Entenda como funciona a Alura: ferramenta de cursos online

Publicado em 18 de junho de 2021

O projeto da plataforma online Alura foi colocado no ar em 2011, e desde então, vem fazendo sucesso entre programadores, desenvolvedores e amantes de tecnologia, tendo a marca Alura oficialmente registrada em 2013.

Foi desenvolvida para auxiliar tanto profissionais já ativos na área quanto iniciantes a terem mais facilidade ao acesso de cursos relacionados ao setor, melhorando o aprendizado e habilidades.

Para as empresas, plataformas como a Alura, reconhecidas e com autonomia no mercado, auxiliam na capacitação de colaboradores para que suas funções sejam cada vez mais aprimoradas, aumentando a produtividade do negócio e garantindo que a tecnologia chegue às mãos de todos os funcionários.

Por parte dos colaboradores, eles se sentem mais motivados ao terem como benefício uma plataforma de educação, que os ajudará a se manterem atualizados no mercado de trabalho e também no desenvolvimento de suas habilidades.

Veremos então, o que é a Alura, plataforma utilizada por mais de 3800 empresas e que possui mais de 150 mil usuários, e como ela pode te ajudar a melhorar o engajamento de seus colaboradores e manter os melhores profissionais na empresa.

O que é a Alura?

alura

 

Alura é uma plataforma de educação à distância, que oferece cursos de tecnologia, e conta atualmente com 1277 cursos e mais lançamentos semanais e atualizações.

Os cursos envolvem uma série de assuntos relacionados à inovações, que vão desde programação até marketing digital e design, para que os alunos aprendam as novas tendências exigidas pelo mercado desde o início.

A Alura é indicada para qualquer pessoa física ou jurídica que deseja imergir e se atualizar no mundo da tecnologia, e até mesmo profissionais que já atuam na área podem utilizá-la, pois os cursos contém módulos introdutórios, chegando até aos conteúdos mais avançados.

A plataforma também disponibiliza aplicativos para Android e iOS para que você e seus colaboradores consigam estudar de qualquer lugar, a qualquer momento, mesmo offline

Além dos cursos, a Alura também oferece outros conteúdos relevantes por meio de podcasts, apostilas, e-books, editoriais sobre tecnologia, workshops, eventos, entre outros formatos de arquivos para complementar o conhecimento. Você pode conferir abaixo a apresentação do canal da Alura, onde existem vários conteúdos gratuitos:

Possui planos individuais, empresariais e também para escolas, para que todos tenham acesso e se adaptem à transformação digital.

Como funciona a Alura?

Para utilizar a Alura, será necessário adquirir um dos planos anuais que a plataforma disponibiliza. Estes planos dão direito a 1 ano de acesso a todos os cursos da Alura.

Os cursos são disponibilizados através de vídeos e materiais complementares, seguem uma ordem crescente de níveis de dificuldade para melhor aprendizado, oferecem diversas atividades práticas para que os alunos estudem fazendo, e ao completá-los, o aluno recebe seu certificado de conclusão. 

Alura para Empresas

alura para empresas

 

Para empresas, a Alura disponibiliza os cursos de forma personalizável, com a possibilidade de criar planos de estudo com flexibilidade para se adequarem a cada membro da equipe.

É indicada para todos os tipos de negócios, desde startups, empresas de todos os portes e até mesmo governo.

Os planos de estudos podem ser montados não somente com os cursos, mas também é possível adicionar podcasts, artigos, vídeos, entre outros conteúdos disponíveis na internet.

Também possui um painel de controle para que gestores acompanhem o desempenho individual e coletivo dos colaboradores, as atividades realizadas e conseguem metrificar o engajamento do time por categoria de cursos e outros parâmetros.

É possível acompanhar os dados através de gráficos, inclusive por período, extrair relatórios detalhados sobre o que foi feito por cada colaborador e ter acesso ao suporte da plataforma.

Este painel pode ser acessado por todos os gestores que você determinar, sem limitação de acesso.

A gestão de conta dedicada permite que a empresa tenha uma consultoria com os especialistas da plataforma para que eles entendam as necessidades do negócio, apresentem a plataforma detalhadamente, e caso queira, eles mesmos montam um plano de estudo para o seu negócio e acompanham mensalmente os resultados.

  • Categorias de cursos para empresas

Os cursos para as empresas são divididos em categorias: Programação, Data Science, Transformação Digital e Soft Skills.

Dentro da categoria de programação, estão distribuídos cursos de 80 a 160 horas, relacionados à Node.jS, Java, Android, Cloud com Amazon Web Services, React jS, Front-End, Back-End, HTML e CSS, JavaScript, Python, entre muitos outros.

Os colaboradores terão aprofundamento em Cybersecurity, Cloud, criação de APPs para dispositivos móveis, desenvolvimento de API, e desenvolver muitas outras habilidades. 

Na categoria Data Science, estão relacionados cursos de 50 a 100 horas de Python para Data Science, Machine Learning, Power BI, Excel VBA, Estatística, Matemática, entre outros.

Os profissionais serão capazes de explorar e interpretar dados, bem como reduzir falhas nessas análises, conhecer as principais bibliotecas da área de Data Science, otimizar recursos, criar dashboards, automatizar tarefas, e obterão muitos outros conhecimentos.

Em transformação digital, você encontra cursos de 5 a 110 horas, com conteúdos sobre Business Agility, Gerente Ágil, Empreendedorismo Digital, Design Thinking e relacionados.

Os colaboradores entenderão técnicas para desenvolver um Mindset Ágil, ou seja, pensar com agilidade, bem como estruturar e gerenciar equipes ágeis, que conseguem entregar muito resultado em pouco tempo utilizando boas práticas e aprender a alinhar toda a equipe aos objetivos do negócio.

Além disso, os alunos aprenderão técnicas de marketing e vendas, testes A/B e ainda como melhorar e estimular sua criatividade.

Na categoria Soft Skills, estão os cursos de 40 a 90 horas para desenvolvimento pessoal, comunicação, produtividade, liderança e toda a sequência de cursos relacionados a essas áreas.

Os profissionais conseguirão desenvolver um perfil focado nas metas e resultados e ainda organizar, planejar e estruturar melhor os recursos do negócio, inclusive pessoas. 

Os gestores conseguirão entender seu papel de líder, como engajar as equipes com suas metas, identificar as capacidades e melhorar as habilidades de cada colaborador, tudo utilizando de boas práticas.

Os cursos ainda demonstram como os colaboradores conseguem desenvolver um nível de consciência sobre seus hábitos para priorizar melhor suas tarefas e entregar mais resultados.

Também saberão como utilizar da comunicação para melhorar a interação entre colaboradores, clientes e fornecedores, como se expressarem melhor e aplicar bons feedbacks.

  • Planos

A Alura possui 2 tipos de planos para as empresas: Corp e Corp Plus, sendo possível utilizar um período de teste gratuito para conhecer a plataforma.

Abaixo, estão listadas as condições e funcionalidades que você encontrará em cada plano.

Plano Corp: custa R$ 100/usuário/mês com contrato mínimo de 12 meses. O plano conta com as seguintes funcionalidades:

  • Análise de engajamento;
  • Aplicativo online e offline;
  • Acesso à mais de 5 mil aulas;
  • Criação e personalização de planos de estudos.

Plano Corp Plus: necessário contato com a plataforma para solicitar o orçamento. Possui todas as funcionalidades do plano Corp e mais:

  • Criação e personalização de planos de estudos individuais;
  • Gestão de conta dedicada;
  • Integrações com outras plataformas via API.

Aproveite para dar uma olhada no post sobre as EdTechs, outras plataformas de ensino tecnológicas.

Cursos oferecidos pela Alura

Os cursos disponibilizados pela Alura são totalmente voltados para a área de tecnologia e inovação, e seguem uma sequência para avançar os níveis de aprendizado.

Na categoria de programação, os alunos aprendem a programar nas principais plataformas e linguagens. 

Durante os cursos, os alunos serão capacitados em uma série de formações em diversas áreas da programação, sabendo exatamente por onde iniciar e o caminho que deverá percorrer para chegar aos conteúdos mais avançados.

Dentro de cada módulo existem diversos cursos, entre eles, estão conteúdos introdutórios para iniciantes, aprofundamento em testes e documentação, cursos para criação e gestão de APIs, orientação de objetos em diversas linguagens e produtividade no desenvolvimento web.

Também são encontrados cursos relacionados ao desenvolvimento de banco de dados, tratamento de erros, boas práticas em códigos, padrões estruturais, comportamentais e criacionais, manipulação de dados de clientes, entre muitos outros conteúdos. 

Os cursos envolvidos nesta categoria são divididos nos módulos:

  • Lógica de programação;
  • Python;
  • Python Web;
  • Node.JS;
  • PHP;
  • PHP para Web;
  • Persistência em PHP;
  • PHP API;
  • Boas práticas em PHP;
  • Java para Web;
  • Java;
  • Java e persistência;
  • Java API;
  • Testes em Java;
  • Boas práticas em Java;
  • Certificação Java;
  • C# Sharp;
  • Testes em C# Sharp;
  • Boas práticas em C# Sharp;
  • Certificação C# Sharp;
  • .NET para Web;
  • Persistência com .NET;
  • .NET API;
  • VB.NET;
  • Desenvolvimento de jogos;
  • Computação;
  • Kotlin;
  • Clojure;
  • GoLang;
  • Linguagem C e C++;
  • Cobol e ABAP.

Na categoria Front-end, os alunos serão capazes de desenvolver sites, layouts de páginas responsivos, inclusive páginas para e-mail marketing, e web apps com HTML, CSS e JavaScript. 

Dentro destes módulos, estão cursos para iniciantes criarem sua primeira página na web, criação de landing pages responsivas, posicionamento de elementos, entender o ciclo de vida dos componentes, boas práticas em arquiteturas e formulários, programação na linguagem da web, automação de tarefas front-end, curso para dominar a biblioteca jQuery, entre outros.

Os módulos desta categoria são:

  • HTML e CSS;
  • React;
  • Angular;
  • JavaScript;
  • Frameworks MVC;
  • Automação e Performance;
  • jQuery;
  • WordPress.

A categoria de Data Science ensinará os alunos a tratar dados desde sua organização e limpeza até a exploração e análises destes dados para obtenção de insights.

Nesta categoria, estão cursos voltados para manipulação e consulta de dados, modelagem de banco de dados, tratamento e análises de dados, previsões com Google Sheets, aprofundamento em modelos de machine learning, design de gráficos e dados geoespaciais.

Além disso, existem cursos completos para que os alunos dominem o Excel, matemática e estatísticas, para utilização de Business Intelligence, entre muitos outros. 

Os módulos desta categoria são:

A categoria DevOps ensina os alunos a administrar redes, estudar Linux, gerenciar servidores na nuvem, assim como compreender os conceitos e aplicações da Internet das Coisas e robótica.

Em DevOps, os alunos encontrarão cursos de construção de projetos com MSBuild, confiabilidade e qualidade na implantação de software, pipeline de entrega contínua, código serverless, manipulação e armazenamento de dados na nuvem, cursos de Azure, sobre vulnerabilidade de sistemas, criação de containers, estruturação de infraestruturas, entre outros.

Dentro desta categoria estão os módulos de:

  • Builds e controle de versão;
  • Entrega contínua;
  • Google Cloud Platform;
  • Cloud Computing;
  • Linux;
  • Segurança;
  • Containers;
  • Infraestrutura como código;
  • Mensageria/Streams;
  • Internet das coisas;
  • Embarcados e robótica;
  • Redes;
  • CCNA exame 100-105;
  • Windows.

Na categoria UX & Design, os alunos serão capazes de criar designs e layouts, impressos ou digitais, modernos e de qualidade nos principais softwares, além de aprenderem as técnicas de edição de vídeos e criação de animações, inclusive 3D.

Em UX & Design estão cursos para refinar o visual da interface de páginas, análise de concorrentes, criação de dashboards com Data Studio, tratamento de imagens com viés publicitário, conceitos de produção audiovisual, modelagem 3D, criar cenários de jogos, precisão em pinturas humanas, fundamentos de fotografia, entre muitos outros.

Os módulos presentes nesta categoria são:

  • UI – User Interface;
  • UX – User Experience;
  • Design Gráfico (com mais de 50 cursos vinculados);
  • Edição de vídeos;
  • 3D;
  • Motion Design;
  • Design de Jogos;
  • Design de Ilustração;
  • Pintura Digital (com mais de 40 cursos);
  • Fotografia;
  • Produção e Pós-produção de Áudio.

Na categoria mobile, os alunos aprenderão a desenvolver aplicativos e jogos, este utilizando a plataforma Unity, para dispositivos móveis.  

Em mobile, pode-se encontrar cursos para criar widgets, páginas e navegação com Flutter, criar APP, diversos cursos para dominar a criação de APPs para Android e iOS, desenvolvimento de jogos para celular, entre outros.

Nesta categoria estão enquadrados os módulos:

  • Multiplataforma;
  • Flutter;
  • Android (com mais de 20 cursos vinculados);
  • iOS (com 17 cursos vinculados);
  • Jogos.

Na categoria Inovação e Gestão, os alunos aprenderão técnicas de gestão de produtos e projetos, técnicas de marketing, metodologias ágeis, técnicas de liderança, desenvolvimento pessoal, entre outras habilidades, que agregam bastante valor aos profissionais de recursos humanos, gestores e colaboradores.

Os módulos são divididos da seguinte forma:

Alura Start

alura start

 

Alura Start é uma plataforma de cursos de tecnologia, com bases de ciência, voltada para quem quer começar a aprender sobre programação e também para o público infantil e jovem

A plataforma da Alura Start contém cursos para desenvolvimento de jogos e programação, desenvolvimento de animações, conteúdos de ciências e simulação, desenvolvimento de APPs, lógica computacional e cursos voltados para arte e criatividade.

O preço do plano está em 12 parcelas de R$ 35,00 e dá acesso a todos os conteúdos.

A Alura Start também possui planos para escolas com os conteúdos de programação, matemática e ciências, com ensino colaborativo, na qual os alunos e professores compartilham informações entre si e possuem acesso à:

  • Calendário de atividades;
  • Pacotes de conteúdos curriculares e extra-curriculares;
  • Treinamento online para conhecer a plataforma;
  • Relatórios sobre o desempenho de cada aluno.

Os alunos terão disciplinas para desenvolver habilidades como storytelling, ilustração, comunicação, problem solving e criatividade, e os professores terão ferramentas de tecnologia que os capacitam a cada dia.

Para consultar os valores dos planos Alura Start para escolas é necessário entrar em contato diretamente com a plataforma.

Alura Língua

Alura Língua é a plataforma de aprendizado de idiomas da Alura. Oferece cursos de Inglês e Espanhol com metodologia que se adapta ao conhecimento do aluno e muitas atividades para complementar o estudo.

Os cursos de Inglês seguem as linhas:

  • Inglês Iniciante – Comunicação essencial;
  • Inglês Básico – Conversando em uma viagem;
  • Inglês Pré-intermediário – Sobrevivendo em outro país;
  • Inglês Intermediário – Primeiros passos da fluência;
  • Inglês Avançado – Situações mais complexas no exterior.

Já os cursos de Espanhol seguem a sequência:

  • Espanhol Iniciante – Comunicação essencial;
  • Espanhol Básico – Conversando em uma viagem;
  • Espanhol Pré-intermediário – Sobrevivendo em outro país;
  • Espanhol Intermediário – Primeiros passos da fluência.

Tudo isso dividido no plano anual, em 12 parcelas de R$ 40,00 ou R$ 480,00 à vista, ou no plano semestral, em 6 parcelas de R$ 50,00 ou R$ 300,00 à vista.

Preços e planos dos cursos Alura

Os planos individuais da Alura são divididos da seguinte forma:

Plano Premium: 12 parcelas de R$ 75,00 ou R$ 900,00 à vista. O plano oferece:

  • 1277 cursos;
  • Certificado de conclusão;
  • APP para dispositivos móveis, Android ou iOS.

Plano Premium Plus: 12 parcelas de R$ 100,00 ou R$ 1.200,00 à vista. Este plano contempla:

  • 1277 cursos;
  • Certificado de conclusão;
  • APP para dispositivos móveis, Android ou iOS;
  • Acesso ao Alura Start. 

Plano Max: 12 parcelas de R$ 120,00 ou R$ 1.440,00 à vista. O plano abrange:

  • 1277 cursos;
  • Certificado de conclusão;
  • APP para dispositivos móveis, Android ou iOS;
  • Acesso ao Alura Start;
  • Acesso ao Alura Língua.

Conclusão

Como vimos, a plataforma da Alura é uma das mais completas em cursos de tecnologia.

Estes cursos são adaptáveis a qualquer tipo de público, desde crianças e jovens, até iniciantes e profissionais da área de tecnologia, e ainda possuem uma plataforma de cursos de idiomas para complementar os conhecimentos dos alunos.

Independente da familiaridade do aluno com a tecnologia, utilizando a Alura, qualquer pessoa terá a possibilidade de se aprofundar em diversas áreas, e assim, aproveitar as oportunidades de negócio.

Para empresas, a Alura é ainda mais essencial, pois fornecerá as ferramentas certas para o desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, fornecendo ainda um dashboard para que gestores acompanhem a evolução de cada membro da equipe.

Com profissionais capacitados, atualizados e engajados, os resultados positivos refletirão diretamente na produtividade e autonomia do negócio, portanto, vale a pena contatar os especialistas da Alura para experimentar todos os recursos.

Dê uma olhada agora na categoria completa de plataformas de educação no portal B2B Stack e conheça as melhores soluções para desenvolver as habilidades de suas equipes.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados