Site responsivo: como criar um site com a Duda?

Publicado em 1 de agosto de 2022

Site responsivo como criar um site com a Duda

Você já ouviu falar do site responsivo? Ele é, de maneira simplificada, um site que é projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução, sem apresentar grandes distorções. Na prática, isso significa que não importa o tamanho da tela que você acesse o site, ele terá as proporções ideais e suas principais funcionalidades serão preservadas.

Se você tem um site e deseja que ele seja acessado tanto pelo desktop quanto pelos diversos dispositivos móveis, você precisa que ele seja responsivo. Isso porque já foi comprovado por pesquisas da SimilarWeb que os dispositivos móveis superam os computadores na navegação na internet. 

Com toda a evolução dos aparelhos que a maioria da população carrega no bolso, ter um site responsivo não é mais um diferencial, e sim uma essencialidade, algo indispensável para valorizar o nome da marca e vender mais.

Pensando nisso, nós, da B2B Stack, preparamos algumas questões básicas e algumas perguntas que serão respondidas durante o artigo. Tudo isso para lhe ajudar a aprender tudo que você precisa saber para dominar o assunto!

Qual a diferença entre um site responsivo e uma versão mobile? 

Site responsivo como criar um site com a Duda

Sites responsivos são aqueles que são construídos para se adaptarem a qualquer tipo de tela. Em suma, é um mesmo código, que é capaz de funcionar e se adaptar para as diferentes resoluções.

Já a versão mobile de um site é quase que um segundo site, que é feito especificamente para determinados tipos de dispositivos. São códigos diferentes, e geralmente a versão mobile é menos completa que a desktop, o que é uma desvantagem para a marca, que precisa ter todos os seus recursos disponíveis para visualização em 100% do tempo.

Por esse motivo, o mais recomendado é optar por um site responsivo ao invés de apostar em uma versão mobile. Mas há diversas outras vantagens que os sites responsivos apresentam! Saiba mais a seguir.

Por que um site precisa ter um design responsivo? 

Listaremos, a seguir, alguns motivos e vantagens que justificam a necessidade do seu site ter um design responsivo. Confira-as:

1 – Ele torna a experiência do usuário melhor 

É fato, clientes satisfeitos e com o sentimento de ter passado por uma experiência positiva possuem maiores chances de converter na compra do produto ou do serviço que você oferece.

Por outro lado, entrar em uma plataforma buscando algo específico e não encontrar, ou pior, ter dificuldade com o acesso e ver a plataforma com problemas é algo que poderá trazer o afastamento definitivo do cliente.

Além disso, proporcionar uma experiência que seja agradável para o usuário, independentemente de qual dispositivo ele esteja usando, também faz muito sentido para o posicionamento de SEO.

2 – A previsão de crescimento o acesso via mobile é exponencial 

A pesquisa Digital 2020 Global Overview Report apontou que mais da metade do tráfego da internet global é feita por dispositivos móveis. Isso significa que investir em um site responsivo é essencial para atrair e reter esses usuários, que só tenderão a crescer ao longo dos anos.

Imagine que você poderá perder mais da metade dos clientes que acessariam seu site caso você não opte pelo site responsivo. Isso é um risco gravíssimo!

3 – Aumenta a velocidade do site 

O Google PageSpeed Developers recomenda que o conteúdo acima da dobra de um dispositivo móvel carregue em menos de um segundo, e a página toda em dois.

Dentro desse contexto, os sites responsivos são mais leves, de maneira que a velocidade desse carregamento é otimizada e superior perante a versão desktop.

4 – Diminui a rejeição 

Um site responsivo praticamente elimina os bugs na interface. Isso significa que a quantidade de usuários que entram e não interagem é reduzida. Investir nesse tipo de site é garantir que os usuários interajam, diminuindo assim a taxa de rejeição.

Isso é benéfico por outro lado, uma vez que o Google interpreta a rejeição de um site como falta de relevância do conteúdo.

5 – Aumenta as vendas 

O aumento dos acessos em dispositivos mobile também significa o aumento das vendas nesse tipo de site. Dessa maneira, ter um aplicativo ou site responsivo para ecommerce é uma excelente forma de aumentar as vendas, junto com a taxa de conclusão de compras.

6 – Atende ao Mobile First Index

Não é segredo para ninguém que o Google tende a favorecer o posicionamento de websites responsivos, principalmente quando a busca é feita por dispositivos móveis. Em outras palavras, isso significa que o Google coloca em melhores posições os sites que são melhores adaptados para os mais variados dispositivos, de maneira a facilitar o acesso e seu uso.

Dentro desse contexto, os sites responsivos têm grande vantagem no seu posicionamento. Sem isso, o site provavelmente não mais aparecerá nos resultados de busca.

7 – É acessível de qualquer navegador 

Apesar do navegador do Google ser um dos mais utilizados do mundo, ainda há quem opte por outros navegadores. É o caso do Safari, disponível e priorizado pelos usuários da Apple, ou até o Opera, que é uma tendência entre os programadores.

O site responsivo, nesse contexto, não é válido apenas para diferentes tamanhos de tela, mas também adapta-se ao navegador utilizado.

8 – Possibilidade de preparação e adaptação

É necessário relembrar e ressaltar que o design responsivo não é feito para diferentes dispositivos, e sim para diferentes resoluções. Dessa maneira, independentemente de qual a resolução da tela, o layout irá se adaptar.

Isso é incrível pois a cada dia surgem novas tecnologias, com uma extensa gama de dispositivos. O site responsivo não precisará ser atualizado a cada surgimento de novo dispositivo, pelo contrário, já é preparado para se adaptar quando isso acontecer.

9 – Maiores possibilidades de compartilhamento midiático 

Apenas o Brasil já possui pelo menos 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais, como apontou a pesquisa Digital 2020 Global Overview Report. Isso mostra a força que as redes possuem no Brasil, e também toda a influência que exercem ao redor do globo.

As redes tendem a jogar os usuários para os sites, e ter um site responsivo é fundamental neste caso, pensando que um grande volume será atraído pelas redes sociais, e elas são acessadas majoritariamente pelos mais variados tipos de dispositivos móveis.

Os usuários, quando forem direcionados, também esperarão por uma experiência completa no mobile.

10 – Aumento da taxa de leads e de conversão 

O site responsivo traz a possibilidade de aumentar a conversão, gerando mais leads por meio de dispositivos móveis. O usuário poderá estar navegando pelas mídias e visualizar o seu link. Se, quando ele clicar, a página estiver desatualizada, ele não converterá e terá menores chances ainda de reabrir o link pelo desktop.

Essa quebra de expectativa ao abrir um link e receber um site mal elaborado piora o lead. Pelo outro lado, quando o site é responsivo, há a geração de leads, que reverte em vendas e contribui para maiores conversões via dispositivos móveis de maneira orgânica.

Como criar um site responsivo com a Duda

A Duda é líder no mercado de plataformas de criação de sites estáveis e seguros, trazendo maior velocidade, desempenho e SEO. Sua plataforma foi desenvolvida especialmente para a criação de sites responsivos em escala e é usada por mais de 18 mil agências e negócios SaaS em todo o mundo. 

Com a Duda, você escolhe sua trajetória própria de design, desde utilizando um software de criação de sites sem código, até se aprofundando no JavaScript, CSS e HTML através de soluções flexíveis e intuitivas para web design.

Você também pode explorar os templates específicos para cada setor e as ferramentas de arrastar e soltar, ou optar pela personalização completa com recursos avançados para um design perfeito nos mínimos detalhes.

Dentro de todos esses benefícios, o construtor de sites da Duda ainda cria, automaticamente, sites responsivos, completamente adaptados à experiência do visitante, baseando-se no dispositivo a partir do qual o site está sendo acessado.

Todo o design oferecido pela plataforma para a criação de sites é responsivo. Dessa maneira, ao optar pela criação de sites com a Duda, você sequer precisa se preocupar se o site será ou não responsivo, uma vez que ele o será obrigatoriamente.

O construtor de sites da Duda não apenas permite alterar a maneira como o conteúdo é exibido em cada dispositivo, mas também envia o mínimo de dados necessário para cada dispositivo, para que dispositivos menores não precisem carregar (e depois ocultar) o conteúdo que você só quer que seus visitantes vejam em uma tela maior.

Ele também inova no design responsivo, permitindo que você personalize o conteúdo não só com base no dispositivo em que está sendo visto, mas, em alguns casos, com base na data ou outras variáveis de sua escolha! É o que chamamos de web personalization. 

Conclusão 

Se você acompanhou o artigo, você com certeza já entendeu todos os benefícios que os sites responsivos trazem e também aprendeu como a Duda pode ser a maior aliada da sua agência na hora de criar sites de referência no mercado, com o design responsivo e as melhores ferramentas.

Escolher a Duda é escolher crescer, criando sites de alto desempenho e uma velocidade vertiginosa. E o melhor de tudo é que você pode fazer um teste grátis por 14 dias, para entender na prática como funciona a plataforma!

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Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


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