MarketUP: Conheça suas funcionalidades

Publicado em 19 de abril de 2021

MarketUP é um ERP relativamente novo no mercado e promete inovação às micro e pequenas empresas.

Essas empresas têm papel fundamental na movimentação da economia local, e se administradas corretamente, podem expandir cada vez mais. Pensando nisso, é necessário criar uma cultura de gestão dentro dessas empresas que seja bastante eficiente, desde sua fundação.

O gerenciamento de recursos feito de forma correta, e principalmente automatizado, pode salvar uma micro ou pequena empresa da falência e auxilia nas tomadas de decisões mais assertivas, direcionando seus investimentos para o lugar certo e na hora certa.

Falaremos então sobre o que são os ERPs, ferramentas que automatizam todos os processos administrativos, e sobre o MarketUP ERP e suas funcionalidades.

O que é ERP?

ERPs (Enterprise Resource Planning) são softwares para automação da gestão empresarial, que oferecem soluções para empresas de diversos segmentos e portes, e têm como objetivos auxiliar seu negócio com otimização de tempo  e custos, redução de falhas operacionais e aumento de sua produtividade.

Além de automatizar os processos de gestão, essas ferramentas integram todos os setores da empresa, desde o comercial, estoque e logística até o financeiro, contábil, jurídico e recursos humanos, sincronizando seus resultados e trazendo maior assertividade nas análises.

Os ERPs geralmente são plataformas online, isso significa que qualquer alteração realizada será atualizada em tempo real e armazenada em nuvem, para que você tenha sempre as respostas que precisa a qualquer momento, e principalmente para que não ocorra perda ou vazamento de dados, pois estas ferramentas contam com padrões de segurança por criptografia, utilização de firewall, entre outros métodos que mantém os dados seguros.

Com os ERPs você emite notas fiscais, gerencia as contas a pagar e receber, o fluxo de caixa, o estoque, as vendas, e alguns softwares disponibilizam até mesmo ferramentas para gestão de pessoas, emissão de boletos, acompanhamento de inadimplências e muitas outras funcionalidades.

Por que realizar a gestão da sua empresa com um ERP?

Os ERPs são ferramentas bastante acessíveis. Normalmente podem ser adquiridas em módulos, o que os tornam muito mais em conta porque você só paga pelo que realmente precisa em sua empresa. Conforme sua empresa vai crescendo e a demanda aumentando, você pode adicionar mais módulos de acordo com suas necessidades.

Com a possibilidade de integração de setores e sincronização dos dados de todos eles, você toma decisões de forma mais ágil e precisa, pois conta com inteligência artificial, BI e outras tecnologias que te fornecem os dados mais exatos possíveis.

Outra vantagem da integração de setores, é que as atualizações vão ocorrendo de forma simultânea. Um exemplo: o setor comercial fechou a venda de um produto, automaticamente este produto será baixado do estoque, será feito o cálculo de logística para entrega, os setores financeiro, contábil e jurídico já irão processar notas fiscais, acompanhar o fluxo de caixa e as contas a pagar e calcular os tributos e impostos. 

Você consegue obter um ranking de seus produtos mais vendidos e dos menos vendidos, e a partir disso, criar estratégias de marketing específicas para tirar aquele produto do estoque. Além disso, saberá exatamente onde é realmente necessário investir e o que é necessário comprar, evitando gastos desnecessários.

Automatizar seus processos de gestão é essencial para ganhar tempo, pois você elimina os trabalhos manuais e repetitivos para focar no que realmente uma máquina não pode fazer por você, além de evitar as falhas operacionais.

MarketUP o que é?

MarketUP

MarketUP é um ERP gratuito para micro e pequenos empreendedores e tem como objetivo otimizar os processos de gestão de seu negócio, contando com a plataforma web e um aplicativo de smartphone para que você venda de qualquer lugar.

Oferece diversas ferramentas para tornar sua empresa mais competitiva e trazer a confiança de seus clientes, fornecedores e parceiros com a utilização da tecnologia a seu favor.

O MarketUP ERP funciona por até 48 horas offline caso você perca a conexão com a internet, portanto, você consegue continuar registrando suas informações mesmo sem estar online.

Empresa MarketUP

MarketUP é uma startup atuante em todo o país, que busca inovar e adaptar suas soluções a diversos dispositivos e tecnologias, e que acredita no potencial econômico das micro e pequenas empresas, por isso, criaram um sistema ERP totalmente gratuito para esses negócios que ainda não podem investir em ferramentas tecnológicas.

Foi fundada há aproximadamente 4 anos e já conta com mais de 100 mil empreendedores, e prestam suporte aos seus clientes através de consultores credenciados que ensinam como usufruir do melhor da ferramenta.

Funcionalidades do MarketUP

MarketUP possui muitas funcionalidades. Abaixo, estão listadas algumas delas:

  • PDV (web e APP): neste módulo, estão ferramentas para emissão de notas fiscais eletrônicas (NFC-e, NFS-e), SAT, cadastro e gestão de clientes, de produtos, de meios de pagamento, gestão de pedidos de venda e devoluções, emissão de boletos registrados pelo Wirecard, cadastro de vendedores, controle de comissionamentos integrado ao financeiro, gestão de orçamentos, entre outras;
  • Loja virtual: com possibilidade de criar seu e-commerce com layout personalizável, integração aos Correios para cálculo de fretes, rastreamento de pedidos, opção de retirada na loja física, integração com os meios de pagamento Bcash, PayU e PagSeguro e integração com o Google Analytcs para acompanhar os dados de navegação;
  • Comandas (Web e APP): para organização de seu estabelecimento e dos pedidos é possível incluir o método de comandas. Com as comandas eletrônicas você dá transparência aos seus clientes sobre o que eles estão consumindo. Você pode enviar os pedidos para diferentes impressoras, estabelecer limites de consumo, incluir cortesias para os clientes, reduzir erros operacionais, agilizar pedidos e trazer maior praticidade para os funcionários;
  • Para restaurantes: acompanhe em tempo real o status de entrega dos pedidos, identifique o entregador, personalize e cadastre seus clientes na funcionalidade de Delivery. Outras funcionalidades contam com ficha técnica para cadastrar e controlar seus insumos, controle de ocupação do estabelecimento, registro de pedidos por dispositivos móveis e dashboard operacional;
  • Gestão de compras: conta com histórico de compras, formalização de pedidos para os fornecedores cadastrados, gestão de fornecedores, importação de NF-e, integração ao estoque e ao financeiro, central de compras para te colocar em contato com grandes fornecedores como Grupo Martins, Unilever, Grupo Roge que disponibilizam ofertas aos usuários;
  • Catálogo: para gestão de seus produtos e movimentação do estoque. Conta com funcionalidades para cadastro de insumos, registro de pesagem de produtos com cálculo de seu valor, gestão de fragmentação dos produtos (caso você não venda o produto inteiro, como um pedaço de bolo, por exemplo). Você também pode cadastrar produtos por cor, tamanho, sabor e outras grades, imprimir etiquetas, registrar serviços prestados e utilizar unidades de medidas para cadastro correto de NF;
  • Estoque: controle a movimentação de seu estoque, os produtos mais e menos vendidos, a matéria-prima que será utilizada para fabricação de produtos próprios, o valor total de produtos em estoque, o valor unitário de cada produto e também permite a gestão de estoques múltiplos;
  • Financeiro: para acompanhar toda a parte de finanças da empresa. Controle as contas a pagar, as contas a receber, com visualização de títulos vencidos e a vencer, adiantamentos, cobranças eletrônicas e em atraso, gerencie o fluxo de caixa, faça conciliação bancária, DRE, e crie relatórios personalizáveis;
  • Relatórios: saiba como está o desempenho da empresa através de relatórios que te dão dados precisos do financeiro, com receitas e gastos, margem de lucro de cada venda, índices de lucratividade, e outros dados.

Obtenha os dados das vendas, conhecendo o comportamento de compra de seus clientes, acompanhando o desempenho dos vendedores individualmente, pedidos de vendas em aberto, produtos mais procurados e outros.

Acompanhe os dados de seus produtos, como as compras em determinado período, mercadorias mais vendidas, saldo do estoque, movimentações do estoque, entre outras informações.

Fique mais próximo dos seus clientes a partir de relatórios que demonstram a frequência que cada um compra de você, os aniversariantes do mês para que você envie as felicitações, e obtenha os dados das compras parceladas destes clientes para acompanhar tudo de perto.

Para quem o MarketUP é indicado?

MarketUP é um ERP para micro e pequenas empresas, que desejam automatizar seus processos de gestão para um crescimento sólido.

O MarketUp atende a diversos segmentos do mercado. São eles:

Preço MarketUP

MarketUP é um ERP 100% gratuito, sem limite de uso de suas funcionalidades, sem custos para instalação ou manutenção e sem cobranças de taxas.

Dicas de uso do MarketUP

Vamos às dicas de uso da plataforma MarketUP em um tutorial básico.

Como usar o MarketUP

O primeiro passo ao entrar na plataforma será selecionar a opção “Criar Conta” para realizar seu cadastro;

MarketUP

Em seguida, abrirá os campos para preenchimento das informações que serão utilizadas em seu login;

MarketUP

Preencha também os dados da empresa e clique em “Prosseguir”;

MarketUP

Selecione seu segmento e prossiga;

Na próxima tela aparecerá algumas informações sobre o MarketUP e após ler e clicar em “Prosseguir” novamente, você terá um tutorial das funcionalidades da plataforma, e ao término do tutorial, você já poderá começar a utilizar clicando em “Utilizar Agora”;

O painel de controle aparecerá da seguinte forma, com os itens “Início”, “Favoritos”, “Catálogo”, “Vendas”, “Compras”, “Financeiro” e “Relatórios” no menu do canto esquerdo:

E aí, é só configurar de acordo com suas necessidades.

Como emitir nota fiscal no MarketUP

A emissão de notas fiscais é realizada após o cadastro da venda. Você deverá clicar em “Vendas”, em seguida no sinal de “+”;

MarketUP

Cadastra sua venda;

MarketUP

E por fim, seleciona o tipo de nota fiscal a ser emitida ao seu cliente.

MarketUP

Como cadastrar produtos no MarketUP

Para cadastrar produtos, você deve clicar em “Catálogo”, e em seguida no sinal de “+” ao lado de “Produtos”;

MarketUP

Você pode cadastrar por código de barras;

MarketUP

Ou manualmente, inserindo as devidas descrições e preços, e aí é só salvar.

MarketUP

Comparações

Vamos comparar agora o MarketUP ERP com outras soluções de gestão empresarial, para que você veja os diferenciais da plataforma e escolha a melhor opção.

MarketUP x UpGestão

Para iniciarmos essa comparação, iremos falar sobre valores. MarketUP é uma ferramenta 100% gratuita, sem limitação de uso, enquanto o UPGestão já é uma ferramenta paga, que permite testes grátis.

Outra diferença são os segmentos e portes de empresas atendidos por ambas as plataformas, sendo que o UPGestão atende alguns segmentos a mais do que o MarketUP e é indicado para micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Com relação às funcionalidades, o UPGestão disponibiliza algumas funções fiscais que não são disponibilizadas pelo MarketUP, como SPED e integração ao Sintegra, em contrapartida, possui limitação de usuários.

Do mais, as funcionalidades básicas de um ERP como gestão de contas a pagar e receber, gestão de vendas, gestão de estoque e gestão de fluxo de caixa estão presentes nas duas plataformas.

MarketUP x ERPFlex

Em comparação com o MarketUP ERP, a ferramenta ERPFlex atende a menos segmentos de negócios, sendo eles indústria, varejo, serviços e distribuição, e o ERPFlex é indicado para pequenas e médias empresas. 

Ambas as plataformas possuem opção de loja virtual nativa e ambas fornecem aplicativo para dispositivos móveis com alguns recursos.

ERPFlex não é um ERP gratuito como o MarketUP, portanto, com relação a custos, o MarketUP acaba saindo na frente.

Quanto às funcionalidades, as duas plataformas fornecem as funcionalidades básicas de um ERP, como gestão de fluxo de caixa, gestão financeira, de estoque e de vendas, porém, como os ramos atendidos possuem diferenças, algumas funcionalidades são específicas a determinados segmentos.

Conclusão 

As micro e pequenas empresas são muito importantes para girar a economia do país. Mas sabemos que essas empresas precisam de uma gestão eficiente pois são facilmente impactadas em épocas de crises econômicas ou em meio à uma pandemia, como a de COVID-19, por exemplo.

Sabendo disso, é importante valorizar essas empresas disponibilizando ferramentas tecnológicas acessíveis, como é o caso do MarketUP ERP, que fornece ferramentas completas gratuitamente, e que atendem às demandas dos micro e pequenos empreendedores, ajudando a aumentar sua produtividade e receita.

Veja nossa categoria completa de ERPs para micro e pequenas empresas e escolha a melhor opção para seu negócio baseado nas avaliações e experiências dos usuários e nas comparações entre os softwares.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados