Sales Cloud: descobrindo o CRM de vendas da Salesforce

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Salesforce Sales Cloud

Encontrar maneiras de aumentar e acelerar as vendas é um desafio enfrentado por todos os gestores que desejam ver sua empresa prosperar. Pensando em fazer isso de maneira inteligente e automatizada, o Sales Cloud é o CRM de vendas da Salesforce, plataforma que é considerada hoje como líder mundial em CRM.

Mas para conseguir entender o grande diferencial que essa ferramenta pode trazer para a sua operação, antes é preciso saber o que é um CRM.

Bem, Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente representa o conjunto de práticas, estratégias e tecnologias adotadas por uma empresa para gerenciar e analisar todas as interações com o cliente. A partir disso, torna-se possível antecipar as necessidades e personalizar as campanhas de venda.

Neste artigo, vamos apresentar a você o que é Salesforce Sales Cloud CRM, suas principais características, vantagens e funcionalidades.

Por que usar o Salesforce Sales Cloud CRM me ajuda a vender mais?

Você já parou para pensar o porquê de determinado lead não ter ido em frente com uma negociação? Quais motivos o fizeram desistir da compra? O que o vendedor poderia ter feito de diferente para que isso não acontecesse?

Todas essas perguntas podem ser respondidas se pararmos para observar e analisar as informações geradas durante todo e qualquer contato com esse consumidor. Por isso, contar com um CRM é um passo tão importante. 

A integração entre as áreas de vendas, marketing e atendimento é fundamental para que uma organização consiga se relacionar com o cliente de maneira uniforme, sem que existam falhas na comunicação ao longo da jornada de compra.

Quando falamos mais especificamente do Salesforce Sales Cloud CRM, as vantagens são ainda maiores.

Tela do Salesforce Sales Cloud
Painel do Salesforce Sales Cloud, o CRM líder no mercado mundial

Abaixo vamos abordar um pouco mais sobre elas:

  • Permite uma visão unificada sobre cada cliente: por meio da união de informações geradas pelos times que possuem contato direto com o consumidor – vendas, marketing e atendimento -, é possível ter uma visão 360° do cliente, gerando confiança, garantindo a venda e melhorando o relacionamento pós-venda;
  • Melhora o engajamento dos vendedores e parceiros: o Salesforce Sales Cloud CRM cria experiências que melhoram o fluxo de trabalho com informações claras e relevantes para as tomadas de decisão, melhorando o envolvimento do time;
  • Identifica gargalos no processo de captação e fidelização: ajuda a encontrar possíveis “falhas” dentro da jornada do cliente. Assim, fica mais fácil corrigi-las a tempo e contornar essa situação;
  • Constrói relações mais seguras e confiáveis: estabelece relações mais transparentes e que atendem às mais diversas exigências no que diz respeito à segurança da informação e proteção de dados.

Quais as principais funcionalidades do Salesforce Sales Cloud CRM?

Não é à toa que esse é um software reconhecido mundialmente por sua eficiência e melhora dos resultados. Com uma plataforma bastante completa e intuitiva, Sales Cloud promete ajudar a expandir seus contratos, encontrar novos clientes e tornar mais rápido o fechamento de novos negócios.

Para isso, o CRM de vendas da Salesforce conta com diversas funcionalidades que podem fazer a diferença para o seu ciclo de vendas. Confira a seguir quais são as principais.

Feche mais negócios para o seu tive de vendas

No desafio de ter um melhor desempenho para o time de vendas, o CRM da Salesforce ajuda a sua empresa a fazer o gerenciamento de contatos e a comunicação com os clientes, além de obter insights importantes das informações geradas em redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Youtube.

A ferramenta também acompanha todas as etapas dentro do processo de venda, unindo as informações essenciais para o fechamento daquela negociação.

Dentro disso, os recursos do Salesforce Inbox e Salesforce Engage permitem identificar dados e necessidades importantes e gerar alertas em tempo real para entrar em ação no momento exato.

Um resumo das funcionalidades:

  • Gerenciamento de contatos: visão completa dos clientes, com histórico de atividades, contatos importantes, comunicações de clientes e discussões internas relacionadas à conta;
  • Gerenciamento de oportunidades: todos os detalhes sobre as negociações da equipe: fase, produtos, concorrência, cotações e muito mais;
  • Salesforce Inbox: otimize o fluxo de trabalho e identifique dados importantes do cliente no momento mais necessário aproveitando os recursos do Relationship Intelligence para prever necessidades do cliente;
  • Salesforce Engage: conecte a força de vendas aos clientes com apenas um clique usando campanhas de vendas personalizadas criadas pelo marketing;
  • Colaboração de vendas: explore o conhecimento de todas as pessoas da empresa com uma rede de colaboração social projetada para negócios.

Atraia e converta mais leads 

Em um só lugar sua equipe pode realizar o gerenciamento dos leads e as automações de marketing, a fim de otimizar as campanhas e trabalhar na qualificação dos contatos que vão chegando.

O acompanhamento dos dados gerados pelo time também ajuda a direcionar os investimentos das ações de atração e fidelização. E o gerenciamento de parceiros fortalece sua rede e auxilia no compartilhamento de metas e objetivos.

Um resumo das funcionalidades:

  • Gerenciamento de leads: acompanhe seus leads desde o primeiro clique até o fechamento do negócio;
  • Automação de marketing: crie, implemente e gerencie campanhas online efetivas com o Pardot Marketing Automation;
  • Dados de vendas: obtenha os dados de vendas certos no momento certo com o Data.com;
  • Gerenciamento de parceiros: crie e fortaleça sua rede de parceiros com uma comunidade de parceiros.

Melhore a produtividade da empresa

Alguns dos recursos dentro do Salesforce Sales Cloud foram pensados principalmente para acelerar a operação e fazer com que mais leads fechem negócio.

Dentre eles, podemos citar a realização de ligações através da própria plataforma, a integração com aplicativos de e-mail conhecidos no mercado (como Gmail e Outlook) e a sincronização e compartilhamento de arquivos.

Outro grande diferencial é o Salesforce Mobile App, que garante mais facilidade e permite que todas as interações citadas acima sejam feitas de qualquer lugar, com um simples toque através do seu dispositivo móvel.

Já o Visual Workflow automatiza e torna os processos de aprovação da negociação mais flexíveis, no caso de possíveis descontos, despesas etc.

Um resumo das funcionalidades:

  • Lightning Voice: ligue para os leads e clientes com um único clique e faça anotações em tempo real;
  • Mobilidade: o Salesforce Mobile App transforma seu dispositivo móvel em um escritório de vendas portátil;
  • Fluxo de trabalho e aprovações: use o Visual Workflow para criar e automatizar rapidamente qualquer processo de negócios com um simples drag-and-drop;
  • Por dentro do painel de vendas: aumente a inteligência e a rapidez do trabalho das equipes internas de vendas oferecendo uma experiência correspondente à sua forma de trabalho;
  • Integração de email: use os aplicativos de email que você já conhece e sincronize tudo, de contatos e eventos a tarefas;
  • Sincronização e compartilhamento de arquivos: compartilhe arquivos, discuta-os, publique-os e acompanhe o conteúdo em tempo real.

Decisões baseadas em insights

Relatórios, painéis, gerenciamento de território e previsões de vendas ajudam a transformar insights em ações estratégicas. Tenha mais embasamento em dados e informações para as decisões tomadas pelo time de vendas.

Com a integração entre o Sales Cloud e o Wave App for Sales é possível acompanhar de perto o pipeline e o desempenho da equipe, identificando novas oportunidades para o crescimento das vendas.

Um resumo das funcionalidades:

  • Relatórios e painéis: os painéis oferecem uma visão geral da sua empresa em tempo real;
  • Previsões de vendas: rápido, fácil e preciso. Veja as previsões da equipe rapidamente e fique sempre a par dos seus negócios;
  • Gerenciamento de territórios: gerenciar territórios de vendas é difícil, por isso Sales Cloud ajuda a simplificar o processo;
  • Wave App for Sales: este app se integra ao Sales Cloud para oferecer um novo nível de insights em qualquer dispositivo.

Quanto custa o Salesforce Sales Cloud?

Tela do Sales Cloud, o CRM da Salesforce
Tela do Sales Cloud, o CRM da Salesforce

Quando falamos em valores, o Salesforce Sales Cloud possui quatro versões diferentes, pensadas para atender pequenas, médias ou grandes empresas.

Vamos ver agora quais são esses planos e o custo de cada um deles. Vale lembrar que todos os pacotes exigem o contrato de 12 meses e são cobrados anualmente.

Os dados de preços foram colhidos pela equipe do B2B Stack em março de 2020.

Essentials

Ideal para as pequenas empresas, com equipes de até 10 usuários e que desejam escalar rapidamente o negócio. Engloba os itens essenciais para o acompanhamento de leads, oportunidades e clientes que já passaram da fase de negociação. O valor é de $25 dólares por usuário/mês.

Professional

Está disponível para equipes de qualquer tamanho e garante mais maturidade ao processo de vendas. Além de acompanhar leads, oportunidades e clientes, permite que você monitore as campanhas de marketing, contratos e pedidos. Também oferece insights mais precisos e relatórios personalizáveis. O custo é de $75 dólares por usuário/mês. 

Enterprise

Plano totalmente personalizável. Ideal para empresas que desejam automatizar processos, fluxos de trabalho e aprovações, além de gerenciar relatórios de vendas mais complexos.

É a versão mais utilizada do Salesforce Sales Cloud, com o valor de $150 dólares por usuário/mês.

Unlimited

Como o próprio nome já sugere, é a versão com recursos e suporte ilimitados, na qual a empresa pode adaptar o plano totalmente a sua necessidade. Neste último, o valor é de $300 dólares por usuário/mês. 

Confira a avaliação de quem já usou a ferramenta!

Entre os principais pontos positivos citados nas avaliações do Salesforce Sales Cloud, publicadas no B2B Stack, estão a facilidade em integrar processos e as customizações.

Não deixe de visitar também a categoria de CRM de vendas no portal do B2B Stack, uma lista completa e atualizadas com os principais softwares de vendas do Brasil e do mundo.