iCloud: Saiba tudo sobre a solução de armazenamento da Apple

Publicado em 27 de janeiro de 2022

Você sabe o que é e como funciona o iCloud, solução de armazenamento e compartilhamento da Apple?

Neste conteúdo vamos te contar todos os detalhes sobre essa ferramenta!

Em 2021, a Apple foi classificada como a marca de tecnologia mais valiosa do mundo, chegando ao valor de 612 bilhões de dólares, seguida do Google, com um valor de marca de 458 bilhões de dólares, e da Microsoft, que terminou o ano com um valor de marca de 410 bilhões de dólares.

A Apple é conhecida por seus hardwares modernos, que vão de smartphones, tablets e notebooks até smartwatch e AirPods.

Mas não são só aparelhos que fazem a Apple ser tão valiosa no mercado. A empresa também disponibiliza diversos serviços, inclusive corporativos, que incluem:

Loja de APPs, com mais de 2 milhões de aplicativos para baixar, streamings de música e TV, carteira digital para pagamentos online, e entre outras opções está o iCloud, que você vai saber todos os detalhes, e as alternativas à solução, a partir de agora.

O que é iCloud?

Logo do Icloud. A imagem mostra uma nuvem de cor azul desenhada ao lado esquerdo do nome da solução. As letras são de cor preta

iCloud é o serviço de armazenamento em nuvem da Apple para fotos, vídeos, notas, senhas e outros arquivos e documentos.

O serviço é similar ao Google Drive do Google, porém, está disponível apenas para os usuários que possuem dispositivos da Apple, como iPhone, iPad e iPod touch.

Além de armazenar arquivos, a ferramenta também permite o compartilhamento de pastas, calendários, álbuns, lembretes, e tudo o que estiver armazenado na nuvem, estimulando a colaboração em equipes mesmo em home office.

Neste caso, mesmo que os outros usuários não tenham um aparelho da Apple, eles conseguem visualizar e editar os arquivos compartilhados.

O iCloud é uma solução para quem precisa liberar espaço nos seus dispositivos, bem como para quem quer ter seus arquivos sincronizados em todos os aparelhos que utiliza, otimizando suas rotinas de trabalho em qualquer lugar.

Como funciona o iCloud?

Imagem de uma tela com informações sobre festa junina. A imagem mostra um painel do Icloud com pessoas compartilhando informações sobre a festa

O iCloud é um aplicativo que já é instalado em todos os aparelhos da Apple, e oferece 5 GB de armazenamento gratuito para todos os usuários.

Caso necessário, você pode fazer um upgrade para o iCloud+, a partir de R$ 3,50/mês, e escolher uma das opções de planos com 50 GB, 200 GB ou 2 TB de armazenamento.

A ferramenta funciona de forma integrada com os outros aplicativos da Apple, como o Mail, Contatos, Lembretes e Calendário, bem como com o seu navegador Safari.

Isso permite que você mantenha seus dados, páginas favoritas, números de telefone e outras informações sincronizadas em qualquer aparelho que for utilizar, e tudo é atualizado em tempo real.

Para isso, é necessário que você configure o iCloud com seu ID Apple em todos os seus aparelhos, e ative a sincronização com os APPs que desejar.

Imagem de uma lista mostrando aplicativos a esquerda com icones e a direita um checkbox para o usuário habilitar ou desabilitar as funcionalidades.

Essas ativações e desativações podem ser diferentes para cada um dos aparelhos utilizados.

A partir da sua configuração, o iCloud fará backups automáticos de todos os dados dos aplicativos sincronizados e você poderá acessá-los a qualquer hora e lugar, inclusive no Windows, com o APP iCloud para Windows, ou em outros navegadores através do “iCloud.com”.

Todos os seus arquivos, notas, apresentações, fotos e vídeos, podem ser organizados em pastas personalizadas conforme os temas.

E para manter a segurança dos seus arquivos, o iCloud funciona com criptografia de dados e autenticação de dois fatores, restringindo o acesso à sua conta aos seus aparelhos confiáveis.

Compartilhamento e colaboração no iCloud

Como dito anteriormente, o iCloud permite o compartilhamento de arquivos, calendários, apresentações, álbuns e pastas entre familiares, com planos que possuem recursos exclusivos para isso, ou com os colegas de trabalho.

Para colaboração e produtividade em equipes, você pode compartilhar os arquivos ou pastas desejadas através de links, com permissões específicas para cada colaborador.

É possível dar acesso para que eles apenas visualizem ou editem o que for necessário, bem como para que eles possam compartilhar os conteúdos com ainda mais pessoas, sendo que todos terão acesso às versões mais recentes e atualizadas destes arquivos.

Dica B2B Stack: Como usar o iCloud?

Veja agora, algumas dicas de uso do iCloud para otimizar suas rotinas. Você vai saber como liberar espaço no iCloud, como recuperar senha, como ver e apagar suas fotos.

Mas, antes de tudo, você precisará iniciar sua sessão no iCloud, utilizando seu número de ID da Apple.

Como liberar espaço no iCloud

As recomendações da ferramenta da Apple dizem que ao chegar à sua quantidade máxima de armazenamento, o iCloud não conseguirá mais efetuar seus backups automáticos, nem será possível enviar ou receber e-mails.

Por isso, é muito importante ficar atento ao seu armazenamento e das suas equipes para que não percam nenhum arquivo ao pensar que eles estão armazenados na nuvem.

Há algumas formas de otimizar esse espaço apagando o que você não utiliza, como mensagens, e-mails, fotos, pastas ou outros arquivos, ou, reduzindo o tamanho do backup do iCloud, isto é, desativando o backup automático de alguns dos aplicativos que você menos utiliza.

Para isso, clique em “Ajustes”, e depois no seu nome;

Imagem com prints de suas telas de celulares Apple. A da esquerda mostra diversos icones de aplicatvos instalados e a da direita mostra opções de ajustes

Depois, clique em “iCloud”, e então, você terá duas opções: clicar em “gerenciar armazenamento”, onde terá uma opção para fazer o upgrade do seu plano, também é possível ver o que mais está consumindo seu armazenamento para apagar, e, você pode desativar os APPs que não deseja que entrem nos seus backups automáticos.

Imagem de duas telas do sistema Id Apple mostrando passos de como adicionar e gerenciar aplicativos. Em destaque vermelho na imagem da esquerda a o ícone do Icloud

Clicar em “Gerenciar Armazenamento” também é um modo de apagar todas as suas fotos e outros arquivos em massa.

É só clicar no aplicativo onde estão os arquivos que você deseja apagar, clicar em “Desativar e apagar”, e depois em “Continuar mesmo assim”.

Imagem com três telas do Icloud mostrando como ativar e desativar a opção de fotos

Como recuperar senha no iCloud

Para recuperar sua senha no iCloud, clique em “Ajustes” e depois no seu nome;

Imagem com prints de suas telas de celulares Apple. A da esquerda mostra diversos icones de aplicatvos com o de ajustes em destaque e a da direita mostra opções de ajustes

Clique em “Senha e Segurança” e depois em “Trocar senha”. Caso você já esteja com uma sessão aberta do iCloud, ele solicitará que você insira a senha do seu dispositivo quando ocorrer a troca de senha.

Imagem mostrando passo a passo para mudança de senha dentro do Id Apple

Por fim, clique em “Alterar senha” para seguir com o passo a passo de validação dos seus dados para a troca de senha do iCloud, que vai exigir, entre outros dados, seu ID da Apple.

Imagem  do painel de mudança de senha com a opção 'alterar senha' em destaque

Como apagar fotos no iCloud

Para apagar fotos no iCloud, recomendamos fazê-lo pelo navegador, uma vez que você conseguirá ter uma visão melhor das imagens que deseja apagar.

Neste caso, entre com seu ID da Apple na plataforma do iCloud. Este processo também pode ser feito para apenas ver fotos no iCloud;

Imagem da página inicial do iCloud. a imagem possui um fundo borrado com o ícone da solução a frente e abaixo dele um campo para que o usuário digite seu ID Apple para acesso.

Ao entrar no seu painel, clique em “Fotos”;

Imagem de um painel com seis opções com ícones para melhor entendimento. Na ordem da esquerda para direita: ìcone de uma carta dentro de um quadrado azul que é para emails, ícone de um avatar de uma pessoa em uma especie de agenda que representa o contatos, ícone de um dia em um calendário representado por um número 5 que representa o calendário, ícone de uma flor com as cores do arco íris que representa as fotos, ícone de uma nuvem azul que representa o Icloud e um ícone de uma folha em branco que representa o notas. O ícone de fotos está em destaque na imagem

Depois, é só clicar nas fotos que você deseja apagar do seu álbum e clicar na lixeira.

Imagem de um painel do Icloud ao qual o usuário pode incluir fotos

Alternativas ao iCloud

Agora que você sabe como funciona o iCloud, conheça outras 3 alternativas que você também pode escolher para armazenar arquivos:

  • Sync
  • pCloud
  • Google Drive

Você também pode conferir nossos conteúdos sobre o OneDrive e o Dropbox para entender qual é o mais adequado às suas necessidades.

Sync

Logo da empresa Sync.com. A imagem mostra uma forma ao lado esquerdo com as cores azul e branca e o nome a direita escrito na cor preta

Sync é uma plataforma de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem, indicada para equipes que precisam colaborar em documentos entre si, ou, junto a parceiros e clientes.

Também é indicado para as áreas da educação, serviços financeiros, assistência médica, departamentos jurídico e governo.

O Sync pode ser utilizado gratuitamente, com 5 GB de armazenamento, ou a partir de $ 5/usuário/mês, e dependendo do plano escolhido oferece armazenamento ilimitado.

Você pode usar o Sync criando uma conta, pelo seu navegador, através do APP mobile ou do aplicativo para desktops, sendo compatível com aparelhos da Apple.

Ao criar sua conta, você poderá sincronizar os arquivos do seu desktop ou dispositivos móveis para salvar todos na nuvem, ou seletivamente.

Depois você conseguirá compartilhá-los por links, fazer backups de pastas automaticamente, ver registros de atividades nos arquivos, e até mesmo abrir e editar documentos através do Office 365.

Você também pode criar um portal de arquivos do cliente personalizado com a sua marca para trocar documentos com segurança, de forma privada e com links protegidos.

pCloud

Logo da empresa pCloud. O logo possui uma nuvem azul com a letra 'P' na cor branca ao centro da nuvem e o nome ao lado escrito de preto

A pCloud também é uma plataforma de armazenamento, que permite o compartilhamento e colaboração em arquivos em equipe.

Para as empresas, o pCloud Business custa US$ 7,99/usuário/mês no faturamento anual, ou US$ 9,99/usuário/mês no faturamento mensal, com 1 TB de armazenamento por usuário.

Assim como o iCloud e o Sync, o pCloud utiliza criptografia para manter seus arquivos seguros.

Você pode utilizá-lo no navegador ou pelos aplicativos, disponíveis para Windows, Linux, MacOs, iOS, Android, e também Add-on.

O pCloud permite que você organize suas equipes para que cada uma receba seu material de trabalho pertinente, assim como tenham permissões conforme suas funções. Os clientes também podem receber seus arquivos personalizados com a sua marca.

Todos os arquivos, de todos os seus dispositivos, poderão ser acessados de qualquer lugar com sua sincronização e com os backups automáticos configurados na sua conta.

É possível criar pastas compartilhadas, fazer pesquisas de arquivos, comentários, e ter um controle de versões de até 180 dias.

Google Drive

Logo do Google Drive. O logo possui um triangulo com as cores verde claro e escuro, amarelo dourado, laranja, azul e azul escuro

O Google Drive é uma das ferramentas mais conhecidas pelos usuários da internet, que tem como diferencial oferecer 15 GB gratuitos de armazenamento de arquivos na nuvem.

O Google Drive pode ser utilizado no seu navegador, ou pelos aplicativos para desktops, iOS e Android, o que garante flexibilidade para sincronizar, acessar e compartilhar os arquivos armazenados de qualquer lugar.

As empresas podem usar o Drive através de um dos planos do Google Workspace para trabalhar de forma colaborativa e integrada com os outros aplicativos do Google.

No Google Drive você consegue criar pastas e bibliotecas compartilhadas para centralizar arquivos para cada equipe, gerenciar permissões de visualização, edição comentários e downloads, e até mesmo fazer assinaturas eletrônicas em documentos com plugins de terceiros, facilitando os fluxos de trabalho.

E você? Já usa o iCloud ou uma das suas alternativas? Deixe a sua avaliação na B2B Stack!

Conclusão

Se você trabalha em equipe ou com vendas sabe a importância de escolher a ferramenta certa de armazenamento e compartilhamento.

Isso porque, esses softwares e aplicativos são capazes de otimizar espaço dos seus dispositivos, sincronizando todos eles na nuvem para que possam ser acessados e compartilhados de qualquer lugar.

Mas, principalmente, esse tipo de ferramenta garante a segurança na transferência e colaboração em arquivos entre líderes, colaboradores, clientes, departamentos internos de um negócio, fornecedores e outros parceiros.

Neste conteúdo você aprendeu mais sobre o iCloud, ferramenta de armazenamento e compartilhamento da Apple, que permite a colaboração em documentos, fotos, vídeos e outros arquivos até mesmo com quem não possui um aparelho da marca.

Além do iCloud, outras soluções podem servir para apoiar sua organização, como o Sync, pCloud e Google Drive, ou ainda o Dropbox e OneDrive.

Todas elas permitem que você sincronize seus dispositivos para obter backups automáticos de arquivos de todos eles e salvá-los na nuvem, e todos os visualizadores e editores conseguem ter acesso às versões mais recentes e atualizadas.

Se você está buscando por tecnologias como o iCloud, e para automatizar milhares de outros processos, navegue pelo portal B2B Stack, conheça mais de 23 mil ferramentas, e mude sua maneira de contratar softwares!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados