Saiba se o StarSoft ERP é o sistema de gestão ideal para você

Publicado em 25 de maio de 2021

Automatizar os processos de gestão de uma empresa é a melhor forma para otimizar tempo e reduzir custos e falhas operacionais. Ferramentas como o StarSoft ERP oferecem inúmeras funcionalidades para tornar o gerenciamento de diversos setores mais prático e eficiente.

É importante salientar que os ERPs são softwares indispensáveis para quem quer obter sucesso em seu negócio. Eles podem integrar e sincronizar os resultados de todos os departamentos, e assim, facilitar as tomadas de decisões.

Com a visão panorâmica que essas ferramentas proporcionam, consegue-se saber exatamente quando e onde investir seus recursos, ter uma previsibilidade das receitas da empresa e até mesmo estruturar estratégias de marketing para produtos menos vendidos.

A variedade de softwares ERPs é imensa. Você encontra no mercado ERPs para varejo, ERPs para e-commerce, ERPs para contabilidade entre muitos outros que estão cada vez mais adaptados para atender às altas demandas.

Segundo uma pesquisa divulgada na Forbes, cerca de 87,5% das empresas brasileiras realizaram ações em 2020, em meio à pandemia de COVID-19, para se adequarem à transformação digital.

Isso significa que daqui para frente, cada vez mais empresas tendem a se renderem à automação de processos e seus benefícios.

E se engana quem pensa que estes softwares são eficazes e podem ser utilizados somente nas grandes empresas. 

A StarSoft, assunto deste texto, possui ERPs para pequenas e também para as grandes corporações, com a vantagem do armazenamento em nuvem, o que desobriga a instalação de sistemas em seus dispositivos e aumenta a segurança e precisão dos dados.

Veremos então, o que o StarSoft ERP para pequenas empresas e o Starsoft ERP para grandes empresas podem oferecer de melhor aos seus usuários.

O que é o StarSoft ERP?

StarSoft ERP é um software completo para gestão de empresas, que pode ser adquirido em módulos de acordo com as necessidades de cada negócio, capaz de integrar desde o setor financeiro até vendas e logística. 

O software promete implantação e aprendizado por parte de seus usuários em 55 dias, o que agiliza o retorno do investimento feito na ferramenta.

É indicado para empresas de diversos segmentos e por conter soluções específicas para PMEs e para grandes empresas separadamente, basta fazer um estudo para identificar suas necessidades. 

Veja nosso post sobre os 6 passos para implantar um ERP em seu negócio para te auxiliar neste processo.

Com o StarSoft ERP, é possível automatizar os processos de gestão e o fluxo de trabalho, de forma a eliminar os processos manuais e repetitivos, diminuir as falhas de análises dos dados e de digitação incorreta, aumentando assim a produtividade da empresa, e por consequência, sua receita.

  • StarSoft ERP para PMEs

Os ERPs possuem grande importância dentro dos pequenos negócios. Uma empresa que está iniciando ou que está em busca de seu crescimento, precisa se adaptar à transformação digital que vem ocorrendo nos últimos anos.

Desta forma, se cria uma cultura de desenvolvimento sólido e com processos padronizados desde o início, o que é fundamental para manter as portas abertas e poder até mesmo concorrer com empresas já consolidadas no mercado.

O StarSoft ERP para pequenas e médias empresas oferece módulos para os setores financeiro, de manufatura, de vendas e distribuição, de suprimentos, para gestão de frotas e controladoria.

À parte, pode ser contratado o módulo de gestão fiscal, que conta com funcionalidades para emissão de notas fiscais eletrônicas, SPED fiscal, e ainda disponibiliza especialistas na área para te auxiliar em todo o processo, mantendo a empresa em dia com suas obrigações fiscais e tributárias, tanto estaduais quanto federais.

Os módulos de recursos humanos também podem ser adquiridos à parte. Nestes módulos você terá a possibilidade de gerenciar de forma assertiva os cargos e salários dos colaboradores e ficar em conformidade com o eSocial de forma prática.

Ainda oferece funcionalidades para recrutamento e seleção, medicina e segurança do trabalho, controle de frequência, gestão de pessoas e de benefícios, ponto eletrônico, portal do colaborador, compliance com impostos e folha de pagamento. 

Dê uma olhada também em nosso outro post com dicas de ERPs gratuitos para pequenas empresas para conhecer outras ferramentas.

  • StarSoft ERP para grandes empresas

O StarSoft ERP para grandes empresas reúne ferramentas para gestão financeira, gestão de vendas e distribuição, gestão de manufatura, gestão de projetos, gestão de frotas, gestão de suprimentos, controladoria e gestão fiscal.

O diferencial entre o software para pequenas e médias empresas e grandes corporações está na integração dos módulos de BI e Workflow, que dão ainda mais funções analíticas ao StarSoft ERP para grandes empresas.

Nos próximos tópicos, iremos abordar detalhadamente todas essas funcionalidades oferecidas pelo StarSoft ERP para grandes empresas.

Veja também nosso post sobre ERPs para médias e grandes empresas com três dicas de ferramentas para te auxiliar na busca pela mais adequada ao seu negócio.

StarSoft, a empresa

A empresa StarSoft foi fundada no ano de 1988 e seu foco é no desenvolvimento de ferramentas corporativas inovadoras que auxiliam no aumento da produtividade e crescimento sustentável de empresas.

Oferece soluções para gestão de folha de pagamento, recursos humanos, controladoria, gestão financeira, gestão fiscal, gestão de frotas, manufatura, suprimentos, vendas e distribuição.

A StarSoft prioriza em suas soluções a excelência tecnológica, o design moderno e o cuidado com a relação entre empresas e clientes.

A empresa ganhou premiação Top of Mind de RH nas categorias de Folha de Pagamento e Tecnologia para Gestão de RH em 2018, 2019 e 2020, sendo referência neste segmento.

Detalhes do StarSoft ERP para PMEs

O StarSoft ERP para PMEs pode auxiliar, e muito, na gestão de todas as áreas da empresa, padronizando os processos e aumentando a confiabilidade de colaboradores e clientes. 

Também é válido dizer, que a partir de todos os módulos pode-se extrair relatórios detalhados que facilitam a visibilidade da situação de cada setor.

Funcionalidades 

  • Financeiro

Para gerenciar a área financeira, o StarSoft ERP disponibiliza funcionalidades de planejamento orçamentário, que tem como base o cálculo de orçamentos passados aos clientes e os concretizados, por período.

Também é possível controlar de forma sincronizada o fluxo de caixa e as contas a pagar e a receber, e obter demonstrativos de resultados, visualizando lucros e margens a partir dos relatórios personalizáveis. 

O software também possui funcionalidade para conciliação bancária, integrando os principais bancos, para que se extraia ou transmita documentos eletrônicos, bem como para realizar o pagamento de títulos.

Com a gestão de rateios e suas funções analíticas, é possível saber os centros de receitas e despesas, e assim, identificar quais são os setores que necessitam de mais atenção.

Além disso, você ainda pode obter análises de risco e controlar as inadimplências de seus clientes.

  • Manufatura

Para manufatura, o StarSoft ERP disponibiliza funcionalidades para um controle completo das ordens de produção, do estoque de insumos e de produtos já fabricados e dos pedidos de compra para seus fornecedores.

Com as ferramentas de planejamento de produção e do plano de necessidade de materiais, é possível sincronizar a produção de seus produtos com o cálculo das demandas, bem como com o cálculo de insumos e produtos já fabricados e disponíveis em estoque, o que evita desperdício de materiais. 

O cadastro de materiais pode ser feito por categoria e por particularidades de cada um, o que também facilita o planejamento da produção dos produtos de acordo com suas características.

  • Vendas e Distribuição

No módulo de vendas e distribuição, você encontra ferramentas para personalizar seu catálogo de preços de acordo com a característica de cada venda. É possível adicionar custos ou descontos à tabela, fretes, comissão, entre outras customizações.

Também é possível emitir notas fiscais eletrônicas, de consumidor e notas fiscais de serviços, bem como gerenciar contratos individuais e recorrentes e prever as demandas de vendas baseadas nos históricos dos períodos anteriores.

  • Suprimentos

Para gerenciar os suprimentos da empresa, o Starsoft ERP oferece soluções para controlar e avaliar as cotações de fornecedores, e assim, facilitar os comparativos de valores e as negociações, dando a possibilidade de os fornecedores responderem aos questionamentos online.

Também oferece ferramentas de gestão de estoque e automatização de pedidos de compras baseados nas quantidades de materiais disponíveis, gerar notas fiscais de entrada e ainda integrar essas informações aos setores financeiro e contábil para manter os cálculos de valores sempre atualizados.

Além disso, para empresas que importam mercadorias, o software preenche automaticamente declarações de importações (DIs), notas fiscais e guias de ICMS.

  • Gestão de Frotas

Para gerenciar suas frotas, o StarSoft disponibiliza soluções para controlar o abastecimento de veículos, a vida útil de pneus, bem como para controlar ocorrências, manutenções e gastos de cada um, possibilitando também a produção de notas fiscais de manutenção.

  • Controladoria

Com as ferramentas de contabilidade, é possível realizar o fechamento contábil, a produção de balancete simplificado e o gerenciamento de apurações de contas de forma automatizada.

A contabilidade pode ser realizada individualmente para cada setor da empresa, ou de forma integrada, sincronizando os resultados da área de vendas, estoque, compras, financeiro, folha de pagamento e ativo fixo.

  • Preço do StarSoft ERP para PMEs

Por serem montados em módulos, os ERPs são bem acessíveis para os micro, pequenos e médios negócios, pois você só irá pagar pelos módulos que realmente precisar em sua empresa, este é um diferencial dessas ferramentas.

Para saber os valores do StarSoft ERP para PMEs, é necessário entrar em contato com a plataforma para que os especialistas identifiquem quais os módulos mais adequados em seu negócio.

Outra vantagem é que você pode iniciar com um módulo específico de acordo com sua necessidade e adicionar mais módulos conforme sua empresa cresce, cria mais setores e contrata mais colaboradores.

O StarSoft ERP ainda disponibiliza uma demonstração de seus produtos para que você veja na prática como funcionam.

Detalhes do StarSoft ERP para grandes empresas

Veremos agora, detalhadamente, as funcionalidades oferecidas nos módulos do StarSoft ERP para as grandes empresas.

Funcionalidades 

  • Financeiro

Para o setor financeiro, o StarSoft ERP oferece funcionalidades de planejamento orçamentário, cruzando os orçamentos enviados aos clientes com os que foram concluídos e podendo aplicar filtros por períodos.

A funcionalidade para gestão do fluxo de caixa permite a visualização de seus recebimentos, conseguindo também prever arrecadações futuras e projetar diferentes cenários a partir de análises gráficas.

O módulo financeiro ainda conta com conciliação bancária com os principais bancos para acompanhar o fluxo de entrada e saída de valores, bem como para realizar a quitação de títulos de forma automática.

Você também consegue gerenciar as contas a pagar e a receber em sincronia com as vendas realizadas ou notas fiscais criadas, entre outras regras estabelecidas.

O módulo ainda conta com relatórios analíticos de lucro e margem atualizados em tempo real para que você consiga planejar a utilização de seus recursos de forma assertiva e gerenciar a rentabilidade do negócio.

Com a possibilidade de gestão de crédito a clientes, você avalia o risco do cliente e extrai dados sobre as inadimplências em seu negócio.

A gestão de rateios com funções analíticas permite que você tenha controle sobre as receitas e despesas geradas por cada setor ou filial, por exemplo, o que auxilia no direcionamento correto de recursos.

  • Manufatura

Para as indústrias, o módulo de manufatura do StarSoft ERP é eficiente no planejamento de produção dos produtos e controle do inventário, desde a necessidade de compra de insumos, incluindo também dados de fornecedores, até a gestão de estoque. Tudo atualizado em tempo real.

O gerenciamento de estrutura dos produtos permite a conferência de produtos acabados ou semi-acabados, contemplando histórico de revisões e alterações e gestão da engenharia dos produtos.

Este módulo ainda permite o cadastro de materiais, podendo incluir suas particularidades, e assim, a partir de suas características, planejar a linha de produção que será desenvolvida.

O plano de necessidades de materiais abrange cálculo do MRP (Material Requirements Planning) para produção de produtos a partir das solicitações dos clientes, tanto fixas quanto contínuas, considerando a data de entrega e disponibilidade de insumos.

Também possui uma outra funcionalidade que segue a mesma linha, porém, de forma mais avançada: o planejamento de recursos de produção – MRP II

Nesta funcionalidade, os cálculos são mais detalhados e consideram o estoque do produto, todas as ordens de produção, as compras já realizadas, sugerindo também saldo de aquisição e produção. 

O roteiro de fabricação pode ser aplicado a diversos produtos que tenham o mesmo processo produtivo, padronizando as etapas de fabricação pelo qual cada produto precisa passar.

Os relatórios relacionados ao setor podem ser extraídos de forma integrada, tanto pelo desktop quanto por dispositivos móveis, com todos os dados atualizados em tempo real, dando uma visibilidade macro de todo o departamento.

  • Vendas e Distribuição

Para vendas e distribuição, o StarSoft ERP oferece funcionalidades para emissão de notas fiscais de serviço, eletrônicas e de consumidor.

É possível gerenciar contratos únicos ou recorrentes, bem como receber alertas nas datas de renovação destes contratos, gerenciar produtos ou serviços vendidos, as fases dos contratos, prazos de garantia, entre outros dados importantes.

Você consegue obter uma previsão de demandas com base nos históricos de vendas e por meio dos pedidos em aberto.

A configuração de sua tabela de preços pode ser personalizável considerando os diversos fatores para a venda dos produtos ou serviços, como descontos ou acréscimos a serem aplicados, frete, comissão, forma de pagamento, entre outros.

Também há possibilidade de configurar workflows de aprovação e notificação, facilitando a interação dos envolvidos nos processos de venda 

  • Suprimentos

O StarSoft ERP fornece como funcionalidade um mapa de cotações. Este mapa é útil para comparar ofertas de fornecedores e apresentá-lo no momento de uma negociação. O mapa de cotações reúne informações sobre as condições praticadas pelos seus fornecedores, últimos valores e últimas quantidades de mercadorias adquiridas.

A automatização de pedidos e gestão de compras podem ser utilizadas para controlar e acompanhar o status de requisições de compras que foram lançadas de forma manual ou através do cálculo de demandas realizado no planejamento de recursos. Também é possível emitir notas de entrada e gerenciar os processos de devolução.

A gestão de estoque é uma das funcionalidades mais importantes do StarSoft ERP. Você tem atualização em tempo real do saldo de seu estoque tanto de produtos quanto de insumos, que pode ser organizado em categorias, fazendo com que você evite custos desnecessários com materiais em determinados momentos.

A integração do módulo de suprimentos com os módulos financeiro e contábil também é de extrema importância para manter as contas a pagar e a receber atualizadas e sincronizadas, bem como para manter registros contábeis.

A automação do processo de gestão de importação preenche e registra declarações de importação (DIs), notas fiscais de entrada e complementar e guias de ICMS, dando maior agilidade e eficiência nessas transações.

O StarSoft ERP ainda oferece uma funcionalidade de eProcurement, na qual é possível avaliar e aprovar cotações, bem como permitir que fornecedores respondam informações dessas cotações de forma online. 

  • Gestão de Frotas

As funcionalidades StarSoft ERP para gestão de frotas permitem gerenciar o consumo de combustível de suas frotas, o gasto de pneus, localização e sua vida útil, e calcular estes gastos por veículo.

Também é possível controlar as ocorrências de cada veículo, bem como as manutenções que devem ser realizadas em cada um e abrir ordens de manutenção quando necessário.

  • Controladoria

Para contabilidade, o StarSoft ERP disponibiliza soluções contábeis para cada departamento e também de forma integrada, sincronizando as ações contábeis dos setores estoque, compras, vendas, financeiro, folha de pagamento e ativo fixo.

Os planos de conta se adequam à legislação e também ao SPED fiscal, inclusive se necessário a utilização de outras moedas que não o real.

Com o StarSoft ERP é possível automatizar o fechamento contábil, gerenciar as apurações das contas contábeis e os cálculos dessas contas, permitindo também a produção de um balancete simplificado, evitando assim as falhas que poderiam ocorrer caso essas ações fossem realizadas de forma manual. 

  • Preço do StarSoft ERP para grandes empresas

Como se tratam de módulos específicos para cada setor e demanda, é necessário contato com a plataforma para identificação das soluções mais adequadas ao seu negócio, conforme as necessidades.

Você também conta com demonstração das ferramentas oferecidas pela StarSoft para que veja se realmente são as mais adequadas para sua empresa.

Conclusão 

Os ERPs são ferramentas fantásticas para automatizar os processos de gestão de uma empresa de qualquer porte ou segmento. 

Os módulos integrados dão uma visão 360° de todos os setores do negócio, percebendo os departamentos que geram mais lucros ou despesas.

Além disso, você ainda conta com relatórios personalizáveis que facilitam as tomadas de decisões mais assertivas.

Você também consegue sincronizar o setor de vendas com seu estoque e o financeiro, sabendo assim, o exato momento de produzir ou adquirir mercadorias e ainda controlando o fluxo de caixa simultaneamente e em tempo real.

Entre outras soluções que os ERPs disponibilizam, uma das maiores facilidades é a de ficar dentro das obrigações fiscais e tributárias, já que sem uma ferramenta que automatiza este processo, se torna muito mais difícil lembrar de tantas regras que podem mudar a qualquer momento.

O StarSoft ERP oferece essas e outras funcionalidades para pequenas, médias ou grandes empresas, cobrando apenas por aquilo que você realmente necessita dentro de seu negócio e utilizando de uma metodologia de fácil implementação e aprendizado dessas ferramentas, para que você colha os frutos desta automação o quanto antes.

Aproveite agora para dar uma olhada na categoria completa de softwares ERPs no portal B2B Stack, fazer comparativos entre ferramentas e ver as avaliações de usuários reais destas soluções para escolher a que mais se adapta às suas necessidades.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados