Como a Bizneo HR está conquistando o mercado de softwares para RH no Brasil

Publicado em 14 de julho de 2021

Podemos dizer que o setor de recursos humanos é um dos mais importantes dentro de um negócio, isso se não for o mais importante. Por isso, é preciso contar com sistema de RH como o Bizneo HR, que é um software de RH que conta com mais de 10 módulos que oferecem inúmeros recursos integrados em apenas um lugar e que pode ser configurado conforme as necessidades do setor.

O RH 4.0 já é uma realidade e a transformação digital na área se faz ainda mais necessária a partir da pandemia de COVID-19, na qual tudo está seguindo uma nova tendência e precisa ser gerenciado de forma remota e adequada ao home office.

Neste texto, falaremos sobre o que é o Bizneo HR e como ele pode ajudar seu negócio a resolver os problemas do setor de RH e torná-lo mais otimizado e eficiente.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é a Bizneo HR? 

 

Bizneo HR é um software de recursos humanos “all in one”, que conta com 12 módulos de gestão configuráveis que vão desde recrutamento e seleção até controle de ponto online e é indicado para empresas de todos os portes e segmentos que queiram automatizar seus processos de RH.

Como a ferramenta é modular, ou seja, pode ser adquirida em módulos conforme o que se precisa gerenciar no departamento, você só pagará por aquilo que realmente necessitar em seu negócio, reduzindo custos de recursos não usuais. Conforme o negócio cresce, mais módulos podem ser adicionados ao software.

Outra característica da Bizneo HR é ouvir seus clientes e implementar melhorias em suas ferramentas todos os meses para que as empresas consigam aprimorar ainda mais os seus processos de acordo com as necessidades.

O Bizneo HR também disponibiliza aos clientes um Portal do Colaborador para dispositivos móveis, com solicitação de férias e faltas, eventos, geolocalização para o registro de ponto, acesso 24/7 e personalização de alertas e notificações.

A ferramenta faz integração com diversas outras soluções como ERPs, sistemas próprios da empresa ou outros softwares de RH por meio de API, para sincronizar informações e obter melhores análises e, caso necessário, os especialistas te auxiliam na migração de sua ferramenta atual para a plataforma Bizneo HR.

O processo de digitalização do setor de RH 

A digitalização no setor de RH é um processo de suma importância com a chegada da 4ª Revolução Industrial e com a transformação digital em ritmo acelerado em todos os setores de um negócio, tornando o RH parte da indústria 4.0.

Até pouco tempo atrás, o RH tratava seus processos com planilhas e documentos que precisavam ser editados manualmente, o que demandava muito tempo. 

Além disso, cuidava do colaborador com olhar estritamente burocrático, vinculado às leis, sem muita preocupação sobre como era a interação entre os funcionários e a empresa.

Agora, o RH 4.0 tem como pilares a tecnologia, a estratégia e a gestão comportamental, todos unidos e trabalhando em conjunto para obter um RH estratégico orientado por dados, eliminando falhas em processos e tornando-os menos burocráticos e mais eficientes.

Essa digitalização, ainda, é importante para automatizar e padronizar processos, e com isso, agilizar demandas, aumentar a produtividade do setor, eliminar custos excedentes, melhorar a comunicação dentro do negócio, mas principalmente, para gerir o capital humano de forma a atrair, contratar e fidelizar os melhores profissionais do mercado.

  • Aproveite para ler também nosso conteúdo completo sobre digitalização do RH e quando investir nessa estratégia.

Como os sistemas de RH ajudam na digitalização do setor

Vamos começar a falar sobre como os sistemas e ferramentas tecnológicas ajudam na digitalização do RH analisando alguns dados relacionados ao setor, disponibilizados em um artigo da Fast Company:

Bizneo HR

Podemos concluir com estes dados, que o RH estratégico e digitalizado, que utiliza de ferramentas tecnológicas para gerenciar todos os seus processos, é capaz de identificar tendências dentro do negócio e auxiliar no direcionamento correto de recursos, bem como na determinação de melhorias dentro das competências do setor.

Somente com os sistemas de RH é possível coletar estes dados em tempo real, cruzá-los com outros dados e analisá-los com precisão através de Inteligência Artificial, além de contar com toda a segurança das informações por meio do armazenamento destes dados em nuvem.  

Com o uso de ferramentas tecnológicas e digitalização do setor, os profissionais de RH ainda conseguem:

  • Manter a empresa dentro das obrigações trabalhistas de forma prática e automática, pois muitos sistemas contam com essas adequações às leis;
  • Organizar os processos rotineiros do setor estabelecendo e atribuindo fluxos de trabalho, com possibilidade de acompanhar seu andamento e prazos para conclusão das tarefas; 
  • Traçar perfis comportamentais de colaboradores, importante para identificar suas aptidões, e assim, auxiliar gestores na atribuição de tarefas mais adequadas à cada perfil, bem como para que compreendam sobre como aplicar feedbacks e tratar outros processos de gestão de acordo com as particularidades de cada colaborador;
  • Otimizar o processo de recrutamento e seleção, assim como ter processos bem definidos de retenção e engajamento de talentos para evitar a rotatividade de funcionários, responsável por custos excedentes de demissões e contratações;
  • Oferecer e gerenciar benefícios dos colaboradores de forma assertiva, sendo uma das formas mais eficientes de fidelização destes funcionários;
  • Digitalizar a jornada de trabalho dos colaboradores para melhor gerenciamento de absenteísmos, horas extras, bancos de horas, coletar assinaturas, entre outros processos, contando com ponto eletrônico e folha de pagamento digital; 
  • Gerenciar a performance de colaboradores, tanto individual quanto coletiva, bem como organizar e aplicar os onboardings de funcionários, além de estabelecer estratégias de capacitação e oferecer cursos e treinamentos
  • Centralizar dados e sincronizar atualizações, desta forma, não é preciso atualizar as mesmas informações manualmente em diversas planilhas e sistemas.

Os softwares de RH da Bizneo HR 

Conforme dito anteriormente, o Bizneo HR é composto por 12 módulos de gestão, divididos em gestão de talentos, gestão de pessoal e gestão do tempo. As funcionalidades de cada módulo estão especificadas abaixo.

Gestão de talentos

A gestão de talentos reúne conjuntos de incentivos e esforços para atrair e fidelizar talentos na empresa. Este tipo de gestão é necessária para evitar a rotatividade de funcionários, assim como para contratar os melhores colaboradores e mantê-los engajados com a missão, visão e valores do negócio.

Nesta categoria você encontrará módulos de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional e capacitação profissional. 

Recrutamento e seleção

Bizneo HR

Com o software de recrutamento e seleção da Bizneo HR você conseguirá criar seu processo de recrutamento em massa, publicando suas vagas em mais de 200 portais especializados, desde portais premium até portais gratuitos, em 400 universidades espalhadas pelo mundo, e em sua página de carreiras, permitindo também que você programe estes disparos com antecedência para otimizar tempo.

A triagem de currículos é facilitada, até mesmo para quem recruta para mais de uma marca, a partir de parâmetros de segmentação que podem ser configurados, como pontuação do candidato, geolocalização, idade, entre outros, contando ainda com filtros para buscas rápidas. 

Ainda no processo de recrutamento, o Bizneo HR pode ser integrado à sua página de emprego web para customizá-la e torná-la mais atrativa, onde será possível a inserção de formulários responsivos e personalizados, vídeos, planilhas, emojis e widgets multipágina, além de conseguir monitorar visitas, conversões e outros indicadores.

A ferramenta também permite um recrutamento colaborativo, na qual você poderá sincronizar e-mails e calendários com outros profissionais da área, compartilhar notas de candidatos, comunicar-se com outras pessoas que fazem parte do processo por meio de chat e requisições e extrair relatórios de atividades por recrutador.

O processo de recrutamento pode ser sincronizado com todos os setores do negócio, na qual você poderá receber solicitações para contratação de colaboradores através de formulários de requisição de contratação personalizáveis, além de gerenciar vagas de recrutamento internas e criar fluxos de aprovação dinâmicos e sequenciais.

Com o Bizneo HR é possível gerenciar o recrutamento de colaboradores por indicação, acompanhando estes candidatos indicados e podendo criar programas de reconhecimento e recompensas.

Você pode aprimorar o atendimento aos candidatos inserindo chatbot de recrutamento à sua ferramenta, WhatsApp, e-mails automáticos e agenda de entrevista programada.

Alguns recursos a mais do módulo de recrutamento e seleção abrangem:

  • Testes cognitivos;
  • Testes de personalidade;
  • Testes de adaptação ao cargo;
  • Vídeo entrevistas automatizadas;
  • Automação de convites para vídeo entrevistas;
  • Questionário de competências;
  • Revisão de gravações;
  • Armazenamento de gravações;
  • Relatórios de produtividade e atividade dos recrutadores;
  • Relatórios de evolução de seleções por períodos, pass rate acumulado e de status de processos;
  • Painel de controle de ofertas e perfil de candidatos.

Todos estes processos de recrutamento e seleção são protegidos por meio de adequação do software Bizneo HR com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), disponibilizando página legal e cláusulas editáveis, exportação de relatórios de auditoria em Excel, gestão de expiração de consentimentos automática, entre outros padrões de segurança.

Avaliação do desempenho 

Bizneo HR

O software de avaliação de desempenho do Bizneo HR traz como recurso principal a possibilidade de personalizar todos os indicadores de desempenho dos colaboradores que se deseja avaliar e arquitetar seu modelo de gestão baseado em competências.

Você poderá avaliar a produtividade de cada colaborador individualmente ou coletivamente separando por critérios, seja por objetivos, OKRs, avaliação 360º, 180º, autoavaliação, 1:1, feedback ou outros parâmetros e mantê-los alinhados às metas da empresa.   

Os gaps podem ser definidos como competências que a empresa busca em um colaborador, mas que não são correspondidas. Compreender estes gaps é fundamental para criar planos de ação e desenvolver os profissionais de acordo com as necessidades do negócio.

No Bizneo HR você consegue determinar os gaps importantes para a empresa e a partir disso, criar planos de treinamento e capacitação para os funcionários, pesquisas de clima organizacional, ajustar as entrevistas de recrutamento, criar planos de compensação, de carreira e de sucessões.

Todos os resultados obtidos podem ser extraídos em forma de relatórios para facilitar as análises e obtenção de insights de ações ou podem ser analisados a partir da criação de uma matriz de talentos que auxilia na identificação e desenvolvimento do potencial de cada colaborador.

Pesquisa de clima organizacional 

Bizneo HR

A pesquisa de clima organizacional é essencial para conhecer melhor seus colaboradores, saber o quanto estão engajados e satisfeitos com a empresa em que trabalham, e assim, obter previsibilidade de rotatividade, bem como criar planos de ação para melhoria dos processos internos.

Muitos pensam que somente o grau de satisfação de clientes é interessante para o negócio, porém, a experiência dos colaboradores dentro da empresa com gestores, benefícios oferecidos, equipamentos de trabalho e com outros funcionários também é fundamental para mantê-los produtivos e saudáveis física e psicologicamente.

O módulo de Pesquisa de Clima Organizacional do Bizneo HR permite que você crie inúmeros questionários, como:

  • Pesquisa de clima organizacional;
  • Adequação da cultura corporativa;
  • Risco psicossocial;
  • Employee Net Promoter Score (eNPS);
  • Relacionamento com o gestor;
  • Desenvolvimento;
  • Satisfação de recrutamento;
  • Pesquisa de onboarding e offboarding;
  • Conciliação laboral e familiar;
  • Questionário de cultura organizacional;
  • Ergonomia, instalações e ferramentas de trabalho;
  • Trabalho em equipe;
  • Pesquisa de motivação e compromisso de colaboradores;
  • Avaliação de postos e necessidades de pessoal;
  • Avaliação da formação;
  • Avaliação de desempenho;
  • Teste de síndrome de Burnout.

As pesquisas podem ser configuradas para serem realizadas periodicamente, serem confidenciais e anônimas, e os resultados podem ser obtidos de forma agrupada, em mapas de calor, segmentados por grupo de perguntas, por departamento, filial e outros filtros. 

  • Saiba como aumentar a satisfação de seus colaboradores com nosso texto sobre a Vee Benefícios.
  • Vale a pena ver também como a Previdência Privada enquanto benefício corporativo pode aliviar o estresse financeiro dos colaboradores. 

Capacitação profissional 

Bizneo HR

Neste módulo, você poderá criar programas completos de capacitação e formação de seus colaboradores para que suas equipes se tornem cada vez mais fortes.

A partir das pesquisas aplicadas e avaliações de desempenho, você será capaz de identificar os pontos a melhorar de cada colaborador e atribuir cursos relacionados à área em que eles possuem maiores dificuldades.

O módulo de capacitação profissional do Bizneo HR permite que você centralize em um só sistema seu catálogo de cursos, os custos e objetivos da ação de capacitação, e acompanhe a frequência e desenvolvimento dos colaboradores nos cursos inscritos, podendo compartilhar o andamento da ação com seus respectivos gestores.

Você também conseguirá verificar quais colaboradores fizeram requisição de cursos, gerenciar as aprovações, convocações e convites de participação e personalizar notificações e alertas de novos cursos.

  • Você conhece a plataforma de cursos Alura? Veja nosso guia completo da ferramenta, com os cursos disponibilizados e os preços dos planos empresariais.

Gestão de pessoal 

A gestão de pessoas envolve uma série de técnicas para desenvolver o capital humano, mas, também é preciso contar com ferramentas capazes de organizar todos os dados necessários.

Na categoria de gestão de pessoal, você encontra ferramentas como Portal RH, de cadastro de colaboradores, organograma empresarial, gestão de documentos e indicadores de recursos humanos. 

Portal RH

Bizneo HR

No módulo de Portal RH da Bizneo HR você poderá disponibilizar a todos os colaboradores uma intranet corporativa, bem como portal do colaborador, portal do gestor e portal do candidato.

No portal do colaborador, os colaboradores conseguirão requisitar férias, treinamentos e ter controle sobre sua jornada de trabalho.

Terão acesso às avaliações de desempenho, pesquisas de clima, portal de notícias e de comunicação interna, assinatura eletrônica, banco interno de vagas, entre outras funcionalidades. Tudo com segurança e acesso:

  • Single Sign On (SSO) com Google e Microsoft;
  • SSL, Firewall e auditoria de vulnerabilidades;
  • Encriptação e proteção de dados (LGPD).

No portal do gestor, gestores terão mais facilidade para aprovar as requisições dos colaboradores e gerenciar outros indicadores de sua equipe. 

Entre as funcionalidades do portal do gestor estão a aprovação de férias e faltas, validação da jornada de trabalho dos colaboradores, avaliação de desempenho, requisição de ações de capacitação e acesso a dados pessoais dos colaboradores.

No portal do candidato, você poderá publicar vagas  em aberto da empresa, receber currículos e disponibilizar uma área para que os candidatos acompanhem o andamento de seu processo seletivo e atualizem seus currículos.

Cadastro de colaboradores 

Bizneo HR

A maior vantagem de utilizar um sistema de recursos humanos baseado em nuvem é que você não precisará se preocupar com a segurança das informações e horários de acesso, já que os dados armazenados podem ser acessados a qualquer momento.

O módulo de cadastro de colaboradores do Bizneo HR gera uma única base de dados pessoais, com dashboard que possibilita a combinação de informações, e permite que você cadastre esses dados da forma que precisar, pois os campos de cadastro podem ser personalizados.

Também é possível realizar ações em massa para a base de contatos, como disparar e-mails e alterar inúmeros cadastros de uma só vez, e disponibilizar aos colaboradores um diretório público com permissões personalizadas de visualização, para que eles consigam encontrar dados de contato de outros funcionários.

O sistema reúne todas as informações dos colaboradores em um histórico, desta forma, mesmo que eles mudem de cargo ou de salário, por exemplo, os dados anteriores não serão perdidos.

Organograma empresarial 

Bizneo HR

O módulo de organograma empresarial do Bizneo HR permite a criação ou importação de organogramas hierárquicos, independente do tamanho do negócio, e múltiplos organogramas, para que você os visualize por departamento, por pessoas ou outros parâmetros.

Com o organograma montado, as tarefas que precisam de aprovações, por exemplo, terão os responsáveis pelo fluxo automaticamente detectados e atribuídos a essas tarefas. 

Estes organogramas também facilitam a gestão de permissões, uma vez que a hierarquia é estabelecida, cada colaborador terá permissão apenas ao que for de sua competência.

Gestão de documentos 

Bizneo HR

Este módulo de gestão de documentos pode ser utilizado tanto para armazenamento dos documentos dos colaboradores quanto para centralizar documentos úteis para utilização no dia a dia de todos os funcionários.

É possível compartilhar holerites e outros documentos sensíveis em massa com segurança a partir de diversos parâmetros, como envio por nome, CPF, número da identidade, entre outros.

O compartilhamento de documentos também pode ser realizado para que os funcionários trabalhem juntos, de forma colaborativa em um mesmo arquivo e de qualquer dispositivo.

Outros recursos disponibilizados por este módulo são:

  • Solicitação de assinatura eletrônica em documentos;
  • Busca por autor, data de criação, entre outras;
  • Pré-visualização de documentos;
  • Notificações de leitura;
  • Autenticação avançada;
  • Segurança digital com certificação ISO 27001.

Indicadores de recursos humanos 

Bizneo HR

Com o módulo de indicadores de recursos humanos do Bizneo HR você terá controle dos resultados de mais de 60 indicadores e KPIs que podem ser criados por você, e tomará as melhores decisões baseadas em dados, que são reunidos em um dashboard personalizável.

Você conseguirá metrificar as estratégias que estão sendo efetivas e também as que precisam ser melhoradas em:

  • Recrutamento e seleção;
  • Gestão de pessoal;
  • Desempenho e competências;
  • Formação;
  • Clima organizacional;
  • Objetivos;
  • Absenteísmo laboral.

A ferramenta também disponibiliza relatórios de auditorias internas em conformidade com a LGPD e análises preditivas para atuar rapidamente em contratempos identificados com antecedência.

Gestão de tempo 

 

Os módulos de gestão de tempo do Bizneo HR permitem que você gerencie toda a jornada de trabalho de seus colaboradores.

Eles são divididos em gestão de férias, controle de ponto online e escalas de trabalho.

Gestão de férias

Bizneo HR

Em gestão de férias você encontrará recursos para gerenciar o calendário anual de férias dos colaboradores, portal para autoatendimento de férias e faltas de funcionários, além de:

  • Balanço de dias livres utilizados e disponíveis;
  • Gestão de justificativas de faltas;
  • Criação e configuração de regras para qualquer tipo de falta ou férias;
  • Vinculação de acordos coletivos de trabalhadores;
  • Cálculo de férias automático;
  • Ajustes de acordos.

Estes recursos facilitam a visualização de dias disponíveis no calendário dos colaboradores para que possam ser agendados eventos e também para não sobrepor férias de funcionários desfalcando a equipe.

O módulo ainda oferece relatórios de controle de absenteísmo, seja por gênero, idade, equipe ou outros filtros, histórico de faltas e duração média por tipo de falta.

Controle de ponto online 

Bizneo HR

O módulo de controle de ponto online permite o registro de ponto dos colaboradores de qualquer dispositivo por meio de aplicativo, inclusive com reconhecimento biométrico e geolocalização. Também faz integração com outros sistemas de ponto eletrônico.

As políticas de registro de ponto podem ser configuradas conforme as necessidades do negócio, com possibilidade de aplicação de medidas restritivas, como cronômetro e contador de horas de trabalho, ou flexíveis, como registro de ponto com um clique ou em lote semanal, contando ainda com entrada e saída flexíveis.

Você terá controle sobre horas extras, banco de horas, aprovações de jornada, podendo personalizar também horários específicos para projetos diferenciados, e contará com quadro de comando da equipe para facilitar a visualização de presença e jornada.

Para cumprir as leis trabalhistas, você ainda terá:

  • Relatórios e listas oficiais para Fiscalização do Trabalho;
  • Extração eletrônica e impressão do registro de marcações realizadas pelo empregado;
  • Relatório mensal de horas extras disponível para os sindicatos.

Escalas de trabalho 

Bizneo HR

O módulo de escalas de trabalho do Bizneo HR permite que você construa de forma personalizada e gerencie as escalas de trabalho dos colaboradores e facilita a comparação de jornada contratada e jornada efetiva e a atribuição de horários de trabalho em lote.

Os colaboradores, por sua vez, recebem sua escala de trabalho diretamente em seu celular e têm transparência quanto aos seus horários através de seu aplicativo ou portal do colaborador.

Todos os registros de jornada dos colaboradores ficam armazenados e digitalizados para que você esteja protegido contra processos trabalhistas.

Conclusão 

Com o passar do tempo e andamento da Quarta Revolução Industrial, as prioridades e competências do setor de recursos humanos mudaram, passando a enxergar os colaboradores como parte fundamental dos resultados da empresa.

Essas mudanças no setor também influenciaram na quantidade de tarefas e processos que devem ser gerenciados pelos profissionais da área, e por isso, a transformação digital no setor de RH tornou-se indispensável para aumentar sua produtividade e eliminar as falhas dos processos manuais e repetitivos.

O Bizneo HR é um software de RH que auxilia os profissionais da área oferecendo recursos para todas as demandas. 

Seja para recrutamento e seleção, avaliações de desempenho e capacitação de colaboradores, pesquisas de clima organizacional, gestão de jornadas de trabalho ou qualquer outro parâmetro de gestão dentro de RH, o Bizneo HR oferece ferramentas personalizáveis para que você tenha controle total sobre essas disposições conforme a cultura do negócio.

Está buscando por softwares para RH? Veja a categoria completa de recursos humanos no portal B2B Stack, faça comparativos e veja avaliações dos usuários para escolher as melhores ferramentas do mercado.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados