Marketing Multinível é pirâmide? Saiba o que é e como funciona

Publicado em 30 de junho de 2021

Marketing Multinível

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre Marketing Multinível ou ter sido alvo de algum conhecido que trabalha com esta modalidade e quis te carregar junto nesta jornada.

Geralmente, quem trabalha neste formato costuma ser mal visto por quem não é da área devido à insistência ao tentar recrutar mais pessoas para fazerem parte do seu time.

Mesmo assim, estes vendedores normalmente gostam muito do que fazem porque este tipo de trabalho é capaz de proporcionar diversos benefícios, como flexibilidade de horário, independência financeira, autonomia e o retorno sobre o investimento inicial costuma não demorar, caso o vendedor se empenhe.

O fato é que muita gente, ansiando por ganhar dinheiro rápido, acaba confundindo o Marketing Multinível com as Pirâmides Financeiras, e perdendo tudo o que investiu. 

Por isso, acompanhe este texto para entender a diferença entre esses dois modelos de negócio, saiba como você pode ganhar dinheiro com o Marketing Multinível, e de quebra, vamos te dar dicas de soluções que irão te auxiliar na gestão de todo seu processo de vendas.

O que é Marketing Multinível?

Marketing Multinível (MMN), ou Marketing de Rede, é um modelo de vendas na qual você se torna revendedor de um produto ou serviço, de alguma empresa que ofereça este modelo de trabalho, e que seus lucros podem vir tanto das comissões de suas próprias vendas quanto dos valores vendidos por membros da sua equipe, que você mesmo monta.

Este tipo de modalidade é denominada venda direta, onde o vendedor tem contato direto com seu cliente, e é benéfico tanto para quem vende e consegue ainda recrutar mais pessoas para formar uma equipe, quanto para a empresa fornecedora dos produtos, já que é capaz de aumentar seu número de colaboradores, e por consequência, sua receita e relevância.

Como funciona o Marketing Multinível?

O empreendedor que entra no Marketing Multinível, se deseja realmente ganhar dinheiro, precisa focar nas duas modalidades presentes neste tipo de trabalho:

  • Nas vendas diretas, ou seja, precisa prospectar seus próprios clientes, além de fidelizá-los para que permaneçam comprando sempre com ele;
  • No recrutamento de mais revendedores, para montar uma força de vendas e ganhar comissão também sobre as vendas do time.

No Marketing Multinível o revendedor se cadastra em uma empresa que oferece este modelo de vendas, paga uma taxa de adesão que será utilizada para adquirir seus primeiros produtos e começa a vendê-los e procurar membros para sua equipe.

Algumas empresas não cobram taxa de adesão, mas sim, montam pacotes iniciais para aquisição ou estipulam um valor mínimo de compras para que o empreendedor comece a revenda.

Afinal, Marketing Multinível é pirâmide?

Bom, para começar, a resposta para essa pergunta é não! Marketing Multinível não é Pirâmide, e inclusive, este modelo de vendas de Pirâmide é uma prática ilegal.

Na Pirâmide, os recrutadores ganham dinheiro ilícito em cima de taxas de adesão que cobram de um novo participante, sendo que este valor não é revertido como investimento para aquisição de produtos ou serviços para revenda, o que caracteriza um golpe aplicado por essas empresas. 

O promotor Murilo de Moraes e Miranda explicou em uma entrevista como funciona este esquema: 

“Num esquema piramidal, a base sustenta quem está no topo. Ou seja, quanto mais a rede cresce, mais gente vai perder dinheiro a custa de um golpe de captação da poupança popular, com a venda de algo que, na prática, não existe”.

As pseudo-empresas que aplicam este tipo de golpe geralmente “somem” quando recebem a taxa de adesão do participante, não entregam ou demoram para entregar o que prometeram, não respondem mais e dão uma canseira tão grande em quem cai no golpe que essas pessoas acabam desistindo de qualquer valor que tenha para receber. 

Além disso, prometem que você irá comprar o mundo à preço de banana para revender. Portanto, é preciso ficar atento a promessas milagrosas de ganhar dinheiro fácil, pois este, só chega com muito esforço e dedicação.

No Marketing Multinível, o que realmente sustenta a empresa fornecedora da mercadoria são os consumidores finais. Neste sentido, é preciso ter mais pessoas que consomem do que pessoas que revendem, e esta é a principal diferença entre este modelo de vendas e o esquema de Pirâmide, já que este segundo lucra com a quantidade de pessoas que caem no golpe.

Uma dica para identificar possíveis esquemas de Pirâmide e não cair em um, é verificar se a empresa é filiada à ABEVD, à DSA ou à WFDSA, entidades que cuidam dos códigos de éticas e conduta das empresas relacionadas às vendas diretas, como é o caso do Marketing Multinível.

Como trabalhar com Marketing Multinível?

Primeiramente, é preciso escolher para qual empresa você quer revender. O ideal é que você escolha um tipo de produto na qual tem familiaridade para conseguir desenvolver melhor suas estratégias de vendas.

Hoje, existe uma infinidade de opções: perfumes, cosméticos, produtos de emagrecimento, jóias, entre muitos outros.

Geralmente, as empresas que oferecem essa modalidade exigem um investimento inicial, que não é tão alto, para que você adquira seu primeiro kit de produtos ou serviços para revenda.

Não se limite aos locais de venda. O bom do Marketing Multinível é que você não precisa de um estabelecimento físico e você é totalmente livre para vender e fazer sua divulgação em qualquer lugar.

Estruture sua jornada de vendas para que você não se perca em toda essa liberdade e acabe não conseguindo atingir seu público-alvo.

Por fim, crie uma equipe de vendas! Se atente em algum conhecido que pode estar desempregado ou insatisfeito em seu local de trabalho e ofereça uma oportunidade que você gostaria que oferecessem à você.

O que é preciso para ter sucesso com Marketing Multinível?

Como todo tipo de venda, antes de tudo, é preciso estudar o mercado para identificar oportunidades e os produtos ou serviços mais buscados pelos consumidores. 

Como dito no tópico anterior, é legal você escolher algo que tenha familiaridade para revender, mas, se isso se tratar de produtos muito caros ou que não tenham muita demanda de procura, você pode acabar perdendo dinheiro e começar a se sentir desanimado.

Ter as ferramentas certas para gerenciar todas as etapas das vendas é fundamental. É preciso ter um controle total sobre todas as áreas que envolvem suas vendas.

É importante pensar e avaliar sobre softwares CRM, pois eles são essenciais na gestão do seu relacionamento com o cliente, reduzindo o tempo gasto com quem não tem interesse no que você tem a oferecer.

Fazer campanhas de marketing com promoções e novidades direcionadas ao seu público-alvo, principalmente com e-mail marketing, nas redes sociais e por WhatsApp, que atingem um grande número de pessoas. É preciso mostrar as caras para conseguir atrair olhares para você.

Monte uma loja virtual para o que você está revendendo. Hoje, existem muitas ferramentas gratuitas que oferecem inúmeras funcionalidades para criação de lojas virtuais sem a necessidade de contratar um especialista em desenvolvimento.

Treinar seu time de vendas e oferecer todo o suporte necessário também é essencial, afinal, o sucesso deles também é o seu sucesso.

Além disso, oferecer premiações também é uma forma de manter sua equipe engajada e pronta para vender mais.

Controle seu estoque caso você esteja revendendo produtos. Não há nada pior do que batalhar para conseguir um cliente, ele interessar por sua mercadoria, mas justamente este produto estar em falta no seu estoque ou até mesmo no estoque de seu fornecedor.

Por último e mais importante: sua gestão financeira precisa ser extremamente eficiente para que você saiba exatamente qual é sua margem de lucro, quanto você gasta com mercadorias, mobilidade, ferramentas de trabalho, entre outros, e comparar com o quanto você vende, para que assim, você nunca saia no prejuízo. 

Ferramentas essenciais para Marketing Multinível

Conforme prometido, aqui vai uma lista de categorias do portal B2B Stack para você escolher as melhores ferramentas tecnológicas do mercado. Peças-chave para quem quer ter sucesso com as vendas.

Vale ressaltar que muitas dessas ferramentas são gratuitas, portanto, são acessíveis até mesmo para quem está começando.

CRM: essenciais para gerenciar o relacionamento com seus clientes desde o primeiro contato, montando um poderoso funil de vendas para não perder oportunidades de fechamento de vendas na hora certa, além de fornecerem insights de abordagens para o determinado momento em que o cliente se encontra;

ERP e gestão financeira: ferramentas que integram suas vendas, tanto físicas quanto online, pagamentos, recebimentos, estoque, compras, obrigações fiscais e logística de entregas, sincronizam estes dados e os atualizam em tempo real a cada ação;

Automação de formulários: para coletar contatos de leads e clientes dentro da LGPD. Os formulários podem ser inseridos estrategicamente na sua loja virtual, no seu site ou em suas redes sociais;

E-mail marketing: para que você crie, personalize e programe o disparo de campanhas para o e-mail de seus leads e clientes;

Gestão de mídias sociais: essas ferramentas são capazes de te mostrar a eficácia e o alcance das suas campanhas de marketing nas redes sociais, além de permitirem o agendamento de postagens;

Atendimento e Help Desk: ideais para fornecer autoatendimento aos seus clientes ou interessados em seus produtos, além de organizarem filas de atendimentos mais complexos;

Construtores de lojas virtuais: para que você monte sua loja virtual rapidamente e de forma prática e já sair vendendo no primeiro dia;

Cursos e treinamentos: importante para se auto capacitar e capacitar os vendedores do seu time em diversas áreas;

Capacitação em vendas: para identificar oportunidades de melhorias nas vendas;

Videoconferência: Indispensáveis para manter o distanciamento social, essas ferramentas são úteis para fazer reuniões com seu time ou com seus clientes, dispensando os gastos com mobilidade;

Construtores de Landing Page: ideal para elaborar campanhas de ofertas relâmpago. Nas landing pages você pode criar promoções por tempo limitado e disponibilizar carrinho de compras na própria página. A página criada pode ser excluída ou alterada com facilidade;  

Billing e meios de pagamento: para que você ofereça todas as formas de pagamento disponíveis no mercado para seus clientes finalizarem suas compras.

Case de Marketing Multinível

  • Hinode

Marketing Multinível

A Hinode foi fundada em 1988 em uma garagem, em 2008 entrou para o Marketing Multinível para oferecer oportunidades de trabalho independente para as pessoas, e hoje, fornece produtos de beleza, saúde e higiene, perfumaria, cafés, chás, produtos de emagrecimento e ainda possuem catálogo de suplementos pré e pós-treinos e energéticos. 

Para ingressar na Hinode como revendedor, é necessário ter mais de 18 anos e realizar o cadastro na própria plataforma. Após realizar seu cadastro, você receberá um contato de um dos consultores para receber todas as orientações e finalizá-lo. 

A taxa de adesão é de R$ 99,00, referente à um kit inicial de produtos e também é preciso adquirir mais um dos combos que contém valores e produtos variados.

O diferencial da Hinode dentro do MMN é que os consultores compram os produtos do catálogo da empresa pela metade do preço de revenda, ou seja, a margem de lucro pode chegar a 100%.

Para se manter como consultor, não é preciso pagar taxas mensais. Apenas bater uma meta de compras de 200 pontos por mês.

A Hinode oferece programas de treinamentos, catálogos virtuais, plano de carreira e diversas premiações para seus melhores consultores como viagens para Disney, Cruzeiros e carros. 

A empresa vendeu mais de 39 milhões de produtos em 2020 e em 2019 já possuía cerca de 850 mil consultores cadastrados e mais de 300 mil ativos, e conforme informações do próprio presidente, um consultor que revende pelo menos um perfume por dia no valor de R$ 150,00, ao final do mês, terá um ganho de R$ 1.800,00.

  • Jequiti

Marketing Multinível

A famosa Jequiti, muito conhecida por fazer parte do Grupo Silvio Santos, é uma empresa que trabalha no modelo de Marketing Multinível e oferece produtos de perfumaria, maquiagem, higiene e cabelos, e também fornece produtos para o público masculino e infantil, kits e presentes.

A empresa promete lucros de no mínimo 30% até 100% na revenda de seus produtos.

Para ser consultor Jequiti, é preciso fazer um pré-cadastro na própria plataforma e ser maior de 18 anos. A Jequiti não cobra taxa de adesão, mas indica que os iniciantes adquiram seu Kit Demonstração, que inclui materiais de apoio e produtos que podem ser vendidos ou utilizados em demonstrações. 

Este kit pode ser adquirido por R$ 130,00 à vista, na qual o consultor receberá estes produtos de uma única vez, ou por R$ 159,90 à prazo, em que a entrega do kit é feita em duas etapas:

Na primeira caixa, o consultor recebe 6 produtos: 5 miniaturas e 1 hidratante Sensi, e também o carnê do Baú da Felicidade para que possa vender, pagar o boleto e lucrar.

No segundo pedido, o consultor recebe: 1 porta amostra, 1 bolsa, 1 kit de sacolas plásticas, fitas olfativas, 1 sachê duplo de FYO e 14 flaconetes.

Os consultores Jequiti e seus clientes têm ainda a possibilidade de serem sorteados para participar do programa Roda a Roda Jequiti, do SBT, e concorrer a prêmios de até 1 milhão de reais.

Outra vantagem, é que o marketing da Jequiti por si só já é bastante eficiente e alcança uma grande quantidade de pessoas, portanto, é uma marca que tem relevância no mercado.

Conclusão 

O Marketing Multinível pode ser uma excelente forma de empreender e ganhar dinheiro com autonomia e flexibilidade.

Para isso, é preciso ir além de apenas oferecer produtos e serviços aleatoriamente. É necessário criar uma estratégia sólida para atrair e ganhar a confiança de clientes e montar uma equipe de vendas forte, que se mantenha engajada para que consigam caminhar juntos em busca de resultados.

O Marketing Multinível muitas vezes pode ser confundido com o esquema de Pirâmide, mas, apesar de pouquíssima similaridade, o Marketing Multinível é bastante seguro e exige baixo investimento.

Para ter sucesso neste modelo de trabalho também é preciso se adaptar às tecnologias, pois elas o ajudarão a gerenciar todo seu processo de vendas, desde a captação de clientes até o controle de estoque, financeiro e marketing.

Portanto, não deixe de navegar pelo portal B2B Stack e descobrir as inúmeras ferramentas capazes de te auxiliar no Marketing Multinível. E se você já utiliza alguma dessas soluções, avalie! Assim, você ajuda outros usuários a escolherem também as melhores ferramentas.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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