A importância dos meios de pagamento no e-commerce

Publicado em 6 de dezembro de 2021

Você já parou para analisar a importância de disponibilizar vários meios de pagamento online para o seu consumidor final?

Neste artigo você não só vai compreender o porquê de variá-los, mas também como fazer isso de forma eficiente com uma plataforma 100% digital, a iugu.

A pandemia de COVID-19 e a necessidade do distanciamento social para minimizar a transmissão viral trouxeram novos hábitos de consumo à população em geral.

Durante este período, entre 2020 e 2021, vimos as vendas online dispararem e movimentarem bilhões de reais no e-commerce, sendo uma nova oportunidade de ganhar dinheiro para muita gente.

Porém, para ter sucesso nas vendas pela internet é preciso mais do que apenas criar uma loja virtual e adicionar à ela seus produtos ou serviços.

É de suma importância adotar estratégias que o façam se diferenciar da concorrência, como campanhas de divulgação, criação de ofertas, facilidade e segurança na hora do consumidor pagar, e principalmente, ter uma boa gestão financeira.

.

Continue acompanhando para obter vários insights sobre como melhorar suas vendas no e-commerce!

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

Primeiro, o que é e-commerce? E meios de pagamento?

E-commerce, ou comércio eletrônico, trata-se de um negócio que possui seus processos de vendas de produtos ou serviços totalmente baseados em uma plataforma na internet.

Ou seja, a empresa vendedora não só cria uma loja virtual e a hospeda na internet, como também precisa ter uma infraestrutura online completa para gerenciar os pagamentos dos consumidores, o fluxo de caixa, a logística de entregas, o atendimento ao cliente, as campanhas de marketing, a emissão de notas fiscais eletrônicas, entre outros processos.

Qualquer empresa, de qualquer tamanho ou segmento, e até mesmo profissionais autônomos, pode criar um e-commerce para expandir suas vendas, inclusive quem já possui um estabelecimento físico e também quer marcar presença na internet, ou ainda, quem quer começar a fazer vendas internacionais.

Já os meios de pagamento são as opções que você vai disponibilizar ao seu cliente para que ele efetue o pagamento das compras no seu e-commerce, e são algumas das garantias de que você não irá perder nenhuma venda.

Qual a importância dos meios de pagamento no e-commerce?

Os meios de pagamento no e-commerce têm importância fundamental no volume de vendas online, uma vez que, quanto mais opções forem disponibilizadas aos consumidores, mais oportunidades eles possuem para finalizar suas compras.

Imagine que você tem um e-commerce que só aceita como forma de pagamento cartões de crédito.

Mesmo que você consiga abranger diversas bandeiras, todo o público que não possui nenhum tipo de cartão será restringido de efetuar uma compra na sua plataforma.

Como consequência, esses clientes vão comprar na plataforma do seu concorrente, que disponibiliza além do cartão de crédito, opções de boleto, Pix, carteiras digitais, débito online e cartão de débito, por exemplo.

Disponibilizar vários meios de pagamento para seu público também minimiza a quantidade de carrinhos abandonados, já que ele terá inúmeras opções no momento em que ele está mais interessado em comprar.

Veja abaixo as particularidades dos principais meios de pagamento de hoje em dia, que não podem deixar de serem oferecidos no seu e-commerce: cartão de crédito, boleto bancário e Pix.

Cartão de crédito

Nem precisamos dizer que há anos o cartão de crédito é o rei das compras online, não é mesmo?

A importância de disponibilizar o cartão de crédito como forma de pagamento no e-commerce vai além dessa preferência pelos consumidores.

Também é uma forma de garantir que você não terá problemas com inadimplências, uma vez que, mesmo que o cliente não efetue o pagamento da fatura, você receberá o valor da venda normalmente, apoiado pela adquirente do cartão.

Além disso, você permite que o cliente parcele por suas compras, aumentando a possibilidade de que ele adquira ainda mais produtos.

Todas as transações por cartão de crédito no seu e-commerce podem ser processadas por uma plataforma intermediadora de pagamentos ou por um gateway de pagamento, o que pode baratear o custo das taxas cobradas pelas operadoras ou agilizar os recebimentos por encurtar o caminho.

Boleto bancário

Você sabia que, mesmo com a chegada dos bancos digitais e outras facilidades que a revolução no sistema financeiro brasileiro estão proporcionando, especialmente com a pandemia, cerca de 21% da população ainda não possui conta em banco ou a movimenta muito pouco?

Com isso, a saída para não perder vendas no e-commerce e alcançar este público é disponibilizar como um dos meios de pagamento o boleto bancário.

Assim, o cliente pode comprar na sua plataforma, gerar um boleto automaticamente e pagar em qualquer agência bancária, casa lotérica ou em outros estabelecimentos que processam esses pagamentos, ou até mesmo por aplicativos.

Também é uma opção para quem precisa de flexibilidade para cobrar o cliente, já que é possível configurar regras para acréscimo de juros e multa em caso de atrasos, por exemplo.

Pix

Com aproximadamente 1 ano de existência, a utilização do Pix como meio de pagamento está se espalhando rapidamente por todos os lugares do Brasil.

Seu baixo custo para recebimento do lado do e-commerce, e a praticidade e gratuidade para o cliente que vai pagar, além da transação ser compensada imediatamente, são as principais vantagens dessa forma de pagamento.

Assim como os outros meios de pagamento, receber por Pix no e-commerce requer o uso de um sistema de pagamentos que ofereça a gestão desses pagamentos do início ao fim, e uma visão panorâmica dos seus fluxos financeiros.

• Leia também: Saiba como receber Pix no e-commerce com a iugu

Panorama das vendas do e-commerce na pandemia

O e-commerce no Brasil está crescendo em ritmo acelerado durante este período de pandemia.

Dia após dia, o e-commerce registra recordes de vendas e cada vez mais pessoas estão aderindo à ideia para marcar sua presença digital e aumentar a força de vendas.

Muitas pessoas que antes não confiavam em fazer compras online foram impulsionadas pelo distanciamento social e começaram a mudar seus hábitos de consumo, e quem já era acostumado com esse modelo de vendas ficou ainda mais engajado.

O resultado disso é que o e-commerce faturou R$ 53,4 bilhões somente no primeiro semestre de 2021, um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo 78,5 milhões de compras apenas nos três primeiros meses do ano.

Ainda neste ano de 2021, estão ativos cerca de 1,59 milhão de sites de estabelecimentos de e-commerce, o que representa 6% de todo o setor de varejo no Brasil e um aumento de 22% no número de plataformas em relação ao ano de 2020.

Meios de pagamento preferidos dos consumidores

Conforme uma pesquisa atual da Nuvemshop que está sendo apoiada pela iugu, intitulada "Compras e Pagamentos em Lojas Online", sobre a mentalidade do consumidor nas compras online, foi descoberto que:

  • 80% dos entrevistados desistem de uma compra online se o e-commerce não disponibiliza os meios de pagamento desejados;
  • O cartão de crédito é o método de pagamento preferido da maioria dos entrevistados, representando 58% dos participantes da pesquisa;
  • Em segundo lugar na preferência dos entrevistados vem o Pix, respondido por 50% dos participantes;
  • Já as carteiras digitais são utilizadas como meios de pagamento por 48% dos respondentes.

Tendências do e-commerce para 2022

Não há dúvidas que comprar online no e-commerce é uma tendência que chegou para ficar, e com a concorrência cada vez maior, as vendas online devem crescer ainda mais devido aos esforços dessas lojas virtuais para conquistarem clientes.

As empresas que não possuem uma presença digital já estão ficando para trás.

Isso porque as que já aderiram ao e-commerce já ganharam vantagem competitiva no que diz respeito à experiência com as tecnologias que estão implementando, conhecimento do seu público-alvo e estratégias que já deram certo ou errado, por exemplo.

Entre as tendências do e-commerce para 2022 que podemos citar, estão:

  • O uso cada vez mais contínuo de aplicativos e dispositivos móveis para realizar compras online, portanto, investir em boa experiência de navegação nesses aparelhos continua sendo essencial;
  • Engajamento do público-alvo com transmissões ao vivo, que se tornaram um método eficiente para se aproximar de leads e clientes;
  • Fretes grátis em entregas de produtos, bem como envios cada vez mais rápidos, uma vez que os consumidores estão optando cada vez mais pelas opções full entrega;
  • E como sempre, o marketing digital digital à todo vapor, já que com tantas lojas virtuais surgindo todos os dias é preciso visibilidade para atrair visitantes.

Dica B2B Stack: Como aumentar as vendas no e-commerce

Entenda agora, como o uso da tecnologia integrada e de uma plataforma que oferece infraestrutura financeira automatizada para e-commerce faz a diferença para aumentar o volume das vendas.

Marketing digital

O marketing digital é uma das primeiras ações e investimentos mais importantes de um e-commerce, portanto, além de criar campanhas atrativas para o reconhecimento do seu endereço na internet, é necessário gerenciá-las para segmentar seu público conforme os hábitos e interesses.

Estruturação de ofertas e descontos

O público segmentado permite um maior controle sobre as ofertas e descontos que serão oferecidos aos leads e clientes, conforme o grau de relevância que cada produto ou serviço tem para ele.

Criar ofertas personalizadas, bem como oferecer descontos, fretes grátis e outras vantagens para estimular a adesão de pagamentos à vista, seja no Pix, cartão de crédito ou boleto, também são uma boa prática para aumentar as vendas, especialmente em datas sazonais, como a Black Friday.

Isso porque, além do cliente perceber o benefício e aprimorar sua experiência, aumentam as chances de aquela pessoa que não quer se endividar e prefere pagar à vista por sua compra escolha sua plataforma.

Com uma plataforma de soluções financeiras, como a iugu, você consegue fazer isso tudo de forma automatizada, sem precisar lançar desconto por desconto. É mais inteligência na hora de vender!

Meios de pagamento

Como dissemos anteriormente, a escolha dos meios de pagamento mais adequados que serão disponibilizados na página de checkout do seu e-commerce é fundamental para aumentar as vendas por abranger diferentes tipos de consumidores.

Cartão de crédito, boleto, Pix, débito online, carteiras digitais como Mercado Pago, PicPay, Google Pay, Apple Pay, entre tantas outras formas de pagamento, precisam ser estudadas para identificar quais são as melhores opções para o seu e-commerce.

O ideal é conhecer seu público-alvo para entender quais são os mais interessantes para eles e os que eles mais preferem, sem deixar de fazer pesquisas no mercado para entender os hábitos de pagamento do público em geral.

Isso porque as taxas cobradas em algumas transações, dependendo do meio de pagamento, podem inviabilizar uma oferta ou o preço de um produto, por exemplo.

Neste caso, é preciso equilibrar entre as preferências dos consumidores e as necessidades do negócio.

As plataformas intermediadoras de pagamento podem ter um papel crucial neste aspecto, já que com elas é possível negociar diversas taxas com bancos e operadoras de cartão, e assim, obter as melhores condições.

Checkout transparente

A página de checkout do seu e-commerce é o ambiente onde o consumidor irá finalizar sua compra, por isso, ela precisa estar otimizada para evitar abandonos de carrinhos, e em contrapartida, aumentar as vendas.

O checkout transparente visa manter os clientes na página do seu próprio e-commerce ao invés de direcioná-los para uma página fora do domínio do seu site, como pode acontecer em alguns casos.

Isso aumenta a confiança do usuário, que muitas vezes não entende o porquê de ser direcionado a um ambiente de outra marca para finalizar sua compra, e acaba por desistir do processo.

Com um sistema de pagamentos é possível personalizar sua própria página de checkout transparente e integrá-la ao seu e-commerce via API.

Desta forma, todo o processamento do pagamento é feito sem que o cliente precise sair da sua plataforma.

Cobranças recorrentes

As cobranças recorrentes estão ganhando força nos últimos meses e sendo cada vez mais vistas como oportunidades de fidelizar clientes e expandir as possibilidades de vendas.

Isso porque no modelo de recorrência os clientes assinam um contrato e pagam com uma determinada frequência para receberem produtos ou serviços específicos, e os negócios acabam por contar com uma receita fixa e com a previsibilidade de resultados.

Para que você e os clientes vejam benefícios neste modelo de assinaturas, você precisa, além de oferecer várias formas de pagamento, ter condições de automatizar as cobranças de forma eficiente, fazendo com que elas sejam descontadas da fatura ou conta do cliente nos períodos corretos, oferecendo praticidade e economia aos assinantes.

Automatização financeira

Nada adianta fazer seu marketing digital, oferecer ofertas e descontos, assinaturas recorrentes, diversos meios de pagamento e outras possibilidades ao cliente se você não possui uma gestão financeira automatizada.

Tudo precisa estar conectado, caso contrário, seu e-commerce não consegue dar conta de avaliar e processar todos os fluxos de pagamentos e recebimentos, e até mesmo suportar todas as transações que são esperadas com o aumento das vendas a partir das estratégias adotadas para tal.

Por isso, é preciso escolher antes de tudo, um sistema de pagamentos robusto, que acompanhe o crescimento do seu negócio em todas as etapas, integre as análises financeiras e permita o acompanhamento automatizado de todos os seus recebimentos.

Como diversificar meios de pagamento no e-commerce com a iugu

Logo da Iugu escrito na cor preta. meios de pagamento

A iugu é uma plataforma de automação financeira que oferece uma infraestrutura completa de pagamento para ser integrada via API ao seu e-commerce, e ainda permite gerenciar todos os indicadores dessas transações em um painel intuitivo.

Indicada para empresas de todos os tamanhos, com a iugu é possível receber, inclusive, cobranças recorrentes, por cartão de crédito, Pix, e também emitir boletos com customização de regras para cobranças de juros e multas ou para aplicação de descontos.

Para as cobranças recorrentes, é possível personalizar seus próprios planos de assinatura, formas e períodos de pagamento, cadastrar clientes e agendar faturas.

Além disso, para que você ofereça uma boa experiência de compra em sua plataforma, a iugu disponibiliza funcionalidades para personalizar sua própria página de checkout transparente, e permitir que o cliente gerencie seus diferentes cartões adicionados, além de poder determinar um meio de pagamento preferencial no seu e-commerce.

Para que você consiga gerenciar esses recebimentos, a iugu oferece um painel de controle onde é possível personalizar sua régua de comunicação para enviar lembretes de cobrança e evitar inadimplências, assim como visualizar status de pagamentos efetuados e recebidos, saldo em conta, e realizar sua conciliação financeira.

Imagem do Painel da iugu. O Painel possui um menu vertical da esquerda com a cor preta e os botões em forma de ícones na cor cinza. Ao centro a um gráfico mostrando o volume de transações. meios de pagamento

Tudo isso é regulamentado pelo Banco Central e segue o padrão PCI Compliance para garantir que o processamento das suas transações seja feito de forma segura.

Se você quer conhecer os planos da iugu ou precisa de uma opção personalizada para suas necessidades, solicite um contato dos especialistas!

• E aproveite também para baixar o guia completo: Como Migrar as Vendas do Offline para o Digital

Conclusão

Ter um e-commerce hoje em dia é essencial para qualquer empresa que queira aumentar suas vendas, seja micro, pequeno, médio ou grande negócio.

Porém, diferente de ter apenas uma loja virtual, o e-commerce precisa englobar uma estrutura mais robusta, que atenda todas as demandas de vendas, desde o portfólio de produtos e serviços e atendimento ao usuário, até o processamento de pagamentos e gestão do fluxo financeiro.

Sem um controle eficiente não há como um e-commerce dar certo, uma vez que a concorrência é acirrada e são necessários vários diferenciais para se destacar positivamente.

O principal diferencial que um e-commerce pode ter é a variação dos meios de pagamento que serão disponibilizados aos consumidores finais, e isto só é possível com o uso de uma plataforma de automatização financeira como a iugu.

A partir da integração da iugu ao seu e-commerce, você pode receber pagamentos online avulsos e/ou recorrentes por Pix, cartão de crédito e boleto bancário.

Todos estes recebimentos, bem como pagamentos realizados, podem ser gerenciados através do seu painel de controle, e por meio da API da iugu, diversos processos podem ser automatizados conforme as suas necessidades.

Se você quer conhecer mais soluções que oferecem diferenciais para se destacar, como os meios de pagamento, navegue pelo B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados