Hospedagem de site: VPS, Cloud, Host… Entenda de uma vez por todas o que é e qual a importância de uma ferramenta de hospedagem.

0
621

Possuir um serviço de hospedagem de site de qualidade é muito importante para qualquer negócio, tendo em vista que esse será, em muitos casos, a primeira impressão do cliente com seu produto. Trouxemos aqui alguns pontos importantes para se considerar na escolha dessas ferramentas.

Todo empreendimento precisa contar com serviços de hospedagem para manter o seu cartão de visitas online — o seu site — em ótima forma e qualidade.

Patrocinado

Já é mais do que sabido que os sites são indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio digital, pois vivemos em um mundo cada vez mais pautado pela tecnologia.

Além de ser, também, a forma mais eficiente de se comunicar e ser ouvido quando o assunto é divulgação de ideias, conteúdos e informações dos mais diversos temas.

Contudo, é muito comum que seja deixado de lago alguns fatores fundamentais para que o seu site cumpra o seu papel aproveitando o seu melhor potencial.

Ter bons serviços de hospedagem de sites é primordial para que a sua empresa ofereça um serviço de qualidade para todos os seus clientes. Consequentemente, você terá melhores resultados.

Mas será que você já sabe como escolher a melhor hospedagem para seu site? É preciso considerar alguns pontos antes de decidir o serviço melhor atende a sua estratégia.

Ainda mais diante de tantas opções, fica realmente difícil escolher. É preciso avaliar bem as diferenças entre os diversos serviços e qual deles oferece de maneira mais aproximada o que você busca.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você conheça todas as vantagens de ter à sua disposição os melhores serviços de hospedagem para o seu site.

Então, continue a leitura que e confira outras curiosidades que a B2B Stack separou para você saber o que olhar no momento de fazer a sua melhor escolha.

O que é hospedagem de sites?

serviços de hospedagem

Antes de entender do que se trata a hospedagem, vale aqui explicar sucintamente o que é o site: um conjunto de arquivos (códigos, textos, imagens, vídeos) que compõem as páginas que acessamos todos os dias na internet (como essa aqui). 

Mas, para esse grupo de arquivos funcionar e serem lidos pelos navegadores, é necessário que estejam armazenados em um local, o servidor. Logo, é possível dizer que a hospedagem é um espaço nesse servidor que guarda todos esses componentes do site, permitindo que ele seja acessado na internet.

Além disso, é importante lembrar que existem diversos tipos de hospedagem de sites que se encaixam para necessidades específicas. Vamos conhecer algumas delas a seguir:

  • Servidor dedicado: hospedagem privada com custo maior mas traz mais possibilidades de customização e desempenho. Mais indicado para grandes empresas que recebem muito tráfego;
  • VPS (servidor virtual privado): hospedagem compartilhada que imita o servidor dedicado. Comum para empresas que trabalham com e-commerce ou que precisam de muita customização;
  • Cloud: mais indicada para empresas com profissionais preparados para lidar com a administração da estrutura, essa hospedagem traz em sua vantagem a disponibilidade e confiabilidade.

Quais são os principais recursos de uma hospedagem?

Para cada tipo de hospedagem, é também necessário entender quais são os recursos que os acompanham. São eles que devem definir o caminho que será levado na escolha. Conheça a seguir alguns deles:

Armazenamento

O armazenamento pode ser definido como o espaço disponível em disco para ‘guardar’ essas páginas e arquivos do site. Enquanto alguns serviços de hospedagem oferecem planos com espaço ilimitado, outros trazem limites como 50GB, 100GB ou mais. 

Nesse parâmetro, é importante avaliar se o seu site contará com muito conteúdo, e portanto, também precisará de mais espaço. 

E-mail

Considerando que o e-mail, principalmente e-mail marketing, é um dos canais mais usados para comunicação na internet, possuir um endereço com o domínio do seu site mostra profissionalismo e credibilidade para os clientes. Para isso, é comum que os serviços de hospedagem ofereçam esse serviço de forma gratuita.

O que devo esperar de bons serviços de hospedagem?

Já deu para perceber que o grande segredo é saber o que a hospedagem adquirida deve ter para que você possa colocar em prática a sua estratégia sem que haja problemas.

A seguir, estão então os principais fatores aos quais você e sua equipe devem se atentar ao contratar os serviços de hospedagem de site que abrigará a sua marca online.

Disponibilidade ou Uptime de servidor

Um site instável afeta diretamente toda a sua performance e prejudica a suas vendas. Isso é o que acontece quando alguém clica no link do seu site e não consegue acessá-lo.

Esse é um problema que irrita tanto o seu usuário como também o próprio Google, que passa a te penalizar caso isso aconteça.

Afinal de contas, ele sabe que seu site é autoridade em determinada área e quando alguém faz uma busca e tenta estabelecer uma conexão com o seu site para fornecer a informação desejada ao usuário.

Se seu site estiver fora do ar, você vai perder vendas e posições no Google. Pois ele passa a dar menos credibilidade para o seu endereço nos resultados de buscas orgânicas.

A taxa de uptime pode ser medida através de um número que, quanto mais próximo de 100%, melhores são as garantias de disponibilidade do serviço.

Portanto, na hora de escolher o seu provedor de serviços de hospedagem para o site da sua empresa, fique atento nisso e priorize as opções que oferecem uptime acima de 99%.

Capacidade de armazenamento

Este quesito varia de acordo com o objetivo do seu site. Mas, independente de qual seja, é sempre recomendável que você contrate o serviço mais adequado às suas necessidades.

Quanto mais funcionalidades o seu site possuir, maior deve ser a sua preocupação com a hospedagem pois o espaço no servidor deverá ser ainda maior.

A sua escolha influenciará no valor do plano escolhido. Logo, fique atento para que não gaste um investimento desnecessário ou para que não tenha prejuízo por falta de espaço.

Além disso, os melhores serviços de hospedagem oferecem backup de dados periódico por parte do servidor. Dessa forma, nada ficará perdido caso algum problema aconteça na sua rede.

Ah, caso o seu serviço tenha espaço em disco ilimitado, essa é uma preocupação que você pode deixar de lado e seguir para o próximo ponto abordado.

Tráfego mensal

Patrocinado

Você sabia que existem serviços de hospedagem limitam o seu tráfego mensal? É isso mesmo!

Isso significa que após uma quantidade limitada de acessos, o servidor contratado irá cobrar um valor adicional por cada “visitante extra” ou deixará de exibir o seu site na web.

Por isso, sempre fique atento às informações oferecidas pelas empresas e garanta aquelas com tráfego de dados ilimitado para você não correr o risco de ficar na mão.

Velocidade de carregamento do site

Quando o assunto é velocidade de carregamento, saiba que o Google irá sempre priorizar as páginas que carregam mais rapidamente, buscando sempre oferecer a melhor experiência para os seus usuários.

Se seu site leva muito tempo para carregar, ele não gostará nem um pouco e vai deixa-lo nas últimas posições de ranqueamento, prejudicando todo o seu negócio.

Por mais que pareça algo insignificante, na prática é a diferença entre um usuário continuar ativo consumindo seu conteúdo ou se irritar com a demora e abandonar a sua página.

Portanto, a velocidade de um site afeta diretamente na reputação da sua empresa online, aumentando a taxa de rejeição.

Um bom provedor de hospedagem garante uma excelente performance do seu site, com tecnologia de ponta que não permite que os websites demorem mais de 2 segundos para abrir.

Segurança dos seus dados

Não é nenhuma tarefa simples confiar em um provedor para deixar o seu site e conteúdo hospedados. Por isso, você deve se certificar de que o provedor escolhido consegue proteger completamente os seus clientes.

A segurança que oferecida deve ser a maior possível. Afinal de contas, todas as informações a respeito do seu negócio estão em jogo e ninguém pode ter acesso a elas.

Depender de um serviço que permite que o seu site seja invadido ou fique vulnerável ao ataque de hackers, impede que boa parte dos seus negócios sejam seguros.

Bons serviços de hospedagem devem oferecer um sistema de redundância de informações e backups constantes. Mantendo o seu site sempre online e totalmente operante, mesmo com eventuais imprevistos.

Suporte técnico ao cliente

Patrocinado

Mais do que oferecer todas as condições para o sucesso da sua página, os serviços de hospedagem também devem ser eficientes para auxiliar você e o seu time.

O suporte aos clientes é um fator primordial para o sucesso de seu negócio e não deve ser ignorado.

A disponibilidade do provedor em te ajudar pode ser a diferença entre uma crise resolvida rapidamente ou horas do seu site offline.

O ideal é seja oferecido suporte técnico de qualidade durante 24 horas por dia e 7 dias por semana. Além de outros meios de atendimento ao cliente como chat, e-mail ou, até mesmo, via telefone.

O mais importante é que você e o site da sua empresa tenham um suporte técnico rápido e eficiente a hora em que precisar, para evitar todo tipo de prejuízo.

Existem diversas soluções de Comércio Eletrônico que podem ser integradas no servidor de hospedagem do seu site.

Sistema de gerenciamento de conteúdo

Patrocinado

Para finalizar, o serviço de hospedagem escolhido deve contar com um sistema de gerenciamento de conteúdo próprio e intuitivo. Ou permitir uma fácil instalação de um sistema de gerenciamento OpenSource, como o WordPress.

Esse sistema estará presente diariamente na sua interação com seu site. Então, leve em consideração esse quesito, ainda mais se você tiver a intenção de produzir conteúdos frequentemente.

Serviços de hospedagem gratuitos

Saber como economizar em produtos ou serviços na web é um dos primeiros passos para você começar o seu negócio online.

Mas será que começar o seu site com serviços de hospedagem gratuitos é a melhor escolha?

Sim, essa é uma opção… mas existem algumas coisas que você deve levar em consideração antes de fazer a sua escolha.

Se você não for cuidadoso, você pode acabar sendo enganado e terá prejuízos por serviços de baixa qualidade. Pois você esse serviço pode ter baixo desempenho, incluir anúncios e ser limitado em todos os aspectos.

Com um serviço praticamente inutilizável, o seu fornecedor tentará “forçá-lo” a contratar um serviço pago. Mas fique tranquilo que existem algumas exceções de provedores com bons planos de hospedagem gratuita.

Optar por serviços de hospedagem gratuitos é uma boa escolha, principalmente como ferramenta de aprendizado para você e sua equipe começarem os seus negócios online.

Conclusão

Em um cenário cada vez mais digital, hoje em dia é impossível ter sucesso sem uma presença concreta no mundo online. E, para isso, existem diversas maneiras de garantir que o seu cliente chegue em você, e se convença de fazer negócio. Uma das principais, como mencionamos aqui, é por meio da criação de um site. 

Mas, para executar isso com segurança e profissionalismo, é importante ter o cuidado com todos os parâmetros envolvidos. Afinal, ninguém gosta de procurar algo e ser surpreendido por uma página de erro ou um site confuso. 

Por isso, pense no tempo e dinheiro gasto na hospedagem como um investimento. Muitas vezes o barato sai caro.

Visite o portal B2B Stack e fique por dentro das principais ferramentas de hospedagem de sites.