Gestão de conhecimento: entenda a sua importância

Publicado em 19 de novembro de 2019

gestao-de-conhecimento

A gestão de conhecimento pode fazer diferença para uma empresa, não só em momentos de crise, mas também pensando no futuro e desenvolvimento. Softwares da área ajudam a responder diversas questões que podem aparecer para sua equipe no dia-a-dia. Esse processo de captura e distribuição de conhecimento é muito importante e aqui explicamos um pouco sobre os detalhes desses processos.

Responda agora mesmo, existe algum profissional na sua empresa que, se decidir sair por algum motivo, deixará o departamento inteiro em apuros? Se a resposta for sim, falta gestão de conhecimento para vocês.

Não só isso, quando um colaborador novo é contratado, como ele é treinado? Ou então, como as informações são distribuídas entre os profissionais? Como garantir que todos saibam o que é preciso saber?

Temos ainda mais perguntas para você responder, por exemplo… e se eu te pedir para contratar uma pessoa agora mesmo, aquela peça fundamental que trará valor e novos conhecimentos para a empresa.

Você sabe exatamente quais habilidades esta pessoa deve ter? Ou quais habilidades estão faltando no seu time?

Pois bem, a gestão de conhecimento responde todas essas perguntas. Sim, sabemos que são muitas, mas ela de fato é a resposta que você procura.

Portanto, leia no nosso artigo de hoje. Trouxemos os melhores detalhes para você começar o quanto antes a aplicar a gestão de conhecimento no seu empreendimento. 

A B2B Stack está sempre pronta para te surpreender. Vamos lá, então? Boa leitura!

Um breve resumo da gestão de conhecimento para você se familiarizar

Os softwares de gestão de conhecimento suportam abordagens integradas com a função de capturar, avaliar, recuperar e compartilhar informações variadas.

Essa prática tem como objetivo ajudar a sua empresa de modo a descobrir como fazer algo que venha a agregar ao negócio.

Esses softwares ajudam em tarefas do tipo “como realizar uma questão”, ou “como resolver um problema operacional” entre tantas outras tarefas que, normalmente, começam com “como…”

Portanto, o gerenciamento de conhecimento procura te mostrar caminhos que podem ser percorridos para dúvidas existentes na rotina dos seus processos de trabalho.

As informações utilizadas por um software de gestão do conhecimento são documentos de texto, imagens, áudios, vídeos entre tantos outros tipos de dados.

Pense no gerenciamento de conhecimento como o processo de captura, distribuição e uso de todo o conhecimento existente na sua organização.

Ele também é a disponibilização dos dados e das informações de uma empresa aos profissionais. Além de que os softwares também podem ser usados para que os dados sejam compartilhados com parceiros e clientes.

Como aplicar a gestão de conhecimento sua empresa

A gestão de conhecimento pode ser usada para melhorar a sua empresa, independente do tamanho dela e do número de funcionários. ela engloba uma série de ações que as empresas fazem no dia a dia.

Para simplificar, pense na gestão de conhecimento como: “a capacidade de identificar, catalogar, analisar e disponibilizar os conhecimentos disponíveis na empresa, sempre focando no desenvolvimento da organização”.

Significa identificar os conhecimentos que vocês têm e são usados para fazer a sua empresa evoluir mais a cada processo.

O gerenciamento do conhecimento também trata da transformação desses conhecimentos em processos, evitando que empresa fique dependente dos conhecimentos de alguns colaboradores específicos. 

Livre a sua empresa de improvisos com a gestão de conhecimento 

A gestão de conhecimento otimiza o desenvolvimento das soluções para os mais diversos problemas. Pois ela lida com o desenvolvimento de processos, que estarão disponíveis quando a urgência surgir.

Ou seja, a sua empresa estará livre de improvisos e de soluções criadas “do zero”. Você e sua equipe já terão em mãos as soluções, ou o caminho utilizado para solucionar um problema, catalogados e acessíveis.

Saiba a importância da gestão do capital intelectual de uma empresa

O gerenciamento ou gestão de conhecimento também é comumente chamada por alguns autores de gestão do capital intelectual.

O motivo é: por mais possível se mostre a opção de armazenar informações, o conhecimento está em pôr as informações na prática.

Outra vantagem da gestão do conhecimento está em identificar quais são as habilidades que os seus colaboradores possuem. Sendo possível, após a sua aplicação, apontar quais conhecimentos se mostram necessários a se desenvolver.

Ela também é muito útil para saber qual será o próximo profissional a ser contratado e integrado nos processos do seu negócio.

Pois todas as informações em habilidades estarão disponíveis e você poderá escolher o próximo colaborador como um técnico de futebol escolhe o reforço ideal para a próxima temporada.

Lidar com pessoas e conhecimentos é algo que precisa ser feito de maneira inteligente

Pode parecer até brincadeira, mas muitas empresas sofrem do drama de não saber exatamente qual peça falta para a gestão de uma equipe vencedora.

Imagine um grande clube de futebol, em que o técnico contrata jogadores para qualquer posição, ser ter certeza de quais habilidades estão sobrando e quais estão faltando.

Assim é uma empresa sem a gestão do conhecimento, não se sabe o que é possível fazer, quem é o profissional que fez e quais são as habilidades que estão faltando. 

Não se sabe nada e, sem ter esse conhecimento em mãos, qualquer estratégia de ação, seja ofensiva ou defensiva, irá certamente fracassar.

Saiba a importância da gestão de competências

Outro aspecto da gestão de conhecimentos é identificar quais são as competências essenciais para o desenvolvimento da empresa.

Com isso, será possível saber quais são os treinamentos fundamentais para que seus funcionários participem de forma mais produtiva dentro do fluxo existente no seu negócio.

Por exemplo, em uma empresa de softwares, existe a necessidade do conhecimento em linguagens de programação, então você poderá montar a equipe de acordo com a linguagem dominada por cada profissional.

Para isso, é extremamente importante conhecer as melhores soluções em gestão de conhecimento disponíveis no mercado.

Entenda o que é aprendizagem empresarial

Essa é uma parte fundamental para a sua compreensão. Você já pensou em maneiras de estar sempre implementando melhorias dentro da sua empresa?

É isso mesmo, você também pode usar a gestão do conhecimento dentro da aprendizagem empresarial para o melhor desenvolvimento das suas atividades.

Ou seja, desenvolver constantes pesquisas sobre as práticas do dia a dia da instituição, aprendendo sobre os processos da concorrência e como estes podem ser incorporados no seu negócio.

Ótimos softwares para gestão do conhecimento

Muito bem, chegou a hora de você conhecer algumas das melhores opções que você pode ter fácil acesso para iniciar a aplicação do gerenciamento do conhecimento no seu empreendimento.

Todas as ferramentas aqui apresentadas você pode encontrar no nosso site. Elas são as mais bem avaliadas em todo o mercado, só o melhor para você.

Separamos 3, que não são apenas as mais bem classificadas, como também as mais utilizadas em grandes empresas. Com excelente custo-benefício para o seu negócio.

Bricsys 24/7

O Bricsys 24/7 é o primeiro da nossa lista de melhores softwares utilizados na gestão de conhecimento das mais diferentes organizações.

Ele trata-se simplesmente de um Common Data Environment (CDE) online, que permite a documentação e o compartilhamento de informações diversas da sua empresa.

Tão simples, né? O Bricsys 24/7 ainda te oferece mais, colaborando com uma maior segurança na construção dos seus projetos.

Excel Compare

O Excel Compare poupa o trabalho de procurar manualmente as diferenças. Ele ainda oferecea a comparação auxiliada por meio de arquivos Excel. O Excel Compare compara arquivos do Excel, planilhas do Excel e intervalos selecionados de folhas.

Este programa realiza uma análise e comparação dos dados das suas planilhas para então compatibilizar os resultados em uma nova planilha do Excel.

Com isso, ele gera um relatório de qualidade pronto para publicação, também chamado de Relatório de Diferenças. Por fim, este relatório pode ser usado como você preferir, salvando-o ou imprimindo.

Esse relatório exibe os dados adicionados, também as informações excluídas ou alteradas. Com uma ferramenta embutida perfeita para analisar as alterações feitas.

Pulpo

O PULPO funciona como uma metodologia amparada pela plataforma SaaS. Pesando para ajudar as empresas no desenvolvimento de uma cultura de colaboração e compartilhamento de conhecimento.

E essa cultura pode acontecer entre múltiplas pessoas, desde os colaboradores, as equipes internas ou, até mesmo, os seus próprios clientes. Incrível, não?

Para os desenvolvedores, o conhecimento deve estar ao alcance de todos e o Pulpo democratiza as informações, que antes, só eram acessadas por grandes corporações. 

O Pulpo vem para resolver os problemas das empresas que sofrem hoje com o excessivo retrabalho. E também têm urgências na baixa produtividade.

O software garante uma elevada curva de aprendizagem de novos funcionários e deixa a sua organização preparada para a eventuais saídas de colaboradores importantes.

Os principais clientes são SMBs, com foco em agências de marketing, empresas de software e negócios conectados cujo o interesse esteja em melhorar a produtividade.

Pois é, não é nada simples você trazer essa prática para o seu dia a dia. Porém, temos certeza que com as nossas dicas, você se sentirá motivado a correr atrás de fazer o melhor para o seu negócio.

E o caminho pode ser árduo, só que os resultados obtidos e a produtividade da sua equipe se tornará algo cada dia mais incrível, atingido patamares ainda maiores do que os já alcançados.

Então, conta para gente o que achou da gestão de conhecimento, gostou do que te apresentamos? Ficou com dúvidas ou quer obter mais informações? Entre em contato conosco, estamos sempre disponíveis para você.

Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


Artigos relacionados