Moodle: O que é, como funciona e porquê usar no EAD

Publicado em 13 de janeiro de 2022

O ano de 2022 será bem desafiador para escolas e empresas no que diz respeito à educação à distância, presencial ou híbrida de alunos e colaboradores. Por isso, conhecer ferramentas como o Moodle será essencial nessa jornada.

Do lado das escolas, a evasão escolar aumentou 171% em 2021 entre as crianças de 6 a 14 anos.

Com isso, os professores precisam aprimorar suas estratégias de educação para engajar de vez seus alunos.

E mais, quem está no ensino médio ainda terá de se adaptar à MP 746/2016, reforma que entrará em vigor este ano, e entre outras mudanças, aumentará a carga horária mínima anual dessa última etapa da educação básica.

Além disso, o mercado de trabalho atual exige profissionais que tenham ao menos familiaridade com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado.

Portanto, do lado das empresas, oferecer diferentes atividades de capacitação para os colaboradores garante que todos conseguirão desempenhar um bom trabalho, e por consequência, ajudar no crescimento sustentável do negócio.

Para que tudo isso seja possível, a solução oferece uma série de recursos para gestão do aprendizado de alunos e trabalhadores.

Então, acompanhe este conteúdo para saber mais sobre a ferramenta!

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é Moodle?

Logo da empresa Moodle com letras na cor laranja e um chapéu de estudante na cor preta em cima da letra 'm'

Moodle é uma plataforma LMS de gestão de aprendizagem de código aberto, que permite que você crie e personalize seu próprio ambiente de ensino online.

A solução está no mercado há mais de 10 anos e possui mais de 213 milhões de usuários globalmente.

São vários produtos disponibilizados pela plataforma: Moodle LMS, Moodle App, Moodle Workplace, MoodleCloud, Moodle Net e Academia Moodle.

Além disso, possui um programa de certificação de educadores, que desenvolve as habilidades destes profissionais no ambiente digital.

A solução é indicado para escolas, universidades, professores que querem criar seus próprios cursos online, e empresas de todos os portes e segmentos.

Como funciona o Moodle?

O Moodle pode funcionar de três formas diferentes:

Primeiro, é possível fazer o download do software e hospedá-lo no seu próprio servidor PHP para personalizá-lo como quiser, neste caso ele é gratuito.

Segundo, você pode utilizá-lo na nuvem da própria solução. Essa é uma forma mais prática de construir sua plataforma de aprendizado, uma vez que os principais recursos, inclusive de hospedagem e de backups automáticos, já estão integrados.

O terceiro modo de usar o Moodle é através da sua rede de Provedores de Serviços, com profissionais certificados que personalizam e configuram a plataforma sob demanda.

A comunidade do Moodle também é uma fonte de conhecimento para quem for utilizá-lo, pois há diversas dicas de uso, bem como discussões em fóruns em diversos idiomas.

Além disso, disponibiliza mais de 1.700 plugins para adicionar à sua plataforma de aprendizado. Entre eles estão:

Plugin de checklist para professores e alunos verificarem itens concluídos, plugin para criar equações de química, de certificação digital, para registro de presença e outros.

O Moodle também pode ser integrado a diversas outras ferramentas, como softwares de recursos humanos, de videoconferências, de armazenamento e compartilhamento, entre outros.

No geral, os recursos disponibilizados pelo Moodle abrangem:

  • Painel e termas personalizáveis;
  • Gestão de calendário acadêmico ou empresarial;
  • Importação de arquivos do Google Drive, Dropbox e OneDrive;
  • Notificações personalizadas;
  • Ferramenta de monitoramento do progresso dos alunos;
  • Várias formas de autenticação dos usuários;
  • Atualizações de segurança;
  • Relatórios personalizados;
  • Incentivo à colaboração entre alunos;
  • Gerenciamento de grupos de alunos;
  • Avaliação por pares;
  • E por fim, o Moodle oferece recursos personalizados de segurança e privacidade.

Como o Moodle contribui com a educação à distância?

Ao criar um ambiente de aprendizado virtual, você é capaz de abranger as necessidades de estudo de pessoas com os mais diferentes perfis.

No entanto, caso seu foco seja um público específico de alunos, também é possível oferecer recursos personalizados e sob medida.

Pensando nisso, o Moodle contribui com o ensino à distância por ser uma plataforma flexível, devido a sua característica de possuir um código aberto.

Assim, é possível construir o ambiente de aprendizado conforme o que a organização realmente precisar e particularidades de cada aluno, contando com recursos de acessibilidade.

Neste caso, você pode criar os mais diversos cursos, para pessoas de todas as idades e com variados níveis de aprendizado nos determinados assuntos.

Além disso, com o uso de uma plataforma como o Moodle você consegue estimular que os alunos e colaboradores estudem à distância a partir de vários recursos interativos, como dar recompensas conforme seu progresso, gerar certificados de conclusão, aplicar jogos lúdicos, criar uma biblioteca online e usar a gamificação como forma de engajamento.

Mas, a principal vantagem de um software como este, é que tanto alunos quanto colaboradores poderão acessar os conteúdos das aulas a qualquer hora e lugar, pois o Moodle também disponibiliza um aplicativo para dispositivos móveis, além de poder ser usado no desktop.

Por que usar o Moodle no seu negócio?

Para empresas, o Moodle permite construir uma plataforma que funciona offline, assim os funcionários podem fazer seus cursos e treinamentos sem as distrações da internet.

Você pode criar treinamentos de onboarding, bem como para atualização dos profissionais que já trabalham na empresa, de acordo com suas funções.

Além disso, é uma maneira eficaz de deixar todos alinhados com seus processos e tarefas.

Disponibilizar um tempo no trabalho para que os funcionários façam seus cursos de capacitação é uma forma especial de engajá-los e manter os melhores profissionais do seu lado.

Também é um modo de garantir que todos tenham o suporte necessário durante o home office e trabalho remoto.

E ainda mais, se você pretende ter um negócio transformado digitalmente, capacitar todos os colaboradores é a primeira forma de fazer com que isso dê certo.

Conheça os produtos Moodle para escolas e empresas

Veja agora, os principais produtos para empresas e escolas: o Moodle App, o Moodle Workplace e o MoodleCloud.

Moodle App

O Moodle APP trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis totalmente customizável, inclusive com a sua marca, para que você ofereça uma boa experiência para alunos e colaboradores e eles possam acessar os conteúdos de qualquer lugar.

Ele é flexível para ser utilizado também offline e você pode personalizar notificações e lembretes para que os alunos não se esqueçam de concluir suas tarefas.

Moodle Workplace

O Moodle Workplace é a plataforma LMS específica para empresas.

Com este produto você consegue construir uma cultura de aprendizado dentro do negócio para aumentar a produtividade dos colaboradores, bem como capacitá-los para desempenharem seus trabalhos.

É possível criar e atribuir cursos específicos para os colaboradores conforme suas funções, além de fluxos de trabalho automatizados, como para emissão dos certificados e de distribuição de incentivos.

Todo o acompanhamento dos funcionários é feito através de relatórios personalizáveis.

MoodleCloud

O MoodleCloud é uma plataforma baseada na nuvem e com planos de hospedagem para que você crie e hospede seus cursos rapidamente.

Este produto já possui recursos pré-definidos, no entanto, não é possível integrar alguns plugins e temas que poderiam ser ativados no Moodle LMS (de código aberto).

Alguns recursos do MoodleCloud incluem a personalização do nome do seu site, bem como das cores e logo, Moodle APP habilitado, videoconferências, gravação da sessão, emissão de certificados, até 5GB de armazenamento e conversor de documentos.

Todas as estatísticas de desempenho você também consegue gerenciar através do seu painel de controle.

Quanto custa o Moodle?

O Moodle é um software totalmente gratuito se você baixá-lo e hospedá-lo no seu próprio servidor.

Basta fazer o download da ferramenta no site para usar seus recursos gratuitamente.

No entanto, há outros produtos pagos, como o MoodleCloud, que permite criar seu ambiente de aprendizado na nuvem do Moodle, e começam a partir de $110 USD por ano.

Também existe um plano personalizado para obter recursos sob demanda, hospedagem, suporte e treinamento. Neste caso, os valores podem variar.

Alternativas ao Moodle

Conheça agora e saiba como funcionam algumas das alternativas ao Moodle:

  • Blackboard Learn
  • EADBox
  • Engaged

Blackboard Learn

Logo do Blackboard concorrente do Moddle

Blackboard é uma empresa que disponibiliza soluções educacionais, voltadas para ensino fundamental, médio, superior, corporativo e governamental, sendo uma das mais conhecidas do mundo neste ramo de atividade.

Seu produto, o Blackboard Learn, assim como o Moodle, é uma plataforma LMS que permite criar seu próprio ambiente de aprendizado virtual para viabilizar o ensino à distância ou híbrido, e que pode ser acessado em desktops ou dispositivos móveis.

Com o Blackboard Learn é possível criar seus próprios cursos, com a abordagem pedagógica mais adequada para seus alunos ou colaboradores e acessibilidade, criar fluxos de trabalho automáticos, além de poder integrar sua plataforma a outras ferramentas.

Além disso, você consegue acompanhar o desempenho do aluno em suas tarefas para dar todo o suporte necessário em qualquer dificuldade, e criar conteúdos cada vez mais personalizados conforme as habilidades que se deseja desenvolver.

Imagem de um painel com informações mostradas através de gráficos

O Blackboard Learn também pode ser potencializado com a integração a outros produtos, como o Blackboard Collaborate, uma sala de aula virtual que permite dar aulas online e oferece recursos como levantadas de mão, bate-papo e questionários.

Em resumo, a Blackboard oferece recursos para gestão da aprendizagem, salas virtuais, ferramentas de acessibilidade, serviços de consultoria, desenvolvimento dos educadores e dashboards analytics tanto para que os estudantes acompanhem sua performance quanto para líderes e professores.

Os preços do Blackboard precisam ser consultados diretamente com os especialistas da plataforma.

EADBox

Logo EadBox com um quadrado de cor azul entre o nome que está escrito em preto

EADBox é uma plataforma LMS para criar seu ambiente de aprendizado virtual personalizado, conforme as suas demandas e necessidades.

Como diferencial, o EADBox oferece ferramentas de automação de marketing. Dessa forma, além de você conseguir criar seus cursos, ainda pode promovê-los na internet.

O EADBox é indicado para empresas de todos os portes e segmentos, para educadores que querem criar seus próprios cursos, e também para escolas.

A plataforma presta suporte de especialistas para acompanhar suas vendas e engajamento nos cursos e indicar maneiras para melhorar seus resultados.

O EADBox possui opções de planos pré-definidos, mas, se for necessário, você pode contatar os especialistas da plataforma para montar um plano personalizado.

Entre os principais recursos gerais oferecidos pelo EADBox estão:

  • Transmissão de aulas ao vivo;
  • Ambiente virtual de ensino colaborativo;
  • Suporte a upload de videoaulas em vários formatos;
  • Integração com meios de pagamento;
  • Painel de controle de vendas de cursos, incluindo extratos financeiros;
  • Mais de 30 integrações nativas, como com o Google Analytics, redes sociais e RD Station;
  • Geração de certificados de conclusão de cursos;
  • Gamificação e cupons de desconto para engajar funcionários e alunos;
  • Gestão de engajamento;
  • Criação de fóruns;
  • Relatórios personalizados;
  • Dashboard de acompanhamento do desempenho dos alunos ou colaboradores;
  • Personalização de e-mails automáticos;
  • Gestão de pagamentos recorrentes;
  • Pesquisa de satisfação dos cursos.

EngagED

Logo do Engaged com um losango nas cores azul claro e escuro, vermelho, laranja, amarelo e verde

EngagED é uma plataforma customizável de criação de cursos e treinamentos indicada para escolas, educadores e empresas de todos os tipos.

No EngagED você consegue criar uma ou mais páginas de inscrição personalizadas, com assinatura eletrônica dos contratos, cupons de desconto, além da sua galeria de cursos e uma régua de comunicação para converter ainda mais alunos.

Você consegue gerenciar todos os dados dos cursos, como performance dos alunos, extrato financeiro, reembolsos e adiantamento de parcelas. Você também pode personalizar a URL da sua página de cursos com seu próprio domínio.

Além disso, é possível se manter em contato com os alunos por e-mail e SMS, e emitir certificados de conclusão.

A EngagED pode ser integrada a outras soluções que você já utiliza para potencializar seus resultados. Entre as integrações estão o Mailchimp, Hubspot, Zapier, Pipefy e outras.

Os planos da EngagED precisam ser consultados diretamente com os consultores da plataforma.

Conclusão

Com a chegada da pandemia de COVID-19, tanto as empresas quanto as escolas tiveram imensos desafios para se adaptarem ao home office e ao ensino à distância.

Todos tiveram que correr para encontrar na tecnologia as soluções que permitissem fazer reuniões e dar aulas online, aplicar atividades e tentar fazer com que toda a comunidade escolar ou ecossistema empresarial se mantivesse engajado mesmo de longe.

Nas empresas, ainda houve o agravante de que muitas novas tecnologias precisaram ser implantadas rapidamente, e nem todos os colaboradores estavam aptos para utilizá-las, o que pode ter desacelerado o ritmo de crescimento de muitos negócios.

Neste momento, softwares como o Moodle, Blackboard, EADBox e EngagED foram cruciais para que os líderes, escolas e professores pudessem criar ambientes de aprendizado virtual conforme as suas necessidades.

Essas ferramentas permitem criar cursos e treinamentos nas mais diversas áreas, e ainda estimulam as discussões e trocas de conhecimento entre acadêmicos, bem como entre funcionários de uma empresa.

Todo o progresso das aulas pode ser acompanhado de perto por gestores e professores, o que garante que todos os alunos e colaboradores sejam apoiados em todas as suas dificuldades.

Se você não conhecia o Moodle, saiba que no B2B Stack, maior portal brasileiro de busca e avaliação de softwares, você encontra milhares de ferramentas para otimizar todos os processos empresariais e também escolares. Mude a sua maneira de contratar softwares! Navegue pela B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados