Você conhece o SketchUp? Entenda aqui como funciona!

Publicado em 1 de fevereiro de 2022

Você já ouviu falar sobre o SketchUp? Esse software pode ser usado em empresas de diversos segmentos, assim como em escolas e para projetos pessoais e/ou autônomos.

Essa ferramenta de projetos e desenho técnico permite a criação de desenhos em três dimensões, permitindo que profissionais e seus clientes tenham uma ideia clara de como ficará um empreendimento, quais são os melhores móveis para um novo escritório, e entre outras usabilidades, pode criar os mais diferentes tipos de ambientes e objetos para projetos reais, jogos e cinema.

Ou seja, esse tipo de solução é indispensável para as empresas que querem ter um diferencial e oferecer recursos de realidade virtual e aumentada para seus clientes.

Além disso, o mercado global de softwares de visualização e renderização 3D foi avaliado em 1,63 bilhão de dólares em 2019, e deverá chegar a 9,61 bilhões de dólares até 2030.

Isso significa que cada vez mais profissionais estão percebendo os benefícios de utilizar técnicas e estruturas em 3D para os mais diversos processos, desde a área de construção civil, que pode viabilizar projetos, identificar oportunidades, bem como possíveis falhas em plantas, até a impressão de próteses dos mais variados tipos.

Por isso, tanto quem já está no mercado de trabalho quanto os jovens ingressantes em várias áreas precisam saber como usar este tipo de tecnologia para se destacar e oferecer diferenciais em meio à concorrência.

Entenda a partir de agora o que é SketchUp e como ele pode ajudar em diversos projetos 3D.

O que é SketchUp?

Logo do SketchUp. do Lado esquerdo do nome a uma forma de cor azul que possui o formato de um cubo em perspectiva

SketchUp é um software de modelagem em 3D, que permite criar projetos e trabalhar de forma colaborativa, contribuindo com diferentes tipos de profissionais.

O SketchUp é indicado para empresas, escolas e alunos, para arquitetos , designers, profissionais de marketing, do mercado imobiliário, e mais.

No SketchUp é possível desenhar os mais diversos tipos de projetos, por exemplo: para design de interiores, paisagismo, desenvolvimento de jogos, construção civil, carpintaria e outros.

Outro ponto positivo da ferramenta é que ela permite criar projetos de construção sustentáveis, uma vez que é possível posicionar o desenho em latitudes e longitudes distintas para entender onde posicionar painéis solares, por exemplo.

Além disso, por oferecer ferramentas de medida, é possível calcular orçamentos com base nas medidas reais das áreas dos projetos desenvolvidos.

E, por permitir a colaboração em equipes, o SketchUp oferece ferramentas para automatizar fluxos de trabalho tanto individuais quanto em conjunto com outras pessoas.

Como funciona o SketchUp?

Imagem de uma sala em um edifício com moldes brancos de pessoas

O SketchUp pode ser usado na nuvem de qualquer navegador, no aplicativo para desktops, compatível com Windows 64 Bit e Mac OS X, no APP mobile para Android e iOS, e também funciona com os hardwares de realidade virtual WMR/Hololens e Oculus Rift ou HTC Vive.

No entanto, dependendo do plano escolhido, só é possível utilizar o SketchUp na Web.

No caso do uso pessoal, é possível usá-lo gratuitamente, sendo necessário apenas criar uma conta, mas também dá para escolher um plano pago com mais recursos.

Para projetos profissionais ou Ensino Superior, é possível testar gratuitamente a plataforma e o aplicativo desktop Sketchup por 30 dias antes de precisar escolher um plano, sendo necessário responder a algumas perguntas e personalizar os recursos que você vai precisar.

Informações sobre como começar a utilizar o SketchUp. A imagem possui nove quadrados com modelos aos quais o usuário pode escolher para começar. O 'modelagem 3D' é o que está selecionado e abaixo das nove opções a um botão azul escrito 'continuar'

Já nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, o SketchUp pode ser usado gratuitamente, neste caso apenas na nuvem, mas de forma integrada a outras ferramentas de educação do Google e da Microsoft.

Uma vez que você já definiu como vai usar o SketchUp e entrar com a sua conta, você já poderá começar a desenhar seus modelos 3D do zero, ou importar um arquivo CAD ou em PDF já pronto, se for utilizado um plano Pró.

Os modelos 3D mais comuns criados no SketchUp abrangem edifícios, interiores, paisagens e móveis, e ainda é possível criar modelos animados com vídeo.

Depois de criar seus modelos, você poderá compartilhá-los com outras pessoas para obter colaboração, além de poder documentá-los em 2D e usar uma impressora 3D para imprimir os projetos criados.

O software também permite que você instale vários plugins de terceiros para potencializar sua usabilidade, como por exemplo para renderizar no SketchUp, ao qual é possível utilizar a extensão do V-Ray para transformar os desenhos em fotorrealismo, bem parecidos com a realidade.

Montagem com duas imagens de casa; A de cima é de uma casa real e a debaixo é da mesma casa só que criada no SketchUp

Produtos SketchUp

O SketchUp oferece diversos tipos de produtos. Entenda um pouco mais sobre os principais deles:

SketchUp Pro: este produto foi desenvolvido para rodar em desktops. Com ele, é possível não só realizar a modelagem 3D, mas também a geração de relatórios sobre o projeto para fornecer mais detalhes aos envolvidos, permitindo que os profissionais façam desde o seu planejamento até a viabilização das ideias.

SketchUp para Web: essa é a versão do SketchUp para usar no navegador, de forma simples e intuitiva. Depois de criar seus modelos em D é possível exportá-los para tablets e celulares. Também é possível compartilhar os projetos com outras pessoas.

SketchUp para escolas: este produto é voltado para as escolas que querem ensinar os alunos a trabalharem com tecnologias 3D. Para ensino básico e fundamental, é possível utilizá-lo gratuitamente pelo navegador e de forma integrada ao Google Workspace for Education e Microsoft Education.

3D Warehouse: com este produto os profissionais conseguem encontrar vários objetos para incluírem em seus projetos, como móveis e outros modelos de objetos em 3D.

LayOut: aqui, os utilizadores do SketchUp conseguem criar plantas em 2D para empreiteiras, construtores e designers, com detalhes de medidas, ângulos e objetos necessários.

Sefaira: este produto é ideal para quem quer simular o desempenho de empreendimentos com relação a vários fatores, como uso de energia e emissão de carbono, conforto térmico, iluminação e climatização.

Dica B2B Stack: Como usar o SketchUp

Agora que você sabe o que é e como funciona o SketchUP, veja algumas dicas de uso da ferramenta para saber se ela é ideal para os seus projetos.

Saiba como fazer o download do SketchUp e como começar a criar seu primeiro projeto no software.

Como fazer download da versão gratuita do Sketchup

Ao entrar na plataforma SketchUp você poderá encontrar as opções de download da ferramenta ao clicar no menu “Produtos” e depois em “SketchUp Viewer”;

Imagem da página inicial do SketchUp com foco nas opções abertas no menu horizontal de cima na opção 'produtos'

Na próxima página, clique em “Baixar”;

Imagem da tela onde o usuário faz download do SketchUp. A imagem possui um botão para que o usuário clique a esquerda e a direita uma imagem de uma modelagem em 3D

Então, é só escolher em qual tipo de dispositivo o aplicativo SketchUp será instalado;

Imagem com opções de dispositivos que o SketchUp funciona. a lista mostra MacOs, Windows, IOS e Android

Por fim, você vai seguir a instalação do aplicativo conforme as particularidades do seu sistema operacional.

Imagem de uma barra de progresso verde mostrando a instalação do SketchUp no Windows

Como criar um modelo 3D

Veja agora, algumas funções básicas do SketchUp para que você crie seu primeiro projeto 3D pelo navegador.

O primeiro passo para criar um modelo de projeto 3D no SketchUp é entender as ferramentas que o software disponibiliza.

Na imagem abaixo você consegue ter uma ideia do que é disponibilizado no seu painel de criação:

  1. Menu, onde você pode salvar seu projeto, ir para a home para escolher outros modelos, importar arquivos, fazer download do seu modelo 3D, entre outras funções;
  2. Nesta área você tem todas as funcionalidades para desenhar, entre elas: lápis, formas geométricas, botão para mudar a perspectiva da imagem, para andar pelo modelo criado, “push” para transformar o desenho em 3D e para pintar suas paredes;
  3. Aqui você poderá alterar preferências de idiomas, de mouse ou trackpad, e obter ajuda;
  4. Essa área serve para que você insira ou veja as medidas do seu modelo, garantindo a assertividade para os projetos que precisam ser calculados com eficiência;
  5. Nesta área, você vai ter ferramentas para mudar o estilo do seu projeto, para adicionar objetos ao seu modelo, como móveis, criar cenas animadas, visualizar tags específicas, e mais;

Imagem de uma tela branca no SketchUp. A tela possui linhas para demarca o local e menus verticais com opções para o usuário iniciar uma criação em 3D

As linhas são os eixos da sua área de trabalho, que servem para dar a percepção de profundidade, dos lados esquerdo e direito, bem como de cima e de baixo.

Perceba também que há uma pessoa desenhada na imagem, que serve para dar a perspectiva de tamanho do seu desenho;

Escolha o melhor eixo para começar seu modelo. Você pode movimentá-los conforme as necessidades;

Imagem de uma pessoa desenha ao centro da tela. A pessoa serve para que o usuário do SketchUp saiba o tamanho do projeto baseado em um tamanho de um adulto

Faça a base do seu desenho, que pode ser diretamente com uma forma geométrica ou com o lápis para ser mais flexível, e depois clique no ícone “Puxar” para subir as paredes e formar seu modelo 3D;

Imagem de uma planta de uma casa desenha no SketchUp

Uma vez que o modelo 3D foi criado, você pode clicar no ícone “Materiais” para mudar o estilo do seu desenho;

Imagem de um modelo 3D da planta desenha anteriormente no SketchUp

Há vários estilos para escolher;

Imagem do mesmo modelo de planta desenha em 3D só que com tons escuros

E também, várias cores para dar mais vida às suas ideias;

Imagem da planta desenhada em 3D só pintura que lembra pintura de lápis de cor

Então, é só soltar a criatividade e usar todas as ferramentas para criar seu projeto individual ou coletivamente.

Quanto custa o SketchUp?

O SketchUp possui planos diferentes conforme o tipo de utilização.

A plataforma oferece desconto para estudantes, educadores e pacotes sob medida para universidades.

Para uso pessoal, há um plano Free e os planos pagos custam a partir de US$ 119/ano.

Imagem com três tabelas de preços do SketchUp

Já os planos para Ensino Superior custam a partir de US$ 55/ano.

Imagem com três tabelas de preços do SketchUp

Por fim, os planos profissionais podem ser obtidos a partir de US$ 119/ano, e oferecem recursos avançados para equipes de criação.

Imagem com três tabelas de preços do SketchUp

Conclusão

Independente do seu ramo de atuação, ferramentas de desenho técnico e modelagem 3D podem ser muito benéficas para auxiliar em diferentes tipos de ideias e projetos.

Com o software SketchUp, por exemplo, você pode criar desenhos em 3D, principalmente voltados para marketing imobiliário, tours virtuais, projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, design de interiores, e até mesmo para criação de jogos de simulação de vida, como no estilo do The Sims ou de RPG, por exemplo.

Com a ferramenta você também consegue renderizar desenhos, maquetes, criar a documentação do projeto em 2D, e se necessário, poderá utilizar equipamentos de impressão 3D para imprimir o que foi criado.

Se você quer conhecer mais soluções como o SketchUp, navegue pela B2B Stack , maior portal brasileiro de busca e avaliação de softwares, e saiba tudo sobre mais de 23 mil ferramentas disponíveis no mercado. Mude a sua maneira de contratar softwares com a B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados