O WhatsApp é um dos principais aplicativos utilizados pelos brasileiros no dia a dia e, mais do que um canal de comunicação para troca de mensagens entre família e amigos, esse é um canal que aproxima clientes e marcas e é uma forma importante de interação entre eles.
De acordo com Panorama Mensageria no Brasil, da Mobile Time e Opinion Box, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros, com 85% das pessoas utilizando esse aplicativo todos os dias.
Ainda de acordo com a pesquisa, 78% dos usuários afirmam que utilizam o canal para se comunicar com marcas, ou seja, é um número alto de pessoas com quem as empresas precisam se preocupar para oferecer experiências e satisfação no atendimento pelo WhatsApp.
Das pessoas que utilizam o WhatsApp para falar com marcas, 79% são para tirar dúvidas e pedir informações, 69% para receber suporte técnico, 55% para receber promoções, 53% para comprar produtos e serviços e 47% para cancelar serviços.
Diante de tantos números importantes, é nítido que o WhatsApp é um canal crucial para as empresas e é preciso se preocupar com ferramentas e plataformas que sejam capazes de receber tantas demandas dentro do negócio para que elas sejam bem direcionadas e atendidas, focando na satisfação do cliente.
Para que a comunicação com o cliente seja uma experiência memorável e para que o WhatsApp não seja um problema dentro do seu negócio, o Movidesk tem um módulo com foco em integração WhatsApp para arrumar a bagunça dentro de casa. Vamos falar mais sobre ele!
O WhatsApp como uso empresarial
O WhatsApp é um canal comum na rotina das pessoas e abrir o aplicativo durante o dia para falar com amigos e familiares é comum, não é mesmo? Porém, quando a comunicação por esse canal é feita entre empresas e clientes, muda um pouco a situação e, por isso, é importante entender sobre as versões existentes desse aplicativo.
O aplicativo conta com diferentes tipos de versões e não é recomendado se comunicar com seu cliente com a mesma versão que você utiliza para sua vida pessoal, certo? É preciso explorar todas as funcionalidades que a plataforma oferece, portanto, utilizar um WhatsApp empresarial é essencial.
Para as empresas, o WhatsApp oferece duas opções: o WhatsApp Business e a API do WhatsApp Business. O WhatsApp Business dá a possibilidade de que as marcas criem perfis comerciais com informações de contato, horário de atendimento, catálogos, respostas automatizadas e estatísticas, por exemplo.
Quando falamos em automações nesta versão, estamos falando de automatizações simples, como avisos de horários, dicas e início da comunicação, o que não tira a necessidade de que pessoas sejam responsáveis por responder demandas para que as solicitações sejam resolvidas.
A solução foi a primeira a ser lançada pelo WhatsApp para as empresas para agilizarem seus atendimentos e dar mais controle na jornada de conversação, porém, ela ainda não atendia médias e grandes empresas e a partir dessa necessidade foi lançado o API do WhatsApp Business.
O WhatsApp Business API é uma versão mais robusta do atendimento via WhatsApp e esses são protocolos de internet que fazem com que diferentes ferramentas tenham contato entre si.
Ou seja, é o fim da bagunça de vários números para os atendentes e diversas formas de entrada para os clientes. Com a API do WhatsApp, as mensagens passam a ser centralizadas, a gestão ganha em controle, histórico, qualidade e contexto de atendimento e é justamente aqui que entra o módulo do Movidesk WhatsApp API!
API do WhatsApp do Movidesk
Quando falamos em WhatsApp Business, o dono do negócio pode simplesmente baixar o aplicativo e seguir suas conversas com os clientes de forma muito semelhante ao seu canal pessoal.
Porém, quando falamos em API do WhatsApp e maior robustez nesse tipo de atendimento, é preciso contar com versões oficiais da ferramenta para que ela seja capaz de oferecer o melhor em termos de benefícios e funcionalidades.
Mais do que isso, o WhatsApp empresarial conta com algumas regras para preservar a experiência e segurança do usuário no aplicativo e, somente tendo uma versão oficial a segurança e as normas de conduta podem ser garantidas.
Dito isso, podemos te contar um pouco melhor sobre o módulo API do WhatsApp do Movidesk. Esse é um módulo extra na plataforma de atendimento – a ferramenta completa para estruturar seu atendimento – e é a melhor forma de centralizar e organizar esses atendimentos em um só lugar. Quando o cliente envia mensagens, essa chega no software Movidesk e pode ser respondida por vários atendentes.
Ou seja, acaba o problema de ter um número para cada atendente e, apenas por um local, a mensagem pode ser distribuída de acordo com as regras do setor. Com a mensagem recebida o atendente interage pelo painel, podendo catalogar, chamar outros atendentes para participar, consultar histórico de atendimento e utilizar todos os recursos de uma conversa disponíveis nesse canal, como vídeos, imagens, áudios, anexos, entre outros.
Dessa forma, o cliente tem uma experiência fluida de atendimento, consistente e ágil pelo canal que ele escolheu entrar em contato.
Vale dizer também que, antes de chegar de fato ao atendente, a plataforma pode contar com mensagens prontas para que o direcionamento seja ainda mais prático e correto para o atendente preparado para responder às demandas.
Com a API do WhatsApp, a empresa ganha em diversos pontos, como:
- oferece comunicação rápida e em tempo real com o cliente;
- cria e personaliza as experiências da jornada do cliente;
- aumenta engajamento e interações;
- aproxima os clientes e gera identificação de marca;
- dá possibilidade de integrar a ferramenta com outros canais;
- facilita o gerenciamento das métricas e indicadores;
- garante segurança na comunicação.
Para atender as demandas dos clientes, em qualquer etapa da sua jornada de compra, é preciso contar com diferentes canais de comunicação e deixar que eles decidam qual a melhor forma de chegar em seu negócio.
Ao contar com ferramentas como o Movidesk, o atendimento ganha em organização, produtividade, agilidade, acompanhamento, inovação e experiência, dando olhar para cliente, colaborador e gestão!
Como seu atendimento está sendo tratado em seu negócio? Aproveite que agora sabe mais sobre essa ferramenta, conheça as avaliações dos usuários da B2B Stack e faça a escolha que melhor se encaixa em sua estratégia.
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4 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments