Aplicativos de vídeos curtos: diversão e renda extra

Publicado em 6 de maio de 2021

As redes sociais invadiram o mundo nos últimos anos. Existem aplicativos de todos os tipos e para todos os perfis de usuários. Em 2019, começou a expansão dos aplicativos de vídeos curtos e durante a pandemia houve a consagração. E, apesar deles terem pouca duração, os mesmos são muito interativos e viralizam rapidamente.

As redes sociais são sites ou aplicativos que proporcionam o relacionamento e o compartilhamento de conteúdo entre seus participantes. Mas, além disso, algumas delas contam com a possibilidade de ganhar dinheiro e se divertir com a mesma rede social.

Esses aplicativos também têm tido um papel importante na vida de pessoas e empresas. Muitos viram neles uma oportunidade incrível, não só de ganhar uma grana extra, como também para alcançar maior visibilidade da marca e até fazer a empresa vender mais.

Principais Aplicativos de vídeos curtos

Os aplicativos de vídeos curtos surgiram na China, sendo que o primeiro app a fazer sucesso mundial foi o TikTok. Ele passou a se chamar assim somente no ano de 2017, anteriormente o app se chamava Douyin.

Do outro lado, o Kwai, seu principal concorrente, também surgiu na China e começou a ganhar força mundial em 2019. Hoje, ele se consagrou o segundo maior e mais querido app dessa modalidade entre os usuários.

Ao bater recorde de downloads no ano de 2019, o TikTok mostrou para o mundo que, essa nova modalidade de rede social, acabava de ganhar os quatros cantos do planeta e despertou a atenção dos concorrentes e do mercado global.

A partir daí, todos perceberam o potencial dessa nova onda de redes sociais. E o mercado mundial começou ver nelas oportunidade de presença online e até nova forma de publicidade.

No momento, TikTok e Kwai estão em expansão, cada vez mais conquistando seguidores. Os dois aplicativos disponibilizam bonificação, recompensa em dinheiro, que são pagos aos usuários. Programa esse, semelhante ao marketing de indicação.

Sobre essas redes sociais

Nesses aplicativos, os vídeos são feitos pelos próprios usuários e geralmente são engraçados ou bem divertidos. Os vídeos duram apenas alguns segundos e a sua edição poderá ser feita de maneira simples. Sendo possível acrescentar vários efeitos, como filtros, áudios, legendas e muitos outros recursos.

Como falamos antes, os aplicativos de vídeos curtos mais populares são, atualmente, o Kwai e o TikTok. Mas por qual motivos esses aplicativos fazem tanto sucesso? O que eles oferecem aos seus usuários? Como é possível obter uma renda extra com eles? Leia o artigo por completo e tire suas dúvidas!

  • Aplicativo TikTok 

Aplicativos de vídeos curtos

Apesar de ser criado há alguns anos, a sua viralização se deu durante o período da pandemia. Nesse período, o número de downloads aumentou de forma impressionante.

Isso pelo fato das pessoas estarem em casa, em distanciamento social. Com isso, elas procuravam novas formas de entretenimento. Muitos artistas começaram a utilizar o aplicativo e postar os vídeos em outras redes sociais, isso ajudou a popularizar ainda mais o aplicativo TikTok.

O TikTok é um aplicativo utilizado para criar vídeos com duração entre 15 e 60 segundos. O usuário é quem edita o vídeo da maneira que achar melhor. Há muitos recursos que podem ser utilizados, porém o que mais se popularizou foi a dublagem de vídeos com músicas e falas populares.

No TikTok é possível interagir com outros usuários, acompanhar os vídeos postados pelas pessoas e outros recursos similares às de outras redes sociais, por exemplo, seguir perfis, comentar e curtir postagens.

Esses vídeos também podem ser compartilhados em outras mídias sociais, o que ajuda ainda mais no engajamento.

O objetivo da plataforma é incentivar a população local a se tornarem criadores de conteúdo. Por isso, eles procuram adaptar os seus recursos às regiões de origem dos usuários.

O aplicativo tem disponibilidade para download em Android e IOS.

Como ganhar dinheiro com o TikTok?

Engana-se quem acredita que só se perde tempo com o TikTok, pois é possível obter uma renda extra utilizando a ferramenta.

Mas como fazer isso?

O aplicativo disponibiliza algumas missões diariamente. Cada vez que o usuário completar essas missões, ele ganha rubis. Esses rubis são acumulados e podem ser trocados por dinheiro.

Também é possível ganhar dinheiro indicando amigos para o TikTok. Cada usuário possui um link para inscrição vinculado ao seu perfil. A cada novo perfil inscrito por esse link, o usuário ganha um determinado valor. Esse link pode ser compartilhado por meio de aplicativos de mensagens ou através de veículos de comunicação.

Para aqueles perfis que já são experientes na criação de conteúdo, o aplicativo oferece a possibilidade de ganhar patrocínios. Os perfis mais engajados são convidados a criar vídeos para alguma marca que o pagará por isso. O vídeo terá uma legenda com a seguinte frase: “contém promoção paga”.

Essa monetização do aplicativo tem por objetivo incentivar a utilização da rede e manter o usuário cada vez mais engajado. Quanto mais o usuário se mantém online e se dedica à rede social, mais ele receberá bônus que ao final podem ser convertidos em dinheiro.

Portanto, a bonificação é um excelente incentivo. Ele traz engajamento à plataforma, o usuário se diverte e ainda consegue uma renda extra para ajudar no fim do mês.

  • Aplicativo Kwai 

Aplicativos de vídeos curtos

O Kwai foi criado na China, assim como o TikTok. Seu objetivo também é a criação e edição de vídeos curtos que podem ser compartilhados na própria rede e em outras mídias.

Originalmente, ele já vinha instalado previamente nos aparelhos celulares das marcas Huawei e Xiaomi. Depois foi se popularizando entre outros aparelhos, na China e Índia, mas em 2019 chegou ao Brasil.

Assim como o principal concorrente, o Tiktok, sua popularização se deu em meio a pandemia do coronavírus.

A duração dos vídeos é um pouco menor que a de seu concorrente, eles podem durar entre 7 e 17 segundos.

A edição também é feita pelo usuário. É possível adicionar ou remover trilhas sonoras. Assim como a possibilidade de adicionar outros efeitos, como filtros, legendas e adesivos. O usuário também poderá criar esses vídeos utilizando as próprias fotos da galeria de seu celular.

A interação ocorre da mesma forma que outras redes sociais, o usuário poderá seguir outros perfis, comentar e curtir as postagens.

Uma diferença considerável entre o Kwai e o TikTok é sobre o algoritmo utilizado pelo aplicativo. Diferentemente do que é praticado em outras mídias, o conteúdo é distribuído levando em consideração a qualidade e a relevância do conteúdo, e não baseado em contas com maior número de seguidores.

Como gerar renda com o Kwai?

A Kwai também busca incentivar o seu uso através da rentabilização pelo uso do app. Para isso, criaram o Kwai Golds, uma espécie de moeda própria.

Os usuários devem cumprir as metas diárias disponibilizadas. A cada meta completa, ele recebe os Kwai Golds. Essas moedas próprias podem ser convertidas em dinheiro ou até mesmo em recarga para celulares.

Essas metas incluem algumas atividades, como convidar amigos, assistir a vídeos, fazer check-in diariamente e muitas outras atividades disponibilizadas por eles.

O futuro das redes sociais

Não podemos prever, de forma certeira, o futuro dessas redes sociais, pois é um mercado em constante mudança e evolução. Mas, como percebemos, as redes sociais com menos diversão e interatividade podem ficar para trás, com o avanço sem controle desses novos aplicativos.

Desde o surgimento da Internet, houve vários altos e baixos nas plataformas digitais. Dessa vez, os usuários têm passado uma mensagem clara: “queremos algo que nos faça sorrir”. Talvez esse seja o motivo para manter essa nova geração tão engajada.

Tanto o TikTok quanto o Kwai, tem o objetivo de promover o entretenimento e a interação entre usuários. Não há como definir qual é o melhor, isso ficará a cargo do usuário que através da experiência com ambas plataformas poderá descobrir qual deles se adaptou melhor e se sentiu mais confortável.

E você, já utilizou alguma dessas plataformas?


Artigos relacionados