OKRs: conheça as principais ferramentas para acompanhar suas metas

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Antes de abrir uma empresa é necessário pensar em uma série de fatores. Para que tudo dê certo, é preciso estabelecer uma cultura organizacional e a metodologia que será aplicada para gerenciar o negócio. Uma dessas metodologias é a OKR, carro-chefe de grande parte das empresas do Vale do Silício.

Uma empresa que não adota uma metodologia para organizar e definir metas pode até começar dando certo, o que é difícil mas pode acontecer, porém, conforme o tempo vai passando e a demanda aumentando, assim como o quadro de funcionários, vai ficando cada vez mais difícil manter todos alinhados aos seus objetivos.

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Traçar metas e estratégias para alcançá-las é o primeiro passo para o sucesso, ainda mais com a competitividade aumentando a cada dia. Ser organizado com os objetivos da empresa e saber onde se quer chegar, é um diferencial em meio a multidão.

Por isso, vamos falar sobre a OKR, para que ela serve, como implementá-la em seu negócio e apresentar duas soluções eficientes para seu acompanhamento.

O que é OKR?

OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia ágil, utilizada pelo Google desde 1999, para gerenciar os “objetivos e resultados-chave” e alinhar as prioridades de uma empresa, organizando desde a definição das metas até o rastreamento dos resultados. 

É de extrema importância para deixar todos os colaboradores na mesma página e para que a empresa tenha uma forma mais estratégica de lidar com eventuais contratempos que possam aparecer no meio do caminho. 

Com a metodologia OKR implantada na empresa, todos sabem o que estão fazendo e o por que estão fazendo, por ser transparente e sólido.

Os objetivos são caracterizados por onde a empresa pretende chegar, ou seja, pode-se dizer que são as metas principais.

Já os “Key Results”, ou resultados-chave, são os parâmetros específicos e indispensáveis que você define para alcançar os objetivos principais.

Na prática, funciona da seguinte forma:

Objetivo: Ser o maior e-commerce do Brasil.

KR 1: Alcançar uma quantidade “X” de pessoas com anúncios, em “Y” tempo;

KR 2: Aumentar o tráfego da plataforma em “X” quantidade, utilizando “Y” estratégia;

KR 3: Aumentar a taxa de conversões em “X” quantidade, em “Y” tempo;

KR 4: Diminuir as avaliações negativas adotando “X” prática.

Você define um objetivo primário para sua empresa e o destrincha em várias metas secundárias que podem ser medidas, normalmente são definidos entre 2 e 5 KRs para cada objetivo, que após concluídos, tendem a ocasionar o resultado esperado.

A OKR não precisa necessariamente ser utilizada somente para estipular metas para a empresa no geral. Esses objetivos também podem ser separados por setor.

Para que servem os OKRs?

A metodologia OKR serve para escalonar os objetivos e prioridades de um negócio, portanto, você pode iniciar com um objetivo e KRs mais brandas, mas não menos ambiciosas, de acordo com o nível em que sua empresa se encontra, e ir adicionando objetivos e KRs mais agressivas conforme seu crescimento.

Sempre levando em consideração que os objetivos e KRs precisam tirar o máximo de suor possível para alcançá-los, mesmo nas metas iniciais.

Os OKRs ainda são importantes para que todos os colaboradores fiquem por dentro dos objetivos e prioridades da empresa e de como chegar até eles, dando-lhes também uma visão de como sua função é importante para alcançá-los.

Qual a diferença entre os OKRs e metas convencionais?

Os OKRs diferenciam-se das metas convencionais porque são definidos para obter os resultados priorizados em curto prazo, normalmente trimestral, o que facilita também a correção rápida de alguma estratégia que pode dar errado;

As metas tradicionais normalmente são muito abrangentes e generalizadas e muitos colaboradores podem ficar perdidos quanto às suas responsabilidades.

Ao contrário dos OKRs, que são transmitidos com clareza e servem como um passo a passo para alcançar um objetivo comum, facilitando o entendimento e percepção dos colaboradores.

Na metodologia OKR, o que são medidos são os resultados (KRs), e não o esforço feito para cumprir tarefas, o que também é um diferencial. 

Estes resultados precisam ser medidos semanalmente para que se tenha tempo hábil de fazer alterações caso necessário, e identificar se até o final do período planejado todas as metas serão cumpridas.

Nas metas convencionais, normalmente os resultados são medidos mensalmente e os objetivos são estipulados para serem alcançados ao longo do ano.

Além disso, os OKRs são definidos em conjunto, na qual todos os setores e colaboradores podem ajudar dando feedbacks ou fazendo questionamentos pertinentes.

Como definir OKRs e implementar a cultura na empresa

Muitos colaboradores podem pensar que implementar a metodologia OKR na empresa pode acabar aumentando as cobranças de resultados por precisarem ser medidos a cada semana. 

Mas, com a implantação da metodologia, eles tendem a perceber que entregar metas semanais acaba sendo menos maçante e mais prático do que trabalhar nas mesmas metas o mês inteiro.

Além disso, ao cumprir metas semanais, todos os envolvidos podem acabar se sentindo mais produtivos, pois ao chegar ao final do mês por exemplo, ao invés de terem entregado um número “X” de metas, acabam entregando o dobro e de forma mais dinâmica. 

Para definir e implementar uma cultura baseada em OKR em sua empresa, você precisará seguir alguns passos:

  • Pensar e determinar os objetivos que você quer alcançar em curto prazo
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Estes objetivos não precisam ser exorbitantes inicialmente, como “passar de uma microempresa para uma grande empresa no primeiro trimestre do ano”.

Procure pensar grande, porém, com os pés no chão e abraçando os recursos que você já possui e que façam chegar a estes objetivos em um período curto.

Caso contrário, se você define objetivos muito distantes de sua situação atual, todos os envolvidos acabam se frustrando por não conseguirem atingir o que foi planejado.

Além disso, esses objetivos devem ser determinados em conjunto. Aproximadamente 40% de cada objetivo deve ser definido por líderes ou gestores, e o restante, definido em equipe.

  • Defina cerca de 2 a 5 metas para cada objetivo traçado 

As metas são os caminhos que cada setor precisará seguir para alcançar o objetivo principal. Elas podem ser diferentes para cada setor de acordo com os objetivos de cada um, mas necessariamente precisam ser claras e específicas.

Cada meta cumprida é um passo a menos em sentido ao objetivo.

  • Alinhe tudo que foi definido com todos os colaboradores da empresa

Além de alinhar os objetivos e metas com todas as equipes de todos os setores, é importante também se certificar de que todos terão as ferramentas certas para atingir suas metas. 

  • Faça reuniões constantes para o acompanhamento dos resultados

Na metodologia OKR, normalmente são feitas reuniões uma vez por semana para coletar os resultados e progresso das metas, identificando dificuldades, necessidades de ajustes, e metrificando o quanto a equipe está próxima de seu objetivo.

  • Divulgue os OKRs em todos os lugares

Envie os OKRs e seus progressos sempre. Isso fornece transparência aos colaboradores e aumenta o engajamento e motivação de cada um.

Se não for uma empresa que adotou o home office, você pode colar os OKRs em murais, por exemplo, e mantê-los atualizados.

As principais ferramentas para acompanhamento de OKRs

  • Feedz

OKR

Feedz é uma plataforma para gestão de engajamento e de desempenho de equipes, indicada para empresas de todos os portes e segmentos, que oferece ferramentas para acompanhamento de OKRs, pesquisas de clima, pesquisas internas, PDI, e outras.

Feedz foi ganhadora do B2B Awards 2020, evento da B2B Stack que premia os softwares melhores avaliados no ano, e levou o selo de confiabilidade na categoria de engajamento de colaboradores.

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O painel de gestão de OKRs fornece a transparência dos objetivos e dos resultados-chave da empresa e evidencia as contribuições de colaboradores de forma individual e da equipe em tempo real.

Também facilita o alinhamento e distribuição de tarefas para cada colaborador, com base nos objetivos e metas definidos na OKR.

Para gerenciar os OKRs, a ferramenta permite:

  • Favoritar objetivos;
  • Ver o mapa de objetivos;
  • Acompanhar tarefas por semana;
  • Exportar objetivos;
  • Adicionar novos objetivos;
  • Acompanhar o progresso dos objetivos, inclusive por setor;
  • Filtrar objetivos por departamento, período, status, entre outros parâmetros.

Para gestão de engajamento, o Feedz ainda oferece ferramentas para comunicação interna, termômetro emocional, reconhecimento de colaboradores e ENPS.

E para gestão de desempenho, possui soluções para reuniões, avaliação de desempenho, gamificação e feedbacks, sendo uma plataforma bastante eficiente para o setor de recursos humanos.

Para consultar os preços do Feedz, é necessário entrar em contato com a plataforma.

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Veja mais sobre esta ferramenta no guia completo do Feedz, e saiba tudo o que ela pode oferecer para o seu negócio.

  • Perdoo

okr

Perdoo é uma plataforma para gestão de OKRs, indicada para empresas de todos os portes e segmentos, que pode ser utilizada gratuitamente.

Com a Perdoo é possível dar clareza e transparência aos objetivos e resultados-chave, compartilhando as informações com todos os colaboradores em tempo real e assim, deixando todos na mesma página.

Perdoo pode auxiliar no gerenciamento e atuação nos OKRs oferecendo ferramentas para:

  • Criar roteiros claros;
  • Definir prioridades;
  • Possibilitar trabalhos retroativos e desenvolvimento de cadência de trabalho;
  • Identificar as metas certas para se trabalhar;
  • Alinhamento de objetivos;
  • Combinar KPIs e OKRs;
  • Separar os resultados, produtos e iniciativas;
  • Acompanhar o progresso dos objetivos;
  • Enfatizar as tarefas que precisam de atenção;
  • Check-ins semanais.

Apesar de intuitiva, a plataforma Perdoo disponibiliza consultores para dar treinamentos sobre o estabelecimento de metas para quem está começando.

Perdoo faz integração com outras ferramentas de colaboração e produtividade, como Microsoft Teams e Slack, para melhorar a comunicação entre os membros da equipe.

Apesar de poder ser utilizada de forma gratuita, também oferece um plano Premium, no valor de $ 7,20/usuário/mês, que possui algumas funcionalidades extras.

Conclusão 

Utilizar a metodologia OKR é uma boa forma de estruturar os objetivos de uma empresa, e assim, evitar que muito tempo seja perdido em tarefas que não geram resultados.

Com os OKRs, você determina onde quer chegar com seu negócio em determinado período, define prioridades, e escala metas para alcançar os resultados esperados.

Além disso, por dar uma visão transparente sobre os objetivos da empresa, todos os colaboradores entenderão o seu papel no atingimento dessas metas e saberão exatamente quais são as prioridades do negócio, o que faz com que andem na mesma linha e aumenta o engajamento entre todas as partes.

Também vimos duas das ferramentas de gerenciamento de OKRs que permitem o acompanhamento do progresso de suas metas em tempo real, que facilitam a distribuição de tarefas aos colaboradores baseadas nessas metas pré-estabelecidas e facilitam o alinhamento dos objetivos e estratégias da empresa entre todos.

Se você ainda não conhecia a metodologia OKR, vale a pena fazer um estudo em seu negócio para identificar se essa pode ser a melhor maneira de alcançar os objetivos de sua empresa em curto prazo.

Veja também a categoria completa de softwares para gestão de OKRs, veja as avaliações, faça comparativos e escolha a solução mais adequada ao seu negócio.