Como utilizar a Movidesk para atendimento via WhatsApp

Publicado em 20 de outubro de 2022

atendimento ao cliente

O WhatsApp é um dos principais aplicativos utilizados pelos brasileiros no dia a dia e, mais do que um canal de comunicação para troca de mensagens entre família e amigos, esse é um canal que aproxima clientes e marcas e é uma forma importante de interação entre eles.

De acordo com Panorama Mensageria no Brasil, da Mobile Time e Opinion Box, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros, com 85% das pessoas utilizando esse aplicativo todos os dias.

Ainda de acordo com a pesquisa, 78% dos usuários afirmam que utilizam o canal para se comunicar com marcas, ou seja, é um número alto de pessoas com quem as empresas precisam se preocupar para oferecer experiências e satisfação no atendimento pelo WhatsApp.

Das pessoas que utilizam o WhatsApp para falar com marcas, 79% são para tirar dúvidas e pedir informações, 69% para receber suporte técnico, 55% para receber promoções, 53% para comprar produtos e serviços e 47% para cancelar serviços.

Diante de tantos números importantes, é nítido que o WhatsApp é um canal crucial para as empresas e é preciso se preocupar com ferramentas e plataformas que sejam capazes de receber tantas demandas dentro do negócio para que elas sejam bem direcionadas e atendidas, focando na satisfação do cliente.

Para que a comunicação com o cliente seja uma experiência memorável e para que o WhatsApp não seja um problema dentro do seu negócio, o Movidesk tem um módulo com foco em integração WhatsApp para arrumar a bagunça dentro de casa. Vamos falar mais sobre ele!

O WhatsApp como uso empresarial

 

whatsapp business man

 

O WhatsApp é um canal comum na rotina das pessoas e abrir o aplicativo durante o dia para falar com amigos e familiares é comum, não é mesmo? Porém, quando a comunicação por esse canal é feita entre empresas e clientes, muda um pouco a situação e, por isso, é importante entender sobre as versões existentes desse aplicativo.

O aplicativo conta com diferentes tipos de versões e não é recomendado se comunicar com seu cliente com a mesma versão que você utiliza para sua vida pessoal, certo? É preciso explorar todas as funcionalidades que a plataforma oferece, portanto, utilizar um WhatsApp empresarial é essencial.

Para as empresas, o WhatsApp oferece duas opções: o WhatsApp Business e a API do WhatsApp Business. O WhatsApp Business dá a possibilidade de que as marcas criem perfis comerciais com informações de contato, horário de atendimento, catálogos, respostas automatizadas e estatísticas, por exemplo.

Quando falamos em automações nesta versão, estamos falando de automatizações simples, como avisos de horários, dicas e início da comunicação, o que não tira a necessidade de que pessoas sejam responsáveis por responder demandas para que as solicitações sejam resolvidas.

A solução foi a primeira a ser lançada pelo WhatsApp para as empresas para agilizarem seus atendimentos e dar mais controle na jornada de conversação, porém, ela ainda não atendia médias e grandes empresas e a partir dessa necessidade foi lançado o API do WhatsApp Business.

O WhatsApp Business API é uma versão mais robusta do atendimento via WhatsApp e esses são protocolos de internet que fazem com que diferentes ferramentas tenham contato entre si.

Ou seja, é o fim da bagunça de vários números para os atendentes e diversas formas de entrada para os clientes. Com a API do WhatsApp, as mensagens passam a ser centralizadas, a gestão ganha em controle, histórico, qualidade e contexto de atendimento e é justamente aqui que entra o módulo do Movidesk WhatsApp API!

API do WhatsApp do Movidesk

 

api

 

Quando falamos em WhatsApp Business, o dono do negócio pode simplesmente baixar o aplicativo e seguir suas conversas com os clientes de forma muito semelhante ao seu canal pessoal.

Porém, quando falamos em API do WhatsApp e maior robustez nesse tipo de atendimento, é preciso contar com versões oficiais da ferramenta para que ela seja capaz de oferecer o melhor em termos de benefícios e funcionalidades.

Mais do que isso, o WhatsApp empresarial conta com algumas regras para preservar a experiência e segurança do usuário no aplicativo e, somente tendo uma versão oficial a segurança e as normas de conduta podem ser garantidas.

Dito isso, podemos te contar um pouco melhor sobre o módulo API do WhatsApp do Movidesk. Esse é um módulo extra na plataforma de atendimento – a ferramenta completa para estruturar seu atendimento – e é a melhor forma de centralizar e organizar esses atendimentos em um só lugar. Quando o cliente envia mensagens, essa chega no software Movidesk e pode ser respondida por vários atendentes.

Ou seja, acaba o problema de ter um número para cada atendente e, apenas por um local, a mensagem pode ser distribuída de acordo com as regras do setor. Com a mensagem recebida o atendente interage pelo painel, podendo catalogar, chamar outros atendentes para participar, consultar histórico de atendimento e utilizar todos os recursos de uma conversa disponíveis nesse canal, como vídeos, imagens, áudios, anexos, entre outros.

Dessa forma, o cliente tem uma experiência fluida de atendimento, consistente e ágil pelo canal que ele escolheu entrar em contato.

Vale dizer também que, antes de chegar de fato ao atendente, a plataforma pode contar com mensagens prontas para que o direcionamento seja ainda mais prático e correto para o atendente preparado para responder às demandas.

Com a API do WhatsApp, a empresa ganha em diversos pontos, como:

  • oferece comunicação rápida e em tempo real com o cliente;
  • cria e personaliza as experiências da jornada do cliente;
  • aumenta engajamento e interações;
  • aproxima os clientes e gera identificação de marca;
  • dá possibilidade de integrar a ferramenta com outros canais;
  • facilita o gerenciamento das métricas e indicadores;
  • garante segurança na comunicação.

Para atender as demandas dos clientes, em qualquer etapa da sua jornada de compra, é preciso contar com diferentes canais de comunicação e deixar que eles decidam qual a melhor forma de chegar em seu negócio.

Ao contar com ferramentas como o Movidesk, o atendimento ganha em organização, produtividade, agilidade, acompanhamento, inovação e experiência, dando olhar para cliente, colaborador e gestão!

Como seu atendimento está sendo tratado em seu negócio? Aproveite que agora sabe mais sobre essa ferramenta, conheça as avaliações dos usuários da B2B Stack e faça a escolha que melhor se encaixa em sua estratégia. 

Se curtiu as funcionalidades do software, aproveite para solicitar uma demonstração!

Publicado por Amanda Lisboa

Jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com formação internacional na Universidade da Beira Interior (UBI - Covilhã, Portugal) e especialista em Marketing, com MBA pela USP/Esalq. Atuação com redação e conteúdo, inbound marketing, estratégias de SEO e marketing digital. Escrever é mais do que uma profissão, mas minha forma de me expressar no mundo!


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