Inteligência para delivery torna-se mais uma inovação da Economapas

Publicado em 14 de setembro de 2022

Delivery man with package near the house

Se os serviços de delivery já estavam em alta há alguns anos, com a pandemia, o setor cresceu de forma exponencial e acelerada, afinal, enquanto as pessoas não podiam sair de casa era preciso que os produtos fossem até elas, não é mesmo?

Contar com delivery é um grande facilitador para os usuários e, por isso, as empresas precisam olhar para ele como uma forma importante de negócio e como um grande gerador de oportunidades dentro da empresa. 

Mais do que contratar pessoas e motos, por exemplo, é preciso entender onde a loja está, para quem ela quer entregar, como ela vai fazer e planejar o processo para que o resultado seja de fato o esperado e alinhado com os objetivos.

De acordo com dados disponibilizados pela Mobills, os gastos do consumidor nos três principais aplicativos de entrega, iFood, UberEats e Rappi, cresceram 149% no ano de 2020 em relação a 2019.

Já, segundo dados da pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela agência Edelman e promovida pela empresa PayPal, os pedidos feitos pelo menos uma vez na semana, saíram de 40,5%, antes da pandemia, para 66,1% durante o período de emergência de saúde pública.

Quando falamos em gastos, esses somaram R$ 40,5 bilhões em 2021, representando 24% a mais que o ano anterior, segundo estudo feito pela GS&NPD, em parceria com o Instituto Food Service Brasil.

Para dar conta de tantas demandas e da nova situação, muitas empresas precisaram se readaptar ou iniciar suas atividades visando essa oportunidade. Segundo relatório desenvolvido pela DataHub, plataforma de Big Data & Analytics, houve aumento de 76,6% nas aberturas de empresas responsáveis pela entrega de alimentos em domicílio, como bares, restaurantes e lanchonetes, entre 2019 e 2021.

Com a vacinação, a retomada das atividades e o fim das restrições, as pessoas voltam para as ruas e para suas rotinas, mas isso não significa que o delivery deixa de ser uma opção.

Por se tratar de um serviço que dá comodidade, vantagens e agilidade para os consumidores, ainda que com pequenas quedas, espera-se que ele tenha vindo para ficar na vida dos brasileiros.

Com isso, o setor se profissionaliza cada vez mais para ser baseado em dados e em estrutura para empresas e, pensando nessa necessidade, a Economapas lança mais um serviço de inteligência para dar embasamento aos negócios: a inteligência para delivery. 

Vamos falar um pouco mais sobre ele, acompanhe!

O que é inteligência para delivery?

 

inteligencia para delvery

 

Para uma boa estratégia de negócio, resultados e crescimento é preciso olhar para muitas frentes, desde produto, preço, qualidade e, claro, onde o negócio e seu público está para que sejam tomadas ações assertivas que alcancem de fato suas pessoas.

Nessa importante missão está a Economapas, que é mais que apenas um software de inteligência de mercado, mas sim um ecossistema que processa de forma geolocalizada informações complexas de consumo, população, renda, mercados e empresas, exibindo-as de maneira simples e intuitiva, tornando-se um poderoso aliado para organizações de qualquer porte e segmento.

Para dar suporte a tantas informações importantes, a plataforma de inteligência oferece um conjunto de ferramentas construídas para armazenar, manipular, e cruzar dados georreferenciados com mais de 500 bases de dados públicos, como IBGE, Receita Federal, entre outros – em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – além de informações de associações comerciais e empresas como Serasa, Google e Facebook.

Vale dizer que a Economapas está presente em diferentes momentos da empresa, seja para quem está começando e buscando o ponto de partida, para quem está expandido e precisa de um agente de campo, até aqueles que buscam mais visibilidade, sendo uma bússola de mercado.

E, para ampliar o ecossistema,  seguindo com base na geolocalização, recurso essencial da Economapas, o Módulo Delivery traz informações geolocalizadas de toda a oferta de restaurantes, bebidas, mercados, farmácias e pet shops que realizam entregas a domicílio.

Com isso são mais de 300 mil restaurantes, 45 mil estabelecimentos de bebidas, 6 mil farmácias, 2 mil mercados e 700 pet shops espalhados por todo o Brasil.

Com os dados colhidos na plataforma – que são atualizados trimestralmente –, os negócios passam a ter visualizações de categorias, notas de avaliação, quantidades de avaliações, pedidos mínimos, horários de funcionamento, endereços, contatos, faturamento presumido, estimativa de funcionários e mais.

Para que serve a inteligência de delivery?

 

inteligencia de vendas

 

Como você viu, a Inteligência de Delivery é mais uma possibilidade de a Economapas de coletar dados seguros, feitos através de geolocalização e que compõem uma base gigante de informações e possibilidades.

Ou seja, para os que já contam com negócios físicos e querem se tornar delivery ou para quem está começando um negócio com entrega em domicílio, é possível ter um melhor entendimento sobre o potencial do mercado de uma determinada região, entender a concorrência, entender melhor o público-alvo e assim direcionar melhor o marketing.

A partir desse conjunto de dados pode ser definido o melhor mix de preços/produtos para uma determinada região e entender melhor a área de entrega.

Sendo assim, a inteligência de delivery é um módulo completo para que os negócios se insiram nesse ramo com informações concretas e não apenas com o desejo de fazer entregas e de chegar em novas pessoas.

Vantagens de se adotar a inteligência para delivery

Contar com a tecnologia de geolocalização dá um impacto positivo nas estratégias de uma empresa e muitas são as vantagens de adotar essa tendência, como:

Ajuda na abertura do negócio

Uma das utilizações mais estratégicas da geolocalização para os negócios está nas pesquisas sobre o ponto de venda. Se você tem um projeto de expansão do seu negócio ou vai abrir uma franquia, por exemplo, a geolocalização é uma ferramenta essencial para identificar se o ponto desejado para a sua nova loja física é o melhor.

Além disso, pode acompanhar o fluxo de pessoas da sua loja atual e criar mapas de calor a partir de dados gerais de mercado que mostram regiões com maiores oportunidades para o seu negócio.

Dá conhecimento do público

Ao entender como está a região da atuação, concorrência e clientes, o negócio ganha em conhecer mais de suas pessoas e pode segmentar ainda mais suas ações e possibilidades para aumentar sua exposição.

Atrai novos clientes

Saber como o público se comporta no assunto compras vai direcionar melhor a empresa a combinar métodos de comunicação diferentes e utilizar o delivery e canais de forma ainda mais assertiva dentro da estratégia.

Dá mais agilidade para a entrega

Muitos sistemas de delivery promovem uma entrega rápida para os clientes e, para quem quer se destacar ou estar equiparado com os concorrentes, precisa ter a noção de quão ágil realmente sua entrega pode ser feita.

Ao ter uma ferramenta de inteligência de delivery a empresa saberá quais veículos para entrega são mais indicados para o trajeto, qual o raio limite para não frustrar clientes, como calcular o tempo e muito mais.

Aumenta o lucro

A geolocalização oferece dados segmentados sobre seu público-alvo, o que permite que você crie estratégias chave para atender bem seus clientes. Por isso, seja para abrir a empresa em um ponto comercial que dê retorno, oferecer os serviços certos para o público e até mesmo gerenciar melhor sua linha de produção para as entregas, essa ferramenta trabalha para o aumento do lucro da empresa.

Mais do que aumentar o lucro, trabalhar com dados faz com que as empresas reduzam prejuízos por erros de cálculos e de decisões tomadas com base nos “achismos”.

Como deu para perceber, os dados e a inteligência andam lado a lado para que as melhores decisões sejam tomadas dentro do negócio, especialmente em um momento em que planejar bem o delivery é crucial para definir seu sucesso ou não.

 

economapas

 

Com Economapas e o módulo de Inteligência de Delivery, cada parceiro ganha no leque de aplicações de variáveis e faz com que os dados trabalhem para resultados assertivos, que otimizem custos e que deem retornos interessantes para a organização, levando ao crescimento saudável e contínuo.

O quanto você já utiliza dados – e o transforma – em informações no seu dia a dia? Nosso novo módulo será lançado em setembro e, no mês do seu lançamento, todos os clientes que adquirirem o módulo ganham um desconto de 20% para impulsionar seu negócio ainda mais!

Aproveite que você sabe um pouco mais sobre essa possibilidade e conhece ainda mais sobre ela, saiba como a Economapas pode te ajudar!

Publicado por Amanda Lisboa

Jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com formação internacional na Universidade da Beira Interior (UBI - Covilhã, Portugal) e especialista em Marketing, com MBA pela USP/Esalq. Atuação com redação e conteúdo, inbound marketing, estratégias de SEO e marketing digital. Escrever é mais do que uma profissão, mas minha forma de me expressar no mundo!


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