O que é Soundcloud e como usá-lo para divulgar conteúdos

Publicado em 14 de março de 2022

Está buscando por diferentes canais para se comunicar com seu público e criar conexões cada vez mais fortes? O SoundCloud pode ser uma dessas oportunidades.

Não é novidade que os hábitos dos consumidores estão mudando na hora de escolher com quem e onde comprar.

Hoje, cada vez mais as pessoas prezam por toda a experiência proporcionada por uma marca não só na sua jornada de compra, mas também na de outros clientes.

Já falamos aqui na B2B Stack sobre a importância das reviews para negócios B2B, e também para cuidar da reputação e branding de qualquer empresa.

No entanto, além das avaliações de outros usuários, os consumidores estão procurando estreitar ainda mais as relações com suas marcas favoritas, e os podcasts podem ser bons aliados para as empresas que querem inovar na comunicação com seu público, já que atualmente possuem cerca de 34,6 milhões de ouvintes no Brasil.

Conforme um relatório produzido pela Deezer e divulgado recentemente, por exemplo, no ano de 2021 o número de ouvintes de podcasts aumentou 24%, e o número de transmissões cresceu 32%.

No ranking de gêneros mais ouvidos pelo público estudado estão, em primeiro lugar, os conteúdos que falam sobre a sociedade, seguidos de comédia, espiritualidade e religião, educação, e estilo de vida e hobbies.

E em outro estudo, ainda, outros gêneros que aparecem como preferidos dos ouvintes são de cultura e negócio, além de economia.

Foi-se o tempo em que as pessoas só tinham o rádio para ouvir notícias e suas músicas preferidas.

Hoje, com os streamings como o SoundCloud, o próprio Deezer, o Spotify, Apple Music e tantos outros, é possível criar e compartilhar conteúdos de qualidade para educar seu público, entretê-lo e engajá-lo cada vez mais com a sua marca.

Afinal, quem não se lembraria de um diferencial como este, não é verdade?

Acompanhe, então, este conteúdo para entender como o SoundCloud e outros 3 streamings de áudio funcionam, e como eles podem ajudar na promoção do seu negócio.

O que é SoundCloud?

Logo do Soundcloud. O logo possui a cor laranja como predominante. Acima do nome á um desenho de uma nuvem

SoundCloud é uma plataforma de hospedagem de músicas e áudios, fundada em 2007 e lançada ao público em 2008, que foi desenvolvida para criar, monetizar, compartilhar, ouvir e receber feedbacks de conteúdos em áudio.

O SoundCloud reúne hoje mais de 190 milhões de faixas de áudio, de cerca de 20 milhões de criadores de conteúdos, músicos e bandas, que são exibidas em 190 países.

Do lado dos criadores de conteúdos, como de podcasts, audiobooks, discografias e trilhas sonoras, no SoundCloud é possível criar sua própria página, publicar e exibir suas faixas de áudios com textos, fotos, imagens e gráficos, e atrair e engajar seguidores para ganhar relevância.

Já do lado dos ouvintes, é possível criar playlists de áudios para as mais diversas finalidades, seguir as páginas dos artistas favoritos e dos criadores de conteúdos que mais gostar, além de poder interagir curtindo, compartilhando e comentando nas faixas de áudio.

Como funciona o SoundCloud?

imagem da página da banda Aerosmith dentro do Soundcloud. Nessa página existe uma foto da banda com formato circular e o nome ao lado. Abaixo a os álbuns que a banda possui dentro da plataforma.

O SoundCloud pode ser utilizado para ouvir faixas de áudio gratuitamente, com ou sem registro na plataforma.

Entretanto, para fazer o upload de áudios para publicar, assim como para realizar qualquer interação, como seguir ou comentar em conteúdos, é necessário criar uma conta gratuita.

Quando se realiza o registro de uma conta no SoundCloud você também recebe recomendações personalizadas de artistas e conteúdos, levando em consideração seus interesses e faixas de áudio mais ouvidas.

Você pode usar o SoundCloud pela própria plataforma, no seu navegador, ou baixar o aplicativo disponível para iOS, Android, Chromecast e Xbox One.

Como criador de conteúdo, você tem a possibilidade de criar faixas de áudio no SoundCloud e depois incorporá-las onde precisar, como no seu site, blog ou redes sociais.

Isto é, os conteúdos divulgados podem ser reproduzidos em qualquer lugar, e podem ser, inclusive, postados em outros streamings.

Você pode fazer o upload de até 180 minutos de áudios gratuitamente, acima disso é necessário assinar o SoundCloud Pro Ilimitado, que custa atualmente $ 6/mês, considerando o faturamento anual.

Os formatos de áudio compatíveis com o SoundCloud são WAV, FLAC, AIFF ou ALAC, sem perda de qualidade, ou os formatos OGG, MP2, MP3, AAC, AMR e WMA, que podem perder a qualidade ao realizar o upload.

Ao efetuar o upload de faixas de áudio no SoundCloud você também terá acesso às suas estatísticas de desempenho, para entender quais conteúdos são mais relevantes para seus seguidores e quem são seus principais ouvintes, por exemplo.

SoundCloud para criadores de conteúdo

Ao criar uma conta SoundCloud para usar a plataforma como criador de conteúdo, você contará com as principais ferramentas para configurar o seu perfil.

Você poderá, então, adicionar uma foto, personalizar a URL da sua nova página, assim como inserir uma biografia e os links das suas redes sociais ou plataformas digitais para que as pessoas te conheçam e encontrem seus outros pontos de contato.

Além disso, você pode adicionar outras informações importantes no seu perfil, como eventos que irá realizar, próximos lançamentos, sua localização e outras formas de entrar em contato com você.

Com seu perfil criado e personalizado, você poderá começar a realizar o upload das suas faixas de áudio.

Elas podem ser compartilhadas publicamente, e se for necessário, você pode incluir faixas privadas para serem acessadas somente por links privados gerados no próprio SoundCloud, ideal para quem quer oferecer vantagens para os seguidores, leads ou clientes mais engajados.

Já os ouvintes, poderão te seguir, comentar em faixas e playlists, gerando interação e engajamento, e você também pode responder aos comentários e iniciar conversas e discussões com os seguidores, o que ajuda a deixar seus conteúdos cada vez mais populares.

O SoundCloud também possui integração com o Snapchat, com o Instagram Stories e Facebook Stories, permitindo que você compartilhe seus áudios diretamente nessas redes sociais pelo próprio aplicativo SoundCloud.

Insights do SoundCloud

Imagem de um página de visão geral de um perfil dentro do Soundcloud. A imagem mostra um botão ao centro com informações sobre atividades dentro do perfil

Quando se tem uma conta, você consegue obter os insights sobre o seu público ouvinte no SoundCloud, que podem ser básicos ou avançados, dependendo do plano escolhido.

Você irá saber quais são as suas faixas mais ouvidas, quem são seus principais ouvintes e regiões onde se encontram, além de visualizar no seu painel “Insights” as suas curtidas, comentários, reproduções, áudios republicados, e se você habilitar o download, ainda consegue ver quantas vezes seus áudios foram baixados.

Dessa forma, você consegue criar planos de ação para criar conteúdos cada vez melhores, assim como para bonificar os ouvintes mais fiéis.

Monetização do SoundCloud

No SoundCloud você também pode monetizar seus conteúdos de áudio para receber em dinheiro por promover suas faixas. Isso é possível assinando o plano Pro ou o Repost.

Existem alguns pré-requisitos para configurar a monetização das suas faixas, como ser o autor original do conteúdo e ter seus direitos autorais, para então, ganhar royalties pelos ouvintes mais dedicados que reproduzem seus conteúdos, podendo promovê-los em qualquer plataforma.

O SoundCloud também considera quando você colabora com outros produtores de conteúdo, sendo possível até mesmo dividir seus pagamentos de royalties.

Dica B2B Stack: Como usar o SoundCloud

O SoundCloud é uma ferramenta bastante intuitiva e fácil de usar, e a partir de agora vamos te dar algumas dicas de como usar o SoundCloud pelo seu navegador.

Primeiro, é preciso se registrar na plataforma para obter acesso a todos os recursos gratuitos disponibilizados.

Para isso, ao entrar no site do SoundCloud, clique em “Criar conta” ou em “Inscreva-se grátis”;

Imagem da página inicial do Site do Soundcloud. a imagem mostra uma arte com fundo escuro e duas pessoas olhando para frente. Ao centro um texto: 'conecte-se à Soundcloud'

Você poderá entrar com uma conta do Facebook, do Google ou da Apple, ou entrar com um e-mail;

Imagem com botões para conexão. Os botões estão listados na ordem vertical e de cima para baixo: 'botão azul para conexão via facebook', botão branco para conexão via Google', botão preto para conexão via Apple e campo com inserção de dados com botão laranja para que o usuário acesse a plataforma

Conte para a plataforma sua idade e gênero, e clique em “Continuar”;

Imagem com dois campos para inserção de idade e gênero com um botão laranja escrito continue abaixo.

Informe seu nome e clique em “Iniciar”;

Campo para inserção de nome da perfil

Após este último passo você já ficará logado na sua conta e terá acesso ao seu perfil para personalizá-lo com cores, foto, background, biografia e mais;

Imagem de um perfil em branco. O perfil possui um menu horizontal de cor preta na parte superior, um banner para que o usuário personalidade juntamente com uma foto arredondada abaixo e informações gerais através de um menu horizontal

Para fazer o upload de áudios no SoundCloud, basta clicar em “Upload”, na parte superior do seu painel;

Imagem com diversos blocos em branco dispostos lateralmente

Então, você poderá subir um conteúdo do seu próprio dispositivo, e indicar se ele será público ou privado.

Imagem com destaque a um botão centralizado na tela com a escrita primeiro fora do botão ' arraste e largue as suas faixas e álbuns aqui' e depois dentro do botão 'ou escolha arquivos para fazer upload'

Como baixar conteúdos do SoundCloud

Para baixar músicas, podcasts ou outros conteúdos de áudio no SoundCloud depende dos autores desses conteúdos.

Alguns deles não permitem o download dos seus áudios, portanto, pelo método oficial do SoundCloud, somente será possível baixar os conteúdos que foram autorizados.

Quando o download estiver disponível, você poderá encontrar a opção de baixar o conteúdo logo abaixo da faixa desejada, no menu “Mais”, e na opção “Baixar arquivo”;

Imagem com dois bloco na  vertical mostrando duas faixas de áudio

Caso contrário, se o download não for disponibilizado pelo autor do conteúdo, a opção de “Baixar arquivo” não estará habilitada.

Neste caso, você precisará utilizar maneiras alternativas para baixar conteúdos do SoundCloud, como extensões do Chrome específicas ou plugins ou plataformas de terceiros, sempre atento aos direitos de uso e autorais, assim como aos termos de uso da própria plataforma.

Alternativas ao SoundCloud

Vamos falar agora, sobre as plataformas alternativas ao SoundCloud, que podem ser usadas sozinhas ou em conjunto para expandir ainda mais os seus pontos de contato com o público.

Saiba como funcionam os seguintes streamings:

  • Spotify for Brands;
  • Deezer;
  • Orelo.

Não deixe de ver também a categoria completa de softwares para marketing no portal B2B Stack, para inovar nas suas campanhas!

Spotify

Logo da plataforma Spotify. O logo possui a cor verde e, do lado esquerdo do nome á um circulo com três listras na cor branca

Spotify é um streaming para hospedagem e reprodução de áudios, como músicas, trilhas sonoras, álbuns e podcasts, que funciona em desktops e através dos aplicativos para dispositivos móveis, Playstation, XBox, TV, auto-falante e Web Player.

O Spotify possui mais de 400 milhões de ouvintes em 184 países, e você pode utilizá-lo a partir das suas soluções para publicidade que auxiliam marcas do mundo todo a se engajarem com seu público.

Para hospedar podcasts ou músicas no Spotify você precisará contar com o apoio da sua própria distribuidora ou gravadora, que será responsável pela sua monetização, ou com os agentes indicados pela própria plataforma, o que a diferencia do SoundCloud, que basta que você mesmo faça este upload.

Outra forma de divulgar sua marca no Spotify é criando histórias para anúncios, aqueles que os ouvintes escutam quando estão utilizando o streaming sem um plano pago, ou para playlists patrocinadas, entre outras formas de anunciar.

Deezer

Logo da plataforma Deezer. O logo possui quadrados coloridos ao lado do nome que representam uma faixa de áudio sendo tocada

Deezer é um streaming de áudio que possui um catálogo de mais de 90 milhões de músicas, playlists, podcasts e canais de rádio em todo o mundo, que também funciona em desktops e por seu aplicativo para dispositivos móveis.

Para músicos e podcasters, o Deezer for Creators disponibiliza ferramentas para hospedagem de áudios que deve ser realizada junto aos seus agregadores de conteúdo, e também fornece painel para a gestão de desempenho e obtenção de insights da sua audiência.

Do lado dos ouvintes, eles poderão criar playlists com seus áudios, favoritar, compartilhar e receber recomendações personalizadas conforme os seus interesses, o que garante que eles sempre terão a oportunidade de interagir com os seus conteúdos.

Orelo

Logo da plataforma de podcasts Orelo. O logo possui uma nuvem de cor preta

Orelo é uma plataforma exclusiva para criar, hospedar, reproduzir, compartilhar e monetizar conteúdos de áudio e texto, como podcasts, lives e newsletters, permitindo que você forneça conteúdos consistentes para sua audiência.

O Orelo pode ser utilizado pelo seu navegador ou através do aplicativo para Android e iOS, por seu plano gratuito ou Premium, e também oferece um painel de controle para que você possa acompanhar o desempenho dos seus conteúdos.

A Orelo também é diferente no momento de remunerar os criadores de conteúdo, pagando R$ 0,03 por cada reprodução de episódio que você tiver, se mais de 70% dele for ouvido, ou através do apoio que cada usuário pode dar, de R$ 2,00 até R$ 250,00 por contribuição.

Conclusão

Viu só como os streamings de áudio podem ajudar seu negócio a criar conteúdos inovadores para entreter seu público?

Além dos blogs e redes sociais, comumente utilizados nas campanhas de marketing digital, estes streamings também são capazes de gerar interação e podem expandir o reconhecimento da sua marca, uma vez que os podcasts e outros conteúdos por áudio estão cativando cada vez mais pessoas atualmente.

Isso porque, nada melhor do que ouvir sobre o que você gosta ou quer aprender quando assistir não é uma possibilidade, e por isso, te apresentamos 4 streamings que você pode utilizar nas suas estratégias de comunicação:

SoundCloud, Spotify for Brands, Deezer e Orelo.

Com essas plataformas e seus respectivos aplicativos você consegue criar suas faixas de áudio, promovê-las e então, interagir com seu público e acompanhar o engajamento para alcançar resultados cada vez mais expressivos!

Se você gostou deste conteúdo sobre o SoundCloud e é admirador da tecnologia, como nós, saiba que na B2B Stack, maior plataforma de busca e avaliação de softwares da América Latina, você pode conhecer mais de 23 mil ferramentas inovadoras para os seus processos corporativos! Mude sua forma de contratar softwares com a B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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