As melhores ferramentas para controle e registro de ponto

0
69
Melhores ferramentas de controle de ponto

É possível fazer o registro de ponto eficiente e confiável a distância? O trabalho remoto e o home office têm ganhado evidência nos últimos tempos como sendo boa alternativa para manter profissionais ativos nesta época de pandemia causada pelo novo coronavírus. 

(Aliás, a B2B Stack está ajudando – a cada avaliação publicada, nós vamos doar R$ 10 para um instituto que vai atuar no combate aos impactos do vírus.)

Diante desse cenário inesperado, o que muitas empresas ainda não sabem é que já existem tecnologias que são capazes de manter em dia o ponto desses funcionários que tiveram de aderir à modalidade de trabalho home office.

A marcação de ponto, atualmente, pode ser feita de forma digital, de qualquer dispositivo como notebooks, tablets ou smartphones. E já são muitos os aplicativos que usam o método online de registro das horas trabalhadas.

Gestores de RH devem, então, confiar na tecnologia de ponto sem equipamento presencial? Como a biometria, o reconhecimento facial e o GPS podem auxiliar as empresas no controle das horas geradas a partir do trabalho remoto?

A B2B Stack explica!

Registro de ponto em tempos de home office

A quarentena para combater o novo coronavírus (COVID-19) foi decretada em diversos países do mundo. O trabalho home office se tornou a opção mais viável para manter a rotina de trabalho em diversas empresas.

Essa situação pegou muitos gestores de RH de surpresa, que se viram desprovidos de ferramentas eficazes para gerenciar o ponto desses profissionais que passaram a atuar fora dos escritórios.

Embora a pandemia tenha gerado um aumento exponencial da demanda pelo trabalho remoto, o home office já vinha crescendo no Brasil nos últimos anos.

Um levantamento feito, em 2018, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já indicava um crescimento de 21% desta modalidade em relação à 2017. O dado demonstra que o trabalho em casa era a opção de cerca de 3,8 milhões de brasileiros.

Naquela ocasião, o número já era considerado o maior contingente registrado na história das relações trabalhistas no País. E os dados de 2020, com certeza, possuem potencial para explodir todas as estimativas.

E para se preparar para essas mudanças, a adoção do registro de ponto na web é uma alternativa que deve estar na pauta do dia de todos os gestores de RHs. 

Quais são as melhores ferramentas para registro de ponto?

Então, vamos conhecer agora algumas das ferramentas para controle de ponto para trabalho remoto. São ferramentas indispensáveis de recursos humanos (RH) nos dias atuais.

Pontomais

O Pontomais é um sistema de controle de ponto e gestão de jornada de trabalho online
Dashboard do Pontomais traz diversas opções como relatórios, controle de ponto, solicitações, entre outras

O Pontomais é um sistema de controle de ponto e gestão de jornada de trabalho online. Como carro-chefe, a plataforma permite o registro de ponto a distância via web, aplicativo e QR Code. E, ainda, possibilita a integração com relógios de ponto físico.

Entre as funcionalidades, se destacam a marcação de ponto mobile com geolocalização e reconhecimento facial e o acesso facilitado à informações como indicadores de presença, atrasos, bancos de horas e ausências.

A ferramenta também faz o envio de avisos e notificações automáticas para alertar sobre esquecimentos de registros, jornadas incompletas, ocorrências a serem corrigidas, entre outros.

Pela plataforma é possível fazer pedidos de correções, solicitações de abonos, enviar imagens de declarações e atestados.

Ahgora PontoWeb

O Ahgora PontoWeb é uma solução integrada que, além de fazer a gestão do ponto a distância, também cuida do acesso físico de funcionários
Dashboard do Ahgora PontoWeb traz a opção de espelho de ponto

O Ahgora PontoWeb é uma solução integrada que, além de fazer a gestão do ponto a distância, também cuida do acesso físico de funcionários.

Para a gestão do trabalho home office, o sistema permite que o colaborador registre sua jornada pelo celular ou computador, assegurando cada movimentação a partir do reconhecimento facial e geolocalização. Já o gestor pode fazer o acompanhamento de cada registro em tempo real e online.

Como diferencial, pode-se destacar o Ahgora Timesheet, no qual o colaborador registra também as atividades realizadas a distância. Com essa solução, o gestor pode comparar o registro da jornada e atividades.

O sistema do Ahgora PontoWEB também permite analisar e corrigir inconsistências e reunir informações para o eSocial.

OiTchau

O Oitchau é uma solução para controle e marcação de ponto com diversas funcionalidades para atender à rotinas de trabalho flexíveis.
Com o Oitchau, o usuário pode configurar os níveis de acesso de seus colaboradores

O Oitchau é uma solução para controle e marcação de ponto com diversas funcionalidades para atender à rotinas de trabalho flexíveis, de acordo com as demandas específicas de cada empresa.

Oferece ferramentas e recursos para registro de jornadas via mobile, com tecnologia de verificação de Identidade, localização por GPS e hora.

O sistema permite que o gestor crie jornadas de trabalho semanais, com limites de marcação de ponto, que podem ser usados para controlar a realização de horas extras. Todas as vezes que os limites pré-estabelecidos são ultrapassados, o gestor recebe uma notificação imediatamente para que possa tomar providências.

Para as empresas que trabalham com jornadas flexíveis, o Oitchau permite ao gestor o acompanhamento do ponto em tempo real. Os colaboradores também podem solicitar férias e folgas e receber a resposta do gestor dentro do próprio sistema.

Tangerino

O Tangerino é um aplicativo para controle de ponto eletrônico indicado para micro e pequenas empresas
No painel do Tangerino é possível o controle e autorização dos dispositivos que podem registrar o ponto

Tangerino é um aplicativo para controle de ponto eletrônico indicado para micro e pequenas empresas. Para a gestão de jornadas de trabalho remoto, a solução permite que o gestor defina os locais válidos para o registro do ponto.

Entre suas funcionalidades, se destacam a integração com o software de folha de pagamento, monitoramento por GPS e a criação de escalas flexíveis de trabalho.

A solução gera diversos relatórios como banco de horas, horas extras, relatório de faltas e atrasos, relatório de visitas, absenteísmo, entre outros.

O Tangerino possui API, que permite integrar o sistema com outras tecnologias.

PontoTel

O Pontel é um sistema de controle de ponto que faz a gestão híbrida de registros feitos em diversas plataformas
Dashboard de registro de ponto disponibilizado no Pontel para os colaboradores

O Pontel é um sistema de controle de ponto que faz a gestão híbrida de registros feitos em diversas plataformas como computador, tablet, celular, folhas de ponto e relógios físicos tradicionais.

Entre suas funcionalidades pode-se destacar o registro de ponto com reconhecimento facial e biométrico, geração de relatórios gerenciais e a criação de dashboards customizáveis com métricas que acompanham o planejamento financeiro, a partir das faltas, atrasos, quantidade de horas extras realizadas, entre outros indicadores.

Ponto Now

O Ponto Now é um sistema de ponto eletrônico para registro da jornada de colaboradores externos e internos
No Ponto Now é possível o controle e gestão do ponto de cada colaborador

O Ponto Now é um sistema de ponto eletrônico para registro da jornada de colaboradores externos e internos. Permite ao gestor o acompanhamento, em tempo real, de cada marcação. Conta com recursos de verificação como horário, geolocalização, foto selfie, entre outros.

Como diferencial, o Ponto Now oferece o recurso de registro de ponto em telefone fixo, que como medida de segurança, faz a gravação de voz a cada interação. A solução se encaixa nas situações em que smartphones ou tablets não são fornecidos aos funcionários.

Gestão de RH e o ponto online para trabalho remoto

Vale lembrar que o controle de ponto de funcionários é exigido por lei às empresas que possuem a partir de 20 funcionários registrados.

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) determina que a anotação da hora de entrada e saída deve ser feita em registros que podem ser manual (livro ponto), mecânico (cartão cartográfico) ou eletrônico (relógio de ponto biométrico ou com cartão).

Também pode ser usado o controle de ponto alternativo ou online, que permite que o funcionário faça os seus registros de forma híbrida, de qualquer dispositivo como smartphones, tablets e notebooks.

O importante a ser destacado aos gestores de RH é que a tecnologia de ponto via web, ou ponto online, chegou para suprir uma demanda que os demais métodos não conseguiam.

Hoje, o ponto online pode ser considerado como eficaz para fazer o gerenciamento em tempo real de horas trabalhadas, já que utiliza a biometria, o reconhecimento facial e o GPS como aliados. Ao mesmo tempo, representa um investimento de baixo custo.

Outra ressalva é que a modalidade de ponto online foi regulamentada na Portaria 1510 do MTE, que ficou conhecida como a “lei do ponto eletrônico”. E desde 2009 vem abrindo as portas aos sistemas de controle de jornada baseados em tecnologias da informação.

Entendendo o controle de ponto no home office

O home office ou “teletrabalho” foi regulamentado na Lei Nº 13.467 de 2017. O texto estabelece as condições para a prestação de serviços fora das dependências da empresa.

De acordo com esta nova regulamentação, a relação em regime “home office” não fica sujeita ao controle de jornada de trabalho nos moldes das tradicionais 8 horas diárias e/ou 44 horas semanais.

Para estes casos, a recomendação é para que a gestão ou controle do tempo de horas dedicadas seja feito com base nas tarefas executadas pelo profissional. 

Embora a lei abra espaço para que os devidos acertos sejam feitos entre ambas as partes, especialistas em relações empregatícias orientam para que o modelo de controle de jornada remota seja previamente definido em contrato.

Afinal, a lei entende que, hoje em dia, as ferramentas tecnológicas tornaram totalmente possível o controle do trabalho a distância, tanto para empresas, como para empregados. Para isso, basta fazer um simples “login” e “logoff” em um sistema.

Trabalho remoto na quarentena pode ser considerado regime home office?

Cabe lembrar também que a modalidade home office adotada recentemente devido à quarentena de combate ao novo coronavírus é diferente do que está previsto em lei.

Nesta situação de isolamento social, o regime de trabalho a distância foi instituído em caráter excepcional. É por este motivo que o controle de ponto deve seguir o contrato de trabalho previamente firmado entre empresa e colaborador.