Sales Cloud: dominando o CRM de vendas da Salesforce

Publicado em 24 de novembro de 2020

Salesforce Sales Cloud

A escolha de um CRM de vendas pode ajudar muito em processos chave da empresa sendo possível, com boas práticas, a conquista de novos leads, organização de contatos, melhora no relacionamento com os clientes e muito mais. O Sales Cloud, desenvolvido pela Salesforce, é uma das principais opções da categoria.

Encontrar maneiras de aumentar e acelerar as vendas é um desafio enfrentado por todos os gestores que desejam ver sua empresa prosperar. Pensando em fazer isso de maneira inteligente e automatizada, o Sales Cloud é o CRM de vendas da Salesforce, plataforma que é considerada hoje como líder mundial em CRM.

Mas para conseguir entender o grande diferencial que essa ferramenta pode trazer para a sua operação, antes é preciso saber o que é um CRM.

Bem, Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente representa o conjunto de práticas, estratégias e tecnologias adotadas por uma empresa para gerenciar e analisar todas as interações com o cliente. A partir disso, torna-se possível antecipar as necessidades e personalizar as campanhas de venda.

Neste artigo, vamos apresentar a você o que é Salesforce Sales Cloud CRM, suas principais características, vantagens e funcionalidades.

CRM: saiba o que é

Bem, Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente representa o conjunto de práticas, estratégias e tecnologias adotadas por uma empresa para gerenciar e analisar todas as interações com o cliente. 

A partir disso, torna-se possível antecipar as necessidades e personalizar as campanhas de venda.

Neste artigo, vamos apresentar a você o que é Salesforce Sales Cloud CRM, suas principais características, vantagens e funcionalidades.

Mas, antes, vamos saber mais sobre a relevância desta empresa para o mercado de tecnologia. 

Salesforce: a empresa que revolucionou a computação cloud

A Salesforce é uma empresa de tecnologia, pioneira do modelo de Software como Serviço (SaaS) e dos negócios de assinatura. 

A corporação inaugurou esse mercado em 1999 ao hospedar seu software na nuvem ao invés de instalá-lo nos computadores dos clientes. A iniciativa abriu o caminho para outras gigantes como a Microsoft e Adobe que a seguiria anos mais tarde.

Desde sua fundação, a Salesforce tem sido considerada como uma das mais inovadoras do mundo em diversos rankings mundo afora. Isso porque ela oferece soluções poderosas para facilitar o relacionamento das empresas com os seus clientes. 

No Brasil, a empresa instalou seu primeiro escritório em 2013. Contudo, suas soluções começaram a ser utilizadas por aqui muito antes.

Entre seus produtos de maior destaque está a plataforma para gestão de CRM, considerado líder mundial na categoria. 

De modo geral, é preciso destacar que a empresa atua em três pilares:

A Salesforce também opera com sistemas de inteligência artificial. 

O que é o Salesforce Sales Cloud?

O Salesforce Sales Cloud é o CRM de vendas da Salesforce. Trata-se de uma ferramenta completa com uma ampla gama de funcionalidades ideais para tornar mais competitivo o trabalho das equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente.

No sistema é possível fazer o gerenciamento de contas registrando cada detalhe sobre os contratos. Já as funcionalidades para gerenciamento de projetos, metas de receita e relatórios são vastas, posicionando o CRM Salesforce como uma das soluções mais completas existentes hoje.

Pode ser usado em pequenas, médias e grandes empresas. Graças ao modelo SaaS, empresas de todos os portes e segmentos podem assinar o Salesforce Sales Cloud e expandir suas funcionalidades conforme os negócios crescem, sem ter de se preocupar com investimento e gestão da infraestrutura.

Saiba quais são as vantagens de usar um CRM nas nuvens

  • Fácil instalação;
  • Acessibilidade de qualquer dispositivo conectado à internet;
  • Garantia de uso de versões sempre atualizadas;
  • Suporte simplificado;
  • Possibilidade de integração com outros programas – APIs (Interfaces de Programação de Aplicativo). 

Por que usar o Salesforce Sales Cloud CRM me ajuda a vender mais?

Você já parou para pensar o porquê de determinado lead não ter ido em frente com uma negociação? Quais motivos o fizeram desistir da compra? O que o vendedor poderia ter feito de diferente para que isso não acontecesse?

Todas essas perguntas podem ser respondidas se pararmos para observar e analisar as informações geradas durante todo e qualquer contato com esse consumidor. Por isso, contar com um CRM é um passo tão importante. 

A integração entre as áreas de vendas, marketing e atendimento é fundamental para que uma organização consiga se relacionar com o cliente de maneira uniforme, sem que existam falhas na comunicação ao longo da jornada de compra.

Quando falamos mais especificamente do Salesforce Sales Cloud CRM, as vantagens são ainda maiores.

CRM Salesforce
Painel do Salesforce Sales Cloud, o CRM líder no mercado mundial

Abaixo vamos abordar um pouco mais sobre elas:

  • Permite uma visão unificada sobre cada cliente: por meio da união de informações geradas pelos times que possuem contato direto com o consumidor – vendas, marketing e atendimento -, é possível ter uma visão 360° do cliente, gerando confiança, garantindo a venda e melhorando o relacionamento pós-venda;
  • Melhora o engajamento dos vendedores e parceiros: o Salesforce Sales Cloud CRM cria experiências que melhoram o fluxo de trabalho com informações claras e relevantes para as tomadas de decisão, melhorando o envolvimento do time;
  • Identifica gargalos no processo de captação e fidelização: ajuda a encontrar possíveis “falhas” dentro da jornada do cliente. Assim, fica mais fácil corrigi-las a tempo e contornar essa situação;
  • Constrói relações mais seguras e confiáveis: estabelece relações mais transparentes e que atendem às mais diversas exigências no que diz respeito à segurança da informação e proteção de dados.

Quais as principais funcionalidades do Salesforce Sales Cloud CRM?

Não é à toa que esse é um software reconhecido mundialmente por sua eficiência e melhora dos resultados. Com uma plataforma bastante completa e intuitiva, Sales Cloud promete ajudar a expandir seus contratos, encontrar novos clientes e tornar mais rápido o fechamento de novos negócios.

Para isso, o CRM de vendas da Salesforce conta com diversas funcionalidades que podem fazer a diferença para o seu ciclo de vendas. Confira a seguir quais são as principais.

Feche mais negócios para o seu time de vendas

No desafio de ter um melhor desempenho para o time de vendas, o CRM da Salesforce ajuda a sua empresa a fazer o gerenciamento de contatos e a comunicação com os clientes, além de obter insights importantes das informações geradas em redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Youtube.

A ferramenta também acompanha todas as etapas dentro do processo de venda, unindo as informações essenciais para o fechamento daquela negociação.

Dentro disso, os recursos do Salesforce Inbox e Salesforce Engage permitem identificar dados e necessidades importantes e gerar alertas em tempo real para entrar em ação no momento exato.

Um resumo das funcionalidades:

  • Gerenciamento de contatos: visão completa dos clientes, com histórico de atividades, contatos importantes, comunicações de clientes e discussões internas relacionadas à conta;
  • Gerenciamento de oportunidades: todos os detalhes sobre as negociações da equipe: fase, produtos, concorrência, cotações e muito mais;
  • Salesforce Inbox: otimize o fluxo de trabalho e identifique dados importantes do cliente no momento mais necessário aproveitando os recursos do Relationship Intelligence para prever necessidades do cliente;
  • Salesforce Engage: conecte a força de vendas aos clientes com apenas um clique usando campanhas de vendas personalizadas criadas pelo marketing;
  • Colaboração de vendas: explore o conhecimento de todas as pessoas da empresa com uma rede de colaboração social projetada para negócios.

Atraia e converta mais leads 

Em um só lugar sua equipe pode realizar o gerenciamento dos leads e as automações de marketing, a fim de otimizar as campanhas e trabalhar na qualificação dos contatos que vão chegando.

O acompanhamento dos dados gerados pelo time também ajuda a direcionar os investimentos das ações de atração e fidelização. E o gerenciamento de parceiros fortalece sua rede e auxilia no compartilhamento de metas e objetivos.

Um resumo das funcionalidades:

  • Gerenciamento de leads: acompanhe seus leads desde o primeiro clique até o fechamento do negócio;
  • Automação de marketing: crie, implemente e gerencie campanhas online efetivas com o Pardot Marketing Automation;
  • Dados de vendas: obtenha os dados de vendas certos no momento certo com o Data.com;
  • Gerenciamento de parceiros: crie e fortaleça sua rede de parceiros com uma comunidade de parceiros.

Melhore a produtividade da empresa

Alguns dos recursos dentro do Salesforce Sales Cloud foram pensados principalmente para acelerar a operação e fazer com que mais leads fechem negócio.

Dentre eles, podemos citar a realização de ligações através da própria plataforma, a integração com aplicativos de e-mail conhecidos no mercado (como Gmail e Outlook) e a sincronização e compartilhamento de arquivos.

Outro grande diferencial é o Salesforce Mobile App, que garante mais facilidade e permite que todas as interações citadas acima sejam feitas de qualquer lugar, com um simples toque através do seu dispositivo móvel.

Já o Visual Workflow automatiza e torna os processos de aprovação da negociação mais flexíveis, no caso de possíveis descontos, despesas etc.

Um resumo das funcionalidades:

  • Lightning Voice: ligue para os leads e clientes com um único clique e faça anotações em tempo real;
  • Mobilidade: o Salesforce Mobile App transforma seu dispositivo móvel em um escritório de vendas portátil;
  • Fluxo de trabalho e aprovações: use o Visual Workflow para criar e automatizar rapidamente qualquer processo de negócios com um simples drag-and-drop;
  • Por dentro do painel de vendas: aumente a inteligência e a rapidez do trabalho das equipes internas de vendas oferecendo uma experiência correspondente à sua forma de trabalho;
  • Integração de email: use os aplicativos de email que você já conhece e sincronize tudo, de contatos e eventos a tarefas;
  • Sincronização e compartilhamento de arquivos: compartilhe arquivos, discuta-os, publique-os e acompanhe o conteúdo em tempo real.

Decisões baseadas em insights

Relatórios, painéis, gerenciamento de território e previsões de vendas ajudam a transformar insights em ações estratégicas. Tenha mais embasamento em dados e informações para as decisões tomadas pelo time de vendas.

Com a integração entre o Sales Cloud e o Wave App for Sales é possível acompanhar de perto o pipeline e o desempenho da equipe, identificando novas oportunidades para o crescimento das vendas.

Um resumo das funcionalidades:

  • Relatórios e painéis: os painéis oferecem uma visão geral da sua empresa em tempo real;
  • Previsões de vendas: rápido, fácil e preciso. Veja as previsões da equipe rapidamente e fique sempre a par dos seus negócios;
  • Gerenciamento de territórios: gerenciar territórios de vendas é difícil, por isso Sales Cloud ajuda a simplificar o processo;
  • Wave App for Sales: este app se integra ao Sales Cloud para oferecer um novo nível de insights em qualquer dispositivo.

Quanto custa o Salesforce Sales Cloud?

Sales Cloud, o CRM da Salesforce
Tela do Sales Cloud, o CRM da Salesforce

Quando falamos em valores, o Salesforce Sales Cloud possui quatro versões diferentes, pensadas para atender pequenas, médias ou grandes empresas.

Vamos ver agora quais são esses planos e o custo de cada um deles. Vale lembrar que todos os pacotes exigem o contrato de 12 meses e são cobrados anualmente.

*Os valores foram apurados em novembro de 2020. Consulte sempre o fornecedor antes de efetuar sua compra.

Essentials

O pacote do Salesforce Sales Cloud Essentials é ideal para as pequenas empresas, com equipes de até 10 usuários e que desejam escalar rapidamente o negócio. 

Engloba os itens essenciais para o acompanhamento de leads, oportunidades e clientes que já passaram da fase de negociação. O valor é de R$ 175,00 por usuário/mês.

É possível experimentar a ferramenta gratuitamente por 14 dias.

Professional

O Salesforce Sales Cloud Professional atende equipes de qualquer tamanho e garante mais maturidade ao processo de vendas. 

Além de acompanhar leads, oportunidades e clientes, permite monitorar as campanhas de marketing, contratos e pedidos. Também oferece insights mais precisos e relatórios personalizáveis. O valor é de R$ 525,00 por usuário/mês. 

É possível experimentar a ferramenta gratuitamente por 30 dias. 

Enterprise

O Salesforce Sales Cloud Enterprise é o plano totalmente personalizável. Ideal para empresas que desejam automatizar processos, fluxos de trabalho e aprovações, além de gerenciar relatórios de vendas mais complexos.

É a versão mais utilizada do Salesforce Sales Cloud, com o valor de R$ 1.050,00 por usuário/mês.

É possível experimentar a ferramenta gratuitamente por 30 dias. 

Unlimited

Como o próprio nome já sugere, o Salesforce Sales Cloud Unlimited é a versão com recursos e suporte ilimitados, na qual a empresa pode adaptar o plano totalmente a sua necessidade. Neste último, o valor é de R$ 2.100,00 por usuário/mês. 

É possível experimentar a ferramenta gratuitamente por 30 dias.

Tabela de comparação de preços Salesforce Sales Cloud

CRM Salesforce preço
Comparativo entre os planos do Salesforce Sales Cloud

Integrações do Salesforce Sales Cloud

O CRM da Salesforce se integra diretamente a inúmeros aplicativos e sistemas externos. 

Para aqueles que não possuem integração interna o usuário pode comprar licenças do MuleSoft, trabalhar com parceiros de integração ou usar aplicativos no AppExchange.

Como a lista de integrações é bastante ampla, para entender qual irá funcionar melhor para cada demanda, a Salesforce disponibiliza um representante de vendas para esclarecer eventuais dúvidas. 

Conheça a opinião de quem usa a Salesforce 

Entre os principais pontos positivos citados nas avaliações do Salesforce Sales Cloud, publicadas no B2B Stack, estão a facilidade em integrar processos e as customizações.

CRM de vendas: qual o melhor? Veja comparativo 

Aqui no Blog da B2B Stack a gente sempre te apresenta as diversas opções de ferramenta do mercado. Queremos te ajudar a encontrar a ferramenta de CRM certa para sua empresa vender sempre mais! 

Por isso, fizemos um comparativo entre algumas das principais ferramentas do mercado enterprise: 

Saiba qual foi o resultado do comparativo Salescloud vs Hubspot CRM vs Microsoft Dynamics.

  • Não deixe de visitar também a categoria de CRM de vendas no portal do B2B Stack, uma lista completa e atualizadas com os principais softwares de vendas do Brasil e do mundo.
Publicado por Eduardo Müller

Eduardo é fundador e CEO da B2B Stack – maior portal de busca e avaliações de softwares B2B brasileiro. Trouxe para o Brasil a Predictable Revenue de Aaron Ross (autor dos best sellers Receita Previsível e Hipercrescimento); Engenheiro Mecânico pela Purdue University, acompanhou por oito anos nos EUA as práticas de vendas e operações estado da arte de empresas Fortune 100 a startups.


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