Saiba como usar o Linktree e colocar links na bio do Instagram

Publicado em 7 de junho de 2021

No marketing digital, uma das estratégias utilizadas para prospectar leads e fazer com que eles avancem as etapas do funil de vendas é utilizar das landing pages. O Linktree é uma ferramenta que pode te auxiliar na construção dessas páginas de destino e no aumento do tráfego e conversão em suas plataformas.

No momento atual, com a concorrência desenfreada em muitos setores do comércio, é preciso ser diferenciado no mercado e construir um relacionamento com os potenciais clientes ao invés de se preocupar somente com a venda.

Muitas vezes, será necessário utilizar as estratégias de inbound marketing para nutrir seus leads e instigá-los com conteúdos relevantes antes que ele decida de fato concretizar uma compra em sua plataforma, por exemplo.

Além disso, com a instauração da LGPD em 2020, a compra de listas de clientes, bem como o envio de campanhas de marketing para clientes que não autorizaram este tipo de comunicação se tornou ilegal.

Portanto, nada melhor que uma landing page para coletar seus próprios contatos, estruturar e segmentar sua base de clientes e saber o quanto cada lead está interessado e próximo de adquirir seus produtos ou serviços.

Vamos te apresentar então o Linktree e te mostrar como essa ferramenta funciona na prática para que você já comece a utilizar essa estratégia e colher os resultados o quanto antes.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é o Linktree?

Linktree é uma ferramenta para criação e personalização de páginas de destino com todos os links de apresentação do seu negócio, ou seja, a página criada conterá seu endereço de e-mail, canal do Youtube, página do Facebook, ou qualquer página que você queira divulgar aos seus usuários.

É útil para compartilhar apenas 1 link em redes que possuem limite de caracteres, e este único link dá acesso à todas as suas redes sociais, plataformas, ou outras páginas que façam o usuário te localizar na internet.

Geralmente, os usuários chegam a essas páginas de destino, que são únicas, ao clicarem em um link ou anúncio que visualizaram nas redes sociais, como na Bio do Instagram, e-mail, ou a partir de pesquisas no Google, sendo uma boa forma de prospectar leads adequada a LGPD.

As páginas de destino, ou landing pages, têm como objetivo fazer com que o usuário que chegou até elas realize alguma ação: pode ser o preenchimento de um formulário de inscrição, a compra de um produto, solicitar o recebimento de um conteúdo, confirmar presença em um evento, enfim, as possibilidades variam conforme o objetivo do negócio.

A partir das páginas de destino, os usuários podem ser direcionados para o site ou blog oficial da empresa, mas, o propósito de utilizar essas landing pages é fazer com que elas sejam o mais diretas e limpas possível, contendo apenas o conteúdo específico relacionado à ação que se deseja obter do usuário, evitando que ele se disperse do foco principal.

Com o Linktree você poderá criar links e páginas de destino personalizados para:

  • Afiliado de um produto;
  • Divulgação de produtos do Hotmart;
  • Divulgação de cupom de desconto;
  • Divulgação de um produto;
  • Divulgação de vídeo;
  • Um webinar;
  • Enviar e-mail;
  • Captação de lead;
  • Campanhas e páginas do Facebook;
  • Entrar em um grupo no Telegram;
  • Seu Messenger;
  • Seu Twitter;
  • Sua conta no Pinterest;
  • Conexão automática com o WhatsApp;
  • Perfil do Instagram;
  • Seu último post no Instagram;
  • Inscreva-se no canal do Youtube;
  • Agendamento de palestra;
  • Agendamento de evento;
  • Com a sua localização ou rota;
  • Menu de um restaurante;
  • Falar com um especialista;
  • Marcar uma consulta;
  • Fazer um lançamento;
  • Dicas de emagrecimento;
  • Fotos;
  • Baixar um Ebook.

Com o Linktree, você consegue personalizar formas, efeitos, cores e ícones dos botões e textos criados, bem como editar o background da página de destino.

Inserindo o Pixel do Google em seu link, você consegue ter acesso às métricas do Analytics, podendo assim medir o tráfego em suas redes, bem como a quantidade de cliques em seu link e a eficiência de sua campanha.

Também é possível inserir o Pixel do Facebook nos links criados pelo Linktree, para que você consiga identificar o comportamento de seus usuários.

Como fazer um Linktree para o seu Instagram?

O primeiro passo para fazer um Linktree é se cadastrar na plataforma. Você terá direito ao plano de teste grátis de 14 dias, na qual poderá utilizar todas as novas funcionalidades do site.

Para isso, ao entrar na plataforma, clique em “Cadastre-se”;

Preencha seu nome, e-mail e senha, assinale a caixa de verificação de “Não sou um robô”, leia os termos de uso e a política de privacidade e caso esteja de acordo, assinale também a caixa de diálogo, e clique em “Registro”;

Escolha seu plano;

Linktree

E clique em “+Criar projeto”;

Linktree

Dê um nome para seu projeto e clique em “Criar”;

Linktree

Clique no nome do projeto para iniciar as configurações;

Linktree

Clique em “+Criar” para criar a URL de sua landing page;

Linktree

Insira o nome de sua página e clique em “Criar página”;

Linktree

Seu link já aparecerá na parte superior da tela seguinte, e se você clicar no ícone à frente dele, você consegue copiá-lo para compartilhar ou inserir na sua Bio do Instagram.

Linktree

Saiba como usar o Linktree

  • Como colocar Linktree no Instagram

Clique na foto do seu perfil no canto inferior direito para abrir seu perfil, e em seguida, clique em “Editar perfil”;

Linktree

Insira o link criado no campo “Bio” e clique no ícone de “Concluir” no canto superior direito para salvar a alteração;

Linktree

O link aparecerá abaixo do nome de seu negócio em sua página do perfil.

  • Como colocar foto no Linktree

Em seu painel de controle, clique no ícone de câmera fotográfica em “Imagem de perfil”;

Linktree

Você conseguirá fazer upload da imagem desejada a partir de seu dispositivo. Ao selecionar sua imagem, a mesma já será carregada e você deverá clicar em “Atualizar”;

Linktree

Você também pode inserir uma imagem de sua preferência no background da página. Para isso, clique em “Imagem personalizada” na aba “Tipo de Background”;

Linktree

Clique em “Escolher arquivo” para fazer o upload a partir do seu dispositivo;

Linktree

Ao carregar o arquivo, clique em “Atualizar”;

Linktree

Clicando no link criado pelo Linktree em seu painel de controle, você consegue ir acompanhando como está ficando sua landing page a cada atualização:

Linktree

  • Como adicionar WhatsApp no Linktree

Para adicionar seu WhatsApp no Linktree, você precisará acessar este outro link da plataforma, que é um gerador de links de WhatsApp.

  • Adicione o código de seu telefone;
  • O número de seu WhatsApp;
  • Escreva uma mensagem automática para quem te chamar por este link;
  • Caso queira, coloque um slug personalizado para o seu link;
  • Clique em “Criar link”;

Linktree

Seu link aparecerá no campo marcado e você poderá copiá-lo clicando em “Cópia de”.

Caso você queira, é possível criar uma conta nesta plataforma de criação de link de WhatsApp para quantificar os cliques neste link a partir do Linktree;

Linktree

Voltando para seu painel de controle do Linktree, clique em “+Criar” e em “Link do Botão”; 

Linktree

Insira o link criado na caixa de texto e clique em “Adicionar botão”;

Linktree

O botão será inserido na landing page e você precisará editar seu nome e seu ícone na aba “Links”, clicando no ícone “…” e em “Editar”;

Linktree

Nessas configurações, você poderá alterar também, o fundo do botão, agendar uma data para o botão aparecer, alterar a cor do texto, o tipo do botão, inserir animação, e ao finalizar as configurações, clique em “Atualizar”;

Linktree

E este é o resultado:

  • Como colocar um PDF no Linktree

O Linktree não possui local de armazenamento, portanto, para ter um arquivo PDF em sua landing page, você precisará inserir o link deste PDF na plataforma.

Para isso, você pode salvar o arquivo desejado no Dropbox ou Google Drive para que você tenha o link de compartilhamento.

Copie o link de seu documento PDF e em seu painel de controle do Linktree clique na aba “Links”, depois em “+Criar” e por último em “Link do Botão”;

Cole o link do PDF na caixa de texto e clique em “Adicionar botão”;

Configure o nome do botão e clique em “Atualizar”, e quando seu usuário clicar no botão, será direcionado para o arquivo PDF.

  • Como colocar e-mail no Linktree

Para adicionar um botão com seu e-mail no Linktree, será necessário utilizar o formato “mailto:seuendereç[email protected]” , pois a plataforma não reconhece se você colocar apenas o e-mail.

Para inserir este link, em seu painel de controle clique em “Links”, depois em “+Criar” e em “Link do Botão”;

Linktree

Insira seu e-mail na caixa de texto e clique em “Adicionar botão”;

Configure seu botão como desejar, e clique em “Atualizar”;

Com todos os links cadastrados conforme seu objetivo, você poderá continuar a configurar sua landing page e depois de pronta, compartilhar seu Linktree em suas redes.

Conclusão

As landing pages, ou páginas de destino, são importantes aliadas das empresas que já adotaram ou estão adotando as estratégias de inbound marketing.

Essas páginas são essenciais para atrair leads interessados em seus produtos ou serviços, e fazer com que eles realizem ações que serão benéficas para construir uma base sólida de clientes ou aumentar a taxa de conversão do seu negócio, e por consequência, sua receita.

A Linktree, portanto, te ajuda a construir suas landing pages com vários links úteis para seus clientes encontrarem você e seus conteúdos, de forma prática e sem necessidade de contratação de profissionais da área.

Com a URL de sua landing page criada pelo Linktree, você já poderá divulgá-lo em sua Bio do Instagram ou disseminá-lo por e-mail rapidamente, sendo também uma boa forma de aumentar o tráfego em suas páginas.

Por falar em tráfego, a Linktree ainda te disponibiliza uma área de estatísticas para que você acompanhe a quantidade de cliques em cada link da landing page, os navegadores e os sistemas operacionais utilizados para abri-los e as localizações dos usuários. 

Aproveite para dar uma olhada na categoria completa de ferramentas para automação de marketing no portal B2B Stack, faça comparativos e veja avaliações de usuários reais para utilizar as melhores estratégias de divulgação do seu negócio.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados