Softwares de folha de pagamento: 8 dicas para 2022

Publicado em 9 de dezembro de 2021

Quer saber como os softwares de folha de pagamento podem tornar seu setor de ecursos humanos mais estratégico e como todos podem ganhar com isso? Nós vamos te mostrar!

A digitalização do setor de RH e departamento pessoal faz parte da transformação digital que está acontecendo em todos os setores da economia.

Assim como em todas as áreas de um negócio, automatizar os processos de gestão do capital humano traz economia de dinheiro, eliminação de retrabalho e profissionais cada vez mais capacitados.

Além disso, depois da pandemia de COVID-19, essa automação de processos é o que vai garantir que uma empresa se recupere ou cresça de forma sustentável, sendo o setor de recursos humanos fundamental neste novo "normal". E vamos te dizer o porquê.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

Recursos humanos e os impactos da COVID-19

Entre outros dados, um relatório da ADP com o objetivo de entender os efeitos da COVID-19 sobre os colaboradores de empresas em todo o mundo, revelou que a ansiedade com a segurança no emprego fez com que quase 76% desses funcionários assumissem tarefas adicionais em suas funções, ou ainda, uma carga de trabalho maior, especialmente na América Latina e na área do Pacífico Asiático.

Isso acende alertas no setor de RH, uma vez que os profissionais precisam adequar os salários e criar estratégias que visam a saúde e bem-estar dos colaboradores sobrecarregados.

Durante este período, em que todos estão tentando lidar com os impactos do coronavírus principalmente no ambiente de trabalho, os profissionais de recursos humanos precisam deixar as tarefas manuais de lado, como os cálculos de folhas de pagamento, para que assim, consigam focar no desempenho e engajamento das equipes.

E isso só é possível com o uso da tecnologia e da automação de processos, por isso, neste conteúdo vamos dar 8 dicas de softwares de folha de pagamento que podem apoiar o RH ou departamento pessoal das empresas de todos os tamanhos nessa digitalização.

Acompanhe!

O que é folha de pagamento?

Folha de pagamento é um documento obrigatório que deve ser emitido pelas empresas, com o descritivo de toda a remuneração que os funcionários têm a receber por seus serviços prestados durante um determinado período de tempo, geralmente mensal.

Este documento precisa conter tanto informações trabalhistas do colaborador quanto os dados da empresa, que comprovam o vínculo entre empregado e empregador.

As folhas de pagamento são os meios que o colaborador possui para provar que recebe uma renda, e assim, conseguir crédito e outras vantagens no mercado, bem como para sua futura aposentadoria.

Pelo lado da empresa, as folhas de pagamento calculadas corretamente são a garantia para não sofrer processos trabalhistas e controlar o financeiro do negócio.

Portanto, ao criar uma folha de pagamento, uma via deve ficar como controle da empresa e outra é do colaborador, documento mais conhecido como "holerite".

Como funciona uma folha de pagamento?

Imagem exemplificando uma folha de pagamento. Uma folha de pagamento possui campos mostrando salário, desconto, comissão, valor liquido e valor bruto

As folhas de pagamento precisam ser calculadas com exatidão para não comprometerem a remuneração do trabalhador, e por consequência, sua motivação no trabalho.

Entretanto, não há um padrão obrigatório a seguir para construir essas folhas, mas algumas informações precisam ser demonstradas, como:

  • Nome e cargo do colaborador, e para dar mais controle à empresa, podem ser adicionadas a matrícula e data de admissão do empregado;
  • Quantidade de dias e horas trabalhadas no período, conforme dados das batidas de ponto. Os cálculos devem envolver horas extras, descansos remunerados e jornadas adicionais;
  • Valor do salário bruto;
  • Valor do salário líquido;
  • Férias e 13°;
  • Descontos como de FGTS, INSS, sindicato, afastamentos, atrasos, adiantamentos, faltas injustificadas, de vales, convênios, entre outros;
  • Benefícios como vales-alimentação, refeição e transporte, previdência privada, e outros benefícios corporativos;
  • CNPJ e razão social da empresa.

Qual a importância dos softwares de folha de pagamento?

Como você pôde ver, são vários parâmetros calculados em uma folha de pagamento. Imagine então, fazer isso para mais de um funcionário, todos os meses!

Automatizar o processo com softwares de folha de pagamento, portanto, é uma estratégia que visa eliminar falhas de cálculos manuais e repetitivos.

Isso garante mais eficiência ao setor de recursos humanos e/ou departamento pessoal, e maior economia de tempo. Desta forma, os profissionais da área conseguem focar no que mais importa:

A capacitação e engajamento dos colaboradores. Afinal, funcionários com salário em dia são mais produtivos, pois tendem a vestir de vez a camisa da empresa.

Como escolher softwares de folha de pagamento?

Os softwares de folha de pagamento precisam ser flexíveis, para lidarem com os mais diversos tipos de jornadas que um negócio pode ter. Para dar alguns exemplos do quanto são diversificadas, podemos citar as de estagiários, menores aprendiz, CLT, prestadores de serviços, à gerentes e diretores.

Além disso, esses sistemas têm que, preferencialmente, fazer integração com vários relógios de ponto para que funcionem em sincronia e forneçam atualizações de jornadas em tempo real.

Assim, é possível receber alertas quando há ausências ou atrasos, e até mesmo quando um colaborador já extrapolou seu horário de trabalho.

Para te auxiliar durante esse caminho de busca e contratação do melhor software de folha de pagamento para sua empresa, nosso portal B2B Stack reúne dezenas deles na categoria folha de pagamento, e você ainda pode solicitar o contato dos próprios desenvolvedores para agendar demonstrações e conhecer melhor o produto.

Dica B2B Stack: 8 softwares de folha de pagamento

Agora que você já sabe a importância de ter processos automatizados para gerar as folhas de pagamento dos seus funcionários, a B2B Stack vai te apresentar 8 softwares voltados para criação e gestão dessas folhas e suas particularidades, para que você escolha o mais adequado ao seu negócio.

Você vai conferir detalhes das seguintes ferramentas:

  • Group Folha
  • ADP
  • HCM Senior
  • Global Antares (Apdata)
  • SuperSoft Sistemas
  • Starsoft Folha de Pagamento
  • Totvs RH
  • Winner Folha de Pagamento (Exactus)

Group Folha

Grupo Folha. A imagem mostra um quadrado com as letras GF em cores em tons de vinho e abaixo o nome da empresa

O Group Folha é o software de gestão de folha de pagamento da Group, uma empresa que desenvolve soluções para administração condominial, shoppings, imobiliárias e empresas de serviços, e está no mercado há quase 25 anos.

Indicado para as empresas desses segmentos, o Group Folha oferece uma série de funcionalidades para elaborar as folhas de pagamento dos seus funcionários com base na importação dos lançamentos das batidas de ponto, benefícios disponibilizados e descontos pertinentes. Entre as funções do sistema estão:

  • Cadastro de sindicatos, tomadores de serviços e colaboradores conforme o cargo, jornada de trabalho e outros parâmetros, com histórico de alterações;
  • Cálculos de salário, 13°, adiantamento salarial, de lançamentos de empréstimos consignados, afastamentos, de benefícios como vales-transporte, alimentação e refeição, participação de lucro, reajuste salarial, entre outros;
  • Gestão de férias, desde a programação até alertas de vencimento;
  • Relatórios personalizados de conferência, geração de guias como GRRF, SEFIP, RAIS, Arquivo Homolognet, GRCS e de outros documentos, como MANAD, Informe de Rendimentos, entre outros;
  • Importação de planilhas;
  • Envio das obrigações trabalhistas e previdenciárias ao eSocial.

ADP

Logo da empresa ADP na cor vermelha

A ADP é uma empresa global desenvolvedora de softwares voltados para gestão do capital humano e recursos humanos, com mais de 70 anos no mercado.

Suas soluções atendem a empresas de vários segmentos como restaurantes, hotéis, construtoras, indústrias, serviços financeiros, varejo e da área da saúde e farmacêutica.

O diferencial da ADP é que a empresa disponibiliza três diferentes softwares de folha de pagamento, que são específicos para pequenas, médias e grandes empresas, e para negócios globais, que possuem colaboradores em outros países.

Também possuem um software de folha de pagamento denominado ADP Expert. Ele funciona de forma integrada com diversos outros módulos de recursos humanos, como portal do colaborador, gestão contábil, gestão de ponto e frequência, admissão digital e gestão de talentos, e pode ser utilizado por qualquer empresa.

Entre as funcionalidades de folha de pagamento da ADP estão:

  • Folha de pagamento global, em conformidade com as leis de outros países;
  • Processamento e cálculos automatizados de folhas de pagamento;
  • Compliance com as legislações previdenciárias e trabalhistas nacionais;
  • Gestão de dados dos colaboradores;
  • Serviço de terceirização da folha de pagamento;
  • Suporte online de profissionais experientes em folha de pagamento;
  • Relatórios mensais de RH e de folha de pagamento;

Se quiser saber mais sobre a ADP, é só acessar nosso guia completo aqui!

HCM Senior

Logo da empresa Senior na cor verde

A Senior é uma empresa desenvolvedora de softwares para gestão de diversos processos empresariais, com atividades em toda a América Latina e presença em todo o território brasileiro.

Entre as soluções que disponibiliza está o sistema HCM, com um módulo de folha de pagamento que pode ser adquirido à parte, e outras soluções para recursos humanos.

Com este módulo, é possível gerenciar todos os dados de cadastro dos colaboradores e mantê-los em históricos, tudo de acordo com a LGPD, além de fazer cálculos mais precisos das folhas de pagamento e rescisões.

O Senior folha de pagamento também envia as informações das folhas ao eSocial, e direto para a contabilidade, para que seu negócio fique dentro das legislações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, e possibilita a geração de guias de FGTS, INSS, Imposto de Renda (DARF), entre outras.

Global Antares (Apdata)

Logo da Global antares que faz folha de pagamento. A imagem tem uma forma na cor amarelo amarronzado e abaxi o nome Apdata em verde

O Global Antares não é um software de folha de pagamento específico para tal função, mas sim, é um sistema para RH com 19 módulos que podem funcionar de forma integrada.

A empresa desenvolvedora do Global Antares é a Apdata, ativa no mercado de tecnologias para gestão do capital humano e terceirização para RH desde 1984.

O módulo de folha de pagamento do software atende a todas as legislações vigentes e pode enviar dados das folhas dos funcionários ao eSocial.

Há flexibilidade para cadastrar colaboradores, salários e benefícios de vários tipos de cargos, como estagiários, menores aprendiz, CLT, comissionados, autônomos, terceirizados, diretores, expatriados, entre outros, para obter o cálculo preciso das folhas de pagamento.

Também é possível:

  • Gerenciar férias;
  • Gerenciar valores de FGTS dos colaboradores junto à CEF;
  • Cadastrar dependentes;
  • Calcular afastamentos e rescisões;
  • Gerenciar transferências de colaboradores entre empresas;
  • Gerar guias de recolhimento;
  • Processar rotinas de 13° salários;
  • Processar folhas de pagamento com periodicidades diferentes, como diárias, semanais, decenais, quinzenais e outras;
  • Fazer retrocálculos;
  • Armazenar todos os históricos das folhas com informações da época em que foram processadas.

O Global Antares pode ser utilizado por empresas de pequeno, médio ou grande porte.

SuperSoft Sistemas

Logo da Supersoft sistema de folha de pagamento em cor azul

A SuperSoft é uma empresa que oferece sistemas de gestão, há mais de 27 anos, para empresas de diversos segmentos, como indústrias, atacadistas, empresas de serviços e escritórios de contabilidade.

Seu software de folha de pagamento foi desenvolvido para otimizar as rotinas dos profissionais do departamento pessoal e permite o envio de informações direto ao eSocial, bem como o trabalho colaborativo em folhas de pagamento.

Entre as funcionalidades do software de folha de pagamento da SuperSoft estão:

  • Emissão de guias de recolhimento, como GPS, DARF e Contribuição Sindical;
  • Importação de dados dos principais relógios de ponto eletrônico;
  • Cálculo de rateio de funcionários;
  • Cálculo automático de salário, férias, 13° e rescisão;
  • Emissão de cheques;
  • Relatórios personalizados;
  • Flexibilidade para criar fórmulas para qualquer evento que precise ser calculado nas folhas;
  • Gestão de horas mensais e extras;
  • Gestão de transferências de funcionários entre departamentos ou empresas.

Starsoft Folha de Pagamento

Logo da Starsoft na cor cinza. A Starsoft trabalha com folha de pagamento

A StarSoft é uma empresa que desenvolve sistemas de gestão integrados desde 1988, sendo o StarSoft Folha de Pagamento um destes softwares, indicado para pequenas, médias e grandes empresas.

O sistema de folha de pagamento da StarSoft está em compliance com as legislações trabalhistas, e além disso, envia todas as informações das folhas ao eSocial.

Outras funcionalidades disponibilizadas pelo sistema são:

  • Configuração do sistema conforme regras trabalhistas internas;
  • Gestão de benefícios, com possibilidade de levantamento individual ou coletivo das necessidades dos colaboradores;
  • Portal do colaborador, para dar acesso aos próprios funcionários aos seus recibos de pagamento, comprovantes, treinamentos, solicitações de férias e banco de horas;
  • Relatórios de gestão de folhas de pagamento;
  • Cálculo automático das folhas de pagamento;
  • Atualizações em tempo real de colaboradores em férias, em afastamento ou em atividade;
  • Revisão das jornadas de trabalho conforme cargos e salários.

Se você quiser conhecer mais sobre o ERP da StarSoft, acesse nosso conteúdo completo aqui.

Totvs RH

Logo da Totvs na cor preta com um circulo a esquerda

A Totvs é uma empresa de tecnologia brasileira, que disponibiliza sistemas de gestão integrados, além de soluções de inteligência de dados, e que hoje, possui atividades em mais de 40 países.

As soluções de RH da Totvs abrangem tanto funcionalidades para gestão do capital humano quanto para departamento pessoal, sendo que essas, abrangem folha de pagamento, ponto e medicina e segurança do trabalho.

O módulo de folha de pagamento da Totvs disponibiliza integração com módulos contábeis e financeiros, a automação de processos de férias, o envio das informações das folhas ao eSocial, assim como fornece relatórios personalizados de gestão.

Winner Folha de Pagamento (Exactus)

Logo da Winner folha de pagamento. A imagem possui um desenho de uma foilha com um avatar de uma pessoa no canto debaixo. O fundo da imagem possui a cor azul

O software de folha de pagamento Winner é um sistema da Exactus Software, empresa que está há 50 anos no mercado de soluções de tecnologia, presente em mais de 150 cidades brasileiras e com mais de 17 mil usuários no país.

O Winner permite a customização de fórmulas de cálculos das folhas de pagamento dos funcionários para se adequar às regras de cargos e salários da empresa, e além disso oferece:

  • Cadastro de colaboradores de cargos variados e de benefícios corporativos;
  • Cálculos de adiantamentos, de folha mensal, complementar, 13°, férias, rescisões, entre outros;
  • Envio de dados ao eSocial;
  • Emissão de cheques;
  • Importação de dados do ponto eletrônico;
  • Emissão de guias de recolhimento;
  • Vários tipos de relatórios parametrizáveis.

Conclusão

Os setores de recursos humanos e departamento pessoal terão enormes desafios para gerenciar o capital humano das empresas após a crise causada pela pandemia.

Várias mudanças que aconteceram neste período afetaram não só o emocional dos colaboradores, como o otimismo percebido em relação ao trabalho, mas também o impactou fisicamente, pois muitos aderiram a rotinas mais pesadas do que o normal.

Com isso, a responsabilidade do setor de recursos humanos passa a ser equilibrar essas dificuldades e manter o ambiente de trabalho saudável e funcionando.

No entanto, sem a digitalização do setor e de processos que demandam várias horas para serem realizados, por requererem análises minuciosas, por exemplo a gestão das folhas de pagamento, é impossível dar conta de todas essas tarefas.

Dessa forma, os softwares de folhas de pagamento são importantes ferramentas para deixar a gestão mais eficiente, com ganhos de produtividade e eliminação de erros.

Em conclusão, neste conteúdo você conheceu 8 desses sistemas:

Group Folha, ADP, HCM Senior, Global Antares (Apdata), SuperSoft Sistemas, Starsoft Folha de Pagamento, Totvs RH e Winner Folha de Pagamento (Exactus).

Em resumo, eles podem atender a empresas de diversos portes e segmentos pela sua capacidade de personalização conforme as regras do negócio, e além disso, fazem cálculos automáticos de jornadas de trabalho a partir da integração com relógios de ponto, e de férias, 13°, benefícios, descontos e FGTS, por exemplo.

Os softwares de folha de pagamento que você conheceu aqui, também enviam todas essas informações ao eSocial, para garantir que o seu negócio consiga cumprir prazos e ficar dentro das obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Agora que você viu alguns dos softwares de folha de pagamento, navegue pela B2B Stack para conhecer mais de 23 mil ferramentas que otimizam todos os seus processos!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados