Saiba como usar o Google Ads, antigo Google Adwords

Publicado em 10 de maio de 2021

Divulgar sua empresa através de um anúncio pago no Google Ads pode ser uma forma efetiva para aumentar o reconhecimento de sua marca e chamar mais clientes para o seu negócio.

Segundo a plataforma de estatísticas Statista, o Google faturou em 2020 apenas com receita publicitária do Google Ads, o valor de 146,92 bilhões de dólares americanos, sendo que em 2019 este valor havia sido de 132,81 bilhões de dólares.

Isso significa que as empresas estão vendo inúmeros benefícios ao anunciar seus produtos e serviços através do Google Ads, que promete resultados rápidos.

Mas, é sempre bom lembrar, que por existirem diversos fatores para um bom ranqueamento e para que seu anúncio fique nas melhores posições das buscas, é muito importante contar com colaboradores que saibam como usufruir do melhor da plataforma.

Caso contrário, o risco de sua campanha de marketing digital não funcionar é muito grande.

Para esclarecer algumas informações do Google Ads, montamos este texto, com dicas de utilização da ferramenta e algumas das vantagens que você pode obter com ela.

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O que é o Google Ads?

Google Ads

Google Ads, anteriormente conhecido como Google Adwords, é uma ferramenta de publicidade oferecida pelo Google para que empresas anunciem e façam divulgações de seus produtos ou serviços, pagando um valor mensal, alcançando uma enorme visibilidade e aumentando a eficácia de suas campanhas.

De acordo com as metas que você mesmo estipula, como por exemplo, aumentar o tráfego de seu site ou prospectar leads, você personaliza seus anúncios, segmenta para quem você quer que eles apareçam, e o Google os apresenta aos potenciais clientes que estão realizando buscas relacionadas ao seu negócio. 

Você também escolhe um conjunto de palavras-chave ou frases ao criar seu anúncio para que assim, o Google faça o ranqueamento de sua plataforma e a apresente aos seus usuários no momento certo em que eles estão buscando essas palavras.

Os anúncios são divulgados, classificados e podem variar de posição de acordo com o grau de relevância para o usuário que pesquisou, com o lance que você dará para que eles apareçam, em breve falaremos sobre o leilão de anúncios, com a qualidade da experiência que você oferece ao seu cliente em seu site e em outros fatores.

Ao contrário de anúncios feitos em outros lugares, como em rádio, outdoor, TV ou em grandes sites, anunciar pelo Google Ads acaba saindo mais em conta, e ele também te oferece ferramentas para metrificar a eficiência de sua campanha, o que é mais difícil de quantificar nas outras formas de anunciar seu negócio.

E você também conta com dicas e insights para melhorar seus anúncios e resultados.

Recomendações Google Ads

As soluções que o Google Ads fornece visam sempre o atingimento de suas metas pré-definidas na plataforma: vendas, leads, aumento de tráfego, consideração e reconhecimento de produtos e marcas e promoção de APP.

Separamos abaixo algumas dessas estratégias, baseadas em suas potenciais metas:

Campanhas da rede de pesquisas, para anunciar promoções e ofertas em momentos determinados, por tempo limitado;

Campanhas do shopping, para que seus anúncios cheguem exatamente nas pessoas que pesquisam para fazer compras;

Campanhas da Rede de Display, possibilitando uma nova segmentação de clientes que já visitaram sua plataforma;

Campanhas de vídeo, para que você anuncie de forma diferenciada, através de vídeos;

Campanhas para APPs, para fazer seu APP chegar nas mãos certas;

Saiba as melhores palavras-chave para utilizar em seus anúncios através do planejador de palavras-chave;

Você também conta com ferramentas para planejar o alcance de sua campanha, para avaliar o desempenho dela, para administrar mais de uma conta em apenas um lugar e com o aplicativo Google Ads para dispositivos móveis.

Leilão de anúncios Google Ads

O leilão de anúncios do Google Ads faz parte de um processo para definir quando e em qual posição seu anúncio será exibido durante suas campanhas de marketing avançadas, e se ele possui classificação boa o suficiente para aparecer nas buscas.

Funciona um pouco diferente dos leilões que vemos por aí, mas você também pode dar lances para tentar aumentar a visibilidade de seu anúncio.

Este processo é feito a cada pesquisa por produtos ou serviços similares aos que você oferece, e sua posição pode variar de acordo com a concorrência no momento, sendo que alguns fatores são levados em consideração para obter uma classificação mínima para anunciar:

  • Os lances feitos, portanto, o valor dos cliques pode aumentar de minuto a minuto, por exemplo;
  • Qualidade do anúncio e do site, sendo que oferecer uma boa experiência para seu usuário e criar um bom anúncio são boas formas de te manter nas primeiras posições, inclusive, uma dica é deixar seu site otimizado para dispositivos móveis além do Desktop, pois é dessa fonte que são feitas a maioria das pesquisas no Google;
  • Contexto da pesquisa, na qual os valores de lances variam de acordo com o produto pesquisado;
  • Dispositivos utilizados ou localização dos usuários para as buscas no Google;
  •  Leilão de consultas relacionadas, um exemplo é uma pesquisa de “bolos caseiros” e “bolos artesanais”. Ambos os termos são relacionados, mas podem ter valores de lances diferentes.

Então, para participar do leilão de anúncios do Google e ficar nas primeiras posições, você precisa ultrapassar seus concorrentes com relação ao valor investido no anúncio naquele determinado momento e a qualidade de sua plataforma, e se combinar os dois, melhor ainda.

Também é importante que você tenha suas metas bem estruturadas para participar desses leilões, desta forma, você não sairá disparando lances sem ao menos saber o que espera de retorno dos anúncios.

Custo do Google Ads

O Google Ads permite que você estipule um orçamento mensal máximo de publicidade para divulgar seus anúncios, e você não fica preso a um contrato, ou seja, você pode alterar este valor ou optar por parar de anunciar ou pausar a campanha a qualquer momento.

Além disso, enquanto você faz a simulação de orçamento na plataforma, o Google Ads vai te dando previsões dos resultados esperados se você anunciar com aquele determinado valor.

Você só paga pelo anúncio quando ele render algum retorno ou ação, sejam os cliques no anúncio para visitar seu site ou pelas ligações feitas a partir do anúncio para sua empresa.

O que mudou do Google Adwords para o Google Ads?

A principal mudança do Google Adwords para Google Ads se dá pela unificação das ferramentas de anúncios do Google em apenas uma plataforma: no Google Ads.

Ou seja, você estrutura sua campanha, dispara os anúncios que você criar em toda a Rede de Display do Google e parceiras, e consegue metrificar os resultados em apenas um lugar.

O Google Ads já conta também com machine learning para priorizar lances e estratégias de divulgação de seu anúncio.

Essa tecnologia permite o cruzamento de dados: as metas estipuladas por você para sua campanha, e o desejo dos usuários do Google em suas buscas. 

Com base no histórico de pesquisas dos usuários, localização e outras informações, o Google consegue identificar se seu site é o que realmente o usuário está procurando.

Isso faz com que as campanhas sejam inteligentes e aumente a probabilidade de que o usuário que chegar até você, realmente irá realizar uma ação em sua plataforma.

Outra mudança é com relação aos anúncios de aplicativos na Play Store. Hoje, estes anúncios são quase 100% automatizados, você fica apenas com a parte de configurar o orçamento diário que você terá disponível para publicidade, bem como o custo máximo por ação realizada e segmentar seu público-alvo.

Para onde vão os anúncios do Google Ads?

Os anúncios do Google Ads são divulgados na web de acordo com a forma que eles estão personalizados, seja por segmentação, público-alvo, persona, entre outras.

Eles podem aparecer:

  • Na própria plataforma do Google e em outras plataformas de buscas;
  • Google Maps;
  • Youtube
  • Google Finance;
  • Gmail;
  • Blogger;

E na Rede de Display do Google, grupo de mais de 2 milhões de websites, vídeos e aplicativos, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis.

Quais resultados o Google Ads pode entregar?

Anunciando seu negócio no Google Ads, você pode esperar ótimos e rápidos resultados, afinal, o Google é a plataforma de busca mais utilizada no mundo todo.

Os resultados que você pode alcançar com estes anúncios estão listados abaixo:

  • Aumento do tráfego de seu site;
  • Aumento do número das chamadas telefônicas em seu estabelecimento;
  •  Aumento do reconhecimento de sua marca;
  • Aumento da taxa de ações realizadas em seu site;
  •  Aumento do número de visualizações de suas divulgações por vídeos, bem como das interações;
  • Aumento da consideração e relevância de seu produto ou de sua marca;
  • Aumento das vendas por ter mais pessoas te observando;
  • Aumento de leads qualificados;
  • Caso você tenha desenvolvido um APP, você pode esperar uma grande promoção dele.

Para quem o Google Ads é indicado?

O Google Ads é indicado para qualquer pessoa que tenha um negócio e queira divulgá-lo por meio de anúncios pagos.

Porém, mesmo que a plataforma seja bastante intuitiva, é necessário que o responsável pela campanha de divulgação se atente a todos os detalhes, e se possível, consulte especialistas que auxiliem na utilização correta da ferramenta, para que não se perca tempo e dinheiro.

Na própria plataforma do Google Ads, você encontra telefones úteis e chat da ferramenta para tirar dúvidas e aprender sobre cada solução oferecida.

Como criar uma conta no Google Ads?

  • Para ter uma conta no Google Ads, é necessário primeiramente criar um e-mail do Gmail. Em seguida, você poderá seguir este passo a passo.
  • Na plataforma do Google Ads, você encontrará o botão “Começar agora”, e deverá clicar para iniciar seu cadastro;

Google Ads

  • Quando você criar a conta de e-mail no Gmail e já estiver logado, ao clicar no botão “Começar agora”, o Google Ads já te reconhecerá automaticamente.
  • Se ainda não estiver logado, aparecerá a tela abaixo para que você se logue com sua conta Gmail;

Google Ads

  • Das duas formas, você será redirecionado para a mesma página do Google Ads para iniciar suas configurações, que veremos no próximo tópico.

Como usar o Google Ads?

Antes de iniciar o tutorial de uso, vamos deixar algumas dicas:

Uma informação importante é que você não precisa necessariamente quebrar a cabeça logo de início para fazer um anúncio verdadeiro porque depois deste passo a passo, você pode excluir essa campanha inicial e criar outra mais completa.

Este primeiro passo é importante para você começar a se familiarizar com a ferramenta, então, não precisa se preocupar muito com os detalhes. Assim que você finalizar este primeiro acesso, você terá mais tempo para se atentar a isso.

Mas, nada impede que você já crie logo de cara seu anúncio, pague por ele e já saia anunciando.

Agora, vamos lá!

  • Com a conta de e-mail criada e logada em sua máquina, você irá se deparar com as primeiras configurações de seu Google Ads, onde você responderá a algumas perguntas, como sua principal meta de publicidade. 
  • Ao escolher a melhor opção, clique em “Próxima”;

Google Ads

  • Coloque o nome de sua empresa e clique novamente em “Próxima”;

Google Ads

  • Informe o endereço do site para o qual deseja direcionar seus visitantes e clique em “Próxima”.
  • Caso ainda não tenha um site, você pode utilizar o endereço de suas redes sociais, como Instagram ou Facebook;

Google Ads

  • Em seguida, aparecerá uma prévia do endereço em que o usuário será redirecionado, e então, é só clicar em “Próxima” novamente;

Google Ads

  • Agora é hora de criar seu anúncio.
  • Insira os textos de descrição de seu anúncio e clique em “Próxima”, no final da tela. 
  • Você pode optar por inserir um botão para que os usuários entrem em contato com sua empresa diretamente por ele;

Google Ads

  • Adicione as palavras-chave relacionadas ao seu negócio para ser encontrado nas buscas do Google, e clique em “Próxima”;

Google Ads

  • Defina a região que você deseja alcançar com seus anúncios e clique em “Próxima”;

Google Ads

  • Escolha o orçamento inicial que deseja investir em suas campanhas de publicidade no Google Ads. Você pode selecionar as opções pré-definidas pela plataforma ou inserir seu próprio orçamento.
  • Note que nas opções, você encontra a previsão de resultados que você irá obter com o orçamento estipulado. Estando tudo certo, clique em “Próxima”;

Google Ads

  • A próxima tela será para você confirmar todas as informações que colocou em sua campanha, e se estiver tudo certo, você irá para a tela onde deverá configurar a forma de pagamento;

Google Ads

  • É importante saber que você deverá estipular um valor acima de R$ 40,00 para ser pago nesta transação, pois será o valor de saldo que você terá para publicar seus anúncios ao longo do mês.
  • Exemplo: Você escolhe a forma de pagamento por boleto e coloca um crédito de R$ 40,00. Deste saldo, serão abatidos os valores de cada publicação. Ao longo do mês, você pode acrescentar mais créditos, dentro do orçamento estipulado inicialmente, conforme suas necessidades.
  • Após preencher todas as informações referentes às formas de pagamento do anúncio, clique em “Enviar”.

Google Ads

  • Aparecerá um pop-up explicando algumas informações sobre campanha inteligente e remarketing, e caso esteja de acordo, é só clicar em “Aceitar e continuar”;

Google Ads

  • Como escolhemos a forma de pagamento via boleto, aparecerá uma pré-visualização dele, e como não pretendemos pagá-lo agora, vamos clicar em “Concluir”;

Google Ads

  • Feito este passo a passo, sua campanha já estará pronta para ser explorada;

Google Ads

  • Pagando o boleto, o prazo para baixa bancária é de até 3 dias úteis, e aí, seu anúncio já será publicado.
  • Explorando sua campanha, você terá dados como quantidade de cliques em seu anúncio, quantidade de chamadas feitas para sua empresa a partir do anúncio e a frequência que seus anúncios estão sendo exibidos.

Google Ads

  • Na parte superior da tela, aparecerá o nome de sua campanha, e ao lado terá um ícone para edição seu anúncio;

Google Ads

  • Clicando neste ícone, você terá opções para editar o nome da campanha, visualizar o histórico de alterações e remover a campanha.
  • Como nossa campanha foi um teste, vamos clicar em “Remover campanha”;

  • Confirme se deseja realmente removê-la ou mantê-la;

  • E, confirmando a remoção da campanha, seu painel aparecerá da seguinte forma:

  • Como você já aprendeu a utilizar o Google Ads, pode começar a criar um novo anúncio mais completo e com mais detalhes.

Conclusão 

O Google Ads está se tornando cada vez mais relevante para quem tem um negócio e deseja divulgá-lo. 

Através da plataforma, você é capaz de criar anúncios rapidamente, dispará-los nas soluções do Google e em milhões de websites parceiros, e obter resultados mais rápidos ainda.

Você ainda conta com um painel de controle simples e intuitivo, e que te dá todas as informações de desempenho de sua campanha, como quantidades de cliques em seus anúncios e de chamadas realizadas através deles, entre outros dados de suma importância para saber se sua estratégia de marketing está tendo os resultados esperados.

O Google Ads direciona seus anúncios aos usuários certos e no momento certo em que eles estão buscando soluções como a sua. Então, vale a pena conhecer de perto essa ferramenta.

Dê uma olhada também em outras ferramentas de marketing no portal B2B Stack, que ajudarão a alavancar suas vendas. Você consegue fazer comparativos entre softwares e ver as avaliações de usuários reais, que te ajudam a definir a melhor solução para o seu negócio. 

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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