Se os serviços de delivery já estavam em alta há alguns anos, com a pandemia, o setor cresceu de forma exponencial e acelerada, afinal, enquanto as pessoas não podiam sair de casa era preciso que os produtos fossem até elas, não é mesmo?
Contar com delivery é um grande facilitador para os usuários e, por isso, as empresas precisam olhar para ele como uma forma importante de negócio e como um grande gerador de oportunidades dentro da empresa.
Mais do que contratar pessoas e motos, por exemplo, é preciso entender onde a loja está, para quem ela quer entregar, como ela vai fazer e planejar o processo para que o resultado seja de fato o esperado e alinhado com os objetivos.
De acordo com dados disponibilizados pela Mobills, os gastos do consumidor nos três principais aplicativos de entrega, iFood, UberEats e Rappi, cresceram 149% no ano de 2020 em relação a 2019.
Já, segundo dados da pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela agência Edelman e promovida pela empresa PayPal, os pedidos feitos pelo menos uma vez na semana, saíram de 40,5%, antes da pandemia, para 66,1% durante o período de emergência de saúde pública.
Quando falamos em gastos, esses somaram R$ 40,5 bilhões em 2021, representando 24% a mais que o ano anterior, segundo estudo feito pela GS&NPD, em parceria com o Instituto Food Service Brasil.
Para dar conta de tantas demandas e da nova situação, muitas empresas precisaram se readaptar ou iniciar suas atividades visando essa oportunidade. Segundo relatório desenvolvido pela DataHub, plataforma de Big Data & Analytics, houve aumento de 76,6% nas aberturas de empresas responsáveis pela entrega de alimentos em domicílio, como bares, restaurantes e lanchonetes, entre 2019 e 2021.
Com a vacinação, a retomada das atividades e o fim das restrições, as pessoas voltam para as ruas e para suas rotinas, mas isso não significa que o delivery deixa de ser uma opção.
Por se tratar de um serviço que dá comodidade, vantagens e agilidade para os consumidores, ainda que com pequenas quedas, espera-se que ele tenha vindo para ficar na vida dos brasileiros.
Com isso, o setor se profissionaliza cada vez mais para ser baseado em dados e em estrutura para empresas e, pensando nessa necessidade, a Economapas lança mais um serviço de inteligência para dar embasamento aos negócios: a inteligência para delivery.
Vamos falar um pouco mais sobre ele, acompanhe!
O que é inteligência para delivery?
Para uma boa estratégia de negócio, resultados e crescimento é preciso olhar para muitas frentes, desde produto, preço, qualidade e, claro, onde o negócio e seu público está para que sejam tomadas ações assertivas que alcancem de fato suas pessoas.
Nessa importante missão está a Economapas, que é mais que apenas um software de inteligência de mercado, mas sim um ecossistema que processa de forma geolocalizada informações complexas de consumo, população, renda, mercados e empresas, exibindo-as de maneira simples e intuitiva, tornando-se um poderoso aliado para organizações de qualquer porte e segmento.
Para dar suporte a tantas informações importantes, a plataforma de inteligência oferece um conjunto de ferramentas construídas para armazenar, manipular, e cruzar dados georreferenciados com mais de 500 bases de dados públicos, como IBGE, Receita Federal, entre outros – em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – além de informações de associações comerciais e empresas como Serasa, Google e Facebook.
Vale dizer que a Economapas está presente em diferentes momentos da empresa, seja para quem está começando e buscando o ponto de partida, para quem está expandido e precisa de um agente de campo, até aqueles que buscam mais visibilidade, sendo uma bússola de mercado.
E, para ampliar o ecossistema, seguindo com base na geolocalização, recurso essencial da Economapas, o Módulo Delivery traz informações geolocalizadas de toda a oferta de restaurantes, bebidas, mercados, farmácias e pet shops que realizam entregas a domicílio.
Com isso são mais de 300 mil restaurantes, 45 mil estabelecimentos de bebidas, 6 mil farmácias, 2 mil mercados e 700 pet shops espalhados por todo o Brasil.
Com os dados colhidos na plataforma – que são atualizados trimestralmente –, os negócios passam a ter visualizações de categorias, notas de avaliação, quantidades de avaliações, pedidos mínimos, horários de funcionamento, endereços, contatos, faturamento presumido, estimativa de funcionários e mais.
Para que serve a inteligência de delivery?
Como você viu, a Inteligência de Delivery é mais uma possibilidade de a Economapas de coletar dados seguros, feitos através de geolocalização e que compõem uma base gigante de informações e possibilidades.
Ou seja, para os que já contam com negócios físicos e querem se tornar delivery ou para quem está começando um negócio com entrega em domicílio, é possível ter um melhor entendimento sobre o potencial do mercado de uma determinada região, entender a concorrência, entender melhor o público-alvo e assim direcionar melhor o marketing.
A partir desse conjunto de dados pode ser definido o melhor mix de preços/produtos para uma determinada região e entender melhor a área de entrega.
Sendo assim, a inteligência de delivery é um módulo completo para que os negócios se insiram nesse ramo com informações concretas e não apenas com o desejo de fazer entregas e de chegar em novas pessoas.
Vantagens de se adotar a inteligência para delivery
Contar com a tecnologia de geolocalização dá um impacto positivo nas estratégias de uma empresa e muitas são as vantagens de adotar essa tendência, como:
Ajuda na abertura do negócio
Uma das utilizações mais estratégicas da geolocalização para os negócios está nas pesquisas sobre o ponto de venda. Se você tem um projeto de expansão do seu negócio ou vai abrir uma franquia, por exemplo, a geolocalização é uma ferramenta essencial para identificar se o ponto desejado para a sua nova loja física é o melhor.
Além disso, pode acompanhar o fluxo de pessoas da sua loja atual e criar mapas de calor a partir de dados gerais de mercado que mostram regiões com maiores oportunidades para o seu negócio.
Dá conhecimento do público
Ao entender como está a região da atuação, concorrência e clientes, o negócio ganha em conhecer mais de suas pessoas e pode segmentar ainda mais suas ações e possibilidades para aumentar sua exposição.
Atrai novos clientes
Saber como o público se comporta no assunto compras vai direcionar melhor a empresa a combinar métodos de comunicação diferentes e utilizar o delivery e canais de forma ainda mais assertiva dentro da estratégia.
Dá mais agilidade para a entrega
Muitos sistemas de delivery promovem uma entrega rápida para os clientes e, para quem quer se destacar ou estar equiparado com os concorrentes, precisa ter a noção de quão ágil realmente sua entrega pode ser feita.
Ao ter uma ferramenta de inteligência de delivery a empresa saberá quais veículos para entrega são mais indicados para o trajeto, qual o raio limite para não frustrar clientes, como calcular o tempo e muito mais.
Aumenta o lucro
A geolocalização oferece dados segmentados sobre seu público-alvo, o que permite que você crie estratégias chave para atender bem seus clientes. Por isso, seja para abrir a empresa em um ponto comercial que dê retorno, oferecer os serviços certos para o público e até mesmo gerenciar melhor sua linha de produção para as entregas, essa ferramenta trabalha para o aumento do lucro da empresa.
Mais do que aumentar o lucro, trabalhar com dados faz com que as empresas reduzam prejuízos por erros de cálculos e de decisões tomadas com base nos “achismos”.
Como deu para perceber, os dados e a inteligência andam lado a lado para que as melhores decisões sejam tomadas dentro do negócio, especialmente em um momento em que planejar bem o delivery é crucial para definir seu sucesso ou não.
Com Economapas e o módulo de Inteligência de Delivery, cada parceiro ganha no leque de aplicações de variáveis e faz com que os dados trabalhem para resultados assertivos, que otimizem custos e que deem retornos interessantes para a organização, levando ao crescimento saudável e contínuo.
O quanto você já utiliza dados – e o transforma – em informações no seu dia a dia? Nosso novo módulo será lançado em setembro e, no mês do seu lançamento, todos os clientes que adquirirem o módulo ganham um desconto de 20% para impulsionar seu negócio ainda mais!
Aproveite que você sabe um pouco mais sobre essa possibilidade e conhece ainda mais sobre ela, saiba como a Economapas pode te ajudar!

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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments