Etus: saiba o que é, como funciona e como usá-lo

Publicado em 12 de julho de 2021

As redes sociais estão conectando bilhões de pessoas no mundo todo e se tornaram um prato cheio para quem quer divulgar produtos e serviços. Mas, é preciso contar com as ferramentas de gestão de mídias sociais, como a Etus, para obter o máximo de aproveitamento dessas plataformas em seu marketing digital.

O infográfico abaixo possui alguns dados relacionados às campanhas de marketing em mídias sociais, que foram divulgados pela Hubspot, e demonstram algumas preferências dos profissionais da área para aplicar em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Banner com informações sobre o Etus

A verdade é uma só: é preciso marcar presença nas redes sociais para transformar seguidores em fãs, e leads em efetivos clientes.

Acompanhe este post para saber mais sobre como a Etus irá te auxiliar durante essas campanhas de marketing.

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O que é a Etus?

Etus é uma ferramenta brasileira de gestão de redes sociais indicada para agências, freelancers, empresas de todos os portes e segmentos e para todas as pessoas que trabalham fazendo publicações nessas redes.

Os recursos da Etus permitem que você gerencie suas redes sociais de forma centralizada, facilitando a visualização de todos os dados e todas as redes em apenas um painel.

Na plataforma Etus você encontra as seguintes funcionalidades:

Agendamento de postagens: o agendamento de postagens da Etus permite que você programe postagens em todas as suas redes sociais e para perfis diferentes. Mesmo que você opte por agendar a mesma postagem nas diversas redes ou perfis, você consegue escrever textos diferentes para cada uma.

Você poderá adicionar mídias em suas postagens nos formatos jpg, png, vídeos, gifs e imagens 360º, inserir legendas independentes em cada uma e agendar o mesmo post em datas e horários diferentes.

Impulsionamento de publicações: o impulsionamento de sua campanha no Facebook e no Instagram pode ser realizado diretamente no painel da Etus e é feito de acordo com os parâmetros que você mesmo estipula, como por dados geográficos, idade, interesses pessoais, entre outros.

Relatórios: os relatórios personalizados da Etus te fornecem uma visão detalhada sobre suas publicações com mais engajamento e mais relevantes para o seu público, o alcance de sua campanha e as visualizações das postagens, as interações em cada post e também possibilitam o monitoramento de concorrentes.

Captação de leads: a Etus possui ferramentas para criação de landing pages, pop-ups, formulários e link na bio do Instagram. Desta forma, você consegue captar dados de contato de seus seguidores, dentro da LGPD, e integrar estes contatos às ferramentas de automação de marketing ou CRM.

Centralização de atendimento: todas as mensagens recebidas pelo Twitter, Facebook e Instagram são organizadas em uma única caixa de entrada do seu painel Etus. Também é possível cadastrar respostas automáticas e salvar potenciais clientes em sua plataforma para integrá-los ao RD Station.

Colaboração e produtividade: aumente a produtividade de sua equipe fazendo com que todos consigam trabalhar juntos e de forma centralizada nas campanhas de marketing das redes sociais. 

A Etus permite que você convide membros ilimitados e distribua demandas para responder a comentários e mensagens de seguidores que chegam via inbox ou direct, e também para criar publicações, disponibilizando ainda recursos para solicitar aprovação e aprovar as postagens criadas.  

Calendário para acompanhamento de postagens: você poderá acompanhar as datas na qual você já possui posts agendados e também ficar atento às datas comemorativas para fazer publicações exclusivas.

Análises de SEO e Instagram: a própria ferramenta aponta onde você pode melhorar e corrigir métricas de SEO de suas postagens a partir dos relatórios gerados para que você melhore o tráfego em suas páginas e produza conteúdos relevantes.

Assuntos mais falados: sem sair de sua página de agendamento de postagens, acompanhe o que está sendo mais falado nas redes sociais e inclua hashtags relacionadas em sua publicação para aumentar seu engajamento. 

Banco de imagens e vídeos: a biblioteca da Etus possui mais de 1,7 milhões de mídias, entre imagens e vídeos, com licença gratuita para você utilizá-las como quiser em suas postagens.

Por que automatizar as redes sociais?

As campanhas de marketing realizadas nas redes sociais têm como objetivo atrair seguidores e gerar leads.

Quando se automatiza essas campanhas, torna-se mais fácil interagir com os seguidores, pois todas as mensagens e comentários podem ser avaliados e respondidos de forma centralizada, ganhando também agilidade nessa tratativa.

Com essas interações centralizadas, também será mais ágil o acompanhamento de comentários negativos a respeito de seus produtos ou serviços, que podem prejudicar sua marca. Identificando rapidamente esses comentários, é possível resolver o problema de seu cliente e impedir que essa “má fama” se espalhe na internet.

A segmentação e qualificação dos leads gerados também será possível com a automação das redes sociais porque você será capaz de entender o comportamento destes usuários e ter acesso à diversos indicadores que te auxiliam na separação destes leads por região, tipo de interação realizada, entre outros parâmetros.

Outra vantagem da automatização das redes sociais é que você pode criar campanhas antecipadamente para datas comemorativas ou lançamento de produtos e ofertas e agendá-las para serem disparadas automaticamente quando você quiser, inclusive em redes sociais distintas.

Isso otimiza o tempo dos profissionais de marketing, que precisarão se preocupar “apenas” com a criação das campanhas e acompanhamento do desempenho de cada uma delas, sendo que este acompanhamento também é facilitado com a automação, já que as ferramentas de gestão de redes sociais podem gerar relatórios completos de diversas métricas.

Além de tudo isso, você ainda consegue saber:

  • Melhores dias e horários para postagens;
  • Conteúdos mais relevantes para seus seguidores;
  • Abordagens mais efetivas;
  • Melhor linguagem para utilizar com sua persona.

E criar respostas automáticas quando não conseguir responder às demandas de seus usuários instantaneamente.

Quais as redes sociais que o Etus pode gerenciar

O Etus é uma ferramenta para gerenciar Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Tumblr, Pinterest e Google My Business e ainda pode realizar integração com plataformas como Google Analytics e Google Ads para potencializar ainda mais os relatórios, análises e impulsionamentos.

Como usar o Etus

Para usar o Etus, é necessário criar uma conta gratuita na plataforma que permite testes grátis por 7 dias.

Ao entrar na plataforma, clique em “Teste grátis” para se cadastrar na ferramenta;

Etus

Você poderá se cadastrar com o Facebook ou inserindo seus dados manualmente;

Etus

Comece as configurações de sua plataforma para que o sistema fique com a cara do seu negócio.

Defina se você é freelancer, se trabalha em uma agência, se é empreendedor ou analista de marketing.

Escolha também quantas marcas você deseja gerenciar e diga à Etus como você os conheceu; 

Etus

Após finalizar essas primeiras configurações de conta, você terá acesso ao seu painel de controle para adicionar as redes sociais que você deseja vincular ao Etus e utilizar todas as funcionalidades da ferramenta.

Etus

Como agendar posts no Etus

Para agendar posts no Etus, clique no ícone de “relógio” e depois em “Agendar Publicação”;

Na próxima tela, você deverá escolher para qual perfil será o agendamento e encontrará as seguintes opções de personalização da sua postagem:

  • Inserir imagem, vídeo ou álbum;
  • Campo para inserir seu texto e emojis, caso queira;
  • Encurtar URL de links;
  • Inserir localização;
  • Ativar stories;
  • Inserir itens de captura de leads;
  • Escolher a data e horário para a publicação;
  • Escolher em qual ou quais redes sociais a postagem será feita.

Você também terá configurações adicionais para o post, como impulsionar a publicação, repostar do Instagram, aprovar post, desabilitar comentários do Instagram, entre outras;

Após realizar todos os ajustes de sua publicação, você poderá publicar na mesma hora, salvar como rascunho, solicitar aprovação da postagem ou deixá-la agendada na data selecionada e manter os dados.

Quanto custa o Etus: preços e planos

A Etus possui 2 tipos de planos: “Agendamento de posts” e “Completo”, que podem ser assinados de forma mensal, semestral ou anual. Seus valores variam de acordo com a quantidade de perfis que se deseja gerenciar.

Cada perfil criado na Etus pode gerenciar uma conta de cada rede social que a plataforma abrange.

O plano “Agendamento de posts” está a partir de R$ 9,90/mês na assinatura mensal, a partir de R$ 8,84/mês na assinatura semestral e a partir de R$ 7,80/mês na assinatura anual, todos considerando apenas 1 perfil na plataforma.

O plano “Completo” está a partir de R$ 18,90/mês se assinado mensalmente, a partir de R$ 16,87/mês se assinado mensalmente e a partir de R$ 14,88/mês se assinado anualmente, também considerando apenas 1 perfil.

Vale ressaltar que, caso você assine o plano semestral ou anual com pagamento à vista, você terá o desconto equivalente à eles, caso seja feito o parcelamento, há cobrança de juros.

Conclusão 

Como vimos, o marketing digital é a tendência dos últimos tempos e estar presente na internet é a melhor forma de voltar os olhares para o seu negócio.

Porém, ao mesmo tempo que essas campanhas são muito assertivas, a concorrência também é muito grande, por isso, é preciso acompanhar de perto e com muita frequência todas as métricas e indicadores dessas publicações para não deixar passar oportunidades, e principalmente, para não ficar atrás dos concorrentes.

As redes sociais ainda são um caso à parte, pois são utilizadas por bilhões de pessoas no mundo todo e qualquer falha no acompanhamento de postagens pode fazer com que comentários negativos viralizem na internet em poucos minutos, manchando a reputação do seu negócio.

A Etus, ferramenta de gestão de redes sociais, te ajuda a manter todas as suas redes sociais centralizadas para facilitar o agendamento de postagens, o atendimento ao cliente, produzir conteúdos relevantes com base em SEO e acompanhar todo o desempenho dessas campanhas através de relatórios detalhados.

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Banner com 5 estrelas e uma pessoa segurando uma delas. Abaixo temos o logo da B2B Stack e a imagem tem o fundo de cor roxa azulado

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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