Para integrar departamentos da sua organização, um processo muito importante, alguns passos devem ser seguidos. Trouxemos aqui alguns dos principais motivos e dicas para faze-lo.
A integração entre os departamentos da organização é um dos fatores mais relevantes quando analisamos os resultados obtidos pelas companhias.
Empresas que enfrentam a dificuldade de trabalhar com áreas descoladas uma da outra, em geral, esbarram em dificuldades, como informações desencontradas, decisões equivocadas e timings perdidos. Um verdadeiro caos! 🥴
🛑 Se é o seu caso, não se desespere! 🛑
Nesse artigo, vamos falar sobre como promover a integração entre os departamentos da organização de forma saudável, impactando positivamente nos resultados e nos índices de satisfação da equipe.
Por que promover a integração entre departamentos de uma organização?
Ter uma empresa com processos que fluam bem é tão importante quanto entregar metas batidas, resultados cheios de zeros 💰💰💰 ao fim do mês. E os benefícios de promover a integração entre os departamentos da organização ainda vão além! Conheça mais alguns abaixo.
Processos mais ágeis
Áreas sinérgicas e integradas também possibilitam processos mais ágeis. Com reuniões periódicas ou softwares de automação compartilhados para acesso à informações, é possível manter toda a equipe na mesma página, trabalhando pelo mesmo objetivo.
Empresas que usam a automatização como forma integrar os departamentos da organização promovem a autonomia das equipes, ao mesmo tempo em que criam um ambiente de dados compartilhados.
Colaboradores mais produtivos
Com autonomia, acesso à informação e entendimento sobre as ações que estão sendo realizadas na empresa, a produtividade no trabalho pode alcançar níveis surpreendentes!
Além de ser muito mais gratificante realizar um trabalho quando se tem noção de sua importância no todo, estar por dentro de dados de outras áreas faz com que cada um dos colaboradores se torne um mago da estratégia 🧙♂️, pronto para tirar dúvidas e evitar ruídos na relação com os clientes e demais colegas.
Equipes mais próximas
É muito comum, especialmente no ambiente organizacional, que as áreas que não possuem uma interface direta não se sintam interligadas. O departamento de estoque, por exemplo, pode não ver conexão alguma com a área de TI ou até mesmo com o RH.
E é bem nessa falta de sintonia que moram os problemas. 😱
Reuniões periódicas e encontros entre as lideranças podem auxiliar na criação de vínculo entre as áreas, aproximando equipes e facilitando o intercâmbio de informações entre elas.
Lembra do exemplo da integração entre a TI e o estoque? Imagine quantos benefícios podem surgir quando a equipe de sistemas se dispuser e pensar em soluções, como ferramentas de automação, por exemplo, para ajudar a organizar a entrada e saída de produtos (que normalmente acontece manualmente)?!
Como promover a integração entre departamentos?
Agora que você já conhece os benefícios, tenho certeza de que não vê a hora de descobrir como tornar a integração entre os departamentos da organização real. Então prepare-se, porque hora é agora! 🎉🎉🎉
A seguir, você confere alguns passos que devem ser levados em conta para fazer sua empresa funcionar de forma mais fluida.
Construa metas colaborativas
Sabemos que, em uma organização, é comum que todo o corpo de colaboradores trabalhe para alcançar um objetivo comum. Entretanto, existe um segredo para tornar isso mais palpável, e nós vamos revelar qual é: estabelecer e estruturar o acompanhamento de metas de curto prazo que demonstrem a importância do trabalho de cada setor para chegar ao objetivo final.
E como isso acontece?
Vamos pensar em uma empresa especializada em venda de automóveis. O objetivo final da empresa é aumentar os lucros em 30% ao fim de um ano. Para isso, as áreas estipulam suas metas de curto prazo: enquanto o departamento de RH se compromete no desenvolvimento ou recrutamento de pessoas para atender a demanda, a TI se responsabiliza pela criação de uma automação para realizar os treinamentos online.
O resultado de longo prazo impacta diretamente no objetivo final da empresa: economia de recursos, aumento da margem de lucros!
É ou não é um belo trabalho integrado? ✋✋
Use e abuse das ferramentas de comunicação
Sabe qual é o ponto mais importante da integração entre departamentos em uma organização? A disseminação de informações! E sabe como isso pode acontecer de forma natural e efetiva? Com a ajuda dos canais de comunicação!
Crie canais próprios para a divulgação de estratégias, balanços das áreas e perspectivas para a empresa. Estimule os colaboradores a compartilhar experiências, expectativas e resultados alcançados.
Esta é uma forma infalível de engajar, gerar satisfação, despertar o senso de pertencimento e, consequentemente, criar um ambiente de trabalho produtivo.
Lance mão da tecnologia!
Achou que a gente não ia falar com detalhes sobre automatização de processos hoje? É claro que vamos!
Com a ajuda de APIs e softwares especializados, é possível simplificar o trabalho operacional da empresa, integrar os setores e oferecer uma base de dados detalhada e rica para análise e mensuração de resultados.
Saber como escolher o melhor CRM para seu negócio ou compreender que um gerenciador de projetos é mais importante do que você imagina são algumas das dicas que não podem ficar de fora do planejamento da empresa que busca a automatização de processos.
Quer alguns exemplos de como promover a integração entre departamentos com automatização?
Então confira alguns deles abaixo!
Marketing + Vendas
A integração entre os setores de marketing e vendas é tão essencial que os dois termos se fundiram no vendarketing. Esse é o nome dado ao processo conjunto de trabalho das duas áreas, que se alinham na estratégia empresarial e se complementam otimizando os resultados de vendas.
Softwares de automatização de marketing permitem a união de aplicações de marketing e vendas, possibilitando, por exemplo, que um lead seja captado pela equipe de vendas tão logo preencha o formulário de acesso a um material rico.
Estoque + Vendas
Com a integração entre os setores de estoque e vendas, é possível gerenciar quantidades de produtos, evitando gastos desnecessários, compra de materiais duplicados ou que a falta de algum deles cause um prejuízo na rotina produtiva e de vendas.
Você sabe o que é um ERP? São essas ferramentas, especializadas em gestão empresarial, que possibilitam fazer, em uma só plataforma, a gestão de clientes, compras e estoque. 😉
Marketing + RH
Aqui estão duas áreas que devem trabalhar juntas por um motivo muito importante: ambas tem como foco o ser humano, sejam os clientes ou colaboradores.
A integração de marketing e RH deve acontecer desde o planejamento estratégico, onde são reforçados visão, missão e valores da empresa, até processos próprios de cada setor, como a divulgação de informações (interna e externamente) e o recrutamento de novos colaboradores.
Assim como o marketing já se apoia em ferramentas automatizadas, está mais do que na hora das empresas entenderem também a importância da transformação digital para o setor de RH.
TI + Financeiro
Lidar com números e dados delicados, sabendo que qualquer erro pode ser o responsável por um grande prejuízo. Essa é uma das difíceis missões da equipe do departamento financeiro.
Sabe quem pode ajudar a concluir essa missão com menos sofrimento e mais resultado? Ela mesma, a equipe de TI! 💻
Nossos amigos da computação podem ser decisivos na produtividade do setor financeiro. Seja propondo formas de armazenar dados de maneira eficiente, criando automações para realizar processos burocráticos ou zelando pela segurança da informação, esse auxílio tem tudo para tornar o trabalho da equipe financeira mais estratégico e menos operacional.
Integração entre departamentos preparada?
Agora você já sabe como começar o processo de integração entre departamentos da organização. Lembre-se da importância de mapear o cenário e entender de que forma cada setor pode contribuir para o bom desenvolvimento do trabalho dos demais! A produtividade da empresa e da equipe, o clima de trabalho e a satisfação dos clientes tendem a agradecer!
* Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga, apaixonado por dados, produtividade e chocolate meio amargo.
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments