WhatsApp Business API: Tudo o que você precisa saber

Publicado em 7 de fevereiro de 2023

WhatsApp Business API Tudo o que você precisa saber - imagem de mulher pensando na mensagem que irá mandar

Entenda tudo sobre criação e migração para Whatsapp Business API, marketing conversacional e criação de chatbots. Texto atualizado em 2024.

A popularidade das redes e canais digitais no Brasil já não é nenhuma novidade. Além da necessidade de se comunicar com amigos e familiares, os serviços de comunicação transformaram-se em uma poderosa ferramenta de interação com marcas e serviços, estreitando o relacionamento e encurtando a distância entre empresas e clientes.

O WhatsApp, por exemplo, é um desses aplicativos que não saem das mãos dos brasileiros e prova disso é que somos o segundo maior país consumidor do aplicativo no mundo: já são 147 milhões de usuários no país, ficando apenas atrás da Índia.

De acordo pesquisa Panorama Mensageria no Brasil, o WhatsApp é a forma favorita de troca de mensagens dos brasileiros, com 99% das pessoas tendo o aplicativo instalado em seu celular. Dessas, 95% das pessoas utilizam-no todos os dias de sua semana.

Como citamos, mais do que um canal para se comunicar com amigos, os aplicativos de troca de mensagem se firmam cada vez mais como espaço para marcas e empresas. 

Pelo menos 81% dos usuários utilizam o esse canal para se comunicar com as marcas. Seja para tirar dúvidas, pedir informações, receber suporte técnico ou promoções, comprar produtos e serviços ou cancelar serviços.

Estar no WhatsApp é uma grande oportunidade para marcas e ter o WhatsApp Business API é uma forma de estar ainda mais próximo do cliente e oferecer experiências diferenciadas. Vamos falar mais sobre essa modalidade do canal. Acompanhe!

O marketing conversacional e o WhatsApp como aliado

O marketing conversacional é a estratégia de se comunicar em tempo real e de forma personalizada com seus clientes, ajudando-os nos mais diferentes momentos de sua jornada para direcioná-los ao processo de decisão e compra.

Cada vez mais os clientes querem estar próximos às empresas e desejam experiências positivas e individualizadas, que os façam sentir especiais para uma marca. Um estudo demonstra que as pessoas estão dispostas a pagar até 20% a mais por experiências diferenciadas e o mesmo para o contrário: 47% dos consumidores deixariam de fazer negócios a partir de experiências ruins.

Justamente por isso, é preciso entender o cliente, a etapa a qual está e cobrir todos os pontos da sua jornada, oferecendo trocas e momentos personalizados. Nesse sentido, estar nos canais conversacionais faz toda a diferença.

Imagem representa o marketing conversacional juntamento com o WhatsApp Business API

Foi-se o tempo em que as pessoas estavam dispostas a ligar e aguardar por horas para receber informações. Os consumidores atuais querem ter suas dúvidas sanadas em poucos cliques e minutos. Além disso, é imprescindível que suas perguntas sejam respondidas da melhor maneira possível, para que sigam ou não com a empresa.

Desse modo, utilizar o WhatsApp como aliado é mais do que um grande diferencial, e sim, cada vez mais, uma necessidade de negócio.

O WhatsApp é muito mais do que um aplicativo que todos temos em nosso celular: existe um ecossistema desenhado especificamente para empresas e sua relação com os consumidores.

Whatsapp ou WhatsApp Messenger

É aquela versão clássica do aplicativo que está instalada em inúmeros smartphones, ou seja: é aquele utilizado no dia a dia para conversar com amigos, familiares, grupos e empresas. Com ele é possível fazer videochamadas, inserir fotos e outros elementos nas mensagens, como áudios, figurinhas, gifs, entre outros. Essa é a versão utilizada pelo cliente para conversar com uma marca.

WhatsApp Business

Muitas empresas utilizavam contas no WhatsApp Messenger e diferentes números para interagir com seus clientes. Ao entender essa demanda, a empresa lançou o WhatsApp Business, a primeira forma de atendimento via WhatsApp desenhada, com estruturas e funcionalidades básicas para organizações.

O WhatsApp Business dá a possibilidade de que as marcas criem perfis comerciais com informações de contato, horário de atendimento, catálogos, respostas automatizadas e estatísticas.

Quando falamos em respostas automáticas no WhatsApp Business, é importante dizer que estamos falando de automatizações simples, com funções como: avisos de horários, dicas e início da comunicação.

Essa automação não tira a necessidade de que existam pessoas para responder as mensagens recebidas para que as solicitações sejam de fato resolvidas.

Essa solução fazia — e faz — muito sentido para pequenas empresas que agilizam seus atendimentos e passam a ter mais controle e proximidade para o contato com o cliente.  Porém, ainda existe o problema de múltiplos agentes serem responsáveis pelo atendimento em múltiplos números do WhatsApp e nessa versão não atender a demanda das médias e grandes marcas, que contam com grandes volumes de mensagens. Logo, a partir dessa necessidade, foi lançada a API do WhatsApp Business.

WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API é a versão mais robusta do atendimento via WhatsApp e é ideal para médias e grandes empresas, que contam com grande volume de mensagens e precisam otimizar seus processos e escalar seu atendimento.

A API, Application Program Interface, ou Interfaces de Programas Aplicativos, são protocolos de internet que fazem com que diferentes ferramentas tenham contato entre si. Com ele é possível integrar o API a outros serviços e sistemas, como plataformas de atendimento, CRMs, sites, sistemas logísticos, de marketing, entre outros, maximizando o potencial dos serviços.

Dessa forma, o WhatsApp Business API permite que seja feita automação para processos de vendas, atendimento, engajamento, além da possibilidade da implementação de chatbots.

Além disso, um grande ganho da API e de sua integração às plataformas de atendimento digital é que vários atendentes podem responder às solicitações de um mesmo número de telefone, diferente da opção WhatsApp Business, em que eram necessários atendentes exclusivos por número.

3 razões para a empresa migrar para o WhatsApp Business API

O atendimento via WhatsApp oferece diversas possibilidades para empresas e clientes e cria relações mais próximas, personalizando e oferecendo jornadas conversacionais na hora em que o cliente desejar.

Mais do que apenas ter um número, ter o WhatsApp Business API é uma estratégia que oferece diversas vantagens de negócios e competitividade para a marca.

Reunimos alguns benefícios para que você entenda ainda mais sobre essa modalidade do canal conversacional.

Escala seu atendimento e dá velocidade

Como o WhatsApp Business API pode ser utilizado por diversos atendentes, ele faz com que o atendimento deixe de ser algo lento, com longas filas de espera, e passa a ser ágil e escalável dentro do negócio.

O WhatsApp é também um meio que permite comunicação além do texto, ou seja, ele possibilita o envio de áudio, fotos e documentos e assim, agiliza as demandas da sua equipe de atendimento ao cliente.

Permite a criação de chatbot

Além de poder ser respondido por diversos atendentes, agilizando os atendimentos, o WhatsApp Business API permite também a automatização das solicitações, afinal, mesmo com diversas pessoas para cuidar do canal, se seu negócio recebe alto volume de mensagens, torna-se inviável contar apenas com atendimento humano.

Dessa forma, é possível ter chatbots para diminuir as filas de espera, reduzir o tempo de atendimento e garantir agilidade e satisfação do cliente. Assim, tiram-se dos atendentes as atividades manuais e repetitivas, deixando as pessoas em demandas que exigem maior atenção.

Vale dizer que automatizar não é sobre perder a humanização e personalização, afinal, os chatbots são altamente personalizáveis e direcionados para as necessidades dos clientes.

Com esse recurso, seu canal de atendimento se torna disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Facilita gerenciamento e controle de métricas

Com o API do WhatsApp Business, todas as estatísticas estão reunidas e é possível acompanhar dados importantes para seu negócio – desde tempo de espera, atendimento, número de solicitações, média de mensagens trocadas e muitos outros.

Ao reunir as informações, as estratégias tornam-se claras para a melhor tomada de decisão, baseada em dados e não apenas em achismos.

WATI: a solução para comunicação com seus clientes na API do WhatsApp Business

Diferente do WhatsApp Messenger e Business, em que basta baixar o aplicativo e cadastrar o seu número em seu celular, para ter o WhatsApp Business API é preciso contar com parceiros que trabalhem com a API oficial para que sua empresa seja auxiliada no processo de habilitação.

É preciso ter atenção para esse ponto, pois muitas são as promessas de criações de WhatsApp API pela internet. No entanto, quando a conta é configurada de forma diferente das regras do Meta, o usuário corre o risco de ter a conta banida.

Por outro lado, a WATI é um exemplo perfeito de parceiro certificado e confiável para auxiliar companhias a expandir suas frentes de negócio. Ela foi fundada com propósito de ajudar as pequenas e médias empresas através de um produto self-service e low-code que pudesse ser usado na plataforma do WhatsApp Business API.

Através das soluções da plataforma, é possível automatizar conversas, criar experiências, otimizar o atendimento de sua equipe, fazer campanhas e aumentar seus resultados em uma plataforma centralizada com o uso do aplicativo de mensagens mais popular do mundo.

A WATI está crescendo cada vez mais e apoiando clientes no Brasil através do propósito de entender que bom relacionamento com o cliente é construído com boas conversas.

Como estão as trocas e conversas entre seu negócio e clientes? Já que agora sabe um pouco mais sobre o WhatsApp Business API, teste grátis a solução da WATI para elevar as experiências e jornadas que você oferece ao seu consumidor!

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