poderá ser utilizada em qualquer dispositivo e a sincronia dos dados é automática, portanto, as senhas estarão sempre disponíveis onde quer que você esteja.

Outra funcionalidade do LastPass é a organização de notas. Você poderá inserir anotações no aplicativo para centralizar informações e encontrá-las mais facilmente.

Você também conseguirá criar diversos perfis para suas compras online, desta forma, você poderá cadastrar vários cartões de crédito e endereços diferentes e preencher estes dados nas lojas virtuais com alguns cliques.

As senhas armazenadas no LastPass poderão ser compartilhadas com criptografia com outras pessoas que utilizam o mesmo login que você em diversos sistemas e sites.

O sistema também possibilita que você realize auditorias das senhas que já possui em seu cofre para identificar o grau de segurança de cada uma, as atualizando caso necessário.

O LastPass faz monitoramento da dark web e te envia alertas caso seus dados estejam em risco, além de utilizar criptografia AES de 256 bits com PBKDF2, SHA-256 e hashes com salt, e autenticação multifator para manter suas senhas seguras.

O LastPass possui um plano gratuito, que reúne diversas funcionalidades e dá acesso a 1 usuário  e os planos pagos, com mais funcionalidades e que podem ser adquiridos a partir de $ 3/mês, com permissão de testes gratuitos.

Para uso profissional, Last Pass disponibiliza soluções a partir de US$4 por usuário/mês, oferece teste gratuito de 14 dias e é possível obter informações sobre as diferentes modalidades acessando o site ou contatando a equipe de vendas.

Confira as avaliações para o gerenciador de senhas Last Pass para Android e iOs.

1Password

gerenciadores de senha, Imagem da tela inicial do 1Password

O gerenciador de senha 1Password armazena suas credenciais de acesso e documentos em um cofre criptografado protegido com sua senha mestre, e preenche estes dados automaticamente em formulários de sites já conhecidos e autorizados.

A ferramenta também oferece um gerador de senhas fortes e aleatórias, permite o cadastro de informações de pagamento para preenchimento automático em lojas virtuais, compartilha senhas de forma segura entre colaboradores ou familiares e pode armazenar cópias de documentos para que não se percam no limbo.

É acessado através de aplicativos para dispositivos móveis ou desktop, funcionando em qualquer sistema operacional, e sincroniza os dados entre todos os aparelhos.

Por este motivo, de qualquer lugar você conseguirá se logar em sistemas ou sites, mesmo sem se lembrar das suas senhas.

O 1Password utiliza criptografia AES de 256 bits para manter seus dados seguros e sua senha mestre não é armazenada no aplicativo, sendo assim, somente você tem acesso à ela.

O sistema emite alertas quando há riscos na segurança de dados, oferece proteção contra phishing e leitores de teclas e funciona apenas em navegadores verificados.

Se você precisar utilizar o 1Password em conjunto com outras pessoas, cada usuário terá seu próprio cofre privativo e o cofre compartilhado, e se for utilizado por equipes de trabalho, você poderá disponibilizar cofres compartilhados por departamento, por time, por projeto, ou outros parâmetros conforme as necessidades.

O 1Password não disponibiliza plano gratuito, mas permite testes grátis por 14 dias.

Os planos pessoais e familiares podem ser adquiridos a partir de US$2,99/mês na assinatura anual, e os planos Business custam a partir de US$7,99/usuário/mês, sendo que o pacote inicial mais vantajoso para até 10 usuários custa US$19,95/mês.

Você encontras as avaliações para 1Password na Google Play e Apple App Store.

Kaspersky Password Manager

Kaspersky gerenciador de senhas tela

Um dos antivírus mais tradicionais do mercado, Kaspersky também tem sua versão de gerenciador de senhas disponível em versão desktop e mobile. 

O Kaspersky Password Manager utiliza um método de codificação dos dados através de um algoritmo de chave simétrica que se fundamenta na criptografia AES. A sigla AES é comumente empregada em nível global para garantir a segurança de informações altamente confidenciais. Portanto, você recebe uma chave que é usada para acessar a área protegida de suas senhas. Essa chave é gerada a partir de sua senha principal utilizando a função PBKDF2 (Password-Based Key Derivation Function 2).

A versão gratuita do Kaspersky Password Manager faz praticamente as mesmas coisas que a versão paga Premium, mas você só pode guardar até 15 entradas. Isso inclui senhas e informações confidenciais como passaporte, carteira de motorista e cartões de banco. Para desfrutar de espaço de armazenamento ilimitado, é necessário adquirir a versão Premium. Os preços começam em US$14,99/ano.

Conheça a opinião dos usuários de Kaspersky para Android e iOs.

RoboForm

roboform proteção de senha tela

O RoboForm simplifica o login em sites com apenas um clique, permitindo preenchimento automático de informações. Ele captura senhas enquanto você navega, exigindo pouca intervenção. 

Compatível com várias plataformas e navegadores, ele mantém suas senhas sincronizadas através da nuvem segura do RoboForm Premium. Também oferece acesso offline através de aplicativos para PC e dispositivos móveis, e a organização é facilitada pela categorização em pastas gerenciáveis, além da opção de fixar logins favoritos para acesso rápido.

Para garantir defesa contra ataques como dicionário e força bruta, o RoboForm emprega criptografia AES de 256 bits juntamente com PBKDF2 SHA256. A descriptografia ocorre localmente, exclusivamente no dispositivo, e a chave de descriptografia nunca é transmitida para nossos servidores.

O RoboForm é o único gerenciador de senhas que organiza seus favoritos para fornecer acesso rápido e fácil em todos os seus navegadores e dispositivos.

A ferramenta disponibiliza as versões individual e família, opção gratuita e paga, a partir de  US$1,99/mês, cobrado anualmente. A versão empresarial oferece teste gratuito de 14 dias, preenchendo o formulário de solicitação. Os planos podem ser adquiridos de 1 ano até 5, com desconto progressivo e começam em US$3,35

Confira avaliações de Roboform aqui, para usuários de Android e aqui para iOs.

Dashlane

Imagem da tela inicial do Dashlane

O Dashlane é um aplicativo gerenciador e criador de senhas que preenche dados de acesso e de pagamento automaticamente em qualquer dispositivo.

O sistema envia alertas sobre violações que possam ocorrer em sua conta, e sua senha mestre não é armazenada nem em seu dispositivo, nem nos servidores Dashlane, o que garante que somente você a conheça.

Utilizam uma patente nos EUA para sua arquitetura de segurança, autenticação em duas etapas e encriptação robusta de dados para mantê-los seguros.

O Dashlane possui planos para empresas, pessoal e familiar, sendo que as empresas podem adquiri-los a partir de US$5/usuário/mês até planos completos para suporte a grandes empresas, contando com painéis de controle de segurança, relatórios avançados, entre outras funcionalidades.

Também disponibiliza um plano gratuito para utilização pessoal, e os planos pagos são a partir de US$2,49/mês com armazenamento de senhas ilimitadas, relatórios de saúde das senhas, monitoramento da dark web, entre outras funções.

Confira as avaliações de Dashlane, visitando a página do app no Google Play e Apple App Store!

Conclusão

À medida que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, podemos identificar que as chances de fraudes e ataques às senhas estão cada vez mais recorrentes.

Assim os gerenciadores de senhas são a solução, já que os golpes aplicados na internet podem deixar danos irreversíveis na vida financeira de pessoas e empresas, e determinados hábitos relacionados à segurança das informações precisam ser revistos e modificados para uma utilização mais sustentável dessas redes.

Os gerenciadores de senhas são ferramentas que armazenam senhas em um cofre criptografado com segurança de ponta, e ainda podem te auxiliar na criação e atualização de senhas complexas.

Além disso, são capazes de otimizar muito o tempo de quem acessa várias plataformas e sistemas diariamente, já que fazem o preenchimento automático de dados em sites permitidos pelo usuário, inclusive em lojas virtuais, eliminando a necessidade de preenchimentos manuais.

Também são ferramentas muito práticas, intuitivas e com bom custo/benefício, e algumas possuem até mesmo planos gratuitos, portanto, não há motivos para não utilizar um gerenciador de senhas no seu dia a dia.

Quer conhecer mais softwares para se manter seguro na internet? Veja as categorias Gerenciador de senhas e Segurança da Informação no portal B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados