7 Pontos essenciais de Cibersegurança para proteger a sua empresa.

Publicado em 4 de abril de 2023

Ilustração de um sistema integrado com diversas linhas azuis em torno de um logo de cadeado, relacionado a cibersegurança

Cibersegurança, segurança digital, cyber security são termos que se referem à proteção contra ataques maliciosos que podem resultar em verdadeiros desastres financeiros para uma empresa. 

Segundo o relatório de Defesa Digital da Microsoft 2022, 91% dos líderes empresariais entrevistados acreditam ser provável que um evento cibernético danoso ocorra em larga escala até 2024 e 43% acham que é possível que um ataque cibernético afete materialmente a sua organização.

E quando se fala em ataques cibernéticos, as possibilidades sempre são grandes, infelizmente. Entre elas é possível citar:

  • Vazamento de dados confidenciais e pessoais;
  • Uso indevido de informações;
  • Invasão de sistemas por hackers;
  • Ataques de ransomware e malware;
  • Ataques phishing;
  • Fraudes;
  • Exploração de falhas de segurança;
  • Vulnerabilidade ao roubo de identidade.

A partir disso as empresas têm dedicado cada vez mais recursos às defesas do dia a dia do que a investimentos estratégicos. Entenderemos, a seguir, como evitar e monitorar possíveis ataques à cibersegurança de sua empresa, apontando 7 fatores essenciais para a segurança dos sistemas e todos os dados envolvidos nele.

Proteção e monitoramento ativos na Cibersegurança

A cibersegurança é a melhor  maneira para manter os dados confidenciais da empresa com o máximo de  segurança possível. Isso ajuda a evitar o roubo de informações comerciais, o que pode ter um efeito desastroso para qualquer organização.

Pesquisas apontam que o Brasil experimentou um aumento expressivo  nos ataques cibernéticos nos últimos meses. Uma das ameaças mais recorrentes é o ransomware, como veremos a seguir.

O que é ransomware e quais as suas consequências para a empresa?

Ransomware, termo proveniente da palavra inglesa “ransom”, que significa “pedir resgate”, é um tipo de malware que sequestra os dados de um computador ou rede, exigindo um pagamento em troca da liberação dos arquivos. As consequências de uma infecção por ransomware podem variar de acordo com a quantidade de dados infectados e como o sistema vai tentar se recuperar do ataque.

Consequências mais comuns do ransomware:

Perda de dados: o que não estiver salvo em backups regulares e seguros, pode ser criptografado pelo ransomware e tornado inacessível para sempre.

Danos financeiros: o “sequestro” pode custar caro para as vítimas e não há garantia de que recuperação total dos dados mesmo com o pagamento.

Problemas com a reputação da empresa: se os dados comprometidos incluem informações sensíveis ou confidenciais, a vítima pode sofrer danos à sua reputação e perda de confiança por parte de seus clientes.

Vulnerabilidades futuras: uma vez infectado por ransomware, o sistema pode ficar mais suscetível a  futuros ataques.

Para evitar essas consequências, é importante implementar medidas de segurança cibernética adequadas, como atualizações regulares de software, backups frequentes e armazenamento seguro de dados. Além disso, é importante estar sempre alerta para e-mails suspeitos ou outros sinais de atividade maliciosa na rede.

Imagem com simbolos relacionados a segurança cibernética
Imagem com simbolos relacionados a segurança cibernética

Qual a melhor forma de aplicar a cibersegurança em minha empresa?

Segurança de rede: 

A proteção de rede é fundamental para garantir a segurança dos dados confidenciais e críticos de uma organização. 

As redes não seguras podem ser alvos de vírus, malware e outras formas de invasão, o que pode levar a perda de dados, roubo de credenciais e até mesmo danos físicos ao dispositivo.

Além disso, as redes não seguras também podem ser usadas para realizar atividades ilegais. Por essas razões, é essencial que as organizações implementem medidas de segurança de rede adequadas para proteger seus dados, sistemas e dispositivos.

Segurança de aplicativos: 

Segurança de aplicativos é um tema extremamente importante, especialmente em um mundo em que mais e mais pessoas estão usando dispositivos móveis para acessar informações pessoais, bancárias e outros dados confidenciais.Um dos primeiros passos na segurança de aplicativos móveis é verificar se o código foi escrito de forma adequada.

Isso significa que todas as entradas de dados devem ser validadas, os dados sensíveis devem ser criptografados e os aplicativos devem ser testados para garantir que eles não sejam suscetíveis a ataques de hackers.

Segurança da informação:

É importante que as empresas continuem atualizando e adaptando suas medidas de segurança de acordo com as ameaças, por isso, o monitoramento constante é essencial. 

Treinamento da equipe em relação a alerta de ataques, confidencialidade dos dados e políticas de segurança também são partes do processo de segurança. 

Por fim, não menos importante, são a criptografia dos dados, acessos restritos e backups.

Segurança operacional:

As organizações necessitam proteger seus ativos, funcionários e clientes. Assim, é preciso aplicar uma política de cibersegurança em suas atividades, cuidando de pontos de fácil aplicação, como por exemplo:

  • planejamento que incluem planos de contingência a emergências;
  • procedimentos operacionais padrão (POP);
  • manutenção e inspeção regular dos equipamentos;
  • monitoramento e avaliação constante de riscos.

Recuperação de acesso:

A recuperação de acesso ajuda a prevenir acessos não autorizados e tentativas de invasão e também facilita ao colaborador que perdeu sua senha que continue trabalhando em suas tarefas.
Desta forma, apenas pessoas autorizadas podem entrar no sistema.

Educação do usuário:

Como mencionamos anteriormente, o treinamento adequado faz parte de uma estratégia de cibersegurança eficaz.
Usuários treinados em segurança cibernética auxiliam na proteção dos dados da organização e gerenciam senhas e emails de forma segura, diminuindo as vulnerabilidades.

Monitoramento 24 horas:

Ir além dos ataques e estar vigilante por tempo integral é a melhor estratégia de proteção que podemos ter para dados confidenciais e redes seguras.
Monitorar continuamente significa antever ameaças, dar o tratamento adequado às instabilidades no sistema e atender às exigências regulatórias são os métodos ideais para um sistema livre de riscos.

Imagem de um homem segurando um tablet com simbolo de cadeado, imagem relacionada com a cibersegurança de sistemas

Dica B2B Stack: conheça o melhor software de segurança

A B2B Stack facilita o processo de pesquisa e escolha do melhor software para a sua empresa, considerando os objetivos e principais funcionalidades.

Com a ajuda da nossa lista de 7 pontos importantes para cibersegurança, é possível identificar tudo o que um bom software precisa ter para garantir sua estratégia de segurança de dados, não é mesmo?

Conheça aqui uma recomendação da B2B Stack: Sky.Security, que é um software de segurança de cibersegurança que oferece proteção contra ataques de malware, vírus e outras ameaças online.

O Sky Security monitora o tráfego de rede, protege contra vulnerabilidades de segurança e ajuda a prevenir ataques de ransomware. O software também inclui um recurso de detecção de intrusão que monitora as tentativas de acesso não autorizado à rede.

O Sky.Security é a marca de segurança da Sky.One, que desde 2013 constrói parcerias e investe na evolução digital focada em resultados. A Sky.One possui um amplo portfólio de soluções, para que seu negócio seja integrado, seguro, eficiente e avançado.

Sky.Security

Totalmente atualizados com as tendências de cibersegurança, Sky.Security é um conjunto de plataformas e serviços para proteger os dados do seu negócio através da antecipação de ameaças, monitoramento contínuo e reações em tempo real às tentativas de ataque. 

Com ele, as vantagens para o seu negócio são inúmeras. Destacamos as principais a seguir:

  • Análise de vulnerabilidades: : Gerenciador de segurança que oferece aos usuários uma visão em tempo real sobre as vulnerabilidades em seus sistemas de tecnologia, sejam eles locais, na nuvem ou outros;
  • Monitoramento contínuo: O Sky.Security atua com ferramentas que realizam a proteção dos endpoints, que são dispositivos de hardware como notebooks, servidores e computadores em geral. Com soluções avançadas de EDR (Endpoint Detection and Response), quando medidas de prevenção são violadas, a detecção e a resposta do endpoint acontecem de forma autônoma e em tempo real;
  • Quarentena de Rede: Ao detectar o malware, ocorre a interrupção imediata da disseminação de ameaças laterais, desconectando o endpoint infectado da rede;
  • IA estática: Proteção pré-execução para malware baseado em arquivos conhecidos e desconhecidos;
    Storyline do ataque: Diagrama visual que representa o fluxo de execução, ajudando na avaliação do impacto da ameaça;
  • Governança compartilhada: O time de operações auxilia o cliente da Sky.Security a identificar ameaças, de uma forma eficiente, garantindo a proteção do seu negócio;
  • Dados centralizados: Dados armazenados nos maiores data centers do mundo e sob contínuo monitoramento de uma equipe especialista em cibersegurança;
  • Redução de custos de TI: Sky.Security conta com especialistas certificados no assunto. Uma equipe especializada em cibersegurança oferece uma atuação estratégica e focada em resultados;
  • Proteção aos dados e à imagem: Os serviços oferecidos pela plataforma vão além da proteção do sistema, pois evita custos financeiros e reputacionais. Seu negócio fica menos exposto aos riscos e danos que possíveis invasões podem oferecer à imagem da organização;

A Sky.One é uma marca recorrente nas melhores avaliações aqui na B2B Stack e o produto Sky Security tem toda a tecnologia e comprometimento de uma marca de segurança confiável. 

Ele também oferece aos usuários uma abordagem abrangente para a cibersegurança, fornecendo educação, conhecimento e treinamento para ajudar a proteger as organizações contra ameaças cibernéticas e aumentar a conscientização dos usuários.

Considere todas as informações sobre segurança de dados que oferecemos até aqui e confira as avaliações do Sky.Security no nosso portal, verificando a opinião de quem já usou o produto. 

Em seguida, entre em contato com a Sky.One Solutions e tenha a certeza de que a proteção de sua empresa e colaboradores está em ótimas mãos!


Artigos relacionados