Saiba como funciona o HubSpot Marketing Hub

Publicado em 1 de março de 2021

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Qualquer empresa, ou profissional, que está atualizado com as tendências do mercado de marketing digital, sabe da importância de automatizar os processos. Para isso, será necessária a contratação de uma plataforma que realizará toda essa operação.

Sem ela, todas as ações dependerão 100% de tarefas manuais e repetitivas, sem uma real análise de dados. Considerando que já estamos em 2021, não existe mais espaço para isso. 

Então, para te ajudar a escolher a melhor opção de ferramenta de automação de marketing para o seu negócio, vamos conhecer hoje mais sobre uma das principais opções do mercado: o HubSpot Marketing Hub.

Neste artigo, saberemos mais sobre a empresa desenvolvedora, além de um perfil detalhado da solução, suas funcionalidades, integrações, alternativas e preço.

HubSpot, a empresa

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A HubSpot é uma das pioneiras e mais renomadas desenvolvedoras de ferramentas para automação de marketing e vendas do mundo. Entre os segmentos atendidos estão a gestão de relacionamento com cliente, por meio de seu CRM (Hubspot CRM), Marketing, Customer Service e Gestão de conteúdo.

Fundada em 2006 por Brian Halligan and Dharmesh Shah, a empresa teve seu grande crescimento por meio de um investimento de US $250 mil feito em 2007 para, em 2010, alcançar o valor de mercado de US $15,6 milhões.

Hoje, o valor de mercado da companhia, listada na Bolsa de Nova York, é de cerca de US$18 bilhões. No terceiro trimestre de 2019, a companhia divulgou uma receita de US$186,19 milhões. No segundo trimestre de 2020, por exemplo, a multinacional registrou uma receita total de US$203 milhões.

Com sede em Massachusetts, a companhia já recebeu títulos como “Great Place to Work” (Melhor Lugar para Trabalhar), em 2012, e foi nomeada como a melhor empresa para se trabalhar em seu estado de origem, em 2015. Em 2018, a CNBC nomeou novamente a Hubspot como um dos melhores lugares para se trabalhar. O mesmo fez a Glassdoor em 2020.

A HubSpot não possui uma sede física no Brasil, mas traz unidades espalhadas por diversas cidades em todo o mundo, como Dublin, Singapura, Sydney, Tóquio e Berlim.

O que é o HubSpot Marketing Hub?

O HubSpot Marketing Hub é um software de automação, feito para ajudar empresas a atraírem o público ideal, converter mais visitantes para suas páginas, além de realizar campanhas de inbound marketing em escala.

Funcionalidades do HubSpot Marketing Hub

A plataforma traz funcionalidades como automação de marketing, para a cadência de publicação de conteúdos de acordo com o funil de vendas. Além disso, também permite o gerenciamento de leads, criação de campanhas hipersegmentadas e landing pages customizadas.

Para as ações de redes sociais, o HubSpot Marketing Hub oferece o monitoramento de todas as menções, além do agendamento de postagens no Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin. A solução faz a análise de conteúdos para blogs, baseado em técnicas de SEO.

Integrações das soluções HubSpot 

Um dos principais pontos de vantagem das plataformas da Hubspot são suas integrações. Para isso, a empresa oferece uma verdadeira loja de aplicativos, o HubSpot App Marketplace, com centenas de opções para adicionar à experiência do usuário.

Alguns dos aplicativos disponíveis são Gmail, Outlook, WordPress, Google Calendar, Zapier, Facebook Ads, Mailchimp, Slack e Zoom. E claro, caso decida contratar outras soluções da própria HubSpot, existirá uma conversa constante entre as plataformas.

Preços do HubSpot Marketing Hub

Falando de valores, a solução traz 3 opções de planos, que variam de acordo com a necessidade e tamanho de cada negócio: 

  • US$ 45/mês (Starter) – Indicado para operações a partir de 1000 contatos de marketing, esse plano oferece recursos para atração, compreensão e envolvimento dos leads;
  • US $800/mês (Professional) – Opção que oferece todas as funcionalidades anteriores mais automação e personalização de marketing, funções de blog, otimização de taxas de conversão e relatórios personalizados. Ideal para operações com mais de 2000 contatos;
  • US $3.200/mês (Enterprise) – Opção mais completa, permite a gestão de toda a equipe e marcas, relatórios aprimorados e todas as outras funcionalidades anteriores. Ideal para operações que lidam com mais de 10.000 contatos de marketing.

Por que ter uma ferramenta de automação de marketing?

Em um mercado cada vez mais competitivo, depender de processos manuais para as tarefas de marketing é algo que faz cada vez menos sentido. Para garantir que toda a operação esteja funcionando de forma ágil, trazendo os melhores resultados possíveis, será necessária a implantação de uma ferramenta de automação. 

Por isso, vamos listar aqui alguns dos benefícios que você pode perceber ao contratar uma plataforma como o HubSpot Marketing Hub:

  • Maior eficiência nas tarefas – A automação permite que todo o funil de vendas funcione de forma natural e com eficiência. Isso é um dos exemplos das tarefas do dia a dia do profissional que será facilitado, e não dependerá de esforços manuais;
  • Times trabalhando de forma integrada – Todos os membros da equipe têm acesso aos dados importantes em uma só plataforma. Isso evita a desconexão de tarefas e contatos;
  • Menos chance de erros –  Por não depender de ações humanas, diretamente, uma ferramenta de automação pode ajudar a evitar os erros normais causados pelas rotinas manuais;
  • Melhor relacionamento com os clientes – Com os leads mais satisfeitos pelo atendimento ao longo da compra, a chance de retorno e recomendação também será maior.

Alternativas ao HubSpot Marketing Hub

RD Station Marketing

Oferecido pela RD Station (antiga Resultados Digitais), uma das pioneiras em soluções de marketing digital brasileiro, o RD Station Marketing é uma plataforma líder de categoria, de acordo com o B2B Awards 2019, premiação oferecida de acordo com as reviews no portal B2B Stack.

Feita para gerenciar e automatizar as ações de marketing digital, a solução permite a criação de landing pages, gestão de redes sociais, disparo de campanhas de e-mail marketing e formulários. Além disso, também traz ferramentas de análise de dados detalhados através do módulo de Business Intelligence.

O RD Station Marketing traz também funções de lead scoring, lead tracking, um guia interativo com lista de tarefas, definição de responsáveis e prazos. A solução pode se integrar com mais de 100 ferramentas de marketing e vendas.

SharpSpring

Outra solução vencedora do B2B Awards 2019, a SharpSpring é uma ótima alternativa ao HubSpot Marketing Hub. A plataforma traz funcionalidades como calendário de ações e gestão simultânea de redes sociais, planejamento e envio de e-mails. 

Também oferece a gestão de leads com automação de marketing, criação de landing pages, acompanhamento do lead em todas as etapas do funil até o fechamento no CRM. Com o CRM nativo da plataforma, a solução permite também a integração com outras soluções de venda do mercado. 

A SharpSpring traz uma ferramenta que ajuda na construção de personas, além da gestão de dados para personalização de campanhas de inbound marketing e vendas.

Salesforce Marketing Cloud

Trazido por uma das principais desenvolvedoras de softwares empresariais do mercado, o Salesforce Marketing Cloud é uma das mais completas soluções de marketing digital do mercado. 

Por meio da plataforma, o usuário pode conectar dados de diversas fontes para conhecer melhor o seu cliente, e portanto, atuar para aumentar o crescimento e o engajamento. Além disso, com a função Journey Builder (construtor de jornada), é possível criar jornadas individuais de clientes em todos os canais e departamentos.

Outras funcionalidades incluídas no Salesforce Marketing Cloud são o E-mail studio, para criação de campanhas de e-mail marketing personalizadas, e a integração com o Google Analytics, para uma análise avançada de dados.


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