CMS Sistema de Gerenciamento de Conteúdo: como funciona a Duda

Publicado em 16 de agosto de 2022

É fato: manter na web um site que será abastecido com conteúdos constantes e de qualidade pode ser desafiador. Nesse contexto, e visando diminuir as complicações envolvidas, surgiu o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS).

CMS é a sigla do inglês, que é Content Management System. Os CMS são muito úteis para sites que precisam de adições constantes de novos conteúdos, mas podem ser utilizados na construção e gerenciamento de qualquer tipo de site. 

Além de ser muito fácil de utilizar, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo permite o lançamento de publicações de maneira eficiente, através de ferramentas que acompanham e gerenciam todo o conteúdo.

Como o CMS funciona? 

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) como funciona a Duda

Pense da seguinte maneira: normalmente, os sites possuem duas partes principais: front-end e back-end. O front-end é a parte que os visitantes do site conseguem visualizar, ou seja, posts do seu blog, imagens, vídeos, as páginas que estão dentro do site, entre outros.

Já o back-end é a parte de trás do site, ou seja, o banco de dados e as funcionalidades do site. O conteúdo fica armazenado, e sempre que o usuário o solicitar de alguma maneira, ele será disponibilizado. É importante ressaltar que o back-end pode ser escrito em várias linguagens de programação.

Quando são programados do zero, os sites exigem que toda a sua operação seja realizada por pessoas com conhecimentos em código e programação. O CMS surge para acabar com essa necessidade. As aplicações são amigáveis e podem ser executadas diretamente no navegador.

Assim, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo permite que você ou a sua equipe possam configurar e alterar os seus conteúdos muito mais facilmente, criando posts, páginas, lojas virtuais, entre outros.

Principais funções de um CMS 

Já alertamos que são muitas funções que um CMS apresenta. Por isso, no presente artigo, resolvemos separar as principais entre elas. Confira-as:

  • Serviços de biblioteca básicos, como check-in/check-out e versionamento;
  • Criação, fluxo para revisão, aprovação e postagem do conteúdo;
  • Gerenciamento multi site e multilíngue;
  • Autenticação de usuário, suporte para múltiplos papéis e facilidade na atribuição de permissões;
  • Suporte para conteúdo em diversos dispositivos, com conteúdos responsivos que são adaptáveis para qualquer interface, independentemente do tamanho da tela;
  • Autenticação de usuário e suporte para muitos papéis;
  • Garantia da segurança da informação.

A verdade, porém, é que usuários corporativos, principalmente agências ou empresas criadoras de sites, esperam que o CMS vá além das funções básicas. É preciso que o conteúdo seja personalizado, dinâmico e consistente em todos os canais em que é apresentado. 

Entre os diferenciais de um CMS mais robugsto, estão:

  • Funções para a criação de conteúdo, como workflow, mudanças para o SEO e gerenciamento de templates;
  • Suporte em tempo real para personalizar pontos de contato digital;
  • Integração com outras tecnologias, como mídias sociais, softwares de portal, entre outros; e
  • Automação de vendas, gerenciamento de recursos de marketing e web analytics.

CMS, WCM, ECM, DAM ou DXP? Quais são as diferenças entre eles? 

Para facilitar o seu entendimento, nós vamos explicar individualmente cada um deles, para em seguida apontar as diferenças. O CMS abrange muitos tipos de software que estão dentro da sua categoria, e esses tipos têm o propósito de atender necessidades distintas.

Contudo, a modernidade invariavelmente trouxe expansões para cada um, e isso se refletiu de maneira que esses softwares agora são muito parecidos entre si. Confira-os a seguir:

WCM 

O WCM é o Web Content Management, que é um software que traz a criação colaborativa de conteúdo web público. Através dele, é possível projetar e organizar sites, de maneira que os conteúdos sempre estejam atualizados e com fácil acesso.

Ele também permite que o conteúdo seja preparado e controlado, com os processos de avaliação e aprovação antes da publicação em si. A automação de conteúdo que o WCM traz também auxilia a gerar um melhor desempenho para o site.

ECM

O ECM, ou Enterprise Content Management, é um software para rastrear, fazer o gerenciamento, organização e recuperação de documentos físicos. Através de suas ferramentas, as informações são estruturadas durante todo o tempo que elas existirem no sistema.

DAM 

O DAM, ou Digital Asset Management, é um software feito para fazer a gestão de muitos ativos digitais. Eles, majoritariamente, são utilizados por empresas para catalogar, comentar e armazenar, recuperar e distribuir conteúdos de mídia digital.

Dessa maneira, é possível sanar a necessidade de integração entre os canais de acesso aos clientes. As experiências são integradas e otimizadas para o usuário, levando em conta todo o ciclo de vida do cliente.

DXP

O Digital Experience Platform é um software feito para a criação de conteúdos para todos os canais digitais disponíveis no mercado, funcionando de maneira a trazer a digitalização e integração para as operações comerciais.

A verdade é que grande parte dos CMS e suas subcategorias estão sendo transformados em DXP, uma vez que há a necessidade gritante de gerenciar o conteúdo empresarial.

Assim, é possível criar estratégias de integração e experiência de compra, oferecendo experiências integradas e otimizadas para os usuários. Dessa maneira, é possível acompanhar a complexidade dos conteúdos das empresas, introduzindo analytics, softwares de automação, entre outros.

Ademais, a herança do DXP e CMS para os novos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo também faz com que a capacidade de integração e funcionalidades de personalização melhorem a experiência do cliente.

Como eles facilitam a jornada de criação? 

A jornada de criação de conteúdo pode ser caótica e demorada. Por isso, esse processo precisa ser muito bem pensado e planejado, levando em conta o posicionamento que a marca quer ter. O CMS facilita a jornada de criação pois torna todo o processo de alteração, correção, produção e publicação de um conteúdo muito mais simples e interativo.

A sua facilidade também está na maior interatividade na hora de modificar ou remover conteúdos, ou publicá-los de forma constante. A falta de necessidade de conhecimento de programação é um ponto muito importante de ser lembrado, permitindo que qualquer um sem conhecimentos em código explore e desenvolva conteúdos.

Como construir um site com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)? (h2)

Para realizar essa criação de uma maneira prática, você precisa primeiro definir o objetivo do site que será criado, além de coletar informações sobre os seus clientes e tentar entender o que a concorrência está fazendo. Este último não para copiar, mas analisar o que funciona e o que não nos concorrentes.

Em seguida, é necessário escolher o seu CMS. Entendemos que um dos melhores criadores de sites e uma das melhores opções para agências que querem escalar é a Duda, já que a plataforma foi criada especialmente para atender as necessidades das agências. 

A Duda é uma plataforma low code no code utilizada por mais de 18 mil agências e plataformas SaaS de todo o mundo, cujo objetivo é facilitar e tornar possível o desenvolvimento eficiente e de qualidade de sites inovadores. Na Duda você pode oferecer aos clientes um editor profissional de sites com a marca da sua agência, já que a plataforma é white label

A Duda permite que você acelere seu crescimento ao usar uma plataforma que suporta a produtividade sua e de sua equipe. Dessa maneira, seus clientes ganham sites de altíssima qualidade, com muita eficiência atrelada ao processo.

Utilizando a Duda, você reduz pela metade o tempo de construção de um site, além de poder construí-lo com fluxos de trabalho otimizados e criação dinâmica de páginas para que os projetos sejam entregues o mais rápido possível.

A Duda também proporciona o impulso das conversões, entregando sites com classificações excelentes em Core Web Vitals e velocidade do site. Dessa maneira, os sites viram modelos incríveis de conversão.

A segurança e a estabilidade também é prezada, uma vez que o objeto da Duda é reduzir os custos de manutenção, sem a necessidade de preocupação com a integridade do site. Isso tudo enquanto traz infinitas possibilidades de design – são mais de 100 modelos de template -, o que faz muita diferença no resultado e no tempo que o usuário passará na página.

Conclusão 

A Duda é uma plataforma de criação de sites incrível, muito moderna e extremamente qualificada para criar sites de qualidade extrema, com números que comprovam toda essa qualificação. Ela é utilizada por mais de 18 mil plataformas e agências, e a cada 17 segundos um novo site é criado na plataforma. 

A plataforma promete proporcionar a criação de sites duas vezes mais rápido, gerando conversões e fornecendo segurança e estabilidade no processo, como você pode comprovar nessas histórias de sucesso, que incluem diversas agências brasileiras. Seus sites possuem 99,9% de tempo de atividade, SSL de um clique e suporte 24h por dia, durante todos os dias da semana. 

Se você estava buscando uma maneira de facilitar o processo de entrega de sites da sua agência, a Duda pode ser uma grande aliada.

Faça agora um teste gratuito da plataforma!

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


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