Google Earth: Explore o mundo nesse app do Google

Publicado em 3 de novembro de 2022

Você sabia que o Google possui uma ferramenta que permite viagens pelo mundo sem sair do celular ou computador?

Com o Google Earth você pode viajar pelo mundo usando apenas o seu celular, pois o aplicativo fornece um mosaico da terra em 3D que permite a visualização de diferentes lugares do mundo.

Para entender mais sobre a ferramenta continue lendo o artigo!

O que é Google Earth?

O Google Earth é uma plataforma que está disponível no Google desde de 2001, esse é um serviço de mapeamento geográfico similar ao Google Maps, que utiliza imagens de satélite da Keyhole para compor as representações em 3D de toda a superfície do planeta Terra.

Por isso, ele permite que os usuários realizem viagens através dos seus smartphones ou computadores para analisar imagens do globo terrestre, conhecer oceanos e diferentes países e vários continentes.

Para que o usuário possa visualizar o globo terrestre a ferramenta se abastece de diversas fotos que são atualizadas constantemente sendo extraídas por satélites em alta resolução. As imagens devidamente atualizadas são de grande importância para fazendeiros, empresários ou até mesmo o governo que utilizam essas imagens para realizar mapeamento de espaço terrestre.

Além de utilizarem satélites no espaço, a empresa Google possui carros e triciclos com câmeras de alta resolução que capturam imagens em 360º graus na horizontal e 270º na vertical em diversas ruas e cidades pelo mundo todo.

E convenhamos que todo mundo fica eufórico quando vê o carro do Google 360 passar.

O sucesso dos serviços de geolocalização do Google é tanto que os números são surpreendentes, sendo que todos os dias diversos usuários gastam cerca de 1 milhão de horas navegando no conteúdo disponível e mais de 20 milhões de mapas foram criados.

Cerca de 10 milhões de fotos do Panoramio (fotos de lugares) estão disponíveis para a visualização dos usuários, o Google Earth está disponível em mais de 23 idiomas. 

Para utilizar basta baixar na play store ou app store e se preferir pode navegar na web também pelo site do Google Earth.

Como as imagens do Google Earth são capturadas?

Como dito anteriormente as imagens são captadas pelo satélite Keyhole que foi lançado em 2001 e orbita a 450 km da Terra. Enquanto viaja, o satélite consegue fotografar com precisão a superfície da Terra em diversas resoluções. Para lugares que são mais pesquisados no Google as fotos apresentam melhor qualidade e por isso são mais caras.

Página para ver as imagens no Google Earth

As fotos disponíveis no Google Earth possuem uma variação de diferentes datas de acordo com o provedor de imagens. 

Para a construção das longas imagens que vemos e com a possibilidade de percorrer ruas virtualmente, as imagens são estruturadas em forma de um mosaico, ou seja, a imagem 1 se encaixa perfeitamente na imagem 2 e assim por diante, por isso é possível ver imagens com continuação.

Como utilizar o Google Earth

Devido às diversas possibilidades tanto de visualizar a superfície do globo terrestre quanto ver continentes, país, cidades e lugares, o Google Earth apresenta algumas opções de uso que podem ser interessantes para o seu dia a dia.

Procure lugares

Para conhecer os diferentes lugares do mundo pesquise por lugares, como cidades turísticas, sítios arqueológicos ou até mesmo a rua da sua casa, essa pode ser uma experiência extremamente relevante e divertida para a descoberta de novos lugares.

Página para fazer pesquisas no Google Earth

Para realizar uma busca clique na lupa e realize uma pesquisa com o nome da cidade ou lugar desejado. Depois aparecerá a região com uma imagem destacada e representativa daquele lugar, uma breve descrição da cidade ou do município também aparecerá.

Pesquisas como essas podem revelar diversas curiosidades interessantes sobre a sua cidade.

Encontre o seu local no Google Earth

Como dito anteriormente, você pode pesquisar o seu local como a rua da sua casa ou a onde estiver no momento da pesquisa.

Essa função é relevante para te ajudar a traçar rotas e caminhos mais rápidos, encontrar telefones de lugares facilitando que encontre a sua localização exata.

Viaje pelo mundo sem sair de casa com o Google Earth

A função mais interessante do Google Earth é a possibilidade de viajar pelo mundo sem sair de caso, tudo isso devido a captação de imagens do mundo todo.

Viagem realizada pelo Google Earth

Você pode realizar diferentes caminhadas da Suíça a Israel, verificar o aumento do nível do mar e a poluição. Também pode conhecer lugares incríveis como Gates Ocidentais, uma Cordilheira localizada na Índia.

Acessar uma página de cultura com o Google Earth

O aplicativo ainda possui uma aba destinado a cultura, essa página aborda diferentes temas como a História dos Jogos Paralímpicos, arquitetura, descobertas que são realizadas pelo Google Earth.

Página em que você pode aproveitar da cultura

Apresenta as diferentes comemorações que acontecem em culturas diferentes, história e entre muitos outros assuntos interessantes.

Imagens do oceano 

Também é possível conhecer um pouco sobre os diferentes oceanos presentes no mundo,  além disso, também é possível descobrir algumas curiosidades interessantes como a idade dos mares e realizar testes onlines super divertidos.

Aprenda com o Google Earth

Uma das grandes vantagens em utilizar o Google Earth é a possibilidade de aprender coisas  novas como a história das diferentes cidades, as curiosidade pelo mundo.

Página para realizar teste no Google Earth

Você também pode realizar testes e jogos online para testar o seu conhecimento sobre sons de animais, verificar o seu conhecimento sobre sítios arqueológicos, e o melhor, testar como está o seu conhecimento geral.

Você ainda pode realizar pesquisa de lugares no Google Earth em diferentes camadas como Timela´se no Google Earth, imagens em 3D.

A ferramenta Street View permite que usuário conheça novos lugares e possa deslizar o dedo para diferentes lados, aproveitando melhor a paisagem.

Na aba de educação você pode aprender sobre geométrica, animais selvagens e conhecer novas curiosidades.

Quais as diferenças entre o Google Earth e Pro?

Logo do Google Earth

As diferenças acontecem na qualidade de resolução da imagem, mas calma que para quem está navegando no Google Earth não existe diferença, mas para quem deseja baixar alguma imagem em JPG ou imprimir uma grande cobertura a qualidade pode deixar muito a desejar.

Outra característica interessante do Google Earth Pro é que para utilizá-lo é necessário instalar alguns programas que vão melhorar a experiência do usuário, também é disponibilizado imagens com alta resolução.

Conclusão

Como vimos o Google Earth é um aplicativo interessante, por isso vale a pena a sua utilização. Esse aplicativo pode ser um grande aliado para os pais que têm filhos na fase de alfabetização ou conhecendo o mundo, o Google Earth é uma ferramenta extremamente útil que contribui para que o momento de estudo da criança seja ainda mais divertido.

Por isso o domínio do Google Earth traz grandes benefícios para todos usuários.

Se você gostou deste conteúdo acompanhe o Blog da B2B Stack para saber ainda mais sobre o mundo da tecnologia.

Se você já utilizou o Google Earth deixe uma avaliação no portal da B2B Stack.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados