Digitalização do RH: Saiba quando e como implementar

Publicado em 4 de março de 2022

Digitalização do RH

Assim como em outros departamentos de uma empresa, hoje, a digitalização do RH é crucial para tornar o setor estratégico e ganhar eficiência operacional.

E é sobre este tema tão importante para as empresas que falaremos ao longo deste conteúdo.

Também vamos te dar dicas de como identificar qual é o melhor momento para digitalizar seu RH, e quais ferramentas você pode utilizar para este processo de transformação digital. Acompanhe!

A cada ano a digitalização do RH se mostra mais importante para empresas que prezam pela melhoria dos seus processos, e principalmente, para os negócios que querem manter um bom relacionamento com seus empregados.

A digitalização do RH pode contar com plataformas focadas em soluções que atendem o dia a dia do setor, como por exemplo os softwares de recrutamento e seleção, que ajudam as empresas a otimizarem os resultados das suas contratações.

Mas não é apenas este o benefício de digitalizar seu RH. Muitos processos são possíveis a partir da utilização dessas ferramentas inovadoras juntas com um mindset revolucionário.

Para continuar exemplificando, podemos citar, ainda, o engajamento dos colaboradores, a gestão do desempenho de cada um, e especialmente, a capacitação dos profissionais para ter os melhores talentos vestindo a camisa da sua empresa.

Entenda mais sobre a digitalização do RH nos próximos tópicos.

O que é a digitalização do RH?

Imagem com uma pessoa mexendo em um notebook com  imagem de um aperto de mãos na tela

A digitalização do RH se trata da estratégia para automatizar todos os processos de recursos humanos, com o objetivo de ser mais estratégico e eliminar os trabalhos manuais e repetitivos, que ocasionam a perda de produtividade do setor e as falhas operacionais.

Assim como ocorre na transformação digital da empresa como um todo, a digitalização do RH requer mais do que o uso de softwares.

É um processo que exige uma mudança de mentalidade de todos os envolvidos, que devem compreender a importância dos dados e da automação para tomar decisões e melhorar suas rotinas.

A digitalização do RH, portanto, pode trazer inúmeros benefícios não só para os profissionais do setor, mas também para todos os colaboradores, uma vez que com processos automatizados, os líderes passam a ter mais tempo para focar no desenvolvimento absoluto do capital humano da empresa.

Não só os consumidores estão mudando seus hábitos, mas os profissionais também estão buscando agora as melhores oportunidades do mercado de trabalho, principalmente em home office.

Para atender a essas mudanças, a área de recursos humanos precisa inovar a cada dia.

Uma pesquisa sobre o atual cenário do RH, por exemplo, demonstrou que 30% das empresas participantes do estudo e que adotaram o home office pretendem manter seus funcionários trabalhando remotamente, sendo que 75% delas não usavam este modelo de trabalho antes da pandemia.

A maioria das empresas também respondeu que sua maior preocupação em curto prazo em relação à sua recuperação e sustentação é o bem estar e saúde mental dos funcionários, e a longo prazo, estão a revisão da sua cultura e estrutura organizacional, assim como o engajamento de times remotos.

Sendo assim, somente a digitalização do RH é capaz de ajudar os profissionais do setor a se adequarem a essas novas demandas.

• Leia também: O RH em startups, a evolução do RH e as HR Tech. Saiba o que é!

Quando investir na digitalização do RH?

Quanto tempo seu setor de recursos humanos está perdendo fazendo cálculos manuais de marcação de ponto e folhas de pagamento?

Ou ainda, quantos bons profissionais já saíram da sua empresa por falta de uma gestão de desempenho eficiente, que consiga reconhecer habilidades, dificuldades, e criar planos de carreira conforme as competências percebidas?

Estes são apenas alguns dos desafios do setor de RH e departamento pessoal.

É necessário, então, avaliar como está o cenário atual da sua empresa no que diz respeito aos trabalhadores e processos, para assim, identificar o momento certo de agir e implementar os melhores sistemas.

Se o seu RH ainda passa pelas situações a seguir, é hora de investir na sua digitalização do RH.

Candidatos pouco aderente às vagas

Se a sua empresa recebe poucos currículos ou se a maioria deles não atende ao perfil desejado, isso significa que a digitalização do RH pode ser um caminho para mudar essa situação.

Plataformas atuais de recrutamento e seleção utilizam inteligência artificial para fornecer mais assertividade aos processos seletivos das empresas.

Essas soluções cruzam as necessidades dos negócios e o perfil de profissionais exigidos para as vagas abertas, com o banco de talentos que possuem, para que assim, consigam indicar os currículos mais adequados para cada vaga, otimizando o tempo gasto com as análises manuais.

Não existem padrões nos processos

Como funcionam as etapas do seu recrutamento e seleção? As informações são claras para os candidatos? É possível encontrar facilmente o perfil de cada um deles? Os currículos são armazenados corretamente?

E quanto aos processos de gestão da jornada dos colaboradores? Você está conseguindo controlar com eficiência as faltas, atrasos, e até mesmo cumprir os prazos para envio de documentações ao eSocial?

Se as respostas forem não, a digitalização do RH nesses casos também será uma grande aliada para a sua empresa.

• Leia mais: Softwares de folha de pagamento: 8 dicas para 2022.

Os KPI’s não são acompanhados

Os indicadores de desempenho podem ajudar a sua empresa a tomar decisões estratégicas, incluindo informações sobre quantos candidatos participaram do processos, em que fase do processo estão, qual o status de cada uma das vagas, qual a fonte de recrutamento que está funcionando, e também dados sobre os recrutadores, como quais são os usuários da equipe mais ativos na ferramenta.

Além disso, outros KPIs de RH precisam ser acompanhados de perto para garantir a produtividade do negócio, assim como para que sua empresa não sofra com gastos desnecessários.

Entre eles estão o absenteísmo, as taxas e custos de turnover, ou rotatividade de empregados, o clima organizacional e o custo dos benefícios corporativos disponibilizados.

O RH não trabalha o Employer Branding

O Employer Branding, ou marca do empregador, está ligado à reputação da marca, e naturalmente, isso tem relação com a experiência que os candidatos e empregados tiveram com ela.

Então, se o seu negócio não está dando conta de melhorar o Employer Branding, é o momento certo da digitalização do RH para investir na experiência do colaborador, e assim, atrair e reter os melhores talentos.

• Saiba mais em: Endomarketing: Como ter colaboradores motivados.

Dica B2B Stack: Melhores plataformas para digitalização do RH

O processo de digitalização do RH pode não ser fácil, pois depende de muitos estudos sobre as melhores ferramentas disponíveis no mercado e como elas podem se adequar ao seu negócio.

No entanto, a B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, está aqui para te ajudar.

No nosso portal temos mais de 23 mil softwares cadastrados e categorizados, para automatizar milhares de processos, inclusive de recursos humanos e departamento pessoal.

Além disso, você tem acesso a mais de 9 mil avaliações de usuários reais dessas ferramentas para saber o que eles mais gostam, o que menos gostam e os problemas que resolveram com a sua utilização.

Também realizamos todos os anos o B2B Awards, evento que reconhece e premia os softwares mais bem avaliados durante o ano.

Neste ano de 2022, o B2B Awards irá premiar os melhores softwares de 2021, e você pode se inscrever gratuitamente por aqui para participar do evento!

Por enquanto, vamos te dar 5 dicas de plataformas bem avaliadas no nosso portal, de várias categorias relacionadas a recursos humanos, e que você pode escolher para digitalizar o setor.

Saiba mais sobre os seguintes softwares:

  • Etalent Pro;
  • PandaPé;
  • TeamCulture;
  • Creditas @Work;
  • Ahgora PontoWeb.

Você ainda pode conferir no portal B2B Stack, muitas outras categorias que reúnem softwares inovadores para RH, como:

Etalent Pro

Logo do Etalent

Etalent é uma empresa especializada em Gestão do Comportamento, que oferece sistemas para gestão do capital humano, liderança, autodesenvolvimento e atendimento ao cliente.

O Etalent Pro, portanto, é um produto Etalent para recrutamento e seleção, treinamento de colaboradores, gestão da jornada do colaborador e de atendimento, que contribui para a digitalização do RH.

Para processos seletivos, entre as funcionalidades do Etalent Pro, está a ferramenta para gerenciar e editar informações de vagas abertas, além da classificação de candidatos por pontuação, e o cruzamento dos perfis de candidatos com as vagas disponíveis para fornecer mais assertividade na hora de selecionar os currículos.

Também estão inclusas no Etalent Pro funcionalidades para:

  • Programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Ferramentas de autodesenvolvimento para dar autonomia aos colaboradores na hora da sua capacitação;
  • Análises de cargos e salários de acordo com as capacidades de cada colaborador;
  • Remanejamento de funcionários com análises comportamentais;
  • Gestão de cultura e clima organizacional;
  • Gestão das melhores práticas de atendimento ao cliente conforme o perfil dos seus clientes.

O Etalent Pro também faz integrações com outros softwares para que você obtenha trabalhos e dados sincronizados, como ERPs, sistemas educacionais, softwares de vendas, e mais.

• Veja as avaliações do Etalent Pro no portal B2B Stack!

PandaPé

Logo do Pandapé com o desenho de uma pata

PandaPé é um software de recrutamento e seleção criado pelo InfoJobs que atua de forma integrada com diversas fontes de recrutamento em um único painel, como redes sociais, sites de vagas e página corporativa.

Se você está pensando em implementar a digitalização do RH na sua empresa, contar com um ATS (sistema de rastreamento de candidatos) que atenda às principais atividades é muito importante.

Por isso, é preciso conhecer primeiro as funcionalidades.O PandaPé, por exemplo, oferece demonstração para entender como o software funciona antes de contratá-lo.

A tecnologia do ATS PandaPé foi projetada para ajudar a reduzir o impacto de tarefas repetitivas, a serviço dos profissionais e não para substituí-los.

Entre as funcionalidades do Pandapé estão:

  • Multipublicação de vagas;
  • Gestão de Employer Branding;
  • Opções de filtragem de candidatos;
  • Inteligência artificial que reconhece os candidatos mais adequados para cada vaga;
  • Dashboards e relatórios de acompanhamento;
  • Entrevistas online;
  • Integração com o banco de currículos do Infojobs.

• Veja também as avaliações do PandaPé no portal B2B Stack!

TeamCulture

Logo do TeamCulture. Acima do logo a uma desenho de um animal mas apenas a sua silhueta.

TeamCulture é um software People Analytics que contribui com a gestão de pessoas e digitalização do RH das empresas.

O TeamCulture te ajuda a identificar como está o engajamento dos colaboradores com a cultura organizacional do seu negócio através de pesquisas, e gera relatórios tanto de engajamento quanto de clima organizacional que não se perdem com o tempo.

Entre os recursos disponibilizados pelo TeamCulture estão:

  • Pesquisa e-NPS;
  • Pesquisa L-NPS;
  • Central de Feedbacks;
  • Recomendações de melhorias;
  • Benchmark com empresas e grupos do mercado do qual você faz parte;
  • Ferramenta de gamificação;
  • Integrações nativas e via API.

• Veja as avaliações do TeamCulture no portal B2B Stack!

Creditas @Work

Logo da creditas com um desenho de uma letra 'C'

Creditas @Work é um produto da Creditas para empresas que querem disponibilizar benefícios corporativos flexíveis para engajar e motivar colaboradores.

A plataforma Creditas @Work também facilita a gestão dos benefícios disponibilizados tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

Do lado das empresas, os profissionais de recursos humanos podem definir as regras e políticas dos benefícios corporativos que serão oferecidos.

Já os colaboradores, conseguem estabelecer como querem distribuir o valor do benefício recebido, por exemplo entre VA, VR, vale cultura, mobilidade, saúde e educação.

Os benefícios que você pode oferecer com a Creditas @Work abrangem:

  • Um cartão de benefícios flexíveis;
  • Empréstimo consignado com taxas diferenciadas para colaboradores;
  • Antecipação de até 40% do salário;
  • Educação financeira;
  • Loja online Creditas Store, para que os colaboradores consigam fazer compras em lojas parceiras com descontos direto na folha de pagamento e condições exclusivas;
  • Seguro de vida e saúde;
  • Previdência privada.

• Veja as avaliações do Creditas @Work no portal B2B Stack!

Ahgora PontoWeb

Logo do Ahgora. A esquerda e três quadrados formnando uma piramide. Os quadrados tem a cor azul, roxa e vermelha

Ahgora é uma plataforma de gestão de pessoas que disponibiliza ferramentas na nuvem para a digitalização do RH das empresas, e utiliza tecnologias como machine learning, IoT e reconhecimento facial para dar eficiência às rotinas do setor.

O Ahgora PontoWeb é um dos produtos da HR Tech, e oferece recursos para batidas de ponto online e gestão da jornada de trabalho dos colaboradores em uma plataforma SaaS.

No Ahgora PontoWeb você consegue configurar diferentes jornadas de trabalho e gerenciar os horários cumpridos pelos colaboradores, com cálculos automáticos e aprovação digital do espelho de ponto.

O Ahgora PontoWeb pode ser integrado a sistemas de folha de pagamento e ERPs para sincronizar os processos de pagamento dos trabalhadores com o ponto eletrônico e a gestão financeira.

O Ahgora PontoWeb também oferece aplicativo com leitor biométrico e monitoramento remoto de dispositivos para que usuários externos também consigam bater seu ponto de qualquer lugar, contando, inclusive, com geolocalização.

Veja as avaliações do Ahgora PontoWeb no portal B2B Stack.

Conclusão

O RH 4.0 já é uma realidade para as empresas, e a digitalização do setor é o que vai garantir os melhores resultados e o aumento da produtividade em todas as áreas do negócio.

Um RH estratégico é aquele que consegue utilizar a tecnologia e um mindset inovador a seu favor para passar a tomar decisões baseadas em dados.

Além disso, a digitalização do RH ajuda o setor a mostrar aos colaboradores que a empresa está ao seu lado durante toda a sua jornada profissional, oferecendo todos os subsídios para o desenvolvimento das suas competências, assim como para engajá-los no crescimento da empresa.

Com tudo isso, as empresas conseguem melhorar sua reputação de marca empregadora, e atrair não só os melhores talentos, mas aqueles clientes que se preocupam com a forma como as empresas cuidam dos seus funcionários.

Neste conteúdo você também conheceu 5 ferramentas para automatizar processos de RH:

Etalent Pro, PandaPé, TeamCulture, Creditas @Work e Ahgora PontoWeb.

Com elas você otimiza desde os seus processos de recrutamento e seleção, até o engajamento de colaboradores, gestão de ponto e benefícios corporativos, e ainda consegue fazer pesquisas de clima organizacional para entender como está a experiência dos seus empregados e como você pode melhorá-la.

Mas não é só a digitalização do RH que é de extrema importância para os negócios. Todos os seus outros processos precisam ser automatizados, por isso, não deixe de navegar pelo portal B2B Stack para conhecer ainda mais ferramentas inovadoras! E fique à vontade para avaliar seus softwares favoritos no nosso portal!


Artigos relacionados