Saiba porquê usar régua de cobrança para planos recorrentes

Publicado em 10 de março de 2022

Quer saber o que é régua de cobrança, suas vantagens e como planejar este processo para planos recorrentes? Acompanhe este conteúdo porque vamos te contar!

Os planos recorrentes, comuns em clubes de assinatura, no mercado SaaS, em instituições de ensino, convênios de saúde, academias, entre tantos outros modelos de negócios, estão em alta devido aos novos hábitos de compra dos consumidores.

Cada vez mais as pessoas estão buscando as melhores experiências na sua jornada de compra, e a recorrência é capaz de proporcionar benefícios tanto para as empresas quanto para os clientes.

Entretanto, a gestão de cobranças dentro dos negócios que optam por este modelo de vendas precisa ser muito eficiente para evitar transtornos para todos os envolvidos.

Afinal, de um lado ninguém quer ser cobrado indevidamente, e do outro, não é vantagem ter um grande volume de inadimplências.

Entenda mais nos próximos tópicos sobre como a régua de cobrança pode ser crucial para os seus processos de cobranças, e como uma plataforma como a FFatura Simples é essencial para a gestão dos planos recorrentes.

O que é régua de cobrança?

Imagem de um passo a passo sobre régua de cobrança com a fatura simples

Régua de cobrança é um recurso utilizado pelas empresas para planejar e estabelecer um fluxo de comunicação, geralmente automatizado, para cobrar clientes antes e/ou depois da data de vencimento de uma fatura.

A régua de cobrança é um processo que facilita o acompanhamento dos pagamentos que um negócio têm para receber, sendo eficiente para contatar os clientes em momentos estratégicos, para que, ou não se esqueçam de efetuar o pagamento de uma cobrança prestes a vencer, ou para lembrá-los de uma dívida vencida.

Sendo assim, essa estratégia é bastante eficiente para todos os tipos de planos recorrentes.

Como funciona uma régua de cobrança?

Uma régua de cobrança precisa ser personalizada conforme as demandas de recebimentos da empresa, no entanto, algumas regras são fundamentais para que ela funcione, como a frequência e o modo em que as comunicações, lembretes e notificações serão disparados aos clientes.

Além disso, um ponto importante sobre a régua de cobrança é que ela não deve funcionar apenas para quem já está com faturas atrasadas, pois seu objetivo ao implementá-la deve ser, justamente, a redução do número de clientes inadimplentes.

Também devem ser levados em consideração os meios de pagamento que você disponibiliza para assinatura dos seus planos recorrentes ao montar sua régua de cobrança, pois ela terá regras específicas para pagamentos no cartão de crédito, boleto, débito automático e PIX, por exemplo.

Por fim, e o mais importante, é que para funcionar corretamente, sua régua de cobrança deve ser automatizada, ou seja, é necessário contar com uma plataforma de pagamento recorrente que te ajude a personalizá-la conforme as necessidades, e explicaremos os motivos mais adiante.

Por que usar a régua de cobrança para planos recorrentes?

Em um momento tão delicado, em que o poder de compra do consumidor foi afetado pela pandemia e por tantos outros fatores, como a inflação, além de o país ter cerca de 63,4 milhões de brasileiros inadimplentes, devendo juntos mais de R$ 253 bilhões em dívidas conforme dados divulgados, é preciso ter estratégias eficientes para não perder clientes, nem dinheiro.

Os planos recorrentes, portanto, são uma opção para as empresas que querem ir além das vendas avulsas para ter receitas fixas e previsíveis e fidelizar clientes por muito tempo.

As cobranças recorrentes são aquelas realizadas em uma frequência pré-estabelecida e por um determinado período.

Neste modelo de vendas os clientes assinam planos mensais, semestrais ou anuais, por exemplo, para receber kits de produtos, como nos clubes de assinatura de livros, ou para obter serviços recorrentes, como no caso dos streamings Netflix e Spotify.

Ao utilizar uma régua de cobrança para seus planos recorrentes você consegue controlar as assinaturas com eficiência, uma vez que clientes diferentes optam por datas de vencimento de fatura diferentes e meios de pagamento diferentes.

Sendo assim, com a régua de cobrança é possível gerenciar os pagamentos de cada assinatura de forma particular, independente das condições escolhidas pelo cliente.

A importância da automação da régua de cobrança

Imagem que mostra uma pessoa colocando uma moeda em cima de outras moedas que estão em uma mesa

A automação de processos é um dos pilares da transformação digital, e especialmente, o principal diferencial que uma empresa precisa adotar nos dias de hoje, em que ao menos 87,5% das empresas no Brasil já providenciaram alguma iniciativa voltada à transformação digital desde 2020.

Com os processos de régua de cobrança isso não pode ser diferente.

Isso porque assim como na hora de vender, onde se utiliza um funil de vendas para entender quais são as melhores abordagens para cada etapa da jornada do cliente, o momento de cobrá-lo também deve levar em consideração seu perfil e a hora certa de abordá-lo, e é isso que a automação da régua de cobrança faz.

Outros benefícios dessa automação são o aumento da produtividade das equipes financeiras, a eliminação das falhas operacionais, a redução de inadimplências dos planos recorrentes e o profissionalismo na hora de cobrar.

Aumentar a produtividade e ganhar agilidade

A automação da régua de cobrança faz com que as mensagens de cobrança sejam enviadas automaticamente para os clientes no momento ideal, sem a necessidade de atuação manual das equipes financeiras.

Imagine se cada pessoa do setor financeiro da sua empresa precisasse enviar, uma a uma, cada mensagem de cobrança para os clientes, levando em consideração o vencimento de cada um dos planos recorrentes, os dias em atraso das faturas ou os dias que faltam para vencer, e as dezenas de clientes que assinam um plano do seu negócio…

Pois bem, essa não é uma alternativa para os dias atuais, onde a produtividade faz total diferença na receita da empresa.

Eliminar falhas operacionais

Por falar em enviar cobranças manualmente, isso não seria um problema se o seu negócio tivesse apenas um ou dois clientes assinando planos recorrentes, não é verdade?

Mas a ideia não é essa, definitivamente! O objetivo ao disponibilizar planos recorrentes é alcançar cada vez mais público e fidelizá-lo, sendo que tomar conta de todos os pagamentos sem automatizar as análises dessas cobranças fatalmente trará muitas falhas operacionais.

Com isso, muitos clientes inadimplentes podem passar despercebidos, enquanto os clientes adimplentes podem receber cobranças indevidas, por exemplo, o que não acontece quando se tem uma régua de cobrança automatizada.

Reduzir inadimplências

Reduzir as inadimplências é o foco principal de ter uma régua de cobrança automatizada, uma vez que este processo ajuda a lembrar os clientes que eles estão devendo para sua empresa, mesmo que sua fatura ainda não tenha vencido, e é claro, de forma sucinta e despretensiosa.

Além disso, é na hora de enviar a comunicação pela régua de cobrança que você poderá enviar uma segunda via da fatura, evitando que ele não tenha a possibilidade de pagá-la.

Cobrar de maneira profissional

Quem nunca recebeu uma ligação de cobrança grosseira e invasiva que atire a primeira pedra! E quem nunca recebeu uma cobrança indevida também!

Brincadeiras à parte, cobrar com profissionalismo e empatia é um diferencial em um mundo onde parte das empresas, especialmente as de cobranças, só estão preocupadas com o volume de recuperação de inadimplências, e não com a experiência do cliente.

Em muitos desses casos as cobranças são bastante falhas, seguindo um script que muitas vezes não dá nem tempo de ouvir o que a pessoa do outro lado da linha está falando, com oportunidades de regularização que não cabem no cenário do cliente, e o foco não está em ajudá-lo, mas sim, em receber os pagamentos em atraso.

É preciso pensar que, mesmo que um cliente esteja inadimplente não significa que ele não possa pagar sua dívida e comprar novamente neste negócio.

Pelo contrário! As empresas também podem ser lembradas pelas boas práticas e oportunidades que oferecem para que o cliente consiga pagar sua dívida, e assim, continuar sendo fiel e defensor de uma marca.

Ao automatizar sua régua de cobrança e enviar os comunicados e lembretes de pagamentos de forma sutil e nos momentos certos, além de aumentar a probabilidade dos clientes não se tornarem inadimplentes, você ganha credibilidade por ter um processo eficiente, inteligente e profissional.

E ainda mais, com uma régua de cobrança automatizada você consegue fazer análises preditivas sobre o seu faturamento e gerar propostas de regularização mais atrativas para o momento do seu cliente.

• Leia também o conteúdo: 8 motivos para automatizar cobranças na sua empresa!

Dica B2B Stack: Como automatizar sua régua de cobrança

Veja a partir de agora, algumas dicas para criar e automatizar sua própria régua de cobrança hoje mesmo:

Escolher a plataforma ideal, definir o modelo de comunicação, escolher a melhor linguagem para falar com os clientes e acompanhar os resultados.

Primeiro, escolha a plataforma ideal

Logo da Fatura simples com um desenho de um avião de papel a direita do nome

Atualmente, existem milhares de ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Só no nosso portal B2B Stack, por exemplo, temos mais de 23 mil softwares cadastrados e categorizados, e ainda contando…

Nem todas as ferramentas conseguem se adequar ao seu modelo de negócio, mas, a plataforma da Fatura Simples fornece os recursos necessários para que você gerencie suas cobranças de forma automatizada, sendo indicada para empresas com faturamento recorrente de todos os tamanhos.

A Fatura Simples possui planos personalizados conforme a quantidade de clientes que são faturados pelo seu negócio mensalmente, ajudando as empresas a crescerem com mais tranquilidade.

A plataforma também oferece ferramentas para que você crie seus planos recorrentes, emita notas fiscais eletrônicas, para receber pagamentos via boleto, links de pagamento, PIX e cartão de crédito, assim como para personalizar sua régua de cobrança e notificar seus clientes por e-mail ou SMS.

Assim que um assinante contratar seu plano, ele poderá acessar sua Área do Cliente para emitir segunda via de faturas e acompanhar seu contrato, possibilitando que ele renove a contratação rapidamente de forma independente.

Defina o modelo adequado de régua de cobrança

Definir o melhor modelo de régua de cobrança é essencial para obter bons resultados, afinal, se um cliente faz pagamentos por boleto, não faz sentido que ele receba comunicações falando sobre cartão de crédito, não é mesmo?

Além disso, é preciso estabelecer de quanto em quanto tempo as mensagens e notificações serão enviadas, de forma que não fiquem nem tão distantes, para que o cliente não se esqueça da sua empresa, e nem tão próximas umas das outras, enchendo a caixa de e-mail do assinante com comunicados de cobrança.

• Você pode escolher aqui o melhor modelo de carta de cobrança!

Escolha a melhor linguagem e canais para falar com clientes

Para escolher a melhor linguagem e os canais onde serão enviadas as notificações de cobrança, é preciso que você conheça quem são seus clientes.

Se você tem um público mais jovem, o WhatsApp pode ser um canal de comunicação eficiente para enviar notificações, e a linguagem usada nas mensagens precisa ser mais descontraída, por exemplo.

Por outro lado, há clientes que podem preferir as notificações por e-mail ou SMS, por isso, fazer um estudo sobre as suas personas pode ajudar durante todo o fluxo de comunicação.

Acompanhe os resultados

Nem precisamos dizer o quanto é importante acompanhar os resultados obtidos com sua régua de cobrança, não é verdade?

Somente acompanhando de perto a quantidade de inadimplentes que você conseguiu recuperar utilizando a estratégia pode te trazer insights sobre como melhorar ainda mais sua abordagem.

E se você ainda não tiver conseguido recuperar clientes o suficiente, você pode contar com a plataforma da Fatura Simples para criar clubes de vantagens para os clientes, o que pode incentivar ainda mais os pagamentos em dia dos planos recorrentes para uso dos benefícios.

Conclusão

A régua de cobrança é uma importante ferramenta para evitar inadimplências nos negócios, principalmente nos que atuam no modelo de vendas recorrentes, e também para ter um processo de cobrança profissional, livre de falhas operacionais e não invasivo.

Neste conteúdo você entendeu o que é régua de cobrança, quais são os benefícios de implementá-la no seu negócio, e como você pode fazer para personalizar e automatizar a sua.

Você também conheceu a plataforma de planos recorrentes Fatura Simples.

A Fatura Simples auxilia não só na criação e automação do melhor modelo de régua de cobrança conforme as necessidades da sua empresa, mas também permite criar seus próprios planos de assinatura para que o seu negócio possa faturar mais.

Além disso, ela oferece outras ferramentas para que você tenha o crescimento do seu negócio com uma gestão de cobranças automatizada e eficiente.

Agora que você sabe tudo sobre planos recorrentes, régua de cobrança, e como personalizar a sua, dê uma olhada nas avaliações da Fatura Simples feitas por usuários reais no B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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